• Nenhum resultado encontrado

Contributos da autoavaliação na procura da Excelência

ANÁLISE DOCUMENTAL OPINIÕES DOS SUJEITOS

2. Processos utilizados

4.1 Contributos da autoavaliação na procura da Excelência

Processos de incentivo da reflexão nos Docentes Inovações e mudanças

68 3.6 Triangulação dos dados

Um dos aspetos relevantes no paradigma dos estudos qualitativos é a pertinência do emprego da triangulação como processo facilitador de uma visão multifacetada do fenómeno, que se manifesta através de um incremento no grau de confiança dos resultados obtidos.

A triangulação dos dados é utilizada para aumentar a validade e a fidedignidade por meio do emprego de fontes múltiplas de dados (Dezin & Lincoln, 2006).

Para Yin (2005), qualquer descoberta ou conclusão em um estudo de caso provavelmente será muito mais convincente e acurada se baseada em várias fontes distintas de informação, e deverá obedecer a um estilo corroborativo de pesquisa. Coutinho (2008) diz tratar-se de um procedimento que se baseia em combinar dois ou mais pontos de vista, fontes de dados, abordagens teóricas ou métodos de recolha de dados numa mesma pesquisa por forma a que se possa obter como resultado final um retrato mais fidedigno da realidade ou uma compreensão mais completa dos fenómenos a analisar. Maxwell (1996) refere tratar-se de um processo conducente a “conclusões mais credíveis”.

Articulando estas considerações com a pretensão em obter uma descrição mais rica e completa da realidade, a validação da informação recolhida foi concretizada através da seguinte configuração triangulação:

Metodológica, recorrendo a múltiplos métodos para estudar um único problema, determinando-se três modos de recolha de informação - análise documental, entrevista e notas de campo inseridas no diário do investigador; Assim:

A análise documental efetuada às atas das reuniões do Conselho Geral, Conselho Pedagógico, Departamentos, Conselho de Turma e de Docentes, centrou-se no levantamento de informações consideradas relevantes para compreender os procedimentos tidos relativamente ao processo de autoavaliação efetuado, assim como decisões tomadas ou ações desenvolvidas.

69

No que concerne à legislação, pretendemos confrontar as práticas estabelecidas no Agrupamento com os normativos instituídos.

O guião de entrevista teve como preocupação formular questões que nos permitissem a compreensão e a confrontação de informação entre os diferentes intervenientes no estudo.

O diário do investigador, no qual escrevemos ideias ouvidas, vistas ou experienciadas e respetivas inferências, o registo funcionou como forma de organização de ideias, dúvidas, datas, temas relevantes, entre outros.

Todas estas ações resultam, como já referido, da intencionalidade em compreender melhor os diferentes aspetos da realidade a estudar ou inclusivamente atenuar possíveis enviesamentos de uma metodologia única, possibilitando o seu cruzamento, uma leitura mais fiel da realidade observada. Esta linha de conduta é determinante para a elevação do nível de confiança aquando da efetivação das possíveis interpretações. Desta forma e porque se pretende validar a linha de pesquisa, parte-se do pressuposto que esta conduta permitirá inferir conclusões, possivelmente, mais fiáveis e adequadas à própria investigação.

Através do recurso às múltiplas combinações metodológicas enquadramo-nos no que dizem Fielding e Schreier (2001), quando referem que a mais-valia da triangulação consiste não em retirar conclusões fidedignas e precisas, mas em permitir que os investigadores sejam mais críticos e até céticos, face aos dados recolhidos.

Na mesma senda, Coutinho (2008) refere que a triangulação é muitas vezes usada pelo investigador não no sentido estrito de confrontar uma teoria, um conjunto de dados ou uma abordagem com uma proposta rival, mas antes como forma de conseguir uma análise de maior alcance e riqueza.

Em suma, a triangulação de fontes de informação permite ao investigador clarificar acontecimentos e interpretá-los, alcançando informação mais profunda e diversificada sobre o objeto de estudo.

Foi nesta perspetiva de desenvolvimento de uma compreensão profunda que a triangulação foi utilizada no contexto deste trabalho.

70 3.7 Procedimentos utilizados

Este estudo foi desenvolvido de Setembro de 2010 a Junho de 2011, um ano depois de ter sido implementado o modelo CAF. Manifestando como objetivo central supervisionar o cumprimento da avaliação interna de acordo com a legislação vigente e com o modelo de avaliação escolhido pelo Agrupamento, acalentamos o propósito em poder vir a contribuir para a consolidação e eficácia da aplicação do modelo CAF ou inclusivamente determinar situações que possam produzir mudanças na forma como este é adotado. Com este propósito delineado, concetualizamos o trajeto metodológico da investigação de acordo com a figura apresentada.

Quadro nº 04 - Percurso metodológico utilizado.

Consideramos pertinente ter distribuído o percurso analítico pôr três conjuntos específicos: análise documental, perceções e implicações práticas. O primeiro bloco teve por motivo determinar como resultado final um conhecimento prévio (inicial), no que concerne à forma como foi desenvolvida a autoavaliação. Para o efeito, foram cumpridos dois instantes de análise documental (relatórios, atas e questionários utilizados, passos utilizados aquando da implementação do modelo, planos de melhoria e sua monotorização) e legislação em vigor sobre a temática. A linha intermitente detém como significado a inter-relação entre os diversos documentos analisados e as perceções dos entrevistados e suas possíveis semelhanças e dissemelhanças.

Num segundo nível, procurou-se captar as perceções da Diretora, Coordenadora equipa de autoavaliação e Coordenadores de Departamento e Conselho de Docentes, relativamente ao ato da autoavaliação, expectativas da mesma ou até se integravam algumas causas que associassem ao seu sucesso/insucesso. Simultaneamente, neste

Implicações práticas 3º Momento Apresentação dados Conclusões Proposta sugestões decorrentes Obtenção dados 2º Momento

Entrevistas Notas Campo Diretora (1) Coord. Equipa AA (1) Coord. Departamento/ Cons. de Docentes (6) Análise 1º Momento Documental Relatório AA 2009/10 Relatório AE (IGE) 2008 Atas Legislação Relatos escritos

71 percurso, esteve-se atento ao ouvido, observado ou mesmo pensado, procedendo-se a um registo de notas.

No último nível, averiguou-se a existência de alguma relação entre as perceções dos professores, a análise documental efetuada e as notas de campo (triangulação), tendo em conta a informação recolhida previamente, bem como os resultados das análises de cada plano, procedendo a partir daqui as conclusões finais e as respetivas propostas ou sugestões.

Sendo um estudo de natureza qualitativa centrado no caso específico de uma escola, onde se pretende uma análise dos discursos e opiniões dos Coordenadores, as questões de natureza ética assumem relevância.

O plano de desenvolvimento desta investigação obedeceu ao cronograma indicado, evidenciando as principais etapas que compreenderam: revisão de literatura, identificação da problemática de investigação, opções metodológicas adotadas, o estudo empírico traduzido na construção e aplicação das entrevistas, posterior tratamento dos dados recolhidos e finalmente a conclusão do trabalho com as considerações finais do estudo efetuado.

Quadro nº 05 - Calendarização do estudo.

SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN

Revisão de literatura Identificação da problemática Opções Metodológicas Análise documental

Construção matrizes entrevistas Validação entrevistas

Aplicação guião entrevista - transcrições Análise conteúdo

Tratamento dos dados recolhidos Conclusão do trabalho e considerações finais

Entrega orientador Reformulação

Entrega ESE Viana do Castelo

No capítulo seguinte, procedemos à análise da informação recolhida, bem como à apresentação e discussão dos resultados, tendo em conta os objetivos que estiveram subjacentes a este estudo.

73

4. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS