• Nenhum resultado encontrado

LOCI DE PARTICIPAÇÃO

A) CONSELHO CONSULTIVO

A lei de criação da Anvisa prevê a existência do Conselho Consultivo para auxiliar a Diretoria Colegiada na administração da Agência, e segundo o art. 5º, do seu

regimento Interno, está definido como “órgão de participação institucionalizada da sociedade” (BRASIL, 2000c).

A competência desse órgão colegiado também é estabelecida no Regimento Interno da Anvisa, a saber:

Art. 8º. Ao CONSELHO CONSULTIVO compete:

I - requerer informações e propor à Diretoria Colegiada as diretrizes e recomendações técnicas de assuntos de competência da ANVISA;

II - opinar sobre as propostas de políticas governamentais na área de atuação da ANVISA;

III - apreciar e emitir parecer sobre os relatórios anuais da Diretoria Colegiada;

IV - requerer informações e fazer proposições a respeito das ações decorrentes da implementação e da execução do disposto nos incisos II a VII do art. 2º da Lei nº. 9.782, de 26 de janeiro de 1999 (BRASIL, 2006e).

Órgão de composição variada é formado por 12 membros titulares e seus respectivos suplentes18, que são nomeados pelo Ministro da Saúde. O Ministro da Saúde também é o presidente do respectivo Conselho.

Art. 7º. O CONSELHO CONSULTIVO será composto por:

I - Ministro de Estado da Saúde ou seu representante legal, que o presidirá; II - Ministro de Estado da Agricultura ou seu representante legal;

III - Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia ou seu representante legal; IV - Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde - um representante;

V - Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde - um representante;

VI - Confederação Nacional das Indústrias - um representante; VII - Confederação Nacional do Comércio - um representante;

VIII -Comunidade Científica - dois representantes convidados pelo Ministro de Estado da Saúde;

IX - Defesa do Consumidor - dois representantes de órgãos legalmente constituídos;

X - Conselho Nacional de Saúde - um representante (BRASIL, 2006e).

Destaque-se que caso as entidades ou órgãos não indiquem nenhum participante, essa vaga será preenchida por nomeação, de ofício, do próprio Ministro de Estado da Saúde. O Diretor-Presidente da Anvisa não tem assento no Conselho Consultivo, mas pode participar das reuniões, tendo direito a voz, mas não a voto.

18 Há divergência entre o Regimento Interno da Anvisa e o Regimento Interno do Conselho Consultivo

com relação à composição do órgão. O Regimento Interno do Conselho Consultivo traz uma composição de 13 membros, pois inclui um representante da Confederação Nacional de Saúde.

Os Conselheiros têm mandato de 03 (três) anos, sendo vedada à recondução. Será dispensado automaticamente o membro do Conselho Consultivo que deixar de comparecer em três reuniões consecutivas, no período de um ano, sem justa motivação. O trabalho exercido pelos Conselheiros não é remunerado, entretanto, a Anvisa custeia as despesas com estadia e deslocamento, quando no exercício de atribuições a eles conferidas.

As reuniões do Conselho Consultivo são trimestrais, havendo previsão de encontros extraordinários em razão de convocação do Presidente do Conselho ou da maioria absoluta dos seus membros. As reuniões só têm início com a presença mínima de metade mais um dos seus membros.

Cada membro do Conselho Consultivo tem direito a um voto, e as deliberações são consideradas aprovadas pela maioria dos membros presentes, observado o quorum mínimo acima citado. As recomendações tomadas nas reuniões devem ser publicadas.

B) OUVIDORIA

Também prevista na lei de criação da Anvisa, a Ouvidoria funciona como um canal de comunicação entre a agência e a população. É órgão independente e sem vinculação hierárquica, cabendo-lhe “emitir, sempre que oportunas, apreciações críticas sobre o desempenho da Agência, encaminhando-as à Diretoria Colegiada, ao Ministro da Saúde e ao Congresso Nacional e publicando-as no Diário Oficial da União” (BRASIL, 2006e).

A competência da Ouvidoria está estabelecida no Regimento Interno da Anvisa que dispõe:

Art. 20 - Compete a OUVIDORIA:

I – formular e receber denúncias, queixas, reclamações, pedidos de informações e sugestões aos usuários;

II – promover as ações necessárias à apuração da veracidade das reclamações e denúncias e, sendo o caso, tomar as providências para a correção das irregularidades e ilegalidades constatadas;

III – cobrar a resposta das demandas encaminhadas às áreas técnicas responsáveis pelos assuntos no âmbito da Agência, observados os prazos pactuados em ato complementar;

IV – notificar a área técnica para se manifestar no prazo máximo de 5 (cinco)dias quanto a resposta à demanda estiver em atraso, formalizando-a ao usuário, ou justificando-a por escrito o motivo de não poder faze-la; V – solicitar providências aos órgãos competentes, depois de decorrido o prazo previsto no inciso IV, especialmente ao Diretor responsável pela supervisão da área técnica, ao Diretor-Presidente, à Diretoria Colegiada, e quando couber, à Procuradoria, à Corregedoria e ao Ministério Público; VI – reunir as partes, garantindo o equilíbrio na relação entre o usuário que procurar a Ouvidoria e a ANVISA, quando o conflito não for solucionado por outros meios, se mantiver na alçada da Ouvidoria e os interesses apresentem possibilidade de entendimento.

Parágrafo único: A Ouvidoria manterá o sigilo da fonte e a proteção do denunciante, quando for o caso (BRASIL, 2006e).

A Ouvidoria funciona através de canal eletrônico de comunicação - anvis@tende. Por meio desse sistema eletrônico o usuário pode enviar denúncias, reclamações e solicitações, e ao final, recebe um número de protocolo para acompanhar o seu processo pelo site.

A Ouvidoria da Anvisa não possui um sistema de atendimento telefônico gratuito (0800), o que restringe o acesso de alguns segmentos da população ao órgão. Também não foi encontrada no sítio oficial da Anvisa, a divulgação de nenhum endereço para que o cidadão possa participar por meio postal.

Para conduzir os trabalhos na Ouvidoria, o Ministro de Estado da Saúde indica um nome para ocupar o cargo de Ouvidor, que é nomeado pelo Presidente da República. O mandato do Ouvidor é de 02 (dois) anos, sendo permitida uma única recondução.

É vedado ao Ouvidor ter interesse direto ou indireto relacionado com empresas ou pessoas sujeitas à área de atuação da Anvisa19.

São atribuições do ouvidor: a) participar da definição, implementação, execução e monitoramento da política de atendimento ao usuário da Agência; b) propor,

implementar e coordenar a Rede Nacional de Ouvidorias em Vigilância Sanitária, articulada à Ouvidoria do SUS; c) articular-se com as organizações de defesa do consumidor e com entidades da sociedade civil no exercício de suas competências; d) contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho da agência; e) participar das reuniões da Diretoria Colegiada, no sentido de assisti-la nas deliberações dos assuntos tratados, com direito a voz, mas não a voto; e f) produzir relatórios mensais à Diretoria Colegiada informando sobre providências e encaminhamentos produzidos dentro da organização, bem como eventuais pendências (BRASIL, 2006e).