• Nenhum resultado encontrado

Conhecendo um programa no Ensino Superior para estudantes com DI

No documento Betania Jacob Stange Lopes (páginas 77-81)

3 TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA: UM DESAFIO PARA JOVENS COM

3.5 Conhecendo um programa no Ensino Superior para estudantes com DI

Frequentar uma faculdade pode ser experiência que contribui positivamente para muitos jovens, levando-os à independência e maiores oportunidades profissionais. Essa experiência se expandiu com o surgimento de programas específicos para alunos com DI em ambiente universitário, e tem sido uma realidade cada vez maior nos dez últimos anos nos Estados Unidos. Dos muitos e variados programas nesse país, Winter (2010) cita algumas instituições de nível superior que oferecem esse tipo de programa na perspectiva de apoio individual inclusivo: Next

Steps (Vanderbilt University Nashville, TN); Horizons School Birmingha (Alabama); Pathway –

UCLA Extension (Los Angeles, CA); Chapel Haven Reach (New Haven, CT); Kennesaw State

University Kennesaw (Georgia); Elmhurst Life Skills Academy Elmhurst (Illinois); Pace Program

– National – Louis University Skokie (Illinois); Reach Program – University of Iowa Iowa City

(Iowa); Strive u Program – University of Southern Maine South Portland (Maine); Learning Opportunities Program – Mount Ida College Newton (Massachusetts); Shepherds College Union

Grove (Wisconsin). Todavia, alerta para possíveis diferenças entre elas.

A duração desses programas é de dois anos, mas alguns chegam a três anos e oferecem experiências educacionais, sociais e profissionais, atendendo às necessidades individuais desses alunos, os quais participam de diferentes atividades das universidades que os levam à independência e a maiores oportunidades na sociedade. Os candidatos a esses cursos devem ter concluído o Ensino Médio com idade entre 18 e 26 anos, bem como ter faixa etária que corresponda ao período de transição para a vida adulta. Além desses critérios, cada curso tem seus instrumentos específicos para avaliar aqueles que desejam participar dessas propostas.

Dos programas acima citados, o Next Steps at Vanderbilt University Nashville, TN, foi analisado detalhadamente, uma vez que a inclusão social e acadêmica ali é uma realidade. Ele foi o primeiro programa de educação em ambiente universitário para indivíduos com DI no estado do

Tennessee, EUA. Sua missão é de proporcionar uma experiência de aprendizado transformacional, dentro de um cenário educacional inclusivo, para jovens universitários adultos com DI. O programa é de dois anos e pautado em programa de estudo individualizado, que oportuniza o enriquecimento educacional e amplia as habilidades sociais e formação profissional. O foco não é somente acadêmico. Eles têm oportunidade de aprender sobre as outras pessoas e sobretudo sobre si mesmos.

O Next Steps Program tem uma preocupação com a formação total de seus alunos visando alcançarem os benefícios necessários para seu desenvolvimento e obterem melhor qualidade de vida. Para o alcance de tais objetivos, a equipe pedagógica, pais e alunos elaboram conjuntamente contratos individuais visando a uma melhor qualidade de aprendizagem dos alunos. Neles, são detalhadas as atribuições e expectativas para as disciplinas escolhidas. A cada semestre, o aluno escolhe uma disciplina de um curso universitário que será frequentado juntamente com os demais alunos. As experiências educacionais contribuem para que os alunos nutram o desejo de buscar conhecimentos em ambientes ricos de aprendizagem. Para isso, além do auxílio dos professores, os alunos recebem apoio de mentores acadêmicos, alunos voluntários que os ajudam a alcançar os benefícios necessários para o seu desenvolvimento.

Esse mentor acadêmico, denominado embaixador, é um aluno voluntário da Vanderbilt comprometido em estabelecer um relacionamento forte com um estudante com DI do Next Steps

Program. Qualquer aluno Vanderbilt pode ser um mentor acadêmico, porém deve ser responsável

e ter um forte desejo de ajudar outros a adquirirem seu potencial total. Eles contribuem com duas a quatro horas por semana de acordo com a possibilidade de cada estudante.

Os embaixadores ajudam os alunos Next Steps com: (a) Tarefas acadêmicas, sendo um mentor para cada aluno; (b) Habilidades para a vida diária, ajudando os alunos em sua organização para desenvolverem melhor seus compromissos; (c) Habilidades sociais, tais como almoçarem juntos, fazerem exercícios físicos ou irem a um evento de esporte do campus juntos; e (d) Capacitação profissional, tal como apoio no trabalho em locais de estágio.

O Next Steps Vanderbilt tem preocupação com o desenvolvimento das habilidades de vida independente e autodeterminação em pequenos grupos e individualmente com o apoio dos embaixadores, professores e amigos. As aulas incentivam os alunos e proporcionam condições para suas vivências. Estes desenvolvem práticas de culinária e tarefas de limpeza e também participam de programas de alimentação saudável estabelecendo metas pessoais de saúde, sendo

o seu progresso monitorado por meio de registros semanais. Eles também recebem treinamentos de viagens, a fim de usarem o transporte público e locomoção no campus.

Há uma preocupação com a exploração da carreira e formação profissional partindo do interesse e planos desenvolvidos O aluno tem oportunidade de aprender sobre áreas profissionais com atividades guiadas em computadores e internet. Todos os alunos participam de vários estágios com a finalidade de refinar seus objetivos de carreira e adquirir habilidades de emprego. Também há parceria de colaboração com a Nashville Tennessee Technology Center, permitindo assim que os estudantes interessados possam participar de treinamentos mais específicos em ambiente natural. Fato importante é que os alunos que participam deste programa recebem, no final dos dois anos de curso, um certificado na área tecnológica desenvolvida. A maior pretensão do programa é que seus alunos sejam contratados em empregos remunerados ainda durante o curso. Eles recebem apoio na procura de emprego, na elaboração do currículo e nas aplicações e técnicas de entrevista.

Um dos objetivos do Next Steps Program Vanderbilt é o envolvimento de seus alunos em todos os aspectos de uma experiência no Ensino Superior. Além de cursar uma disciplina a cada semestre, eles alimentam-se no restaurante, exercitam-se no centro de lazer do campus, além de participarem de eventos esportivos e de organizações ao lado de outros estudantes. A amizade dos alunos embaixadores é a base para a ampliação de oportunidades sociais na vida universitária.

As habilidades sociais são um elemento crítico para o sucesso de todos os adultos. Os pais também são envolvidos a fim de desenvolverem um papel significativo de apoio para reforçar esta habilidade desenvolvida no ambiente universitário.

O Ensino Superior com uma proposta inclusiva desempenha um papel importante no processo de transição para a vida adulta de jovens com DI ao buscar o desenvolvimento de competências pessoais de autonomia em nível acadêmico e profissional. O processo de transição em ambiente universitário está relacionado a um ciclo de vida importante para esses jovens, uma vez que pode contribuir para melhor qualidade de vida. Conforme citado na Declaração de Salamanca (1994): “proporcionar-lhes as competências necessárias na vida diária, oferecendo-lhes uma formação nas áreas que correspondem às expectativas e às exigências sociais de comunicação da vida adulta”, e todos podem contribuir para um melhor futuro desses jovens, tendo em vista a preparação de cada um para uma vida ativa.

Em um processo de inclusão no Ensino Superior, todos os envolvidos no processo são beneficiados. Conviver com a diversidade humana favorece novas relações e experiências

fundamentais para a formação do ser humano e no desenvolvimento dos professores, profissionais e alunos, ampliando neles a compreensão dos conceitos de justiça e direito (LIMA, 2007). Portanto, programas de transição para jovens com DI no Ensino Superior podem ser uma alternativa para ingresso e permanência nesse nível de ensino, proposta deste estudo.

4 MÉTODO

A metodologia utilizada neste estudo foi caracterizada como pesquisa experimental por manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo. Segundo Sampaio et al. (2008), o delineamento experimental é parte desse tipo de pesquisa e envolve duas condições básicas: condição de controle, ou Linha de Base, e condição experimental. Na primeira condição, a variável independente não está presente, e na segunda avaliam-se os efeitos da variável independente sobre a variável dependente. Nesse contexto, encontra-se o delineamento de sujeito único, que tem como característica tratar os sujeitos individualmente quando expostos a algumas condições que são mensuradas repetidamente para verificar os desempenhos (GAST, 2010).

Este estudo foi aplicado à realidade dos indivíduos pesquisados com a finalidade de controlar as variáveis dependentes, independentes e intervenientes. A utilização de delineamentos de sujeito único auxiliou a pesquisadora a planejar em quais momentos os participantes ou os comportamentos deveriam iniciar o período de intervenção. O delineamento AB e de Critério Móvel (GAST, 2010) foi o escolhido para o referido estudo a fim de possibilitar a inferência dos efeitos do programa.

No documento Betania Jacob Stange Lopes (páginas 77-81)