• Nenhum resultado encontrado

DESENHO DA PESQUISA

1.2 Contextualização do campo de pesquisa

Inicialmente, definimos o município de Santa Maria/RS para o desenvolvimento deste estudo, devido a sua representatividade na região central do RS, em diversos setores. Interessa-nos especificamente explicitar a sua potência no

TEMA:

A Gestão Escolar Democrática em Interlocução com a Qualidade na Educação Infantil

PROBLEMA:

Quais princípios e mecanismos de gestão escolar democrática estão presentes no cotidiano de instituições públicas municipais de educação infantil de Santa Maria/RS e qual a repercussão na qualidade da educação Infantil?

OBJETIVO GERAL:

Investigar os princípios e mecanismos de gestão escolar democrática presentes nas seis instituições públicas de educação infantil de Santa Maria/RS pesquisadas, tendo como referência a Lei Municipal 4740/03 no contexto das políticas públicas vigentes e a repercussão na qualidade da educação infantil.

Analisar as relações entre as políticas públicas da qualidade na educação infantil e a gestão escolar democrática em instituições públicas estatais de educação infantil de Santa Maria/RS pesquisadas;

Investigar os princípios de gestão escolar democrática que norteiam a atuação dos diretores e professores e a repercussão na qualidade das instituições através correlação com as dimensões dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil consolidadas nas instituições pesquisadas;

Compreender como a gestão escolar democrática se concretiza no cotidiano das instituições, tendo como referência a Lei Municipal 4740/03.

Questionários Análise Documental

Pesquisa Bibliográfica

Pesquisa Qualitativa Pesquisa de Campo

43

que se refere à formação de professores e as produções científicas sobre a área da educação que são desenvolvidas no município por abarcar diversas Instituições de Ensino Superior (IES) que são referência para os demais municípios, especialmente a tradição da UFSM em formar professores que atuam nos municípios de toda a região e estado.

Neste sentido, o presente estudo pretende apresentar a atual situação das EMEI pesquisadas, no que tange os princípios e mecanismos de gestão escolar democrática presentes nestes contextos trazendo ao debate as políticas públicas e a qualidade da educação infantil.

De modo a evidenciar a realidade da educação infantil municipal realizamos uma busca por dados que nos auxiliam na compreender o contexto da pesquisa. Os dados abaixo constam do relatório Radiografia da Educação Infantil elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) – RS, tendo como base Censo Demográfico (2010) e o Censo Escolar (2011).

Quadro 1 – Atendimento da Educação Infantil.

Salientamos que neste levantamento de dados realizado pelo TCE – RS, as matrículas referentes crianças que frequentam atualmente Escolas Privadas de Educação Infantil do Município não estão contabilizadas. Isto porque, quarenta (40) Escolas Privadas de Educação Infantil, mesmo estando autorizadas pelo CMESM, não possuem cadastro no Censo Escolar.

Conforme os dados apresentados pelo TCE – RS, as matrículas na educação infantil em Santa Maria/RS estão aquém das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) vigente no período, decênio 2001 – 2011, que estipulava o atendimento de 50% das crianças de 0 a 3 anos (creche) e 80% das crianças de 4 e 5 anos (pré-escola).

Há que salientar a Emenda Constitucional nº 59/2009, a qual alterou o artigo 208, inciso I da Constituição Federal (CF) promulgada em 1988 e estabeleceu a garantia da “educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria”, universalizando desta forma a matrícula das crianças a partir dos 4 anos.

Em consonância com esta, aLei Federal 12.796 de 05 de abril de 2013, altera o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei Federal 9394 de 20 de dezembro de 1996 e define no artigo 4º, inciso I – “educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade” e coloca no artigo 6º “é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade”. Deste modo, a educação infantil passa a ser obrigatória a partir dos 4 anos.

Atualmente, o atendimento do município de Santa Maria/RS às crianças na educação infantil está sendo realizado em EMEI, EMEF e através do conveniamento com instituições confessionais e/ou filantrópicas, em duas modalidades: compra de vagas e disponibilização de quadro funcional.

Há no município vinte (20) EMEI; destas, dezenove (19) estão localizadas na zona urbana e uma (1) na zona rural; vinte e nove (29) EMEF com turmas de educação infantil; três (3) escolas confessionais e/ou filantrópicas conveniadas para as quais são disponibilizados os recursos humanos; e há a compra de vagas em três (03) instituições confessionais e/ou filantrópicas.

45

Os dados abaixo apresentam o número de crianças atendidas na faixa etária de 0 a 5 anos e onze meses pelo município, tendo como fonte o Censo Escolar (2013).

EMEI CONVENIADAS EMEF TOTAL

Creche 0 a 3 anos – atendimento em turno integral 866 305 65 1.236 Creche 0 a 3 anos – atendimento em turno parcial 519 - 17 536 Pré-escola 4 e 5 anos – atendimento em turno integral 124 233 94 451 Pré-escola 4 e 5 anos – atendimento em turno parcial 1.433 51 888 2.372 TOTAL DE ATENDIMENTOS 4.595

Quadro 2 – Atendimento da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino.

Fonte SMED (2013).

Os números acima destacam a atual situação do atendimento às crianças no município e demonstram a necessidade de expansão de vagas para esta etapa educativa a fim de atender a legislação vigente.

Ao verificarmos as instituições que atendem as crianças da educação infantil, se percebe que a maior parte das matrículas está em EMEI. Devido a isso e aos objetivos deste estudo, recorremos à perspectiva histórica para compreender como e quando estas instituições se constituíram no município.