• Nenhum resultado encontrado

CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PARA O ESTUDO PROPOSTO O autor discorre sobre o letramento digital e como ele pode auxiliar no processo ensino-aprendizagem.

APÊNDICE II – ROTEIRO DE LEITURA

FICHA 2 A) IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

C) CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PARA O ESTUDO PROPOSTO O autor discorre sobre o letramento digital e como ele pode auxiliar no processo ensino-aprendizagem.

- Reflexões suscitadas com leitura da obra acerca de práticas significativas em letramento. Ele explica sobre Vygotsky, fundador da Teoria Histórico-Cultural que mostra que o desenvolvimento cultural se dá primeiro no campo das relações sociais e depois no campo intrapsíquico. Por isso o professor deve atuar junto ao aluno na Zona de Desenvolvimento Proximal para favorecer o aprendizado.

- Sugestão de uso na elaboração da síntese integradora. A importância da utilização das novas tecnologias na EJA de modo que seja possível manter a Educação em consonância com o mundo real.

FICHA 11 A) IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

SILVA, N. L. da. A abordagem da variação linguística na 3ª fase da EJA e suas

implicações para o ensino. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de

Educação, Universidade Federal do Alagoas, Maceió, 2010.

B) CARACTERIZAÇÃO DA OBRA

- Tema central: Entender que não existe apenas uma língua considerada correta e que os demais falares que fogem às regras da gramática normativa são considerados como falares de variações linguísticas.

- Objetivo do estudo: Analisar a prática didática utilizada por uma professora de ensino fundamental da EJA para trabalhar em sala em casos de variação linguística, inclusive as variedades de prestígio, populares e que os alunos utilizam.

- Concepção de EJA: Na prática docente observou-se utilizar mais a gramática normativa do que as orientações da sociolinguística e não possibilitou uma discussão sobre as palavras do ponto de vista histórico, cultural e sócio comunicativo.

- Concepção de Letramento: O erro que os alunos cometem quando exercitam alguma atividade em sala de aula demonstram que estão construindo hipóteses de resposta para a questão.

- Referencial teórico: Gadotti, M. e Romão, J. E., Marcuschi, L.A., Mollica, M. C., Moura, D., Soares, M.,Tfouni, L. V.

C) CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PARA O ESTUDO PROPOSTO

- Reflexões suscitadas com leitura da obra acerca de práticas significativas em letramento. Uma reflexão que vá além das normas da gramática normativa, que leve os alunos a explorar o conhecimento, de outros domínios e entender que ao lado da forma padrão da língua existem outras formas, cujos aspectos são relacionados aos usos contextuais e sócio comunicativos da língua.

- Sugestão de uso na elaboração da síntese integradora. O respeito ao conhecimento prévio dos alunos passa pela aceitação das suas falas, para que eles entendam que a variação que utilizam não é considerada errada por não ser a variação da norma padrão.

FICHA 12 A) IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

GLÉRIA, A. C. F. C. Escola da Vida: conhecimentos de adultos analfabetos sobre a escrita. 2010. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Pernambuco, Recife, 2010.

B) CARACTERIZAÇÃO DA OBRA

- Tema central: Como o aluno adulto interage nas relações sociais e como lida com as demandas de leitura e escrita mesmo não possuindo tais domínios.

- Objetivo do estudo: Analisar o quê e quanto os adultos analfabetos já sabem sobre o sistema de escrita e como eles criam estratégias de interação com as atividades discursivas escritas.

- Concepção de EJA: Critica o “fracasso” dessa modalidade, pois fragmenta e reduz o múltiplo significado do letramento e só garante o ensino da decodificação de símbolos.

- Concepção de Letramento – Defende o estudo dos referenciais teóricos apropriados, pois os professores formados no magistério não têm delineado as necessidades de letramento dos educandos do EJA e se limitam ao ensino da decodificação de símbolos.

- Referencial teórico: Ferrero, E., Freire, P., Kleiman, A., Marcuschi, L. A., Moura, T. M de M., Soares, L. J. G., Soares, M. Tfouni, L.

C) CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PARA O ESTUDO PROPOSTO

- Reflexões suscitadas as leitura da obra acerca de práticas significativas em letramento: Saber como o aluno adulto interage nas relações sociais e como lida com as demandas de leitura e escrita. Seria importante para os professores da EJA para trabalhar com os saberes que os alunos analfabetos já possuem. Trabalhar com as palavras da vida, com base nos conhecimentos trazidos pelos educandos. - Sugestão de uso na elaboração da síntese integradora. Alfabetizar se apresenta como um mecanismo para a transposição de obstáculo que o mundo letrado impõe. É necessário compreender o significado que esses indivíduos atribuem ao mundo letrado quando se trata da conquista de uma autoestima mais elevada, bem como de uma maior inserção e participação social.

FICHA 13 A) IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

LÚCIO, I. S. Os significados da alfabetização e do letramento para adultos

alfabetizados. 2007. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação). – Universidade

Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

B) CARACTERIZAÇÃO DA OBRA

- Tema central: A aquisição das habilidades de leitura e escrita como condicionantes para a interrupção do processo de escolarização.

- Objetivo do estudo: Discutir a interrupção do processo de escolarização na EJA, a partir da análise das expectativas e dos significados de educandos egressos de um projeto de EJA em relação à alfabetização e ao letramento.

- Concepção de EJA: É preciso conhecer as demandas que os adultos analfabetos e recém-alfabetizados têm em relação a aquisição da escrita, bem como compreender como eles se percebem como sujeitos da EJA.

- Concepção de Letramento: A autora menciona Soares (1998) que o letramento se dá quando o indivíduo sai da condição de analfabeto e adquire a tecnologia do ler e escrever e participa com autonomia de diversas práticas sociais de leitura e escrita.

- Referencial teórico: Bourdieu, P.,Gnerre, M., Brito Filho, G.T. de, Campos, Edna L.,Soares, M.

C) CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PARA O ESTUDO PROPOSTO

- Reflexões suscitadas com leitura da obra acerca de práticas significativas em letramento. A importância de oferecer oportunidades educacionais para que os adultos possam desenvolver o letramento, num contexto marcado por um grande número de iniciativas voltadas à EJA.

- Sugestão de uso na elaboração da síntese integradora. Num contexto marcado por um grande número de iniciativas voltadas para a EJA, essa proposta visa oportunidades educacionais para que os adultos possam desenvolver o

letramento. Primeiramente, é preciso conhecer as reais demandas que os adultos analfabetos e recém-alfabetizados têm em relação à aquisição da escrita, bem como eles se percebem como sujeitos da EJA.

FICHA 14 A) IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

SILVA, R. D. da. A Permanência Prolongada Das Totalidades Iniciais E A Aquisição

Da Língua Escrita: Um Olhar Para A EJA. 2009. Dissertação (Mestrado em

Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

B) CARACTERIZAÇÃO DA OBRA

- Tema central: Investigar como professores, especialistas e alunos da EJA concebem alfabetização e percebem os fatores influentes na aquisição da língua escrita, responsável pela permanência prolongada dos educandos e quais práticas são desenvolvidas para minimizar esse problema.

- Objetivo do estudo: Investigar nas práticas pedagógicas os fundamentos que permeiam a percepção e ação do professor e do especialista em Educação, em Porto Alegre, visando contribuir para a ampliação da discussão e qualificação da EJA.

- Concepção de EJA: É uma modalidade que está sempre em constante movimento, não só pelo acesso como pela evasão. É preciso desenvolver políticas públicas para melhor acolher e oferecer atendimento adequado aos educandos. Aceitar e respeitas as diferenças deles.

- Concepção de Letramento: O atual processo de alfabetização está desvinculado da realidade vivida pelos educandos. Os conhecimentos prévios deles não são utilizados como âncoras no planejamento e nas avaliações. As práticas educativas são esvaziadas de significado para os educadores e educandos.

Deve-se resgatar a história de vida de cada trabalhador excluído. Mas o alfabetizador pode amenizador desigualdades e proporcionar a realização de sonhos e a busca de uma vida mais digna.

- Referencial teórico: Vygotsky, Aquino, Ferreiro e Teberosky, Piaget, Dewey, John, Kleiman, A., Soares, M.

C) CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PARA O ESTUDO PROPOSTO

- Reflexões suscitadas com leitura da obra acerca de práticas significativas em letramento. Refletir sobre a aprendizagem, para dar sentido e significado. Caso contrário o educando sentirá sua autoestima baixa. Aceitar as diferenças deles na forma de ensinar e aprender, elaborar estratégias educacionais para possibilitar real acesso ao conhecimento.

- Sugestão de uso na elaboração da síntese integradora. As práticas pedagógicas devem ser contextualizadas e estratégias devem ser criadas com a metodologia adequadas. Elas devem ser coerentes e consistentes para conseguir desvendar as formas de aprender dos educandos. Preparar atividades um planejamento objetivo com pré escrita e revisões. As avaliações devem ser voltadas a uma meta determinada.

“O educador é um eterno aprendiz do seu saber, do saber de seu educando (...) Paulo Freire.

FICHA 15 A) IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

SANTOS, S. B. da C. As Identidades Dos Sujeitos Leitores Da EJA: Análise Da Coleção Viver, Aprender. 2014. 305 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

B) CARACTERIZAÇÃO DA OBRA

- Tema central: Objeto de estudo são os livros destinados ao segundo segmento da EJA para verificar se as atividades de leitura/produção textual presentes nas coleções destinadas a esse público podem contribuir para as práticas de letramento.

- Objetivo do estudo: Investigar as identidades dos sujeitos leitores da EJA ou que se querem construídas pelos autores dos livros didáticos de português da coleção Viver, Aprender

- Concepção de EJA: Seguindo uma visão histórica considera-se a EJA como um campo de práticas e reflexões que transbordam os limites da escolarização em sentido restrito e nessa perspectiva restritiva pode ser entendido como sendo marginal ou secundário.

- Concepção de Letramento: livros didáticos marcados por uma abordagem caracterizada pela explicitação de conteúdos relacionados aos aspectos gramaticais e/ou de natureza composicional do gênero, os quais incidiam as atividades de leitura/compreensão textual.

- Referencial teórico: Abreu, M., Bakhtin, M., Chouppin, A., Fernandes, M.,Fávero, O., Kleiman, A., Koch, I.G.V., Lajolo, M., Marcushi, A. L., Rojo, R., Soares, M.

C) CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PARA O ESTUDO PROPOSTO

- Reflexões suscitadas com leitura da obra acerca de práticas significativas em letramento. - O livro analisado apresenta uma gama de textos de diversas esferas de produção/circulação, utilizados para atender diferentes propósitos, que visam contemplar o ensino do português em seus quatro eixos: oralidade, análise linguística, produção textual e leitura. O eixo enfatizado foi o da leitura, sendo que a maioria dos textos vem da esfera literária. O professor faz o papel de mediador para ajudar na construção dos sentidos. Isso pode criar alguma dependência e delimitar as possibilidades de leitura e práticas de letramento possíveis.

- Sugestão de uso na elaboração da síntese integradora. O público da EJA é dotado de especificidades e heterogeneidade por isso a elaboração de livro didático é um desafio. Sugere-se o trabalho das mais variadas esferas, não somente a esfera literária. Embora apresentem tentativas em contribuir para o exercício das práticas de letramento, contendo lacunas a serem preenchidas, por isso apontam para algumas ressalvas.

FICHA 16 A) IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

ROSA,: A. S. da. Imaginário Corpo e Caneta: Matriz Afro-brasileira em EJA. 2009. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade De São Paulo, São Paulo, 2009.