• Nenhum resultado encontrado

2. A INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESCOLAR SOBRE A QUALIDADE

2.6 Considerações para o Programa de Melhoria da Gestão Escolar

A tarefa da subdivisão da gestão da escola nas dez dimensões concebidas pela autora Heloísa Lück permitiu a verificação de maior detalhamento da gestão da escola selecionada para este estudo de caso. Por meio da perspectiva conceitual, foi possível confrontar as dimensões da gestão da EM Carlos Góis, selecionada para estudo de caso, com as dimensões consideradas pela autora, possibilitando, então, caracterizá-la.

Verifica-se, no entanto, que não é fácil a separação das dimensões da gestão escolar. Isso, porque algumas dimensões são intimamente relacionadas de tal forma que não se sabe os limites de influência de cada uma.

Mesmo assim, e o que mais interessa, é que a partir da análise da escola e do suporte da literatura foi possível extrair importantes elementos que auxiliaram na compreensão de como uma gestão comprometida, especialmente com a dimensão pedagógica, podem levar a uma escola eficaz, confirmando assim, a primeira hipótese desta pesquisa.

Pode-se dizer que as demais dimensões da gestão, suporte da dimensão pedagógica, e, em especial a gestão de pessoas e a gestão participativa tenha validado também a segunda hipótese da pesquisa, de que a direção da escola selecionada para estudo de caso consiga articular a participação da comunidade escolar, alinhando equipe pedagógica, professores, pais e alunos, com vistas à produção de resultados acadêmicos.

A terceira hipótese da pesquisa, de que os projetos angariados pela gestão da escola selecionada sejam eficazes, com reflexos positivos no desempenho dos alunos, pode ser confirmada, também, pela implementação de alguns projetos pioneiros na escola, sobretudo a articulação entre o Projeto da Escola Integrada com o Projeto de Intervenção Pedagógica.

Uma vez que as três hipóteses se interrelacionam com a gestão da escola em estudo, não foi possível atribuir peso maior para uma ou para outra no que se refere ao impacto sobre os resultados da escola. Entretanto, a confirmação das três hipóteses indica que tais elementos foram essenciais para o sucesso da escola e, por isso, devem ser contemplados no plano de intervenção educacional no próximo capítulo, constituindo algumas de suas bases.

3. PROGRAMA DE MELHORIA DA GESTÃO ESCOLAR

Conforme apresentado na introdução desta dissertação, o objetivo final da presente pesquisa é a construção de um programa de melhoria da gestão escolar. Tal programa é aplicável a qualquer escola ou rede de ensino, e, considerando que o aluno-pesquisador é servidor da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o programa será proposto à rede municipal de educação dessa cidade.

Como ponto de partida para a construção do programa, foi realizado um estudo de caso, cuja escola selecionada apresenta médias educacionais semelhantes aos das escolas de melhor desempenho na RME-BH, apesar de situar- se em contexto socioeconômico inferior ao daquelas escolas.

Para isso, no capítulo I desta dissertação foi constatada a relação entre desempenho escolar e nível socioeconômico para as escolas da RME-BH. Embora tenha sido verificada a influência dos fatores socioeconômicos sobre os resultados escolares, a pesquisa demonstrou que não há, deterministicamente, uma vinculação entre fracasso escolar e fatores extraescolares, uma vez que algumas escolas não seguem o padrão esperado. A partir desta constatação, foi selecionada a EM Carlos Góis da RME-BH para estudo de caso, na qual seus resultados eram satisfatórios apesar de estar inserida em um contexto socioeconômico desfavorável.

No capítulo II foram analisadas as dimensões da gestão da EM Carlo Góis, procurando compreender como a gestão da diretora Denise Diniz pode permitir que a escola superasse a influência socioeconômica sobre os resultados.

Por fim, neste capítulo é apresentado o programa de melhoria da gestão escolar que será proposto à Secretaria Municipal de Educação. O Programa contempla importantes ações voltadas à gestão escolar, orientadas pelas boas práticas observadas na EM Carlos Góis e nos autores estudados.

Sabe-se que tais ações podem contribuir para a busca de conhecimentos e habilidades do diretor e, principalmente, para o desenvolvimento de atitudes de liderança para o exercício de uma gestão escolar mais competente. Entretanto, é oportuno lembrar que, apesar de o gestor escolar ser o principal responsável pelos resultados acadêmicos da instituição, não se pode desconsiderar o importante papel que deve ser atribuído às Secretarias de Educação na formação e capacitação do mesmo. Lück (2009) também acredita que seja possível aprender a liderar e desenvolver gestão compartilhada, quando coloca que:

Existem indivíduos que despontam naturalmente para exercer esse papel e certamente o farão se o ambiente favorecer. Mas mesmo eles precisam de orientação para empregar essa habilidade e toda a energia em nome do bem coletivo. Trata-se de um exercício associado à consciência de responsabilidade social. Onde a gestão é democrática e participativa, há a oportunidade de desenvolver essa característica em diversos agentes. Somente governos e organizações autoritários e centralizadores não permitem isso. E a escola, é claro, não deve ser assim (grifo do autor) (LÜCK, 2009, em entrevista à revista Nova Escola Gestão Escolar).

Nesse sentido, compreende-se que os aspectos relacionados à formação de diretores devem ser contemplados neste programa de melhoria da gestão escolar. Outras proposições estabelecidas neste programa de melhoria da gestão foram elencadas a partir das recomendações de bancos de melhores práticas na perspectiva das dimensões da gestão escolar verificadas na obra de Heloísa Lück34

que serviram como fundamentos para análise da EM Carlos Góis. 3.1 Objetivos do Programa

A proposição de um programa de melhoria da gestão escolar objetiva o favorecimento, direta ou indiretamente, da qualidade do ensino ofertado pela escola, ou rede de escolas, por meio de uma reorganização da gestão escolar.

Ao se destacar os principais fatores relacionados à gestão da escola que podem exercer influência sobre a qualidade do ensino, este programa visa contribuir como referência para gestores escolares, especialmente os da RME-BH, como um plausível modelo de gestão.

Assim, o objetivo principal deste plano é permitir maior conscientização dos gestores escolares como lideranças pedagógicas, motivando sua equipe na busca constante da melhoria do processo de ensino/aprendizagem.

Logo, sua meta é permitir maior qualidade e equidade no ensino tanto no nível intraescolar como também interescolar, independentemente das origens sociais dos alunos.

Para o alcance desse objetivo e dessa meta foi proposto um programa de melhoria da gestão escolar, que reporta aos principais elementos considerados ao longo desta dissertação. O programa é composto de um conjunto de ações e

orientações, tendo como fundamento os resultados da pesquisa contidos no capítulo II.

Tais orientações objetivam auxiliar gestores em exercício, ou aspirantes ao cargo, no aprimoramento de competências e no desenvolvimento de habilidades inerentes à gestão.