• Nenhum resultado encontrado

Procedimentos de análise de dados

No documento Betania Jacob Stange Lopes (páginas 105-109)

3 TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA: UM DESAFIO PARA JOVENS COM

4.6 Procedimentos de análise de dados

Os dados obtidos na aplicação do Protocolo de Registro de Desempenho de Atividades foram analisados quantitativamente, utilizando-se um delineamento AB e/ou delineamento de Critério Móvel. O Protocolo de Registro de Desempenho de Atividades foi aplicado nas fases experimentais da pesquisa (Linha de Base e Intervenção), possibilitando acompanhar as mudanças comportamentais dos participantes.

O estudo teve como variável independente os conteúdos e atividades aplicados pelos professores e tutores que, por consequência, tiveram como variável dependente o conhecimento e comportamento dos alunos com DI submetidos aos procedimentos realizados pelos professores e tutores. Após o preenchimento do Protocolo de Registro de Desempenho de Atividades, foi iniciado o tratamento individualizado dos dados.

Outros instrumentos foram analisados para trabalhar com as variáveis dependentes envolvidas no estudo, conforme Tabela 2.

Tabela 2 – Apresentação dos instrumentos utilizados para avaliação do Programa Próximos Passos, variáveis dependentes e forma de análise adotada

INSTRUMENTOS VARIÁVEIS PARA ANÁLISE FORMAS DE ANÁLISE Protocolo de Registro de

Desempenho de Atividades

Níveis de ajuda utilizados pelos professores e tutores para ensino do conteúdo e atividades do aluno com DI

Porcentagem dos níveis de ajuda necessária para ensino e aprendizagem dos conteúdos e atividades ensinadas

Escala Intensidade de Apoio Níveis dos comportamentos adaptativos trabalhados no programa com os alunos com DI

Pré-teste e pós-teste aplicados no Programa Próximos Passos. Protocolo de Diário de Campo Comportamento dos participantes

no decorrer do desenvolvimento das fases experimentais do estudo

Análise do ambiente

Levantamento das facilidades na implementação do PPP

Levantamento das dificuldades na implementação do PPP

Fonte: Base de dados da pesquisa

No Protocolo de Registro de Desempenho de Atividades, no delineamento AB, a porcentagem de independência foi calculada a partir do número total de pontos obtido pelo aluno

com DI em cada registro multiplicado por 100, cujo resultado foi dividido pelo número máximo de pontos. Com esses valores, foi possível verificar se os alunos obtiveram aumento na independência das atividades ensinadas em todas as fases experimentais. A representação gráfica utilizada foi a de linhas com marcadores para facilitar a visualização do delineamento escolhido para realização do estudo.

No delineamento de Critério Móvel, a porcentagem geral de independência foi calculada a partir do número total de pontos obtido pelo aluno com DI em cada registro multiplicado por 100, e o resultado foi dividido pelo número total de pontos para a realização da atividade com independência. Para verificar se o aluno com DI alcançou o nível mínimo (60%) proposto para cada critério, o cálculo foi realizado a partir do número total possível em cada critério multiplicado por 60 e dividido pelo total de pontos de todos os critérios. Para verificar se o aluno com DI alcançou o nível máximo proposto para cada critério (100%), o cálculo foi realizado a partir do número total possível em cada critério multiplicado por 100 e dividido pelo número total de todos os critérios. Sendo assim, foi possível analisar o desenvolvimento mínimo e máximo dos alunos com DI. A representação gráfica utilizada foi a de linhas com marcadores para facilitar a visualização do delineamento escolhido para realização do estudo.

No decorrer da pesquisa, para verificação da fidedignidade dos dados do protocolo de monitoramento de atividades, foi verificada a porcentagem de concordância interobservadores em 25% dos registros realizados em cada fase experimental para cada atividade ensinada com cada participante. A porcentagem de concordância foi obtida dividindo-se o número de concordâncias somado ao de discordâncias, e o resultado multiplicado por 100, segundo a seguinte fórmula:

Concordância

____________________________ x 100 = Porcentagem de concordância Concordância+Discordância

O Protocolo de Diário de Campo serviu para análise do ambiente e levantamento das facilidades e dificuldades na implementação do PPP e das atividades educacionais desenvolvidas com os alunos, e foi analisado qualitativamente.

A Escala de Intensidade de Apoio (SIS), para jovens e adultos, foi aplicada a todos os alunos com DI que participavam do PPP antes de iniciarem o programa, no final do primeiro e segundo ano de trabalho. Os alunos que faziam parte deste estudo também participaram, e os resultados foram analisados de acordo com os critérios estabelecidos pelo Manual do Usuário

(Thompson, 2004), com a intenção de identificar a intensidade do nível de apoio de que cada aluno necessitava. Esse resultado foi utilizado no momento de planejar procedimentos com professores e tutores.

O gráfico de radar foi utilizado com a finalidade de apresentar o resultado inicial e final de cada disciplina equivalente a um ano de atividades. No polígono, cada diagonal representa uma disciplina. No centro do gráfico, foram registrados os resultados iniciais da Linha de Base das disciplinas cursadas no ano, e nos anéis externos está o resultado final após a conclusão das intervenções.

Para melhor análise dos resultados do Questionário de Validade Social foi realizada uma abordagem quantitativa para estabelecer o Ranking Médio (RM) para o questionário que utilizou escala tipo Likert de 5 pontos a fim de mensurar o grau de concordância dos sujeitos que responderam aos questionários. Realizou-se a verificação quanto ao grau de satisfação e grau de importância das questões avaliadas, por meio da obtenção do RM da pontuação atribuída às respostas, relacionando à frequência das respostas dos respondentes que fizeram tal atribuição, em que os valores menores que três foram considerados como pouco satisfeitos ou pouco importante e maiores que três como satisfeitos ou importante, considerando uma escala de cinco pontos. O valor exatamente três seria considerado o “ponto neutro”, equivalente aos casos em que os respondentes deixaram em branco.

Para o cálculo do RM utilizou-se o método de análise de escala do tipo Likert apresentado por Malhotra (2001) e utilizado por Tresca e Rose Jr. (2004) e por Cassiano (2005). O Quadro 10 exemplifica o cálculo do RM.

Quadro 8 – Exemplificação do cálculo do Ranking Médio (RM) do resultado do teste de Validade Social

Questão SATISFAÇÃO GRAU DE RM

Frequência de Sujeitos

1 2 3 4 5

1.1 As atividades acadêmicas realizadas na sala de aula regular

proporcionaram a participação dos alunos com DI. 3 6 2 3,6

Média Ponderada = (3x2) + (6x4) + (2x5) = 40 Logo, RM = 16 / (3+6+2) = 3,6

5 RESULTADOS

Os resultados desta pesquisa serão apresentados para cada participante em três etapas, conforme mostra a Figura 7. Etapa 1: resultados do delineamento de sujeito único AB e Critério Móvel (LOURENÇO; HAYASHI; ALMEIDA, 2009; GAST, 2010) de cada disciplina cursada, dividida por ano, como processo de avaliação formativa; Etapa 2: Gráfico Radar com o resultado geral inicial de final de todas as disciplinas por ano, avaliação somativa; e Etapa 3: resultados da Escala Intensidade de Apoio (SIS) (THOMPSON, 2004, traduzido e adaptado por Almeida, 2012) antes, durante e depois da participação do aluno no Programa Próximos Passos (PPP). Esses resultados demonstram se houve alteração no repertório dos alunos com deficiência intelectual (DI) quanto à aprendizagem e independência na realização das atividades propostas. Ao final, após a apresentação dos resultados dos quatro alunos, serão apresentados os dados do Questionário de Validade Social.

Figura 7 – Organização por etapa dos resultados do estudo

PARTICIPANTES

Alunos com DI

Professores Tutores Alunos com DI Final Avaliação Somativa Participante Nível de Independência Avaliação Formativa Desenvolvimento antes/depois Nível do comportamento adaptativo

ETAPA 2

Escala Intensidade de Suporte Questionário de Validade Social

ETAPA 2

Gráfico Radar

ETAPA 1

Delineamento AB e Critério Móvel

No documento Betania Jacob Stange Lopes (páginas 105-109)