• Nenhum resultado encontrado

PARTE 1 – REVISÃO DE LITERATURA

3. Inclusão de Pessoa com Deficiência no trabalho

3.5. Importância da indústria da construção civil no Brasil

A construção civil é um importante setor industrial da economia, pois estimula o equilíbrio social e o desenvolvimento do país, apresentando alta capacidade de geração de emprego, com a absorção de um grande contingente de mão-de-obra, tanto qualificada como com pouca qualificação profissional.

Segundo Silva (2001), a indústria da construção civil é constituída em sua maioria por empresas nacionais, que utiliza matéria-prima (material de consumo) e serviços (empresas ou pessoas, que prestam serviços terceirizados) em grande parte da própria região onde está atuando.

No Brasil, pode-se dizer que existem basicamente três situações. A primeira contempla as empresas de grande porte que atuam no setor de construção de grandes obras, como rodovias, aeroportos e hidroelétricas. Estas empresas, também, atuam internacionalmente e muitas vezes constituem consórcios para concorrência em licitações especificas. Outra situação são as empresas de médio e pequeno porte, que atuam regionalmente na construção de empreendimentos, galpões industriais e licitações para obras de pequeno porte. Estas empresas normalmente contratam microempresas para realização de atividades específicas, como a montagem de formas, pintura, aplicação de gesso, instalações elétricas, de gás e etc. Também se encontram neste grupo as pequenas empresas que atuam no ramo da recuperação de estruturas, realização de reformas e etc. Por fim, o terceiro grupo tem característica informal, por não caracterizar contrato de prestação de serviço, porém muito comum nos chamados serviços domésticos, como uma pequena reforma em casa, ou até mesmo a construção da casa própria (VÉRAS, 2004).

Segundo a definição do IBGE (2010) a indústria da construção civil é dividida nos subsetores de: edificações; construção pesada e de infra-estrutura e o de montagem industrial. De acordo com Costa (1991), as características desses setores podem ser observadas na tabela 6.

Tabela 6 – Características do setor da construção civil

Edificações Construção pesada e

infra-estrutura

Montagens industriais

Atividade Construção de edifícios

(residenciais, comerciais, institucionais, etc.) e serviços auxiliares e complementares a estes.

Obra de estrutura viária, inclusive estruturas complementares que requerem tecnologia especial), de saneamento e para produção de energia. Montagem de estruturas (mecânicas, elétricas, eletrônicas, hidromecânica etc.) sistemas ligados aos segmentos de energia, telecomunicações e exploração de recursos minerais.

Fonte: Costa (1991)

A indústria da construção civil participa do Produto Interno Bruto (PIB) com valores bastante significativos, sendo que é uma indústria que depende muito da situação econômica do país ou do estado e de investimentos governamentais, que é quem estimula o surgimento das obras. Ela também favorece o crescimento econômico com o aquecimento do comércio local, com a compra de materiais e contratação de pessoal e serviços na região.

De acordo com a Pesquisa Anual da Indústria da Construção divulgada em 2009, referente ao ano de 2007, a expansão do PIB do setor da construção foi de 5%, semelhante com o crescimento brasileiro que foi de 5,7%. A pesquisa ainda mostra que o setor de construção brasileiro era formado por 110 mil empresas e que entre 2006 e 2007, o valor das obras realizadas pela indústria da construção cresceu, em termos reais, 10,9%, sendo que o segmento de edificações residenciais, que tem o maior peso no setor, teve expansão nominal de 13,9% (IBGE, 2010).

A tabela 7 mostra dados da construção civil em relação à quantidade de empregos no país e no estado de Pernambuco (PE) e sobre a remuneração média dos trabalhadores. Pode ser observado que nos últimos 3 anos houve aumento da quantidade de empregos tanto no Brasil quanto no estado de Pernambuco e com um pequeno aumento da remuneração média dos trabalhadores da construção civil no país.

Tabela 7 – Quantidade de empregos e remuneração na construção civil.

2007 2008 2009

Empregos - Brasil 1.617.989 1.914.596 2.132.288

Empregos - PE 54.190 69.720 86.337

Remuneração - Brasil 1.125,07 1.212,37 1.296,10

Fonte: RAIS 2008 e 2009 (BRASIL 2010)

Segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil em Pernambuco (SINDUSCON/PE, 2003) o investimento no setor da construção civil acarreta impacto direto na economia do país, além de minimizar o déficit de infra- estrutura e de habitação do Brasil. Além disso, a indústria da construção civil tem papel importante na geração de empregos diretos e indiretos e, principalmente para aqueles com pouca capacitação profissional.

A indústria da construção civil está em crescimento, tanto no país quanto no estado de Pernambuco, sendo uma importante impulsionadora do desenvolvimento econômico no Brasil e no estado, principalmente através das obras de infra-estrutura.

Segundo Barkokébas Junior et al (2008), pelo grande número de empregados, seu volume de capital circulante e utilidade dos produtos e serviços, o setor da construção necessita de atenção e cuidados equivalentes a sua importância, e apesar da significativa melhora, ainda não é o suficiente. Corroborando com o autor, de acordo com dados do anuário estatístico de 2009 do Ministério da Previdência Social (INSS, 2010), a construção civil é o setor industrial que ocupa a segunda posição no ranking dos setores produtivos em que mais houve acidentes no país.

Pode ser observada na tabela 8 a quantidade total de acidentes de trabalho que ocorreram no Brasil e no setor da construção entre os anos de 2007 e 2009. Percebe-se que houve aumento dos acidentes ao longo dos anos neste setor industrial, enquanto que no país houve uma redução entre os anos de 2008 e 2009. Porém, é importante salientar que houve um aumento significativo de trabalhadores no setor da construção, assim, proporcionalmente houve uma redução na quantidade de acidentes de trabalho neste setor econômico.

Tabela 8 – Quantidade total de acidentes de trabalho e na construção civil no Brasil. 2007 2008 2009 Total de acidentes de trabalho no Brasil 659.523 755.980 723.452 Acidentes de trabalho na Construção civil 37.394 52.830 54.142 Fonte: INSS, 2010.

Assim, através de dados do crescimento do PIB, do número de empregos e da quantidade de acidentes de trabalho no setor, verifica-se a importância da construção civil para o desenvolvimento do país e de Pernambuco, porém apesar do investimento, os seus trabalhadores ainda sofrem com as questões de saúde e segurança do trabalho.

4. AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FUNCIONAIS DA PESSOA COM