• Nenhum resultado encontrado

CONJUNTO DE METADADOS PARA PERIÓDICO CIENTÍFICO DIGITAL Ord PORTUGUÊS /

INGLÊS DEFINIÇÃO 35 Resumo-tradução Abstract-translate Idem 36 Editorial Editorial

Texto que exprime a opinião do órgão, em geral escrito pelo editor e publicado com destaque, primeiramente, indicando e analisando o que contém o fascículo ou parte.

37 Resenha Reader's note

Descrição pormenorizada de um assunto específico pode ser um livro, um artigo, um congresso. 38 Seção (**)

Section

Parte individualizada de uma publicação, destinada para agrupamento de conteúdos semelhantes, tipo: Artigos; Resenha; Editorial; Comunicações; outros.

39 Sumário Table of contents

É uma lista de títulos e subtítulos que compõe um documento, fascículo, livro e/ou outros, segundo a ordem pela qual se apresentam. Indicam o número que inicia a parte e/ou o intervalo de páginas de cada parte. Identifica os capítulos de uma obra. Deverá ser incluso no sumário o local e a data, que são considerados indicações de qualidade em publicações científicas, em especial as on-line. A inclusão do local e a data representam a atualização da informação científica. Aparece, também, junto com a legenda bibliográfica (ABNT NBR 6027 e NBR 6034). 40 Ficha Catalográfica

Catalog card

Ficha padronizada e reconhecida internacionalmente, que contém as informações bibliográficas necessárias para localizar um item, como: livro, periódico, anais, teses e dissertações, entre outros. Elemento exigido por muitas bases de dados internacionais, como critério para inclusão do periódico na base.

41 Idioma (*) Language

Identifica qual o idioma do periódico. Informa a aceitação de artigos em outros idiomas e deve estar explícito nas políticas e instruções do periódico.

CONJUNTO DE METADADOS PARA PERIÓDICO CIENTÍFICO DIGITAL

Ord PORTUGUÊS /

INGLÊS DEFINIÇÃO

42 Indexador Index

Ser indexado consiste em recuperar, selecionar e exprimir informações contidas em documentos, nesse caso, nos periódicos - seus artigos e demais informações, e que são inseridos nas bases de dados visando uma ampla, precisa e eficaz disseminação e recuperação de informações. É critério de qualificação e validação para os periódicos, autores, editores, avaliadores. 43 Índice de citação

Citation index

Fator de impacto dos periódicos é uma medida da frequência com que a média dos artigos publicados em um periódico, citados em um determinado ano. O fator de impacto auxilia na avaliação da importância relativa do periódico, especialmente quando o comparamos com outros na mesma área. É calculado dividindo, o número total de citações dos artigos publicados nos dois anos anteriores, pelo número total dos artigos presentes no periódico no mesmo período. 44 Índice (remissivo, autores, outros)

Index (Index of author, others)

Trata-se de uma lista detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, datas ou outros, que representam as entradas em uma determinada obra. Apresentam-se em ordem alfabética, ao final da publicação, com indicação de sua localização na obra, com a indicação da(s) página(s) (ABNT NBR 6027 e NBR 6034).

45 Instituição responsável Responsable institution

Pessoa, grupo de pessoas ou instituição que respondem pela organização de uma publicação. Instituição responsável pela publicação científica.

46 Instruções aos autores Instructions of authors

Regras que prescrevem, indicam e regularizam a elaboração de artigos para publicação em determinada fonte e área de conhecimento. São regras aprovadas por comissões editoriais de periódicos científicos, em atenção a política editorial adotada. São critérios de avaliação para ingresso em base de dados referenciais.

47 ISSN - Número Internacional

Normalizado para Publicações Seriadas

Indicativo numérico utilizado internacionalmente para identificação de publicações seriadas, como periódicos, revistas, jornais.

CONJUNTO DE METADADOS PARA PERIÓDICO CIENTÍFICO DIGITAL

Ord PORTUGUÊS /

INGLÊS DEFINIÇÃO

48 Legenda Bibliográfica Bibliography legend

Conjunto de dados que identificam um documento, com a finalidade de proporcionar sua representação. Descreve de um modo único e não ambíguo e possibilita sua identificação e localização. Estes dados são título, autor, edição, local, editor, data, número, volume, local e data, periódico, ISSN e outros.

49 Local e data periódico

Corrent date and location journal

É considerado como indicação de qualidade em publicações científicas, em especial as on-line. A inclusão do local e a data representam a atualização da informação científica. Pode ser incluída junto com a legenda bibliográfica e aparecer no rodapé da página inicial (sumário).

50 Periodicidade

Frequency of publication

Intervalo de tempo previsto entre duas edições sucessivas de um periódico, de uma publicação. 50.1 Anual /Annual Corresponde ao período de doze meses. Não significa que obedeça ao período de janeiro a

dezembro, poderá ser de agosto a julho. 50.2 Semestral / Semester Corresponde ao período de seis meses. 50.3 Quadrimestral / Corresponde ao período de quatro meses. 50.4 Trimestral / Triquarterly / Quarterly Corresponde ao período de três meses. 50.5 Bimestral / Bimonthly Corresponde ao período de dois meses. 50.6 Mensal / Monthly Corresponde ao período de trinta dias (um mês). 50.7 Quinzenal / Biweekly Corresponde ao período de quinze dias. 50.8 Semanal / Weekly Corresponde ao período de sete dias. 51 Política de retratação (*)

Retractation policie

Adoção de diretrizes sobre possíveis retratações a serem feitas em artigos, editoriais e/ou qualquer informação publicada. Existe a obrigação de que a disseminação da informação científica seja confiável e que garanta a veracidade do registro científico e sua preservação. 52 Política Editorial

Editorial policie

São as diretrizes estabelecidas para a gestão do periódico como um todo. Definem-se todas as ações a serem seguidas e diretrizes que representam o periódico diante da comunidade científica.

continuação

CONJUNTO DE METADADOS PARA PERIÓDICO CIENTÍFICO DIGITAL

Ord PORTUGUÊS /

INGLÊS DEFINIÇÃO

53 Preservação digital Digital preservation

A política adotada e divulgada dos recursos para garantir a integridade e a perenidade de dados e informações.

54 Recurso financeiro (*) Financial resource

Indicação das fontes financiadoras e/ou instituições ou projetos que financiam o periódico. 55 Recurso informacional

Information resouce

“Expressão geral que indica o conjunto dos meios utilizados na transferência de documentos, dados e informações em forma eletrônica/digital” (CUNHA, 2008, p. 308). Em periódicos científicos digitais, informam-se os diversos formatos e recursos disponibilizados para seus fascículos, como: texto HTML, PDT ou outro qualquer; a existência de hiperlinks e demais ferramentas interativas.

56 Recurso interativo Integration recource

São as formas de interação incorporadas nos sítios dos periódicos, propiciando a interação com os usuários, como: blogs, twistter, chats, fóruns de discussão, opinião do leitor.

57 Referência cruzada (CrossRef) (**) Cross reference

Estrutura de links que permite aos usuários acompanhar outras informações sobre o assunto que analisa. Utiliza o sistema do DOI para efetuar os links. Indica, também, a ligação de assuntos utilizados, para assuntos não utilizados - remissivas.

58 Regularidade Uniformity

Ato de manter, de cumprir os prazos e datas estipuladas. Caracteriza a responsabilidade e qualificação na comunicação científica.

59 Republicação de artigo (*) Republishing article

Informa as políticas adotadas para a questão de republicação de artigos, as quais devem ser claras e divulgadas junto a política editorial.

CONJUNTO DE METADADOS PARA PERIÓDICO CIENTÍFICO DIGITAL

Ord PORTUGUÊS /

INGLÊS DEFINIÇÃO

60 Revisão pelos pares Peer review

Processo de submeter trabalho acadêmico ou científico de um autor(es), de estudo ou pesquisa, ao escrutínio de outros que são os peritos no mesmo campo. É utilizado por editores para selecionar e escolher manuscritos submetidos à publicação em periódicos científicos e/ou congressos e simpósios.

61 RSS - Really Simple Syndication RSS - Really Simple Syndication

Formato de transmissão de dados baseado na linguagem XML, permitindo os utilizadores, por meio de programa específico, ser informado das alterações de conteúdo e atualizações de páginas Web. Ou seja, com uma ligação RSS as atualizações de determinada página ou periódico podem aparecer para os usuários em seus bookmarks, em uma janela do browser ou por e-mail. É um formato de sindicância, desenvolvido pelo Netscape em 1999 e ficou muito popular por agregar atualizações para blogs e os locais de notícias.

62 Título e subtítulo do artigo Article title and subtitle

Nome primário, original, próprio e que, na maioria das vezes, representa a fonte principal de informação do artigo. Parte secundária do título próprio e trata de uma explicação ou complemento.

63 Título e subtítulo do artigo-tradução Article title and subtitle-translate

Todos os artigos científicos deverão ter seus títulos e resumos e palavras-chave traduzidas para o idioma inglês, atendendo as recomendações internacionais e promovendo maior visibilidade das informações científicas. Em caso dos artigos originais em inglês, as traduções deverão atender as normas de publicação de cada periódico.

64 Título e subtítulo do periódico Journal title and subtitle

Nome primário, original, próprio e que, na maioria das vezes, representa a fonte principal de informação ou área que será coberta pelo periódico. Parte secundária do título próprio consiste geralmente numa explicação ou complemento do título.

CONJUNTO DE METADADOS PARA PERIÓDICO CIENTÍFICO DIGITAL

Ord PORTUGUÊS /

INGLÊS DEFINIÇÃO

65 Volume Volume

É um conjunto dos fascículos ou dos números de um periódico, publicados durante 12 meses. Atende as características de cada área do conhecimento, preferencialmente utilizar a palavra: volume = v. mais número arábico, exemplo v.16.

Requisito obrigatório para periódico (***)

Mandatory journal requirement

Classe que define as informações padronizadas, normalizadas e consolidadas pela área da Comunicação Científica (metadados) obrigatórios para a criação ou manutenção de periódicos, reconhecidos como científicos.

Requisito recomendado para periódico (***)

Mandatory journal requirement

Classe que define as informações padronizadas, normalizadas e consolidadas (metadados), recomendados pela literatura para a criação ou manutenção de periódicos, reconhecidos como científicos.

(*) Acréscimo desses elementos após pesquisa sobre os critérios das bases de dados investigadas. (**) Acréscimo feito após as pesquisas nos padrões internacionais (Seção) e nas ontologias (CrossRef).

(***) São expressão adotada e que representam uma categorização para organizar os metadados para periódicos e estruturar os dados para a ontologia.

Quadro 6.2 - Conjunto de metadados para periódico científico digital

Na compilação e construção do conjunto de metadados observou- se o uso e frequência da utilização dos termos adotados nos periódicos pesquisados na revisão da literatura. Em alguns casos foi necessário agrupá-los pela frequência de uso e/ou por falta de definição do termo ou ainda por equivoco semântico, como por exemplo, o termo Sumário e Índice, que apresentam definições conflitantes, sem tradução significativa ou igualitária para o idioma inglês.

Reafirmando, as definições estão baseadas nos conceitos identificados na literatura e na observação do que é utilizado na maioria dos periódicos consultados, o que é corroborado por Simeão e Miranda (2004, p.2) quando afirmam que

há um longo caminho até que a comunidade científica atinja a otimização do processo pois as restrições provenientes da cultura da comunicação impressa e da indústria editorial são grandes. Nesta etapa de inovações ainda há desigualdades e problemas de acesso, falta de padrões e limitações na estrutura tecnológica das redes, além de limites de incompatibilidades nos arquivos e softwares. Por tratar-se do canal prioritário para a difusão da ciência, os periódicos impressos e eletrônicos deverão manter seu lugar na preferência da comunidade se souberem transformar estas dificuldades em oportunidades.

Alguns metadados são subdivididos para atender a necessidade da categoria, como o caso das subdivisões em Artigo e Periodicidade ou E- mail e Endereço eletrônico que são abrangentes, conforme pode-se observar no Quadro 6.2, anteriormente apresentado. A obrigatoriedade destas informações possibilita deste modo a padronização e a interoperabilidade.

A construção do conjunto de metadados gerou inúmeros embates com relação à organização, estruturação e divisão, o que corrobora com o advento da Internet, que proporcionou e proporciona diariamente uma alavanche de publicações nos mais variados formatos, padrões, tamanhos, idiomas e formas alternativas de publicação, armazenamento e disseminação de informações científicas. Inúmeras são as iniciativas, projetos e ações para racionalizar os processos de busca, consulta, navegação e acrescenta-se ainda a recuperação eficaz, que é fundamental para evitar a sobrecarga de conteúdos/informações aos usuários, sem falar de sua conservação.

Neste sentido destaca-se a evolução de estudos na área da comunicação científica, uma vez que o modelo tradicional foi