• Nenhum resultado encontrado

4 METODOLOGIA

4.3 O CONTEXTO DA PESQUISA

A fim de investigar e analisar o acesso dos surdos a cursos superiores de formação de professores de Libras, preliminarmente, foi necessário realizar um levantamento das IES e dos cursos de Pedagogia bilíngue e Letras Libras ofertados no país na última década. Para isso, realizamos na base de dados do e-MEC63 um levantamento das IES e das ofertas de cursos para

63 A escolha pelo e-MEC ocorreu em virtude de este ser um sistema de tramitação eletrônica que permite a abertura e o acompanhamento dos processos de regulação dos cursos e das IES, tal como o credenciamento e recredenciamento das IES ou a autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento de cursos (BRASIL, 2015a). Embora o e-MEC, em funcionamento desde 2007, represente uma ferramenta útil para a consulta de IES e cursos regularmente cadastros junto ao MEC, estamos conscientes de que, em conformidade com o § 4º do Art. 13 do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006 (BRASIL, 2006a), é permitido que o primeiro credenciamento para as faculdades ocorra em um prazo máximo de três anos. Sendo assim, está sob nosso conhecimento a existência da oferta de cursos de formação de professores de Libras que não apareceram no resultado da consulta ao e-MEC como, por exemplo, o curso denominado Licenciatura em Língua de sinais brasileira/português como segunda língua ofertado pela Universidade Nacional de Brasil (UnB) desde o segundo semestre de 2014 (UNIVERSIDADE NACIONAL DE BRASÍLIA 2014a, 2014b). Entretanto, diante da dificuldade em localizar outra base na qual seria possível elencar todos os cursos, incluindo os ainda não cadastrados junto ao MEC, estabelecemos como recorte o levantamento de IES e cursos cadastrados, exclusivamente, no referido sistema.

Letras Libras e Pedagogia bilíngue cadastradas no país, optando pelo recorte temporal do período entre 2005 até 201564.

Para determinar a busca no sistema eletrônico do e-MEC, embasamo-nos no Decreto nº 5.626/05 (BRASIL, 2005), cuja regulamentação estabelece que a graduação para formação de professores de Libras é formalizada por intermédio de cursos de Pedagogia ou curso normal superior, nos quais a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa tenham representado as línguas de instrução, ou de cursos de licenciatura em Letras com habilitação em Libras ou em Libras/Língua Portuguesa como segunda língua para surdos.

Nesse viés, com o intuito de identificarmos os cursos de educação superior voltados à formação de professores de Libras e suas respectivas IES, realizou-se um levantamento na base de dados do e-MEC, onde localizamos 34 IES, sendo 27 instituições públicas (duas estaduais e 25 federais) e sete instituições privadas. Vinculam-se a essas 34 instituições de educação um total de 38 cursos de graduação autorizados pelo MEC voltados para a formação de professores de Libras, sendo 36 cursos de licenciatura em Letras Libras e dois cursos bilíngues de Pedagogia65. Convém salientar que, em algumas situações, verificamos um mesmo curso ofertado pela IES ter mais de um registro no e-MEC. O levantamento do número de cursos e de IES localizadas são representados na Tabela 4.1.

Tabela 4.1 - Relação de IES e cursos cadastrados no e-MEC voltados para a formação de professores de Libras

(continua)

Instituições (Qtd.) Curso (Qtd.)

Categoria Modalidade Grau

IES Públicas (27)

IES

Estaduais (2) Presencial (4)

Licenciatura em Letras com habilitação em língua portuguesa e Libras (3) Licenciatura em Letras com habilitação em

Libras (1) IES Federais

(25) A distância (4)

Licenciatura em Letras com habilitação em Libras (2)

Licenciatura em Letras com habilitação em língua portuguesa e Libras (2)

64 A escolha desse recorte temporal se deu, pois data de 2005 o ano em que o Decreto nº 5.626/05 (BRASIL, 2005) foi promulgado, documento no qual os cursos de formação de professores de Libras foram estabelecidos. Por sua vez, o ano de 2015 consistiu no ano em que nosso levantamento junto ao e-MEC foi realizado. Ressalta-se que a consulta ao e-MEC foi realizada durante o período de 25 de fevereiro de 2015 a 6 de março de 2015.

65 Durante o levantamento junto ao e-MEC localizamos outros seis cursos de Letras com habilitação em Libras, entretanto, foram desconsiderados no cômputo desta pesquisa, pois se tratavam de cursos de bacharelado e, portanto, em consonância com o Decreto nº 5.626/05 não sendo caracterizados como cursos de formação de professores de Libras. Dentre os seis cursos de bacharelado em Letras com habilitação em Libras identificados no e-MEC temos: a) dois cursos oferecidos pela Ufsc (um na modalidade presencial e um na modalidade a distância); b) um curso oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); c) um curso oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo; d) um curso oferecido pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); e e) um curso oferecido pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Tabela 4.1 - Relação de IES e cursos cadastrados no e-MEC voltados para a formação de professores de Libras

(conclusão)

Instituições (Qtd.) Curso (Qtd.)

Categoria Modalidade Grau

IES Públicas (27)

IES Federais

(25) Presencial (23)

Licenciatura em Letras com habilitação em língua portuguesa e Libras (3) Licenciatura em Letras com habilitação em

Libras (17)

Licenciatura em Letras com habilitação em língua portuguesa com domínio em Libras

(1)

Licenciatura em Pedagogia Bilíngue (1) Licenciatura em Pedagogia (1) IES Privadas (7) Presencial (7) Licenciatura em Letras com habilitação em

Libras (2)

Licenciatura em Letras com habilitação em língua portuguesa e Libras (5)

A distribuição, por estados, de cursos de graduação voltados à formação de professores de Libras, autorizados pelo MEC, é ilustrada na representação do Mapa 4.1.

Mapa 4.1 - Mapa representativo da distribuição de cursos de graduação para formação de professores de Libras distribuídos por estado com base nos dados extraídos do e- MEC (2015)

Cumpre destacar, porém que, dentre os 36 mencionados cursos de licenciatura em Letras Libras, quatro são ofertados na modalidade de EaD para um montante de 27 polos. Assim, em Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) possui dois cursos

autorizados pelo MEC, sendo distribuídos em três municípios do mesmo estado, a saber: 1) Bataguassu; 2) Dourados e 3) Rio Brilhante. Da mesma forma, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) possui, por meio de um único curso autorizado pelo MEC a distribuição em seis municípios do mesmo estado: 1) Cabeceiras; 2) Campina Grande; 3) Itaporanga; 4) João Pessoa; 5) Pombal; e 6) Taperoá.66

Entre as IES que ofertam cursos de graduação para a formação de professores de Libras, seguramente, destaca-se a Ufsc, pelo pioneirismo e pela abrangência na oferta de cursos que atendeu 18 municípios pertencentes a 16 estados diferentes, sendo: 1) Manaus/AM; 2) Salvador/BA; 3) Fortaleza/CE; 4) Brasília/DF; 5) Vitória/ES; 6) Goiânia/GO; 7) Belo Horizonte/MG; 8) Dourados/MS; 9) Belém/PA; 10) Recife/PE; 11) Curitiba/PR; 12) Rio de Janeiro/RJ; 13) Natal/RN; 14) Porto Alegre/RS; 15) Santa Maria/RS; 16) Florianópolis/SC; 17) Campinas/SP; e 18) São Paulo/SP67. A distribuição dos cursos de graduação para formação na licenciatura em Letras Libras, ofertados na modalidade EaD pela Ufsc, é representada no Mapa 4.268.

Mapa 4.2 - Mapa representativo da distribuição de cursos de Letras com habilitação em Libras ofertados pela Ufsc com base nos dados extraídos do e-MEC (2015)

66 Apesar de constar no e-MEC a autorização para o curso em seis municípios da Paraíba, durante a análise dos editais, verificamos que a oferta de cursos da UFPB ultrapassou esse quantitativo, pois além desses foram abertas vagas nos polos situados em Alagoa Grande/PB, Camaçari/BA, Conde/PB, Coremas/PB, Duas Estradas/PB, Cuité de Mamanguape/PB e Esplanada/BA.

67 Apesar de constar no e-MEC a autorização do curso da Ufsc para esses 18 municípios, durante a análise dos editais, verificamos a oferta de cursos em outros três municípios: Joinville/SC, Santa Rosa/RS e São Luis/MA. 68 Cotejando os mapas, é possível perceber que o único estado do país que não é atendido por nenhum curso de graduação para formação de professores de Libras, seja na modalidade presencial ou a distância, conforme dados do e-MEC, é Rondônia.

Desse modo, sob os pressupostos da pesquisa documental e com base no levantamento de IES e de cursos de graduação autorizados pelo MEC para a formação de professores de Libras, iniciamos uma busca eletrônica preliminar pelos editais de processos seletivos. No decorrer da pré-seleção, tivemos maior dificuldade de encontrar os editais anteriores referentes às instituições privadas, inclusive ao recorrermos ao contato via endereço eletrônico não obtivemos êxito.

Diante do exposto, e considerando a maior ingerência no âmbito federal de documentos legais como, por exemplo, o Decreto nº 5.626/05 (BRASIL, 2005) e o Decreto no 3.298/99 (BRASIL, 1999) que favorecem o acesso dos surdos à educação superior, nesta pesquisa, em nosso recorte por IES, optamos por focalizar a prioridade atribuída aos surdos nos processos seletivos para ingresso nos cursos de formação de professores de Libras referente às 25 Ifes e seus respectivos 27 cursos para formação de professores de Libras, sendo dois cursos bilíngues de Pedagogia e 25 cursos de Letras Libras, incluindo aqueles oferecidos na modalidade a distância.

Portanto, são Ifes participantes da presente pesquisa: 1) Universidade Federal do Paraná (UFPR); 2) Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); 3) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); 4) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); 5) Universidade Federal de Uberlândia (UFU); 6) Universidade Federal de Goiás (UFG); 7) Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc); 8) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG); 9) Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); 10) Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT); 11) Universidade Federal do Acre (Ufac); 12) Universidade Federal do Amazonas (Ufam); 13) Universidade Federal do Pará (UFPA); 14) Universidade Federal do Amapá (Unifap); 15) Universidade Federal do Maranhão (UFMA); 16) Universidade Federal do Piauí (UFPI); 17) Universidade Federal do Ceará (UFC); 18) Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa); 19) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); 20) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); 21) Universidade Federal da Paraíba (UFPB); 22) Universidade Federal de Alagoas (Ufal); 23) Universidade Federal de Sergipe (UFS); 24) Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines); e 25) Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

Conforme mencionado, inicialmente, realizamos um levantamento das IES no e-MEC adotando como filtro o período entre 2005 a 2015, porém, diante da seleção de Ifes, verificamos que todos os cursos dessas instituições apresentavam data de início ulterior a 2005, o que significa que nosso recorte temporal, na verdade, abrangeu todas as ofertas, desde seus

primeiros processos seletivos em 2006 até maio de 201569. Assim, privilegiada a exposição a respeito de nosso contexto de pesquisa, prosseguimos com a descrição de nossas escolhas e organização no que compete à geração dos dados.