• Nenhum resultado encontrado

O estudo de caso apresentado nesta monografia propôs a Estrutura Analítica de Projeto do processo de venda da empresa X, sendo pré-contratação, pós-contratação, revenda e montagem. Além disso, propôs também a atuação de um gestor de contratos para o planejamento, controle e monitoramento dos processos pós-contratação e montagem.

Na fundamentação teórica, observou-se que não há uma EAP definida de processo de venda de um produto sob encomenda. Com base nisso, foram desenvolvidos fluxogramas de todos os processos de venda, utilizando como base os fluxogramas coletados nos arquivos da empresa, a adaptação pela autora e o fluxograma hipotético de um processo de vendas de produto sob encomenda, para posterior análise e levantamento no protocolo de pesquisa exploratório. No protocolo exploratório foi entrevistada uma pessoa de cada setor. Todas as atividades propostas inicialmente nos fluxogramas foram mantidas, havendo apenas inclusão ou alteração. Nas atividades propostas no processo de pré-contratação, apenas uma foi incluída pelo setor de vendas. Na pós-contratação, uma atividade foi incluída pelo setor de vendas, uma pelo setor de projetos e duas pelo setor administrativo/financeiro. Na revenda, uma atividade foi incluída e outra alterada pelo setor de compras, e na montagem, uma atividade foi alterada pelo setor comercial. Através disso, observa-se que a EAP inicial era válida, havendo apenas complementação de atividades que já estavam inseridas. No protocolo definitivo, onde foram analisados o plano, registo, controle e monitoramento de cada atividade por cada setor na empresa, observou-se que a maioria dos setores apresentaram deficiências, sendo que o setor de vendas foi o que apresentou mais deficiências no registro, controle e monitoramento das atividades em que é responsável. Em vista disso, foi proposta a atuação de um gestor de contratos, que possui entre suas responsabilidades, o planejamento, controle e monitoramento de 16 atividades de um total de 41 do processo após a emissão do pedido, ou seja, um contrato emitido após a efetivação da venda, que envolvem os processos de pós-contratação e montagem. A atuação desse gestor proporcionará maior planejamento e controle sobre cada atividade em que os setores são responsáveis.

A aplicação dos protocolos de pesquisa exploratório e definitivo nos setores: vendas, compras, comercial, projetos e administrativo/ financeiro, possibilitou a realização de análises e o alcance do objetivo geral da monografia, que foram as EAP’s do processo de venda da empresa X e a atuação de um gestor de contratos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAÚJO, Marco Antonio de. Administração de Produção e Operações: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.

CARVALHO, Marly Monteiro de. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 3. ed. (revisada e ampliada). São Paulo, SP: Atlas, 2011.

DINSMORE, P. C. (Sup.); CAVALLIERI, A. (Coord.). Como se tornar um profissinal em

gerenciamento de projetos: livro-base de “preparação para Certificação PMP – Project

Management Professional”. Rio de Janeiro: Qualytimark, 2003.

FERREIRA, Emanuel José R.; RANGEL, Sheila. Gerenciamento de projetos: experimentação , comportamento e habilidades. Salvador, BA: Quarteto, 2013.

FUSCO, José Paulo Alves; SACOMANO, José Benedito. Operações e Gestão Estratégica

da Produção. São Paulo: Arte & Ciência, 2007.

FUTRELL, Charles. Vendas: o guia completo: o passo a passo para um relacionamento rentável e duradouro com seus clientes. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas S.A., 2010

GUERRINI, Fábio Müller, MOCCELLIN, João Victor, SACOMANO, José Benedito, SANTOS, Myrian Tizuki Sssaki. Administração de Produção para Empresa de

Construção Civil: o gerenciamento de obras baseado em critérios competitivos. São Paulo:

Arte & Ciência, 2004.

KERZNER, Harold. Gestão de projetos: as melhores práticas. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2017.

LIMMER, C. V. Planejamento, Orçamentação e Controle de Projetos e Obras. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., 2013.

MARQUES, Cícero Fernandes. Estratégia de gestão da produção e operações. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.

MEINBERG, José Luiz et al. Gestão de vendas. 5. ed. Rio de Janeiro: FGV, c2011.

MOURA, Cristina Angélica de Oliveira Rodrigues. A importância da gestão de contratos no controle de contingências. AECweb, São Paulo, 03 de março de 2008. Disponível em: <https://www.aecweb.com.br/cont/a/a-importancia-da-gestao-de-contratos-no-controle-de- contingencias_514>. Acesso em: 08 fev. 2018.

NEUMANN, Clóvis. Gestão de Sistemas de Produção e Operação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013

NOCÊRA, Rosaldo de Jesus. Gerenciamento de projetos: abordagem prática para o dia a dia do gerente de projetos. São Paulo: Edição do Autor, 2012.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento

de projetos: (guia PMBOK®). 5. ed. São Paulo: Saraiva, c2014.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento

de projetos: (guia PMBOK®). 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

SANTOS, Adilson de Jesus dos. Desenvolvimento de uma Ferramenta de Verificação e

Análise de Informações na Etapa de Pré-projeto de Produtos sob Encomenda. 2010.

184p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

SEBRAE-NA/ Dieese. Anuário do trabalho nos pequenos negócios: 2015. 8.ed. Brasília, DF: DIEESE, 2017.

SIQUEIRA, João Paulo Lara de. Gestão de Produção e Operações. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

VALERIANO, Dalton L. Gerenciamento estratégico e administração por projetos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005.

VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 8 ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2017.

YIN, R.K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

APÊNDICE A – Protocolo de Pesquisa Exploratório fluxograma pré-contratação aplicado

APÊNDICE B – Protocolo de Pesquisa Exploratório fluxograma pós-contratação aplicado

APÊNDICE C – Protocolo de Pesquisa Exploratório fluxograma revenda aplicado nos

APÊNDICE D – Protocolo de Pesquisa Exploratório fluxograma montagem aplicado nos

APÊNDICE E – Protocolo de Pesquisa Exploratório aplicado no setor

Documentos relacionados