• Nenhum resultado encontrado

Nossa pesquisa procurou seguir com rigor (não rigidez), sistematicidade e critérios os objetivos que definiram o seu paradigma e a sua abordagem, razão pela qual, em primeiro ato, escolhemos coleções didáticas para a análise dos anúncios e buscamos acessá-las, para, em posse delas, respondermos as questões formuladas.

Algumas estratégias foram fundamentais para o acesso às fontes de nosso corpus. Inicialmente, agendou-se consulta na Secretaria Estadual de Educação na cidade de Natal/RN, para solicitação da lista atualizada de escolas estaduais natalenses em serviço, as quais são responsáveis diretas pela escolha do material garantido pelo Programa Nacional do Livro Didático.

63 Disponibilizada a referida lista, selecionaram-se as escolas que atendem apenas, ou também, ao Ensino Médio. Concomitantemente, com a mediação da mesma Secretaria, foi estabelecido contato via telefone e email com o Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de ter acesso à listagem de livros didáticos escolhidos no ano de 2011, os quais foram distribuídos no início de 2012 e devem permanecer em uso por um triênio. Esses contatos com o MEC foram necessários porque a Secretaria de Educação local (ainda) não dispunha do catálogo de obras adotadas na cidade e as respectivas escolas.

Essa listagem, à semelhança da primeira, foi prontamente enviada para que, enfim, pudesse ser feita, a partir dos dados extraídos da outra lista (a das escolas natalenses ativas que atendem ao Ensino Médio), a notação das obras selecionadas pelas escolas de interesse na capital potiguar.

Com o inventário inicial pronto, definimos as coletâneas submetidas aos processos da pesquisa, estabelecendo como principal critério delimitador o de obras adotadas por maior número de escolas. Seguiu-se a isso, a possibilidade de acesso aos exemplares dos manuais didáticos e o atendimento à expectativa de aparecimento do gênero discursivo objeto de análise.

A partir dessas propriedades, e considerando as condições e os prazos acadêmicos para realização da pesquisa, selecionamos as duas coleções fasciculadas em três volumes: Português Linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães; e Português: contexto, interlocução e sentido, de Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara. Esses livros foram obtidos por meio de uma professora em exercício na rede pública de ensino e explorados cumprindo um fluxograma que centralizou nossas questões e objetivos, por vezes, reconfigurando-os.

Para atingir os objetivos do estudo, portanto, utilizamos como procedimento de investigação a análise de enunciados em perspectiva dialógica, e, para a construção do corpus, definimos e cumprimos o “passo-a-passo” de trabalho sumariamente descrito abaixo.

 Consulta, folha a folha, de cada um dos volumes para a identificação e o recorte dos anúncios.

64  Catalogação das peças publicitárias abordadas pelas obras/coleções em

tabelas e gráficos sistematizados

 Escaneamento dos dados, edição e elaboração de ficha com informações sobre o volume, a seção, o capítulo, a página e a designação como anúncio ou não.

 Caracterização inicial da abordagem (com questões ou sem questões) do gênero e do lócus de ocorrência dos anúncios (seção de Língua/Gramática, Literatura ou Leitura e Produção de Textos).

 Construção preliminar de categorias guiada pelos atos de significar e de relacionar os dados.

 Agrupamento por categorias (re)definidas durante o processo de estudo dos anúncios nos capítulos das obras.

 Análise dos anúncios e das propostas de leitura apresentadas no material, com base nos aportes teóricos que sustentam a pesquisa.

 Problematização da abordagem dada no que concerne ao tratamento do gênero na sua constituição verbo-visual contextualizada.

 Organização da análise pela operacionalização de recortes significativos dos dados, buscando maior suporte e aprofundamento teórico.

 Discussão dos resultados obtidos a partir dos dados das questões e dos comentários referentes aos anúncios em cada coleção.

 Elaboração de conclusões com base nas interpretações construídas.

Cumpre ressaltar que os dados foram revisitados inúmeras vezes ao longo da análise e que esses passos não são hierárquicos, sequenciados e isolados, mas se construíram de forma dinâmica e dialógica. Esse conjunto permitiu totalizar o circuito da pesquisa aqui definida, culminando com o processo de produção escrita desta dissertação.

O inventário detalhado dos dados será apresentado no momento inicial do capítulo de análise, como preâmbulo para fixar as ações de construção relativas aos anúncios interpretados na totalidade do capítulo. A contiguidade entre o que fora exposto nessas páginas e o que se detalha na abertura da análise não pode ser abolida, ao contrário, ela deve manter-se tão clara como quando ordenamos os tópicos em sequência.

65 Simultaneamente às opções metodológicas, definimos as teórico- epistemológicas. O capítulo a seguir discursa sobre o arcabouço de teorias contemporâneas para a linguagem (especialmente, sobre a Análise Dialógica do Discurso e as concepções do chamado Círculo de Bakhtin). Ele é o antecessor da análise propriamente dita, exatamente por conjugar-se ao metodológico para a sua realização.

66

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: A ARQUITETÔNICA DA PESQUISA

[...] Ora, a língua passa a integrar a vida através de enunciados concretos (que a realizam); é igualmente através de enunciados concretos que a vida entra na língua. (BAKHTIN, 2011, p. 265).

A distribuição sequencial dos pressupostos metodológicos e teóricos é justa com a mútua complementaridade entre os métodos e a(s) teoria(s) por nós açambarcados. Compreendidos teleologicamente como bases para a elaboração da análise, esses dois capítulos transformam-se como que numa mônada, que reflete tudo em si e que está refletida em tudo30.

Em sua estruturação, este capítulo discorrerá sobre a noção de prática discursiva na LA, que nos serve de base para lermos nossos dados; (re)enunciará alguns dados relevantes para a caracterização dos trabalhos do Círculo de Bakhtin e, portanto, do que orienta um estudo afiliado à Análise Dialógica do Discurso, refazendo o trívio da concepção de linguagem, de diálogo e de sujeito para seus pensadores; trará os construtos teóricos de gêneros do discurso e de enunciado concreto, com os quais este estudo concebeu uma conexão fundamental; e, por fim, apresentará as concepções de leitura que nos servem como esteio.