• Nenhum resultado encontrado

Contextualização histórica do comércio de Juazeiro do Norte numa perspectiva regional

SESSÃO 4 O pequeno comércio garante um atendimento mais personalizado e mais humano, em que a

4 EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO NO CRAJUBAR E CONSOLIDAÇÃO DE JUAZEIRO DO NORTE COMO EMPÓRIO COMERCIAL

4.2. Contextualização histórica do comércio de Juazeiro do Norte numa perspectiva regional

O processo de produção espacial da cidade de Juazeiro do Norte se sobressaiu no conjunto regional13 pelo destaque de suas funções religiosa e comercial. De acordo com

13

Desde 1945, quando se delimitou, oficialmente, a primeira região do Cariri, denominada de “Zona do Cariri”, outras séries de regionalizações foram realizadas. (CUNHA, 2012). Acerca da Zona do Cariri, Cunha (2012, p. 167), aponta que “a resolução 143, de julho de 1945, estabelece que a Zona do Cariri é composta de 11 municípios: Araripe, Barbalha, Brejo Santo, Caririaçu, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha e Santanópole (atual Santana do Cariri), constituindo uma escala intermediária que abrange todo o território das referidas unidades político- administrativas posicionadas em relação a capital do Estado do Ceará na sua porção meridional e oriental. Conforme Cunha (2012, p. 196), outro estudo também do IBGE de 1972

Cunha (2012) afirma que o reconhecimento e a regionalização do Cariri cearense pelo IBGE, na década de 1970, já identificava Juazeiro do Norte como uma cidade que desempenhava forte influência na área correspondente ao Sul do Ceará. Ratificando esta assertiva, torna-se elucidativo o dizer de Silva (2013, p. 126) que assim se manifesta:

Juazeiro do Norte destacava-se desde os anos 1960 como o maior empório comercial da região, o que lhe assegurava participação regional como polo regional de comércio varejista e atacadista. Porém, é preciso destacar que até o final dos anos 70 do século passado, a aludida importância estava ancorada basicamente no comércio popular, portanto no comércio de produtos de baixo valor agregado (...). Essa situação, porém, já nos anos 1990, alterou-se significativamente, quando Juazeiro do Norte passou a concentrar o maior e mais diversificado empório comercial da região.

O perfil polarizador de Juazeiro do Norte no âmbito da porção Sul do estado não se restringia as função religiosa e comercial. A partir da década de 1970, de acordo com Beserra (2007, p. 46), a cidade tornou-se alvo dos principais investimentos imobiliários, comerciais, industriais e de serviços implementados no Cariri cearense, o que foi lhe conferindo a condição de principal força econômica da região.

Ao final dos anos 1970, a Região caririense apresenta um conjunto de transformações em sua dinâmica espacial. Juazeiro do Norte continua a se destacar entre os municípios da região e, na tríade CRAJUBAR, apresenta-se como a maior força econômica... Juazeiro do Norte é o centro destes três municípios não apenas do ponto de vista físico, mas por seu papel polarizador, além de ter se tornado o grande centro de romaria do Nordeste. Também em Juazeiro do Norte vão se concentrar os principais postos comerciais (CEASA e mercado público), bem como a maioria das representações regionais de órgãos públicos estaduais e também federais. Até o último quartel do século XX, a influência de Juazeiro do Norte não se restringia a escala regional – Cariri. De acordo com Cunha (2012), as cidades de Juazeiro do Norte e Crato se destacavam como o maior polo do estado depois da cidade de Fortaleza. Ressalta, porém, que “o processo de crescimento demográfico, comercial e de implementação de serviços destacam o município de Juazeiro do Norte na aglomeração.” (CUNHA, 2012, p. 2000). A polarização exercida por Juazeiro do Norte é ratificada também nos estudos de Queiroz (2013 p. 126), ao afirmar que “Juazeiro do Norte se destacava como o maior empório comercial da região”.

identifica Crato/Juazeiro do Norte como o centro regional do Cariri, delimitando sua área de abrangência como todo o sul do Ceará, avançando até Pio IX, Fronteiras e Padre Marcos, no Piauí, atingindo ainda municípios de Pernambuco, localizados entre Exu e Araripina.. Considera-se, entretanto, como conjunto regional a Mesorregião Sul Cearense, conforme classificação feita pelo IBGE (1990).

No curso das últimas décadas14 do século XX, sobretudo, a partir da década de 199015, as relações sociais e os laços políticos e econômicos se intensificaram entre as cidades que formam Crajubar. As principais vias de acesso entre Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha tornaram-se alvo de investimentos públicos e privados, expandindo o tecido urbano do aglomerado. Nesse contexto, a instalação das grandes firmas globais de comércio tem desempenhado um importante papel na dinâmica social e econômica do eixo urbano de acesso entre as cidades.

A partir dos anos 1990, é nítida a expansão do segmento comercial em Juazeiro do Norte, tanto no setor varejista quanto atacadista, o que pode ser comprovado por meio do número de estabelecimentos que foram registrados, se comparado aos municípios adjacentes que compõem o aglomerado urbano.

A expansão do segmento comercial, do setor varejista, em Juazeiro do Norte, via ampliação dos equipamentos de serviços, foi determinante para o reposicionamento da cidade no contexto regional. Ordenada, hierarquicamente, como uma capital regional de nível C, conforme a classificação estabelecida no estudo das Regiões de Influência das Cidades- REGIC (IBGE, 2007), e metodologicamente, avaliada a partir de sua função de gestão do território, centralidade empresarial e presença de diferentes equipamentos e serviços, a cidade de Juazeiro do Norte, juntamente com Crato e Barbalha, são consideradas um importante destino para o funcionamento das mais diversas atividades econômicas, desempenhando forte influência regional a partir de relações estabelecidas com um grande número de municípios. (Figura 19).

14

O crescimento demográfico ocorrido nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, sobretudo nas últimas décadas, associado à expansão das atividades e fluxos de caráter regional, concorreram para reforçar ainda mais o processo de integração socioeconômica do Crajubar. Aliás, até recentemente, a organização das atividades econômicas e a forma como os principais serviços públicos e privados estavam distribuídos nesse aglomerado, além da proximidade territorial entre as três cidades, foram determinantes para esse processo de integração. (QUEIROZ, 2013).

15

Nos anos de 1990, os programas de atração de investimentos, implementados pelo governo estadual, trouxeram para a microrregião algumas empresas de grande porte − como a Grendene, a Singer e a Caloi, afora a instalação de unidades produtivas de pequeno e médio porte, através dos programas de interiorização da industrialização no Ceará. (CORDEIRO, 2015).

Figura 19 Região de Influência da Área de Concentração Populacional (ACP) de Juazeiro do Norte/CE

A influência regional do aglomerado Crajubar o faz destacar-se com um importante centro urbano na composição da rede urbana cearense. A Figura 19 indica a de influência populacional de Juazeiro do Norte. Inserida no quadro de Regiões Intermediárias de Influência das Cidades16, Juazeiro do Norte articula-se com 40 centros urbanos municipais abrangendo municípios cearenses, pernambucanos (Ipubi, Bodocó, Exu, Granito e Moreilândia) e paraibanos (Conceição).