• Nenhum resultado encontrado

Considerações Finais: perspetivas para a investigação

Parte II Enquadramento Metodológico do Estudo

3. Considerações Finais: perspetivas para a investigação

Ao longo deste trabalho, tive sempre como objetivo aferir a importância da utilização da estratégia TPC no contexto educativo. Esta metodologia, cada vez menos utilizada pelos professores devido à falta de tempo e ao aumento do número de alunos por turma, traz benefícios para o aluno que podem ser visíveis no seu rendimento escolar e nos seus hábitos de estudo.

Devia no entanto ter apostado inicialmente numa aproximação teórica a esta metodologia. Acontece que devido a essa lacuna, os TPC´s aplicados às turmas 1 e 2 são uma aproximação à estratégia, sendo portanto um pouco frágil a sua sustentação.

Ao analisar os dados que recolhi ao longo do ano letivo 2012/2013, verifiquei que o TPC é de facto uma mais-valia para as aprendizagens e o sucesso dos alunos.

É certo que os bons alunos realizam quase sempre o TPC, ao passo que os maus alunos raramente realizam o TPC. No entanto, aqueles alunos que se encontram no espaço intermédio revelaram melhores classificações e pontuações com a utilização do TPC. Salvaguardo, no entanto, a necessidade de reconduzir o TPC para a sala de aula, visto que quando não é analisado com os alunos, nem os que responderam corretamente ao TPC compreendem o que fizeram bem, nem os alunos que erraram no TPC compreendem o que fizeram de mal.

Com isto, a minha resposta à questão inicial mantém-se: o TPC promove o rendimento e aproveitamento dos alunos. No entanto, há muitas outras variáveis, apresentadas por Cooper (2006, p. 10) na sua tabela de variáveis do TPC, que não foram avaliadas neste relatório.

Não posso fazer grandes generalizações com este trabalho, visto que a amostra é extremamente pequena, e todo o processo de investigação esteve sempre condicionado às aulas em que lecionei. Quero com isto afirmar que em outra escola, com um professor a tempo inteiro, esta estratégia poderia, certamente, arrecadar outro tipo de “frutos”. Esta é, portanto, uma das limitações da minha dissertação. O facto de estar a desenvolver uma prática de ensino supervisionada, e ao mesmo tempo ter de desenvolver um projeto de investigação, torna complicado a investigação desta temática.

Esta investigação não aborda a questão da autorregulação desenvolvida por Harris Cooper, Lyn Corno, ou Rosa Mourão. De facto, creio que esta é a principal lacuna deste relatório, visto que não foi avaliada a metodologia do TPC de acordo com os pontos de vista dos alunos, algo que poderia ter sido feito através da realização de um inquérito. Ou seja, tantas vezes referi a tabela de variáveis de Cooper (2006, p.10), e ao fim e ao cabo, apenas investiguei o TPC sobre o ponto de vista do rendimento. No entanto, como já referi no parágrafo anterior, não dispunha de conhecimentos nem, talvez, de tempo para efetuar uma investigação tão cuidada ou aprofundada.

Este trabalho tem, no entanto, algumas potencialidades. Para mim, é um ponto de partida para a minha prática docente. Desejo sinceramente investigar esta temática ao longo da minha prática docente. Além disso, creio ser necessário à comunidade docente repensar sobre esta estratégia (talvez por isso é que exista tão pouca bibliografia portuguesa sobre este assunto – por contraponto a que existe é de boa qualidade), que pode desenvolver nos alunos algo mais do que apenas rendimento escolar.

O TPC foi, no entanto, uma estratégia que me deixou regalado ao ver as reações dos alunos perante TPC´s por vezes tão diferentes ao que estavam habituados. Foi delicioso verificar que os alunos que produziram os Globos na turma 1 sentiram aquele trabalho como deles, exigindo que depois da análise que realizei, os devolvesse. Foi ainda extremamente alegre e apaixonante ler alguns dos textos que os alunos da turma 3 construíram, seja sobre a entrevista ao Marquês de Pombal, seja sobre o testemunho de um Nobre durante o reinado de D. João V. Perante TPC´s tão diferentes (pelo menos do meu ponto de vista), e perante o empenho que os alunos demonstraram na realização das tarefas pedidas, não tenho dúvidas de que o TPC é uma estratégia que promove o desenvolvimento de competências históricas e geográficas, o aproveitamento dos alunos e apela à mudança de hábitos de estudo.

Bibliografia

 Cooper, H., Robinson, J. C. & Patall, E. A. (2006). Does Homework Improve Aca- demic Achievement? A Synthesis of Research, 1987–2003. Review of Educational

Research, 76, 1-62. Acedido Setembro 25, 2013, em

http://rer.sagepub.com/content/76/1/1.full.pdf+html

 Corno, L. (1996). Homework is a complicated thing. Educational Researcher, 25, 27-30. Acedido Setembro 24, 2013 em

http://www.jstor.org/discover/10.2307/1176489?

uid=47152&uid=3738880&uid=2&uid=3&uid=47151&uid=67&uid=62&sid=21102 993080721

 Corno, L. & Xu, J. (2004). Homework as the Job of Childhood. Theory into Pratice, 43, 227-233. Acedido Setembro 22, 2013, em

http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1207/s15430421tip4303_9

 Gill, B. P. & Schlossman, S. L. (2004). Villiain or Savior? The American Discourse on Homework, 1850-2003. Theory into Pratice, 43, 174-181. Acedido Setembro, 22, 2013 em http://www.history.cmu.edu/docs/schlossman/Villiain-or-Savior.pdf

 Jimenez, A. M. & Gaité, M. J. (1996). Enseñar Geografia De la Teoria a la prática. Madrid, Editorial Sinteses.

 Meirieu, P. (1998). Os Trabalhos de Casa. Lisboa, Editorial Presença.

 Ministério da Educação - Departamento da Educação Básica. (2002). Orientações

Curriculares de Geografia para o 3º Ciclo.

 Ministério da Educação. (1991). Programa de História - Plano de Organização do

Ensino-Aprendizagem, vol. III. Ensino Básico - 3º Ciclo.

 Mourão, R. M. F. (2004). TPC´s Quês e Porquês: Uma rota de leitura do TPC, em

Língua Inglesa, através do olhar de alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico.

Dissertação de Mestrado, Instituto de Educação e Psicologia - Universidade do Minho, Portugal;

 Mourão, R. M. F. (2009). Etapas Processuais do TPC e Efeitos Auto-regulatórios na

Aprendizagem do Inglês: Um estudo com diários de TPC no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Doutoramento, Instituto de Educaçao e Psicologia -

Universidade do Minho, Portugal.

 Projeto Educativo 2009.2013 (2009). Escola Básica de Arrifana;

 Rosário, P. S. L. et al. (2005). TPC, Auto-regulação da Aprendizagem, e

Envolvimento Parental. Psicologia em Estudo, 10, 89-97. Acedido Setembro 18, 2013, em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-

73722005000300002&script=sci_arttext

 Rosário, P. S. L. et al. (2008). TPC, auto-eficácia e rendimento em Matemática.

Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional,

http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/11872/1/2008_tpc_auto- eficacia_abrapee.pdf;

 Silva, P. A. (1996).O TPC na disciplina de História – Cadernos Pedagógico-

Didáticos. Lisboa, Associação de Professores de História;

 Trautwein, U., Köller, O., Schmitz, B. & Baumert, J. (2002). Do Homework Assign- ments Enhance Achievement? A Multilevel Analysis in 7th- Grade Mathematics.

Contemporary Educational Psychology, 27, 26-50. Acedido Setembro 21, 2013, em

Anexos

Anexo 1 – Teste de Etapa aplicado à turma 1 no final do 1.º Período

ESCOLA BÁSICA DE ARRIFANA ANO LECTIVO 2009/10

Nome………....Nº……Turma……. Assin. do Professor……….Classificação………...……. Assin. do Enc. de Educação……….……

1– Observe atentamente a figura seguinte.

Figura I– Rede cartográfica traçada sobre o Globo terrestre.

1.1 – Assinale, na figura I:

O semimeridiano de Greenwich, a azul. O equador, a vermelho.

Um paralelo, a preto.

2 – As coordenadas geográficas são imprescindíveis para localizarmos, com exactidão, qualquer lugar na superfície terrestre.

2.1 – Defina o conceito de Latitude.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

2.2 – Defina o conceito de Longitude.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

2.3 – Assinale, com V (verdadeiro) ou F (falso) as frases seguintes. ______ O equador é um semi-meridiano.

______ Os meridianos são círculos menores.

______ Os meridianos são círculos que dividem a Terra em duas partes iguais. ______ O semimeridiano de Greenwich serve para determinarmos a latitude.

______ Os paralelos são círculos menores, pois dividem a Terra em duas partes desiguais. ______ O equador é um círculo máximo.

______ Os paralelos são círculos menores.

______ Os meridianos são círculos máximos que passam pelos pólos. ______ O valor máximo da latitude é 90º.

______ A longitude mede-se a partir do equador.

3– Observe atentamente a figura seguinte.

Figura II – As coordenadas geográficas.

3.1 - Com base na figura II, complete o quadro seguinte:

Lugares Latitude Longitude A B C D E F

G H I

4– Observe atentamente a figura seguinte.

Figura III– rede cartográfica traçada sobre o Globo terrestre.

4.1– Assinale, na figura III, os seguintes lugares:

Lugares Latitude Longitude

A 45ºN 25ºE B 60ºN 60ºE C 45ºN 50ºE D 35ºN 10ºW E 45ºN 0º BOM TRABALHO! Anexo 2 - Teste de Etapa aplicado à turma 2

ESCOLA BÁSICA DE ARRIFANA

3ª Ficha de Avaliação de Geografia - 9º A

Nome ____________________________________________________________ Nº_________ Assin. do Professor_______________________ Classificação___________________________ Assin. do Enc. de Educação ______________________________________________________

Grupo I

1. Observe atentamente o seguinte mapa.

Figura 1 – Os níveis de desenvolvimento humano no mundo.

1.1. Explique o que entende por IDH e refira quais os indicadores simples utilizados para o seu cálculo.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

1.2. Indique as características dos Países Desenvolvidos no que respeita às diferentes dimensões do desenvolvimento, apresentando um exemplo de um país em concreto. __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

Grupo II

1. Existem diversos fatores que condicionam o desenvolvimento dos países. 1.1. Refira os obstáculos ao desenvolvimento.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

1.2. Explique um dos obstáculos ao desenvolvimento, à sua escolha.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ Grupo III

1. Observe atentamente a seguinte tabela.

Países/ Indicadores

PIB per capita (dólares) Taxa de Alfabetização Taxa de Mortalidade Infantil Esperança Média de Vida Portugal 22413 94,90% 5,23‰ 79,4 Malawi 351 64,10% 107,81‰ 48,3

Tabela 1 – Alguns indicadores de desenvolvimento.

1.1. Com base nos valores da tabela, comente as desigualdades de acesso à alimentação, educação e saúde no Mundo.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

Grupo IV

1. Leia atentamente o seguinte excerto: “Nos países em desenvolvimento, os direitos humanos mais elementares estão muitas vezes ausentes devido a conflitos étnicos, religiosos e culturais.”

1.1 Com base no excerto, identifique os principais problemas retratados e apresente possíveis soluções. __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ Grupo V

1. Observe a seguinte imagem.

Figura 2 – Os objetivos do Milénio.

1.1. Explique a necessidade de serem estabelecidos os objetivos do milénio.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

1.2. Explique um dos objetivos do Milénio, à sua escolha.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

2. Comente a seguinte expressão: “Apesar dos objetivos do milénio terem sido apresentados como soluções que permitiriam atenuar os Contrastes de Desenvolvimento, verifica-se que, até ao momento, pouco ou nada mudou...”

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ Bom trabalho!!!

Anexo 3 - Teste de Etapa aplicado à turma 3 e 4

ESCOLA BÁSICA DE ARRIFANA

NOME: ______________________________________________ Nº:_____ Turma: _____ A Prof: _______________ Classif: ______________ O Enc. Educ: _________________

- Analisa atentamente todos os documentos antes de responderes às questões.

1- Nos séculos XVII e XVIII, Amesterdão e Londres substituem Lisboa e Sevilha como principais centros económicos.

1.1- Indica dois fatores que permitiram a ascensão económica da Holanda e da Inglaterra.

--- ---

1.2- Observa a imagem ao lado (Doc. 1) Doc. 1 a) Identifica a personagem histórica representada no documento 1.

--- b) Explica em que consistia o Ato de Navegação, publicado em 1651.

--- ---

2- O período compreendido entre os séculos XVI e XVIII, na maior parte da Europa, foi designado por Antigo Regime.

2.1- Define Antigo Regime.

--- ---2.2- A sociedade do Antigo regime era profundamente estratificada e hierarquizada.

a) Identifica as ordens sociais representadas na coluna A.

Coluna A Coluna B _____________________ ___________ __________________ ___________________ 1.Isentos de impostos 2. Pagamento de impostos

3. Ocupava importantes cargos administrativos

4. Desempenhava funções militares 5. Assegurava as atividades produtivas 6. Cobrava o dízimo

7. Recebiam rendas

8. Acesso a tribunais com leis próprias.

b) Faz corresponder para cada ordem social (coluna A), os privilégios e obrigações (coluna B) que lhe estão associados.

Doc. 2- “Luís XIV” 3.1- Identifica o regime que vigorou durante o reinado de Luís XIV.

---

---

---

3.2- Refere os poderes do rei representado no documento 2. --- --- --- --- ---

3.3- Explica a origem do poder de Luís XIV.

---

---

---

4.1- No Antigo Regime, a economia baseava-se essencialmente na agricultura, embora de baixa produtividade e de baixos rendimentos. Concordas com esta afirmação? Justifica a tua resposta. ---

---

---

---

4.2 – Observa os seguintes esquemas (Doc. 3), que representam as situações possíveis de uma balança comercial: Doc. 3 A- ___________________ B - __________________ C - __________________ a) Completa os esquemas (doc. 3), escrevendo por baixo de cada um a legenda adequada: Balança Comercial positiva; Balança Comercial negativa (deficitária); Balança Comercial equilibrada. b) Identifica qual destas situações pretendiam alcançar os mercantilistas. ---

---

4.3- No reinado de Luís XIV, em França, vai ser posta em prática uma doutrina económica designada por Mercantilismo. a) Identifica o seu responsável. --- --- b) Define Mercantilismo. --- --- --- ---

4.4- Em Portugal o Mercantilismo também foi aplicado no século XVII. a) Por quem? ---

b) Enumera duas dessas medidas mercantilistas

aplicadas.---

---

---

c) Consideras que estas medidas tiveram os resultados esperados? Justifica a tua resposta. ---

---

---

---

4.5- Lê atentamente o texto que se segue, pois contém seis erros. Assinala-os e corrige-os: Em 1750, foi assinado entre Portugal e França o Tratado de Methuen. Este Tratado estabelecia que os tecidos de linho de França entrariam livremente em Portugal, em troca dos vinhos portugueses. Assim, a política de desenvolvimento agrícola foi abandonada, prevalecendo os interesses de exportação dos vinhos portugueses. Nesta época, Portugal vai conseguir uma estabilidade financeira, graças às grandes remessas de ouro que vinham de África. 4.6 - Coloca um X nas opções corretas: O Mercantilismo não resultou em Portugal, devido: a) ____ Tratado de Methuen b) ____ Falta de apoio do Estado c) ____ Descoberta do ouro do Brasil d) ____ desinteresse da burguesia Doc. 4- Chegada de ouro do Brasil 4.7– Indica o período e o reinado em que ocorreu o maior afluxo de ouro brasileiro a Lisboa. ---

---

4.8 – Descreve, com base no texto (Doc. 5), a forma como foi aplicado o ouro do Brasil. ---

Doc. 5 Abraçámos o luxo e abandonámos a indústria correndo ignoradamente atrás da riqueza imaginária das minas de ouro, que nos têm arruinado e empobrecido.

Acharíamos fortuna nas minas se houvéssemos aplicado bem o seu precioso género. Mas, como fizemos mau uso do ouro, as minas reduziram-se a pagarmos com dinheiro (os défices) da Balança de Comércio e não chega.

Alexandre de Gusmão, Cálculo sobre a Perda de Dinheiro do Reino, 1749

---

---

4.9- Assinala com um x as frases corretas, relativamente às consequências que a chegada do ouro a Portugal provocou: a) ___ corte modesta; b) ___ proteção das manufaturas; c) ___ construção do Mosteiro dos Jerónimos; d) ___ o país passou a comprar todos os produtos de que necessitava; e) ___ as importações aumentaram. 5. Observa as figuras: Doc. 6- Marquês de Pombal Doc.7 – Lisboa Pombalina 5.1- Marquês de Pombal, figura de grande prestígio no séc. XVIII, defendeu e aplicou em Portugal o Despotismo Esclarecido. - Identifica:

a) O cargo que ocupou: ---

---

b) Duas medidas a nível social: ---

---

---

c) Duas medidas a nível económico: ---

---

d) Duas medidas para reforçar o poder do Estado: ---

---5.2- Define Despotismo Esclarecido. ---

---

---

---

---5.3- Identifica as características gerais de Lisboa Pombalina, após o terramoto de 1755.---

---

5.4- Assinala as frases Verdadeiras e Falsas, corrige as falsas:

a) Marquês de Pombal perseguiu a burguesia e a nobreza. ---

b) O rei D. Pedro II depositou imensa confiança no Marquês de Pombal. ---

c) A administração e a economia desenvolveram-se no tempo do Marquês de Pombal. ---

d) Marquês de Pombal aplicou o Mercantilismo em Portugal. ---

e) A burguesia beneficiou com a ação governativa do Marquês de Pombal. ---

f) A ação deste governante vai reforçar o poder dos grupos privilegiados. ---

g) Durante o seu governo, vai ser decretada a igualdade entre cristãos-novos e cristãos-velhos. ---

A Professora Rosa Fonseca BOM TRABALHO! 

Documentos relacionados