• Nenhum resultado encontrado

2. A INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESCOLAR SOBRE A QUALIDADE

2.5 Análise da Escola selecionada na perspectiva das dimensões da gestão

2.5.1 Fundamentos e princípios da educação e da gestão escolar

Esta dimensão está relacionada aos princípios e objetivos que a gestão de uma escola deve se estruturar. Para isso, o diretor necessita estar permanentemente atento aos desafios que a sociedade demanda para as instituições escolares. De acordo com Lück (2009), o gestor deve compreender os elementos que envolvem os conceitos educacionais, tendo em mente as seguintes reflexões: o sentido da educação, seus fundamentos, princípios, diretrizes, objetivos propostos pela teoria educacional e pela legislação; os objetivos da educação na sociedade atual; a função da escola e de seus profissionais segundo as proposições legais e as demandas sociais; os princípios e diretrizes que constituem uma escola eficaz; saber quem são seus alunos e quais são suas necessidades educacionais e humanas,

tanto em relação ao seu estágio de desenvolvimento quanto a seus desafios sociais; as condições necessárias para um melhor aprendizado; e a organização da escola para oferecer ao aluno condições educacionais favoráveis para a formação e aprendizagem.

Em relação à EM Carlos Góis, a diretora da escola demonstra possuir nível adequado de conhecimento sobre os fundamentos educacionais. Na visão dos professores, de acordo com o nível de concordância sobre essa dimensão, apresentada no quadro 2, a diretora da escola parece conhecer os fundamentos e princípios da educação. Ainda, de acordo com os mesmos, a diretora possui a visão abrangente da escola, mobilizando e orientando a participação dos membros da escola para a promoção de uma educação de qualidade.

Quadro 2 – Avaliação da diretora quanto ao conhecimento dos princípios da educação

Frequência de respostas dos professores relativa à avaliação da Diretora quanto ao conhecimento sobre os fundamentos e princípios

da

educação e da gestão

Concordância → 0 1 2 3 4 5

Respondentes 1 - Aplica nas práticas de gestão escolar e na orientação dos planos de

trabalho e ações promovidas na escola, fundamentos, princípios e diretrizes educacionais consistentes e em acordo com as demandas de aprendizagem e formação de alunos como cidadãos autônomos, críticos e participativos.

1 9

2 - Adota em sua atuação de gestão escolar uma visão abrangente de escola, um sistema de gestão escolar e uma orientação interativa, mobilizadora dos talentos e competências dos participantes da comunidade escolar, na promoção de educação de qualidade.

10

Elaborado pelo autor a partir da resposta dos professores ao questionário aplicado. Entretanto, os conhecimentos sobre gestão escolar, confirmado pela entrevista realizada, parecem ter sido construídos mais pela experiência no exercício do cargo, pela busca de informações e pela motivação pessoal do que por meio de cursos de capacitação de gestores (disponibilizados pela Secretaria de Educação aos diretores da RME-BH) ou pela formação no curso superior de Pedagogia. Isto pode ser deduzido a partir da resposta da diretora quando perguntada sobre como ocorreu sua formação para o exercício do cargo:

Eu acho que são muito mais ideais que a gente tem. Formação a gente busca dali, daqui, vai ali. Eu não estou no Mestrado agora? Foi uma coisa construída pelo desejo. Não tive formação adequada nem

da Secretaria e nem da faculdade. Na faculdade a gente fazia matéria de gestão. Mas, não tinha nada a ver com isso, não. Era um outro tipo de gestão (diretora da escola, em entrevista).

E quando perguntada se os conhecimentos adquiridos no Mestrado Profissional do PPGP/CAEd da UFJF tem contribuído em seu trabalho como gestora, ela responde, com entusiasmo:

Nossa, tem contribuído e muito. Principalmente quando você vê (a disciplina) Estudos de Casos, aqueles casos de gestão vistos ano passado. Todos (casos) sempre tinha alguma coisa a ver. Nesse semestre, a matéria que menos estou gostando, Liderança Educacional e Gestão Escolar. Acho que muitas coisas que eles colocam entram em conflito com a prática, então, “ah, não quero ver isso não!”. Mas, você vai lá e insiste mais um pouquinho. Eu acho que esses momentos assim fortalecem esse lado que você já tem, da prática, que tá dando certo, e você começa a ter um outro olhar sobre determinadas situações. Coisa que eu não tinha antes. Como, por exemplo, na questão dos indicadores (educacionais). Pensava: “Ah, resultados”. Eu antes não me preocupava com que formava simplesmente esses indicadores, não. Eu queria o resultado em si. Agora, hoje, eu entendo o que acontece. E você ter a compreensão disto é fundamental (diretora da escola, em entrevista).

Tudo indica que a diretora da escola procura continuamente se aprimorar sobre os fundamentos e princípios da gestão escolar e, mais importante que isso, compartilhando tais conhecimentos com a comunidade escolar. Isso pode ser percebido em alguns trechos de sua entrevista:

Eu tive minha primeira reunião com eles para isso (explicar as avaliações externas e os indicadores socioeducacionais) em fevereiro. E eu quero ter outra reunião com eles em agosto especificamente sobre isso. É uma formação sobre isso. Eu fui ter na matéria de Avaliação e Indicadores Educacionais do Manuel (Palácios)25. Eu não sabia de onde vinha e o porquê disso e qual a

importância disso. Igual quando você vê em Temas de Reformas de onde nós saímos e como chegamos no que está aí, o porquê de nossa lei de educação ser essa... Então, isso daí possibilita entender o porquê das ações. E sem você saber o porquê, você faz tudo muito mecanicamente. Hoje em dia, eu já falo de uma maneira diferente sobre essas avaliações. E até mesmo, por exemplo, numa reunião de Colegiado, você explicar isso para as pessoas que estão lá naquela comunidade. Isso possibilita refletir o tempo inteiro sobre a prática da gente. Na hora que você vai fazer uma coisa na escola,

25

Manuel Palácios é pesquisador do CAEd e professor doutor da UFJF. É um dos idealizadores do curso de Mestrado Profissional de Gestão e Avaliação da Educação, atuando também como professor da Disciplina Avaliação e Indicadores Educacionais do referido curso.

você para e pensa: “opa, legal. Por isso. Isso é o certo.” Já se você for fazer uma coisa que é errada, você para e pensa: “Opa, não posso”. (diretora da escola, em entrevista)

Nesse mesmo sentido, é muito importante que os diretores, e demais educadores, busquem na literatura, nos fóruns sobre educação, em cursos de formação ou pós-graduação os conhecimentos necessários para seu aprimoramento profissional e para o desenvolvimento de competências conceituais sobre educação e sobre as dimensões da gestão escolar.