• Nenhum resultado encontrado

Paraná, data da disponibilização: 16/04/2021

TRIBUNAL DE ÉTICA E DISCIPLINA ACÓRDÃO

CÂMARA ESPECIAL - PROCESSO N° 6789/2020

resposta e salvaguarda a fatos concretos. Consulta não conhecida. Acórdão: Vistos, relatados e discutidos os autos de processo em referência, acordam os Membros da Câmara Especial do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Paraná, por unanimidade, não conhecer a consulta, nos termos do relatório e voto do Relator, que passam a fazer parte integrante o presente acórdão, inclusive para efeitos de sua fundamentação. Curitiba, 05 de abril de 2021. Renato Cardoso de Almeida Andrade, Presidente. Martim Afonso Palma, Relator. Eliane da Costa Machado Zenamon, Revisora.

Consulente: Tania Mara Martini OAB/PR n° 26.087; Ementa: Muito embora as sociedades de advogados e/ou escritórios de advocacia sejam prestadores de serviços não são considerados empresários - as sociedades e escritórios de advocacia não são caracterizadas como mercantis e/ou comerciais - não há obrigatoriedade de filiação a outro tipo de negócio que possua característica de mercantilização - como também não há impedimento a quem queira associar-se, diante dos inúmeros benefícios a que terão acesso. Acórdão: Vistos, relatados e examinados estes autos de Consulta, acordam os membros da Câmara Especial do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR, por unanimidade, em conhecer e responder à consulta, nos termos do parecer do relator e revisor, que passa a fazer parte integrante do presente acordão, inclusive para efeito de sua fundamentação. Curitiba, 05 de abril de 2021. Renato Cardoso de Almeida Andrade, Presidente. Augusto Renato Penteado Cardoso, Relator. Gabriel Soares Janeiro, Revisor.

Consulente: Alexandre de Salles Goncalves OAB/PR n° 31.585; Ementa: Consulta — Descrição detalhada de caso concreto — Vedação dos artigos 71 CEDOAB e 65, inciso II do Regimento Interno da OAB/PR — Consulta não conhecida. Acórdão: Vistos, relatados e examinados estes autos de consulta, acordam os membros da Câmara Especial do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR, por unanimidade de votos, em não conhecer da consulta, nos termos do relatório e voto da Relatora, que passam a fazer parte integrante do presente acórdão, inclusive para efeito de sua fundamentação. Curitiba, 05 de abril de 2021. Renato Cardoso de Almeida Andrade, Presidente. Caroline Thon, Relatora. Paulo Henrique Fabris, Revisor.

Consulente: Conrado Miranda Gama Monteiro OAB/PR n° 70.003; Ementa— CONSULTA. Regulamento Geral OAB art. 85, inciso IV e art. 65, inciso II do Regimento Interno Seccional PR. infração ética art. 14 do CED caracterizada na aceitação de procuração de quem já tenha patrono constituído no interregno da outorga até o cumprimento e extinção do mandato conforme dispõem, o art. 13 do CED e art. 682 do Código Civil, até o final da obrigação pela conclusão do negócio. O art. 14 do CED resguarda o dever de lealdade nas relações com os pares. Consulta conhecida e respondida cujo teor acatado por unanimidade. Acórdão: Vistos e examinados esses autos de Consulta, decidiu, a Câmara Especial do TED/OAB/PR, por unanimidade conheceu da consulta acatando o teor da resposta. Tudo nos termos do relatório e voto do relator que passam a fazer parte integrante do presente acórdão, inclusive para efeito de sua fundamentação. Curitiba, 05 de abril de 2021. Renato Cardoso de Almeida Andrade, Presidente. Antonio Celestino Toneloto, Relator. Rosana Jardim Riella Pedrao, Revisor.

Consulente: Juliano Meneguzzi de Bernert OAB/PR n° 32.779; Ementa— COM ATIVIDADE

CÂMARA ESPECIAL - PROCESSO N° 1559/2021

CÂMARA ESPECIAL - PROCESSO N° 1801/2021

CÂMARA ESPECIAL - PROCESSO N° 1505/2021

INTELECTUAL JURÍDICA, VÁLIDO E QUE DEVE SER CUMPRIDO, OBSERVADO E RESPEITADO. PRINCÍPIO DA LIBERDADE DE CONTRATAR - RESPEITO ÀS NORMAS ENTABULADAS PELO ACORDO DE VONTADES - QUARENTENA QUE, SE PACTUADA PREVIAMENTE PRUDUZ SEUS EFEITOS JURÍDICOS — QUANTO AO LAPSO TEMPORAL, D E V E R Á S E R P R O D U T O D E A C O R D O D E V O N T A D E S C O M B O M S E N S O , PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE ATENDO-SE AOS LIVITTES ÉTICOS DO APROVEITAMENTO DE INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS — ANALOGIA AOS PRECEDENTES EXISTENTES. Acórdão: Vistos, relatados e discutidos os autos de processo em referência, acordam os Membros da Câmara Especial do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Paraná, por unanimidade, conhecer a consulta, nos termos do relatório e voto do Relator, que passam a fazer arte integrante do presente acórdão, inclusive para efeitos de sua fundamentação. Curitiba, 05 de abril de 2021. Renato Cardoso de Almeida Andrade, Presidente. Martim Afonso Palma, Relator. Roberto Ribas Tavarnaro, Revisor.

Consulente: Juliano Meneguzzi de Bernert OAB/PR n° 32.779; Ementa— COM ATIVIDADE INTELECTUAL JURÍDICA, VÁLIDO E QUE DEVE SER CUMPRIDO, OBSERVADO E RESPEITADO. PRINCÍPIO DA LIBERDADE DE CONTRATAR - RESPEITO ÀS NORMAS ENTABULADAS PELO ACORDO DE VONTADES - QUARENTENA QUE, SE PACTUADA PREVIAMENTE PRUDUZ SEUS EFEITOS JURÍDICOS — QUANTO AO LAPSO TEMPORAL, D E V E R Á S E R P R O D U T O D E A C O R D O D E V O N T A D E S C O M B O M S E N S O , PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE ATENDO-SE AOS LIVITTES ÉTICOS DO APROVEITAMENTO DE INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS — ANALOGIA AOS PRECEDENTES EXISTENTES. Acórdão: Vistos, relatados e discutidos os autos de processo em referência, acordam os Membros da Câmara Especial do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Paraná, por unanimidade, conhecer a consulta, nos termos do relatório e voto do Relator, que passam a fazer arte integrante do presente acórdão, inclusive para efeitos de sua fundamentação. Curitiba, 05 de abril de 2021. Renato Cardoso de Almeida Andrade, Presidente. Martim Afonso Palma, Relator. Roberto Ribas Tavarnaro, Revisor.

Consulente: Elisandra Penelope de Castro da Silva OAB/PR n° 95.684; Ementa— Consulta que envolve caso concreto, relacionado com o exercício profissional da advocacia, concomitante com o exercício de cargo em comissão de Diretora Geral Administrativa. Consulta que não se conhece, nos termos do art. 50II, do RI/TED-OAB. Acórdão: Vistos, relatados e discutidos estes autos, a Câmara Especial do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná, por unanimidade, não conhecer da consulta, nos termos do relatório e voto fundamentados. Curitiba, 05 de abril de 2021. Renato Cardoso de Almeida Andrade, Presidente. Claudionor Siqueira Benite, Relator. Munir Abagge, Revisor.

Representante: ex-officio: Representado: S.A.P. (Adv. Soraia Araujo Pinholato OAB/PR 19.208); Ementa: PROCESSO DE EXCLUSÃO INSTAURADO EX OFFICIO POR 03 (TRÊS) CONDENAÇÕES ANTERIORES À SANÇAO DE SUSPENSÃO, TODAS COM TRÂNSITO EM JULGADO. APLICAÇÃO DO ART. 38, I, DO EOAB. REPRESENTAÇÃO JULGADA PROCEDENTE PARA EXCLUIR A REPRESENTADA DOS QUADRO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Acórdão: Vistos,

CÂMARA ESPECIAL - PROCESSO N° 1503/2021

CÂMARA ESPECIAL - PROCESSO N° 2257/2021

relatados e discutidos estes autos, a Câmara Especial do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná, em sessão, decidiu, por unanimidade, julgar procedente a representação e aplicar a sanção de exclusão dos quadros da OAB/PR, nos termos do relatório e voto fundamentado. Curitiba, 05 de outubro de 2020. Paulo Giovani Fornazari, Relator de Instrução. Renato Cardoso de Almeida Andrade, Presidente. Claudionor Siqueira Benite, Relator do Julgamento da Câmara Especial do TED.

Representante: ex-officio: Representado: F.B.N. (Advs. Felipe Baleche Neto OAB/PR 09.497 – Felipe Meucci Garzon OAB/PR nº 93.874 – Defensor Dativo); Ementa: EXCLUSÃO. TRÊS SUSPENSÕES D I S C I P L I N A R E S . C O M P R O V A Ç Ã O . T R Â N S I T O E M J U L G A D O . C O N F I G U R A Ç Ã O . CUMPRIMENTO AO DISPOSTO NO ART 38 INC I DO ESTATUTO DA ADVOCACIA. REPRESENTAÇÃO PROCEDENTE. EXCLUSÃO. AUSÊNCIA DE PROVAS APTAS A QUESTIONAR AS PENALIDADES IMPOSTAS. PROCEDÊNCIA. Acórdão: Vistos, relatados e examinados estes autos da CÂMARA ESPECIAL os membros da câmara especial do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR, por unanimidade de votos, em dar provimento a presente representação - exclusão. Com o relatório e voto do Relator, que passam a fazer parte integrante do presente acórdão, inclusive para efeito de sua fundamentação. Curitiba, 05 de abril de 2021. Paulo Giovani Fornazari, Relator de Instrução. Renato Cardoso de Almeida Andrade, Presidente. Clovis Pinheiro de Souza Junior, Relator do Julgamento da Câmara Especial do TED.

Representante: ex-officio: Representado: R.R.R. (Advs. Rafael Rossi Ramos OAB/PR 30.297 – Felipe Meucci Garzon OAB/PR nº 93.874 – Defensor Dativo); Ementa: Representação Ex Officio — Três suspensões com trânsito em julgado — Aplicação do artigo 38, inciso I do Estatuto da Advocacia e da OAB — Inexistência de bis in idem — Alegação de desproporcionalidade da sanção afastada - Representação procedente para aplicar ao representado a penalidade de exclusão. Acórdão: Vistos, relatados e examinados estes autos de representação disciplinar, acordam os membros da Câmara Especial do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR, por unanimidade de votos, em julgar procedente a representação, nos termos do relatório e voto da Relatora, que passam a fazer parte integrante do presente acórdão, inclusive para efeito de sua fundamentação. Curitiba, 05 de abril de 2021. Paulo Giovani Fornazari, Relator de Instrução. Renato Cardoso de Almeida Andrade, Presidente. Caroline Thon, Relatora do Julgamento da Câmara Especial do TED.

Representante: ex-officio: Representado: A.H.M. (Advs. Aderbal de Holleben Mello OAB/PR 10.316 – Jean Carlos Frogeri OAB/PR nº 49.205 – Defensor Dativo); Ementa: PROCESSO DE EXCLUSÃO — CONDENAÇÃO TRANSITADA EM JULGADO QUE IMPÔS AO REPRESENTADO A PENA DE 2 ANOS E 2 MESES DE PRISÃO, A SER CUMPRIDA EM REGIME SEMIABERTO — DISPAROS DE ARMA DE FOGO EM LOCAL PÚBLICO — CRIME INFAMANTE NÃO CARACTERIZADO -CIRCUNSTÂNCIAS DO CASO CONCRETO QUE NÃO RECOMENDAM A APLICAÇÃO DA PENA MÁXIMA PREVISTA NO ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB - AUSÊNCIA DE R E P E R C U S S Ã O N E G A T I V A À A D V O C A C I A — A P L I C A Ç Ã O D O P R I N C Í P I O D A PROPORCIONALIDADE — IMPROCEDÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO. Acórdão: Vistos, relatados e discutidos os autos de processo em referência, acordam os Membros da Câmara Especial do Tribunal de

CÂMARA ESPECIAL - PROCESSO N° 4459/2020

CÂMARA ESPECIAL - PROCESSO N° 4595/2020

Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Paraná, por MAIORIA, julgar improcedente a representação, nos termos do voto divergente, que passa a fazer parte integrante do presente acórdão. Curitiba, 01 de março de 2021. Angelica Tatiana Tonin, Relatora de Instrução. Renato Cardoso de Almeida Andrade, Presidente. Augusto Renato Penteado Cardoso, Relator do Julgamento da Câmara Especial do TED.

Representante: Iva Selma dos Santos; Representado: R.H.M. (Adv. Rafael Hoffmann Magalhães OAB/PR n° 42.405). Ementa: REPRESENTAÇÃO INSTAURADA EM FACE DE ADVOGADO - SUPOSTA PRÁTICA PELO REPRESENTADO DAS INFRAÇÕES -ÉTICO DISCIPLINARES CAPITULADAS N O S I N C I S O S X X E X X I , D O A R T I G O 3 4 , D O E S T A T U T O D A A D V O C A C I A — LOCUPLETAMENTO DE VALORES E RECUSA EM PRESTAR CONTAS QUE NÃO OCORRERAM, NESTE CASO - PROVAS ACOSTADAS NOS AUTOS QUE INDICAM QUE O PROFISSIONAL REPRESENTADO BUSCOU REPASSAR OS VALORES DEVIDOS À REPRESENTANTE, CONSIGNANDO-OS, INCLUSIVE, EM JUÍZO — REPRESENTANTE QUE NÃO COMPROVOU, NESTE CASO, AS SUAS ALEGAÇÕES - REPRESENTAÇÃO IMPROCEDENTE. Acórdão: A Terceira Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados, do Brasil, Seção do Paraná, analisando a representação, à unanimidade julgou improcedente a presente representação, nos termos do voto do relator. Curitiba, 30 de março de 2021. Antonio de Padua Parente Filho, Relator de Instrução. Juarez Xavier Kuster, Presidente e Relator do Julgamento da 3ª Turma do TED.

Representante: Lucimari Carmo da Silva: G.O. (Advs. Geraldo de Oliveira OAB/PR n° 29.443 – Guizela de Jesus Oliveira OAB/PR nº 64.516 – Defensor Dativo). Ementa: LOCUPLETAMENTO — PROVA DO RECEBIMENTO E RETENÇÃO DE VALORES PERTENCENTES AO CLIENTE PELO ADVOGADO, QUE NÃO REPASSA E NEM PRESTA CONTAS - INFRAÇÃO DISCIPLINAR CONFIGURADA — INCISOS XX E XXI DO ART. 34 DO ESTATUTO — REPRESENTAÇÃO PROCEDENTE. UNANIMIDADE. Retenção injustificada de valores provenientes de alvará em medida de inventário, com depósito sob determinação judicial três anos após o levantamento e sem a competente prestação de contas são atos infracionais capitulados nos incisos XX e XXI do art. 34 do EAOAB. Representação julgada procedente por unanimidade. Acórdão: Vistos, relatados e examinados estes autos de Representação, acordam os membros da 4ªTurma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR, por unanimidade de votos, em julgar totalmente procedente a representação, nos termos do relatório e voto da Relatora, que passam a fazer parte integrante do presente acórdão, inclusive para efeito de sua fundamentação. Curitiba, 29 de março de 2021. Melissa Abramovici Pilotto, Relatora de Instrução. Antonio Celestino Toneloto, Presidente. Nadia Regina de Carvalho Mikos, Relatora do Julgamento da 4ª Turma do TED.

Representante: Cemitério Ecológico Misto Jardim da Colina Ltda: A.J.A., A.B.R. (Advs. Anderson Jose Adao OAB/PR n° 40.886 e Adryelli Becker do Rosário OAB/PR nº 72.843 – Ana Bonadimam OAB/PR nº 68.030 – Defensora Dativa). Ementa: EMBARGOS DE DECLARAÇAO. AUSÊNCIA DE OBSCURIDADE. PRETENSA° DE REEXAME VIA OBLIQUA. EMBARGOS REJEITADOS. Acórdão: Vistos, relatados e examinados estes autos de Representação, acordam os membros da 4ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR, por unanimidade de votos, em julgar improcedente os embargos declaratórios, nos termos do relatório e voto do Relator, que passam a fazer parte integrante do presente

3ª TURMA - PROCESSO N° 1043/2019

4ª TURMA - PROCESSO N° 14223/2019

acórdão, inclusive para efeito de sua fundamentação. Curitiba, 26 de outubro de 2020. Paulo Cesar Gradella Filho, Relator de Instrução. Antonio Celestino Toneloto, Presidente. Danilo Guimaraes Rodrigues Alves, Relator do Julgamento da 4ª Turma do TED.

Notifica-se do acórdão e da possibilidade de aderir ao Termo de Ajuste de Conduta, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, contados a partir da publicação deste edital, nos moldes do Provimento nº 200/2020 do Conselho Federal da OAB (https://deoab.oab.org.br/pages/materia/276064):

Representante: ex-offício; Representado: A.J.O. (Advs. Alexandre Jarschel de Oliveira OAB/PR nº 56.439 – Rubens Martins Neto OAB/PR nº 73.312 – Defensor Dativo). Ementa: ABANDONO DE CAUSA. P R E L I M I N A R D E N U L I D A D E F A C E A U S Ê N C I A D E N O T I F I C A Ç Ã O - A F A S T A D A . CERCEAMENTO DE DEFESA INEXISTÊNCIA - GARANTIA DA AMPLA DEFESA E CONTRADITÓRIO - ATOS RATIFICADOS ANTE A 1VALIDADE E EFICÁCIA - NOTIFICAÇÃO EFETUADA NO ENDEREÇO DOS CADASTROS A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL -AUSÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO DO REPRESENTADO - NOMEAÇÃO DE DEFENSOR DATIVO E NOTIFICAÇÃO DO REPRESENTADO VIA DIÁRIO OFICIAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL EM CONFORMIDADE COM ARTIGO 137D DO ROAB E DEMAIS LEGISLAÇÃO PERTINENTE - VALIDADE. AUSÊNCIA DE PRESCRIÇÃO. MÉRITO: MANDATO OUTORGADO AO REPRESENTADO COM PODERES EXPRESSOS PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO COMPETENTE - INTIMAÇÃO DEVIDAMENTE REALIZADA PELO JUÍZO DA VARA CRIMINAL POR DUAS VEZES AUSÊNCIA DE INTERPOSIÇÃO DE RECURSO SEM JUSTO MOTIVO -INEXISTÊNCIA DE NOTIFICAÇÃO PRÉVIA DA RENÚNCIA DO MANDATO - INOBSERVÂNCIA DA E DO PROFISSIONAL DO DEVER DE LEALDADE E BOAFÉ - PREJUÍZO AO CONSTITUINTE E AO PODER JUDICIÁRIO — RECONHECIMENTO DA INFRAÇÃO - representação submetida ao Provimento 200/2020 — T.A.0 — NOTIFICAÇÃO DO REPRESENTADO PARA MANIFESTAÇÃO — NÃO HAVENDO ACEITAÇÃO PREVALECE A DECISÃO DO TRIBUNAL DE ÉTICA DE DISCIPLINA. A conduta do advogado que foi regularmente constituído nos autos de ação criminal com mandato expresso para interposição de recurso e mesmo depois de regularmente intimado pelo juízo competente por duas vezes deixa de interpô-lo, sem apresentar termo de renúncia ou justificativa plausível se subsumi a infração ético-disciplinar do artigo 34, inciso XI, da lei Estatutária e a correspondente sanção de CENSURA a qual é convertida em ADVERTÊNCIA SEM REGISTROS NOS ASSENTAMENTOS nos cadastros da Ordem dos Advogados do Brasil, ante a existência de circunstâncias atenuante e submissão ao provimento 200/2020 Conselho Federal. Acórdão: Vistos e examinados estes autos de Representação, decidiu a 5ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR, por unanimidade de votos, pela procedência a Representação com submissão ao termo do provimento 200/2020 CFOAB, nos termos do relatório e voto do Relator, que passam a fazer parte integrante do presente acórdão, inclusive para efeito de sua fundamentação. Curitiba, 07 de abril de 2021. Fernanda Marcassa Carpinelli, Relatora de Instrução. Michelle Heloise Akel, Presidente. Osni de Jesus Taborda Ribas, Relator da 5ª Turma do TED.

Representante: ex-offício; Representado: E.S.R. (Advs. Eurolino Sechinel dos Reis OAB/PR n° 29.428 – Ariel César Librelon OAB/PR nº 49.963). Ementa: REPRESENTACAO DISCIPLINAR - TRATAMENTO AGRESSIVO - FALTA DE DEVER DE URBANIDADE - CORRETA ATUAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGO DE LINGUAGEM ESCORREITA - AUSÊNCIA DE PROVAS QUANTO AOS FATOS N A R R A D O S - A R T I G O S 2 7 E 2 8 D O C Ó D I G O D E É T I C A E D I S C I P L I N A - N Ã O CARACTERIZAÇÃO - IMPROCEDÊNCIA. Acórdão: Vistos, relatados e examinados estes autos de Representação, acordam os membros integrantes da 5ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR,

5ª TURMA - PROCESSO N° 17.524/2018

por unanimidade de votos, em julgar IMPROCEDENTE a representação, nos termos do Relatório e Voto do Relator, que passam a fazer parte integrante do presente acórdão, inclusive para efeito de sua fundamentação. Curitiba, 07 de abril de 2021. Marcus Venicio Cavassin, Relator de Instrução. Osni de Jesus Taborda Ribas, Presidente em exercício. Angelino Luiz Ramalho Tagliari, Relator do Julgamento da 5ª Turma do TED.

Representante: Myriam de Figueiredo Bettio; Representado: R.A.S.J. (Advs. Romeu Augusto Simon Junior OAB/PR n° 33.569 – Raísa Alves Moreira OAB/PR nº 90.499). Ementa: REPRESENTAÇÃO DISCIPLINAR - LOCUPLETAMENTO - REVOGAÇÃO DE PROCURAÇÃO - RESCISÃO DE CONTRATO DE HONORÁRIOS - DEVOLUÇÃO INTEGRAL DE VALORES RECEBIDOS A TÍTULO DE HONORÁRIOS - NÃO CARACTERIZAÇÃO - IMPROCEDÊNCIA. Acórdão: Vistos, relatados e examinados estes autos de Representação, acordam os membros integrantes da 5ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR, por unanimidade de votos, em julgar IMPROCEDENTE a representação, nos termos do Relatório e Voto do Relator, que passam a fazer parte integrante do presente acórdão, inclusive para efeito de sua fundamentação. Curitiba, 07 de abril de 2021. Cleber Marcondes, Relator de Instrução. Michelle Heloise Akel, Presidente. Angelino Luiz Ramalho Tagliari, Relator do Julgamento da 5ª Turma do TED.

Representante: Roseli Lineve de Souza; Representado: V.J.S. (Advs. Valdeir Jose dos Santos OAB/PR n° 69.047 – Carolina Ludke OAB/PR nº 101.616). Ementa: ADVOGADO QUE RECEBE VALORES E NÃO PRESTA CONTAS, SÓ O FAZENDO EM SEDE DE PROCEDIMENTO JUDICIAL. REPRESENTAÇÃO PROVIDA, COM APLICAÇÃO DA PENA DE CENSURA CUMULADA COM TRÊS ANUIDADES DE MULTA. Acórdão: Vistos e relatados e discutidos estes autos, decide a E. Décima Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR, por unanimidade de votos, julgar procedente a representação aplicando-se a pena de censura cumulada com três anuidades a título de multa, nos termos do Relatório e Voto do Relator, que ficam fazendo parte integrante do presente. Curitiba, 26 de março de 2021. Silvia Assunção Davet Locatelli, Relatora de Instrução. Roberto Ribas Tavarnaro, Presidente. Ricardo Antonio Tonin Fronczak, Relator do Julgamento da 10ª Turma do TED.

Representante: Soeli Kich (Marinaldo Jose Rattes OAB/PR nº 74.022); Representado: L.R.F. (Advs. Luiz Roberto Falcao OAB/PR n° 52.387 – Sonia Mara Falcão OAB/PR nº 69.025). Ementa: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. ALEGAÇÃO DE IMPEDIMENTO DE MEMBRO DA TURMA, REJEIÇÃO. INCOMPETÊNCIA DESSA TURMA PARA JULGAR. ALEGAÇÃO DE NULIDADE. REJEITADA ANTE INEXISTÊNCIA DOS FATOS APONTADOS PELO EMBARGANTE. REJULGAMENTO DO PROCEDIMENTO EM SEDE DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. IMPOSSIBILIDADE. EMBARGOS CONHECIDOS E REJEITADOS. Acórdão: Vistos e relatados e discutidos estes autos, decide a E. Décima Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR, por unanimidade de votos, conhecer os embargos de e rejeitá-los nos termos do Relatório e Voto do Relator, que ficam fazendo parte integrante do presente. Curitiba, 26 de março de 2021. Fagner Lincoln Libânio de Andrade, Relator de Instrução. Roberto Ribas Tavarnaro, Presidente. Ricardo Antonio Tonin Fronczak, Relator do Julgamento da 10ª Turma do TED.

5ª TURMA - PROCESSO N° 17866/2018

10ª TURMA - PROCESSO N° 14550/2019

Representante: ex-offício – Juízo Criminal de Wenceslau Braz/ PR; Representado: V.R. (Adv. Vinicius Rosa OAB/PR 52.921 e Américo Ricardo de Godoy Costa OAB/PR 78.790 – Defensor Dativo). Ementa: CONDUTA INCOMPATÍVEL - Advogado que adquire veículo de terceiro, objeto de furto. Condenação em ação penal pela prática do delito de receptação, art. 100, caput do Código Penal, com aplicação da pena de prestação de serviços à comunidade. A infração ao art.34, XXV não é definida em nosso Estatuto, sendo utilizado o conceito indeterminado. Decisão proferida em processo judicial, não faz coisa julgada no procedimento administrativo junto a OAB. Para se caracterizar a conduta incompatível, exige-se o pressuposto da habitualidade, contumácia, praticada no exercício profissional, porquanto a conduta ilícita do advogado, uma vez dissociada dó exercício da advocacia, não autoriza punição disciplinar, salvo na hipótese de crime infamante. Não há prova nos autos, extreme de dúvida, de que o advogado tinha conhecimento da origem ilícita do veiculo, e tampouco que agiu no exercício da profissão, impondo-se a improcedência da representação. Acórdão nº 141.2021. Vistos, relatados e examinados estes autos de Representação n. 14926/2019, em que figuram como representado Vinicius Rosa - OAB/PR 52.921 - e representante Vara Criminal de Wenceslau Braz, acordam os membros 13ª. Turma do Tribunal de Ética e. Disciplina da OAB/PR, em sessão realizada em 12 de março de 2021, por unanimidade de votos, em julgar Improcedente a representação, nos temos do relatório e voto que passam a fazer parte integrante do presente acórdão, inclusive para efeito de sua fundamentação. Dessa decisão, intimem-se as partes e, decorrido o prazo recursal, proceda-se as anotações necessárias. Santo Antônio da Platina, 12 de março de 2021. Ass. Cesar