• Nenhum resultado encontrado

O SUS representa uma mudança substantiva na forma como o Estado e a sociedade brasileira tradicionalmente percebiam as questões da saúde e se organizavam para respondê-las através de políticas e ações de saúde. A opção pelo modelo solidário da seguridade social implicou num processo lento e complexo de mudanças que foram se efetivando no ritmo das trans- formações da sociedade.

Em 2006, identifi cou-se a necessidade de dar um passo na direção da desburocratização e da democratização do sistema. Após um amplo debate

entre os gestores dos distintos níveis (representados pelo MS, o CONASS e o CONASEMS) com o Conselho Nacional de Saúde (que inclui a representação da sociedade), foi elaborada a nível nacional uma nova norma que sanciona um conjunto de reformas institucionais que se chamou Pacto pela Saúde. Três grandes áreas de atuação foram priorizadas e denominadas: “Pacto de Gestão do SUS”, “Pacto em Defesa do SUS” e “Pacto pela Vida”.

Com o objetivo de superar os obstáculos normativos através de me- canismos de negociação e pactuação entre os atores do sistema, o Pacto preconiza uma lógica solidária de cooperação intra e interinstitucional. Nesse sentido, explicita-se:

1)

A determinação de qualifi car a gestão do SUS, defi nindo dire- trizes e responsabilidades entre os diferentes níveis de governo.

2)

A necessidade de repolitizar a saúde e defender o projeto SUS, nos termos de uma seguridade social brasileira, de corte universal, equânime e integral.

3)

A determinação de ir além do setor da saúde, buscando a de- fesa da vida, indissociável da saúde numa concepção amplia- da, que não se reduz ao componente assistencial do sistema.

Rompendo com os tradicionais “processos de habilitação”, mecanis- mos burocráticos de ratifi cação dos instrumentos e modalidades de gestão dos estados e municípios, o Pacto passa a validar as condições de gestão de estados e municípios através de suas adesões solidárias a um Termo de Compromisso de Gestão (TCG), renovado anualmente. Nesses Termos são explicitados as metas e compromissos de cada nível de gestão, assim como se simplifi cam os mecanismos de transferência dos recursos federais, através da criação de blocos de fi nanciamento: 1) Atenção Básica; 2) Atenção de Média e Alta Complexidade; 3) Vigilância em Saúde; 4) Assistência Farmacêutica; 5) Gestão do Sistema; 6) Investimentos em Saúde.

Ainda em processo de implantação, o Pacto pela Saúde representa um desafi o para uma sociedade que se moderniza e se complexifi ca rapidamente, incorporando progressivamente a pluralidade da participação de novos ato- res sociais e políticos no sistema de saúde. Nesse contexto atual do Pacto pela Saúde, as DST, AIDS e hepatites virais são redimensionadas como prioridade governamental e as respostas a esses agravos à saúde são incluídas entre

122 Unidade 1 O contexto da Política para as DST, AIDS e Hepatites Virais

as ações estratégicas do SUS. É no interior desse marco regulatório que os gestores responsáveis pelas políticas e ações relativas a esses agravos à saúde devem se situar no cotidiano de suas práticas e tomar decisões cruciais para a defesa da vida e da saúde da população.

A partir desses aspectos vistos até agora no texto Uma Seguridade

Social Brasileira: Notas sobre o Processo de Estruturação do SUS, de

Maurício Roberto Campelo de Macedo, responda:

O programa ou órgão em que você exerce a função de gestor cumpre efetivamente os princípios do SUS? Estabeleça a relação entre cada um deles e a prática desenvolvida no seu local de trabalho.

Quais são os instrumentos de gestão do SUS que você mais uti- liza na sua prática?

Todas as diretrizes da política nacional de DST, AIDS e hepatites virais são cumpridas no seu âmbito de atuação? Caso algumas delas não sejam cumpridas, ou sejam cumpridas de forma insufi - ciente, quais seriam? Comente.

Quais as estratégias que têm sido utilizadas no seu âmbito de ação, para a qualifi cação da gestão?

2

1

2

3

124 Unidade 1 O contexto da Política para as DST, AIDS e Hepatites Virais

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. VER-SUS Brasil. Brasília: Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde∕Departamento de Gestão da Educação na Saúde, 2004. (Caderno de Textos, Série B, Textos Básicos de Saúde).

______. SUS: avanços e desafi os. Brasília: CONASS, 2006.

FLEURY, S.; OUVERNEY, A. M. Política de Saúde: uma política social. In: GIOVANELLA, L. et al. Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ/CEBES, 2008. p. 23-64.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1979. MACEDO, M. R. C. Décentralisation et allocation des ressources: les detours du système de santé Brésilien. Thèse (Doctorat) – Santé Publique, Université de Montréal, Montréal, 2006.

MENDES, E. V. Uma agenda para a saúde. São Paulo: Hucitec, 1996. (Co- leção Saúde em Debate, 88).

PAIM, J. S. O que é o SUS. Rio de Janeiro: Editora da FIOCRUZ, 2009. VASCONCELOS, L. C. L.; GIOVANELLA, L. Sistemas de Saúde: origens, componentes e dinâmica. In: GIOVANELLA, L. et al. Políticas e Sistema de

Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ/CEBES, 2008. p. 107-140.

VASCONCELOS, C. M.; PASCHE, D. F. O Sistema Único de Saúde. In: CAMPOS, G. W. S. et al. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Ed. HUCI- TEC/FIOCRUZ, 2006. p. 531-562.

Murício Roberto Campelo de Macedo

Médico, psiquiatra, doutor em Saúde Pública pela Universidade de Montreal- Canadá; membro efetivo do NESC e chefe do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN

Autor colaborador

A Busca da efi ciência, contra