• Nenhum resultado encontrado

4 ANÁLISE DAS PESQUISAS REALIZADAS

4.3 CONHECENDO OS REQUISITOS DO PRODUTO

A terceira etapa da pesquisa se concentrou na equipe gestora da incubadora de empresas Inova Metrópole, composta pela Gerente Operacional e pela Gerente Executiva. O objetivo dessa fase foi colher requisitos do produto para que ele atenda, além de seu objetivo principal que é ser um mecanismo de engajamento dentro da incubadora, poder ser uma ferramenta de gestão com informações sobre o comportamento dos empreendedores perante as diversas atividades propostas pela incubadora.

Essa ferramenta, se formatada de forma adequada para a equipe gestora, poderá ajudar nos ajustes necessários dentro do processo, tanto relacionados a empreendedores específicos quanto relacionados ao processo como um todo. Assim torna-se mais um elemento capaz de gerar engajamento dentro do processo, pois servirá para ajustar ele e assim proporcionar mais um mecanismo de melhoria contínua no mesmo.

A entrevista não estruturada foi dividida em dois momentos para ser possível discutir sobre todos os pontos desejados que foram: Comportamentos esperados, tempo do jogo,

plataformas, regras, missões e tema. O primeiro ocorreu no dia 06/08/2020 (quinta feira) entre 14h e 15h e o segundo no dia 07/0/2020 (sexta feira) entre 15h30 e 16h30, conforme disponibilidade das entrevistadas.

A estrutura da entrevista foi baseada na apresentação dos tópicos pelo entrevistador, depois a coleta de expectativas das entrevistadas, uma apresentação de sugestões complementares do entrevistador e por fim a validação dos requisitos para cada tópico. Os tópicos previamente elencados foram: comportamentos esperados, tempo do jogo, regras, plataformas, níveis e temas.

O primeiro tópico abordado foi: comportamentos esperados, que são os comportamentos que a gestão da incubadora espera que os participantes do sistema de incubação tenham durante o programa de incubação. O levantamento desses comportamentos é definido como fundamental para a o planejamento do jogo por Alves (2015).

A título de gamificação os comportamentos esperados são transformados em ações, para que possam gerar pontuações dentro do jogo. Após a discussão do tópico ficaram definidos os seguintes comportamentos esperados, sendo possível o incremento de outras ações no futuro:

a) Participar de Consultorias; b) Participar de Eventos; c) Participar de treinamentos;

d) Aplicar ferramentas solicitadas no prazo;

e) Aplicar ferramentas solicitadas (sem prazo específico); f) Ministrar treinamento;

g) Prestar mentoria à empresas participantes; h) Entregar informações sobre a empresa.

O segundo ponto abordado na entrevista foi o tempo no qual o jogo acontece. Foi observado que o tempo do jogo no caso da gamificação é o tempo real. Assim a sugestão foi de quebrar em níveis com intervalos de tempo definidos para que seja mais observada a sensação de avanço dentro do jogo, com marcos referentes ciclos de engajamento como orientam Werbach e Hunter (2012).

Após a discussão do tópico ficou definido que o melhor intervalo de tempo para os ciclos de engajamentos seria de 3 meses para coincidir com o ciclo de planejamento da incubadora que é acompanhado a cada 3 meses. Por fim foi definido que o tema do nível deveria ser mais livre para a possibilidade de adequação maior ao planejamento de cada trimestre da incubadora, sem um tema central.

Em seguida foi discutido as plataformas do jogo. Foi definido que deveria ser integrado ao sistema de gestão na inova. Com três saídas distintas: uma para os jogadores, uma para os assessores e uma terceira para gestão da incubadora, todas integradas ao sistema gerencial da Inova Metrópole. Os jogadores devem dispor de Aplicativo específico. Este App deve apresentar em sua primeira tela os dados para acompanhamento do nível atual. O aplicativo deve possuir em menus informações históricas do jogo, como desempenho em ciclos anteriores e medalhas acumuladas, e também informações referentes ao dia a dia da incubadora como agenda e acompanhamento financeiro.

Um segundo App deve ser desenvolvido para os assessores. Este deve conter rápidas consultas e a possibilidade de atribuir as pontuações merecidas pelos jogadores, quando estas não sejam de caráter automático. Assim é garantido que o jogador terá o feedback de suas ações o mais rápido possível. O elemento aplicativo é fundamental nos dois casos para garantir uma boa velocidade do feedback, característica destacada por Werbach e Hunter (2012) como elemento chave de sucesso da gamificação.

Para a gestão da incubadora deve existir um painel gerencial, web e integrado ao sistema de gestão da Inova Metrópole, com as informações detalhadas e consolidados para que se possa ter uma visão panorâmica do desempenho dos participantes do jogo por ciclos, por semestre, por ano, e informações detalhadas, individuais e comparativas, dos jogadores. O painel deve permitir o acompanhamento tanto pontual quanto evolutivo dos participantes ao longo do tempo.

O quarto ponto abordado foram as regras do jogo. Por se tratar de uma gamificação as regras serão divididas em dois grupos. Pontuações atribuídas diretamente por realizações de comportamentos esperados e pontuações atribuídas indiretamente por comportamentos combinados. Essa divisão concorda com o que explica IMD (2020) quando explica que uma tarefa fundamental das regras é definir os objetivos dos jogadores e estas devem ser expressas de forma clara.

Também ficou definido que não existirão comportamentos que levem a perdas de pontos. Ou seja, no jogo o participante poderá ganhar ou não ganhar o ponto referente aquele comportamento. Esses pontos acumulados serão utilizados para o atingimento de metas dentro dos níveis. Ao fim de cada nível será verificado o desempenho de cada participante dentro do jogo e reiniciado o sistema de pontuação para o nível seguinte, com novas metas a serem atingidas.

Os últimos pontos abordados na entrevista foram níveis e temas. Os níveis serão do tipo missão e terão um tempo fixo e coincidente com o trimestre de acompanhamento da

incubadora. Esse será o tempo que todos os jogadores terão para completar suas missões (atingimento de metas e pontuações definidas para aquele período).

Para não gerar uma necessidade de casar o planejamento trimestral sempre com uma temática específica ficou definido que o jogo utilizará temáticas abstratas. Assim a equipe de planejamento terá mais liberdade no planejamento de suas ações. As missões serão focadas no atingimento das metas estabelecidas para os períodos, sem que os elementos estéticos do jogo se relacionem com alguma narrativa específica.

A seção de análises das 3 pesquisas realizadas atingiu seus objetivos. Chegando ao fim dessa seção foi possível ter um maior conhecimento do grupo elegível a ser participante do jogo proposto, um maior entendimento dos elementos que compõem os jogos e como despertam cada tipo de motivação e mais informações sobre as necessidades da equipe gestora.

Assim, combinando todas as informações levantadas, foi possível fazer um jogo que aplique elementos adequados, e alinhados ao planejamento realizado dentro do programa de incubação, para os jogadores, esperando-se assim a obtenção de melhores resultados com relação ao despertar de motivações e geração de engajamento e, ao mesmo tempo, uma ferramenta que concentre toda a informação gerada e devolve essas informações em forma de feedbacks adequados aos jogadores e relatórios informativos para a equipe gestora tomar decisões ao longo do processo.

Documentos relacionados