• Nenhum resultado encontrado

DOCUMENTOS LEGÍVEIS E IMPRIMÍVEIS PARA TODOS

No documento Introdução a Informática (páginas 124-129)

Metas da aula Apresentar os riscos envolvidos no uso da internet e

DOCUMENTOS LEGÍVEIS E IMPRIMÍVEIS PARA TODOS

Imagine que você criou no OpenOffi ce um trabalho solicitado por um professor que deve fi car disponível para download na plataforma, de forma que qualquer outro aluno possa visualizá-lo sem precisar ter o mesmo programa que você utilizou para criar o documento. Ou, então, que você precise imprimir para uma disciplina uma AD (avaliação a distância) que deverá ser enviada impressa ao professor da disciplina; isso pode ser um problema, pois o cibercafé que você escolheu para imprimir seu trabalho pode não possuir o OpenOffi ce.

Para os usuários do OpenOffi ce Linux basta, ao fi nal do trabalho, gerar o PDF desse trabalho e levá-lo a qualquer lugar, pois para visualizá- lo e imprimi-lo só é necessário ter instalado o Adobe Acrobat Reader, se o sistema operacional for Windows. No Linux, esses arquivos são lidos naturalmente com um aplicativo chamado GGV (Gnome GhostView).

Os arquivos PDF mantêm todas as características que tinham na máquina que o gerou; sendo assim, você não precisa se preocupar se a máquina onde ele será aberto tem a fonte uilizada ou se o documento vai perder a formatação. Esses problemas simplesmente deixam de existir a partir do momento em que o PDF é gerado. Para gerar um arquivo PDF

No Windows é necessário ter o

Adobe Acrobat Reader instalado na máquina. Este software é gratuito e pode ser obtido em http://www.adobe.com e instalado sem grandes

complicações.

!!

Exemplos:

Lindner, Maik. Photo#613061. Fotografia, color. Disponível em: <http://www.sxc.hu/photo613061> Acesso em: 22 set. 2006.

AULA

5

1. Abra o OpenOffi ce e, em seguida, o documento que você deseja transformar em PDF.

2. Vá até o menu Arquivo e clique em Exportar como PDF. 3. A tela de diálogo de impressão se abrirá; observe que o formato de arquivo é PDF.

4. No campo Nome do arquivo, escreva o nome que você deseja dar ao seu arquivo PDF. Verifi que se a opção Extensão automática de

nome de arquivo está selecionada.

5. Agora basta clicar em Exportar, e pronto; o arquivo PDF será gerado no local que você escolheu e com o nome que você atribuiu.

Os arquivos convertidos por este produto possuem a extensão .pdf (Portable Document Format); é um formato de arquivo desenvolvido pela Adobe Systems para disponibilizar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráfi cos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.

As vantagens de usar este tipo de arquivo são:

• pequeno tamanho: os arquivos possuem uma compac- tação aceitável (ex.: arquivos de texto com 1Mb após a conversão para PDF chegam a fi car com 100kb de tamanho);

• não apresentam problemas de fontes e/ou formatação; • a integridade da informação é garantida (é impossível abrir

um arquivo que tenha sido carregado parcialmente); • não há possibilidade de ser feito qualquer tipo de alteração

no arquivo original.

Arquivos do tipo DOC (Microsoft Word), XML e HTML (textos formatados para internet) podem ser parcialmente recebidos pelos navegadores de internet, o que não garante a integridade da informação fornecida.

CONCLUSÃO

Além dos vírus, cavalos de tróia etc., a internet oferece perigos que vêm de todos os lados: hackers, crackers e lammers, que usam programas disponíveis na internet.

Para prevenir seu computador de ataques e invasões, entre outras medidas, tenha sempre um antivírus instalado e atualizado e, se for usuário de banda larga, é recomendável possuir um fi rewall também.

As informações transmitidas pela internet são segmentadas em pacotes e reconstruídas no destinatário. Esses blocos criptografados atravessam várias máquinas entre o emissor e o receptor, e podem estar sujeitos a ser interceptados e comprometidos, se forem legíveis por terceiros.

As regras básicas para troca de informações na internet estão reunidas no conjunto de protocolos chamado TCP/IP. Para acessar a Envie para a tutoria a distância a história ilustrada que você criou na Atividade 2 em

formato PDF.

Resposta Comentada

A tecnologia Portable Document Format (PDF) transformou-se em padrão para

a distribuição de documentos, principalmente por permitir a integridade dos arquivos e uma compactação efi ciente. Outro aspecto positivo do uso do PDF é o fato de que as pessoas trabalham com os mais diferentes tipos de programas. A variedade de plataformas e softwares é tão grande que é impossível ter todos

os programas instalados em um computador. Por exemplo, um indivíduo usa o programa Lotus WordPro para editar textos e precisa enviar um relatório para uma determinada pessoa. Essa pessoa, porém, usa apenas o OpenOffi ce para Linux, que não lê arquivos do programa WordPro. Para resolver o problema e entregar o relatório, basta convertê-lo para PDF e enviar ao destinatário, que certamente terá um programa para visualizar PDF.

O formato PDF está cada vez mais popular. Tanto que, atualmente, é possível até mesmo integrar arquivos de som e vídeo a documentos em PDF. Como a disseminação de vírus é cada vez maior, o PDF é a escolha certa para a troca de documentos; afi nal, até nisso ele possui vantagem: não é possível adicionar vírus ou programas maliciosos aos arquivos PDF.

AULA

5

o provedor atribui um endereço de IP ao usuário, que o utilizará até encerrar a conexão. O provedor registra cada acesso do usuário, guarda seu nome de usuário, data e hora da conexão e desconexão.

Hacker é um usuário que acessa informações restritas, sem autorização, descobrindo senhas ou empregando meios irregulares, apenas pelo prazer de descobrir; já os crackers são todos aqueles que invadem computadores com objetivos ilegais, causando prejuízos e/ou visando aproveito econômico. Na internet, também encontramos os lammers, que são usuários sem conhecimentos computacionais, que atacam organizações, sistemas ou redes, com programas facilmente encontrados na internet.

Fotologs são blogs de fotos, ou seja, registros fotográfi cos publicados na internet relativos a algum assunto organizado cronologicamente (como um histórico ou diário). Na próxima aula, você saberá mais sobre blogs e fotologs.

A prática indiscriminada de copiar e colar conteúdo de páginas da internet sai muito caro aos que recorrem a ela, pois confi gura infração à Lei 9.610/98, sobre Direitos Autorais.

Os elementos essenciais para referenciar fontes de material retirado da internet são autores, título, local, editora, data de publicação, designação específica e alcance; outros elementos complementares poderão ser incorporados.

O formato Portable Document Format (PDF) para arquivos tornou-se padrão para distribuição de documentos, por permitir integridade e compactação dos documentos e não permitir adição de vírus em seus arquivos.

Ferramentas de comunicação via

No documento Introdução a Informática (páginas 124-129)