• Nenhum resultado encontrado

Este estudo teve como contexto de pesquisa as aulas de dois professores da disciplina “Língua Inglesa 2”, das turmas do segundo semestre de um Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês, de uma universidade pública do sudoeste do Paraná. A pesquisa buscou delinear questionamentos sobre os agires de ambos os professores acerca do processo de ensino e aprendizagem de inglês em suas referidas turmas, no tocante ao desenvolvimento das capacidades de linguagem para oralidade, leitura e escrita, bem como buscou refletir sobre questões que englobassem o seu métier, como quais as percepções que os professores possuem acerca do desenvolvimento de seus alunos, bem como quais as expectativas e desafios enfrentados por eles em suas respectivas práticas docentes.

Conforme apresentado na Introdução desta pesquisa, o projeto piloto desta dissertação contou com a participação da professora de uma das turmas dessa mesma disciplina, em que, na ocasião, por meio de uma autoconfrontação simples realizada com a docente, buscamos tecer reflexões acerca de sua prática docente desenvolvida. Como desde o princípio a professora se mostrou disponível e complacente com nossa proposta, optamos por continuar a levar o projeto com ela e com o contexto de ensino e aprendizagem de inglês no segundo semestre. Salientamos que os semestres iniciais do curso de Letras da universidade onde nosso estudo se desenvolve, mais especificamente do 1º ao 4º semestre, têm a peculiaridade de possuir turmas espelhos, isto é, turmas que, por terem grande número de acadêmicos, são divididas em duas classes. Desse modo, o fato de cada uma das turmas do segundo período do curso de Letras ser orientada por diferentes professores de inglês, nos levou a estender o convite ao outro professor da disciplina “Língua Inglesa 2”, que prontamente aceitou realizar a pesquisa conosco. Assim, optamos por realizar com os professores sessões de autoconfrontação simples e cruzada a fim de analisar o trabalho docente.

2.2.1 Perfil dos participantes

Nesta seção serão apresentados os perfis dos dois professores participantes, breves comentários do perfil da turma onde o estudo se desenvolve, bem como o perfil da

pesquisadora. Ressalta-se que, a fim de preservar suas identidades, os professores participantes serão designados com os nomes fictícios Afonso e Elena.

2.2.1.1 Professor Afonso

O professor Afonso é mestre em estudos linguísticos e literários em Língua Inglesa. Tem experiência na área de Letras com ênfase em desenvolvimento de linguagem, metodologias de aprendizagem e pensamento paradigmático aplicado à poesia. Suas pesquisas concentram-se nos estudos culturais, na formação da identidade e nas relações entre a história da poesia e do “ensino” de literatura Inglesa. Atualmente, trabalha como professor de Língua Inglesa e de Literaturas de Língua Inglesa na universidade onde o presente estudo se desenvolve. Além disso, o professor possui formações complementares, participações em eventos, bancas de defesa de trabalho de conclusão de curso, bem como desenvolve cursos de extensão onde atua. Também possui interesse em seguir doutorado na área.

2.2.1.2 Professora Elena

A professora Elena é doutora em Educação, na linha de Cultura, Escola e Ensino e mestre nessa mesma linha de pesquisa. Interessa-se pela interculturalidade e ensino de línguas e literaturas estrangeiras; formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras e as relações entre língua, cultura e identidade. Atualmente, é professora de Inglês do curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês na universidade onde nosso estudo se centra. Além disso, a professora possui formações complementares, participações em eventos e bancas de defesa de trabalhos de conclusão de cursos e também promove cursos de extensão.

2.2.1.3 Perfil da turma “Língua Inglesa 2”

Conforme mencionado brevemente no item 2.2, que trata do contexto de estudo, as turmas do segundo semestre do curso de Letras da universidade são espelhadas e a disciplina de “Língua Inglesa 2” é ministrada pelos professores Afonso e Elena. As turmas contam com cerca de 20 alunos cada e apresentam um caráter bem heterogêneo e diversificado, com alunos provenientes de diferentes regiões geográficas, bem como possuem diferentes faixas etárias e condições socioeconômicas, embora a grande maioria dos alunos seja jovem e

provenha da rede pública de ensino, conforme apontam os dados fornecidos pelos professores e as observações realizadas pela pesquisadora.

Além do perfil dos alunos, faz-se necessário tecer alguns comentários acerca do próprio perfil da disciplina “Língua Inglesa 2”. De acordo com o plano de ensino elaborado e fornecido pelos professores Afonso e Elena, a disciplina objetiva desenvolver nos acadêmicos capacidades linguísticas e discursivas na Língua Inglesa em nível básico e proporcionar subsídios que possibilitem o desenvolvimento reflexivo e crítico de conhecimentos teórico- práticos, culturais, históricos, sociais, literários nas áreas da comunicação oral e escrita em inglês para a prática profissional e para o exercício da cidadania. Além disso, os professores dessa disciplina trabalham com o livro didático New American Inside Out - Elementary (MAGGS; SMITH, 2008) que, de acordo com eles, tem o intuito de promover a prática das habilidades discursivas de maneira integrada, bem como desenvolver as estruturas linguísticas básicas do idioma de acordo com o nível trabalhado.

2.2.1.4 Perfil da pesquisadora

Além de conduzir o desenvolvimento da presente dissertação como pesquisadora, assumi, também, a responsabilidade de conduzir o processo de geração de dados para o trabalho, isto é, tive papel ativo nos processos de observação, gravação, seleção de vídeos, condução das sessões de AC e transcrição. Portanto, torna-se pertinente a apresentação formal de meu perfil como pesquisadora iniciante e condutora deste trabalho, uma vez que, conforme apontado anteriormente, no item 2.1.1, pertenço e falo a partir de um contexto sócio, histórico e culturalmente situado.

Possuo Licenciatura em Letras Português-Inglês, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Pato Branco (2010-2014) e, atualmente, sou mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL, pela mesma universidade (2016-2018). Interesso-me pelo ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, bem como pela área de Linguística Aplicada, desenvolvendo estudos a partir dos pressupostos teóricos do ISD. Fui bolsista do Programa de Iniciação à Docência – PIBID entre os anos de 2012 e 2014, atuei durante algum tempo como professora contratada no estado do Paraná, por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) e, atualmente, faço parte do quadro próprio do magistério (QPM) do estado do Paraná, ministrando aulas de português e de inglês.