• Nenhum resultado encontrado

PARTE 1 – REVISÃO DE LITERATURA

7. RESULTADOS E DISCUSSÃO

7.4. Considerações Sobre os Resultados da Pesquisa de Campo

A função de armador tem suas atividades realizadas na construção de estruturas de concreto armado utilizado nas fundações, pilares, vigas e lajes, sendo responsáveis pelo transporte, montagem e colocação das armaduras de ferro nos locais onde será realizada a concretagem da estrutura. A partir dos resultados encontrados verifica-se que apenas trabalhadores com deficiência auditiva parcial (caso real) e total podem exercer as funções sem nenhuma adaptação do trabalho. Indivíduos com amputações de perna e pé só poderão exercer as atividades na função de armador se utilizarem próteses para a perna ou pé, que facilitará o deslocamento no canteiro de obras e permitirá o manuseio dos objetos e ferramentas com as mãos ao se deslocar e em pé.

No caso real do servente 1 avaliado, o trabalhador exerce suas atividades laborais na área de vivência do canteiro de obras, semelhante a um trabalhador de almoxarifado, guardando e entregando ferramentas e EPIs, além de realizar limpeza e organização do local. Observa-se que trabalhadores com deficiência auditiva parcial (caso real) e total podem exercer as funções sem nenhuma adaptação do trabalho. Indivíduos com amputação de dedos e de polegar também podem realizar a função sem mudanças, pois quando precisar pegar ferramentas com as duas mãos, o trabalhador apóia-a com a mão com deficiência no movimento de garra e com a outra segura os objetos e ferramentas para guardar no container ou entregar aos outros funcionários. Trabalhadores com amputações de perna e pé, eles só poderão exercer as atividades na função de servente 1 se utilizarem próteses para a perna ou pé, que facilitará o deslocamento na área de vivência e permitirá o manuseio dos objetos e ferramentas com as mãos ao se deslocar e em pé.

O trabalhador que exerce as atividades laborais de servente 2 realiza o transporte de objetos ao longo de canteiro de obras, ajuda o içamento de cargas pelo guindaste e executa também a limpeza e organização do local de trabalho. Pode ser observado que apenas trabalhadores com deficiência auditiva parcial (caso real) e total podem exercer as funções sem nenhuma adaptação do trabalho. Indivíduos com amputações de perna e pé só poderão

adequadas para a perna ou pé, facilitando o deslocamento ao longo do canteiro de obras e permitindo carregar objetos e ferramentas com as mãos.

O encarregado de turma avaliado tem como função comandar uma equipe de trabalhadores para o desmatamento da vegetação das áreas limites do canteiro de obras. Além de distribuir as tarefas aos funcionários da equipe, o encarregado determina quais as áreas devem ser desmatadas, quais apresentam riscos à população vizinha da obra e algumas vezes, realiza a extração vegetal com motosserra ou facão. A partir dos resultados encontrados, somente o trabalhador deficiência auditiva poderão exercer a função sem mudanças no ambiente de trabalho. Nos casos de trabalhadores com amputações de braço, mão, dedos ou polegar, eles poderiam exercer as atividades, porém sem realizar extração vegetal com a motosserra. Sujeitos com amputações de perna e pé, eles só poderão exercer as atividades na função de encarregado se utilizarem próteses para a perna/pé, o que facilitará o deslocamento no canteiro de obras.

Os carpinteiros são profissionais característicos de obras da construção civil, sendo muito importante para o levantamento das estruturas. No posto de trabalho avaliado, sua função principal é confeccionar e fixar os painéis e formas para a construção de estruturas de concreto. Verifica-se que apenas trabalhadores com deficiência auditiva podem exercer as funções de carpinteiros sem nenhuma adaptação do trabalho. Indivíduos com amputações de perna e pé só poderão exercer as atividades na função se utilizarem próteses para a perna ou pé, que facilitará o deslocamento no canteiro de obras e permitirá o manuseio dos objetos e ferramentas com as mãos ao se deslocar e em pé.

Os pedreiros são profissionais característicos de obras da construção civil, sendo muito importante para a construção das estruturas de concreto, de alvenaria e fazer acabamentos. No posto de trabalho avaliado, as principais funções são construir fundações, estruturas de concreto e alvenaria. Pode ser observado que somente indivíduos com deficiência auditiva podem exercer a função de pedreiro sem nenhuma adaptação do trabalho. Trabalhadores com amputações de perna e pé só poderão exercer as atividades se utilizarem próteses para a perna ou pé, que facilitará o deslocamento no canteiro de

obras e permitirá o manuseio dos objetos e ferramentas com as mãos ao se deslocar e em pé.

O pintor letrista realiza a pintura de superfícies internas e externas da obra, pinta e adesiva as placas e sinalizações presentes ao longo do canteiro de obras. A partir dos resultados encontrados verifica-se que somente indivíduos com deficiência auditiva podem exercer a função de pintor letrista sem nenhuma adaptação do trabalho. Para trabalhadores com amputação de braço e mão exercerem as atividades da função seria necessário solicitar ajuda a outro funcionário para a atividade de adesivar placas e sinalizações. Os indivíduos com amputação de dedos e polegar poderão executar as atividades se utilizarem próteses adequadas de dedos ou polegar, permitindo a realização do movimento de pinça e garra ou solicitar ajuda a outro funcionário para a atividade de adesivar placas e sinalizações. Sujeitos com amputações de perna ou pé, poderão exercer as atividades da função se utilizarem próteses para a perna ou pé, facilitando o deslocamento no canteiro de obras e permitindo o manuseio dos objetos e ferramentas com as mãos ao se deslocar e em pé, por isso foi determinado resultado aceitável com mudanças.