• Nenhum resultado encontrado

CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PARA O ESTUDO PROPOSTO Realmente não me parece estar no mesmo enfoque.

APÊNDICE II – ROTEIRO DE LEITURA

FICHA 2 A) IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

C) CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PARA O ESTUDO PROPOSTO Realmente não me parece estar no mesmo enfoque.

- Reflexões suscitadas com leitura da obra acerca de práticas significativas em letramento. Pedagogia sinestésica com elementos de memória e cultura afro- brasileira.

- Sugestão de uso na elaboração da síntese integradora. Trabalhar considerando heterogeneidade.

FICHA 17 A) IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

SOARES, A. P. C. C. Relações Entre Consciência Fonológica, Escrita E Leitura Em

Testes Do Programa Brasil Alfabetizado. 2009. 171 f. Dissertação (Mestrado em

Educação) – Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2009.

B) CARACTERIZAÇÃO DA OBRA

- Tema central: Como acontecem os progressos na aquisição da leitura e da escrita com o desenvolvimento das habilidades de reflexão fonológica em aprendizes da EJA.

- Objetivo do estudo: Verificar até que ponto as habilidades de reflexão fonológica se relacionam à aquisição da leitura e escrita, se relacionam de maneira interativa. - Concepção de EJA: A autora reforça a importância da formação inicial e dos saberes específicos na alfabetização da EJA. Esses são fatores determinantes na obtenção de resultados satisfatórios no ensino e na aprendizagem da leitura e escrita.

- Concepção de Letramento: A apropriação acontece a partir das atividades de letramento, leitura e produção de textos reais, de práticas sociais de leitura e de escrita.

- Referencial teórico: Cagliari ,Ferreiro e Teberosky, Kato, Soares

C) CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PARA O ESTUDO PROPOSTO

- Reflexões suscitadas com leitura da obra acerca de práticas significativas em letramento. O resultado sugeriu que algumas tarefas que dependiam do conhecimento de mundo de vida tenderam a favorecer os adultos.

- Sugestão de uso na elaboração da síntese integradora . O ideário construtivista trouxe o resgate das importantes dimensões da aprendizagem significativa e das interações, assim como é necessário desenvolver conhecimentos que permitam analisar palavras não só quanto aos significados, mas também quanto aos segmentos sonoros que compõem.

FICHA 18 A) IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

SOUSA, M. A. F. de. A alfabetização e o letramento de jovens, adultos e idosos

sob a ótica da Sociolínguistica Educacional. 2009. 264 f. Tese (Doutorado em

Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2009.

B) CARACTERIZAÇÃO DA OBRA

- Tema central: Elaboração de novas formas de organização de trabalho pedagógico que deem conta de desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos necessárias à ampliação de sua competência oral e escrita, tornando-os mais proficientes e cidadãos mais críticos.

- Concepção de EJA: Compromisso social para realizar a inserção social de analfabetos e/ou analfabetos funcionais que integram o grupo de excluídos do acesso dos bens culturais relacionados à leitura e à escrita.

- Concepção de Letramento: Promover uma investigação no universo linguístico para identificar palavras geradoras de sentido polissêmico, a fim de possibilitar o debate para o estudo em questão. Deve-se fazer também a pesquisa dos saberes da vivência dos educandos, são duas vertentes de uma mesma fonte de conhecimento (linguístico-socioculturais) que vão contribuir para o estudo. Fundamentar-se na dialogicidade para desenvolver a reflexão crítica e reflexão criativa, que leve o educando a pensar em seu contexto social, possibilitando a leitura de mundo.

- Referencial teórico: Abaurre, M. B. M., Bakhtin, M., Castilho, A. T., Ferenandes- Sousa, M. A., Ferreiro, E, Teberosky, A., Freire, P., Haddad, S.e Di Pierro, M. C.,Kleiman, A., Koch, I. V., Mollica, M. C., Soares, M. B., Vygotsky, L. S.

C) CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PARA O ESTUDO PROPOSTO

- Reflexões suscitadas com a leitura da obra acerca de práticas significativas em letramento. A Sociolinguística pode ser entendida como uma vertente da ciência da linguagem e se preocupa em investigar a relação entre os “fenômenos linguísticos” e os “acontecimentos sociais” e mostrar que toda língua muda com o tempo e varia no espaço, além de variar de acordo com a situação social do falante, é que se torna importante investigar, a partir da escrita dos jovens e adultos, em que medida esses estão se apoiando na fala, nos saberes e oralidade, para construir hipóteses. Estuda-se também a relação que se estabelece entre os saberes da oralidade e a leitura.

- Sugestão de uso na elaboração da síntese integradora. A Socioliguística tem contribuições no conjunto das ciências humanas, para a melhoria da educação, dentre eles, a importância do entendimento, por parte da sociedade como um todo, mas aqui, principalmente dos professores alfabetizadores de EJA, de que a variação linguística, no Brasil, está relacionada à estratificação social e à dicotomia rural-urbano.

FICHA 19 A) IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

BRASILEIRO, R. M. de O. Uma história de leitura: A formação da professora- alfabetizadora da EJA, seus eventos e suas práticas. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Alagoas, Maceió, 2009.

B) CARACTERIZAÇÃO DA OBRA

- Tema central: Eventos e práticas de leitura vivenciadas pelas professoras- alfabetizadoras da EJA.

- Objetivo do estudo: Analisar os eventos e práticas de leitura vivenciadas pelas professoras-alfabetizadoras da EJA, a partir de suas histórias de escolarização e experiências de leitura, que contribuíram para sua formação leitora.

- Concepção de EJA: A autora propõe um espaço pautado na prática de liberdade, diálogo, favorecendo as camadas populares a desenvolver a consciência crítica para que possam expressar sua linguagem, sua cultura, seu conhecimento e a leitura de mundo.

- Concepção de Letramento: A autora define letramento como prática social em que o sujeito alfabetizado ou não, faz uso das funções de leitura e escrita em contextos reais.

- Referencial teórico: Guedes-Pinto (2002), Batista (1998), Brito (1998), Marcuschi (2001, 2003), Soares (2002, 2003), Freire (2003), Kleiman (1995 )

C) CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PARA O ESTUDO PROPOSTO

- Reflexões suscitadas com leitura da obra acerca de práticas significativas em letramento: A investigação conclui que as práticas de leitura das professoras pesquisadas ainda são limitadas, por razões socioeconômicas, pois não têm poder aquisitivo, além da necessidade de trabalhar muitas horas e não disponibilizar de tempo.

- Sugestão de uso na elaboração da síntese integradora .Políticas Públicas para capacitar melhor e proporcionar melhor remuneração a essas professoras para possibilitar o enriquecimento cultural dos professores.

FICHA 20