• Nenhum resultado encontrado

CONTROLE DA DOR

No documento Guia Completo Auto Hipnose.pdf (páginas 48-52)

12 ROTEIROS DE AUTO-HIPNOSE

12.4 CONTROLE DA DOR

[após fazer sua indução e aprofundamento escolhidos]

4 Lembre-se que toda dor é um sintoma, é uma alerta do cérebro de que alguma coisa está errada com o sistema. Use

esta técnica com parcimônia, e somente em casos que já foram vistos e observados por médicos. Caso contrário, vá ao médico analisar o problema.

“ De zero a dez, que nota você daria a esta dor?

Sendo que zero significada ausência de dor e dez significa a dor insuportável.

Ótimo, agora assuma uma postura confortável, que lhe permita ficar em silêncio por alguns  poucos minutos.

Feche os olhos e imagine, faça de conta que seus olhos não abrem mais.

 Isso, você pode até mesmo testar para provar a si mesmo que estes olhos não abrem mais.  Agora, espalhe este relaxamento dos olhos para o corpo inteiro, até a pontinha dos dedos dos pés.

Perfeito!

 Agora, imagine que aquele seu desconforto é uma bola preta pesada, na palma da sua mão direita, e eu quero que você a segure bem forte, apertando-a com a máxima força que você tiver.

 Imagine que todo o seu desconforto está ali, naquela mão direita fechada e tensionada.  Mas, na minha contagem de dez até um, você vai imaginando que um detergente azul vai descendo pelo topo da sua cabeça até chegar naquela mão.

E quanto mais aquela cor azul vai descendo pelo seu corpo, a sua mão direita também vai relaxando, devagar.

10, 9 e aquela bolinha preta vai ficando cada vez mais leve, 8, 7, e a mão vai relaxando e aquele desconforto sumindo, 6, 5 sumindo mais e mais, e a mão relaxando

4, 3 e você vai percebendo que a mão está cada vez mais leve 2, 1 e aquela bola de ferro se torna uma linda bolha de sabão! E aquela bolha de sabão começa a subir em direção ao céu azul. E quanto mais ela sobe, mais você relaxa.

E quanto mais você relaxa, mais aquela bolha sobe, e você se sente cada vez melhor, mais relaxado e tranquilo.

E no momento que eu estalar os meus dedos, ela também explode levando com ela todo aquele desconforto, e você abrirá os olhos completamente satisfeito, sabendo que agora poderá realizar suas atividades com muito mais foco e tranquilidade.

1, subindo cada vez mais

2, desaparecendo e trazendo muita paz e gratidão

3. [snap] a bolha estoura, você respira fundo, abre os olhos sentindo-se muito leve e sabendo que você está mais livre daquele desconforto.

 Muito bom!

 Agora, dê uma nova nota.

Se ainda há alguma notinha a ser eliminada, repita o processo.

Se ela já desapareceu, aproveite seu dia e compartilhe sua vitória com seus amigos. ”

12.5 RUBORIZAÇÃO

5

[após fazer sua indução e aprofundamento escolhidos]

“ Lembre-se agora da coisa mais embaraçosa que já aconteceu com você.

 Lembre-se da situação total, quem estava presente, o que estava fazendo, onde você estava, o que foi dito, a hora do dia ou época do ano, se primavera, verão, outono, inverno.

 Ao lembrar o que aconteceu ou o que foi dito, quero que você se lembre também de como seu rosto começou a se sentir quente, talvez formigando um pouco.

E como o rosto começa a se sentir quente e formigando, ele começa a ficar vermelho e você está consciente de um rubor ocorrendo.

 Agora imagine uma grande régua, de pé na sua frente. Nela há uma sequência de números que começam no zero, lá em baixo e terminam no cem no topo.

5 O rubor é uma resposta física a uma causa emocional que pode causar constrangimento para algumas pessoas. O

Um ponto mostra como você está se sentindo agora. Quanto maior o número, mais forte é Um ponto mostra como você está se sentindo agora. Quanto maior o número, mais forte é o rubor, e quanto menor o número mais fresco seu rosto sente.

o rubor, e quanto menor o número mais fresco seu rosto sente.  Agora mes

 Agora mesmo seu romo seu rosto é quente e vsto é quente e vermelho, e o nermelho, e o número está perúmero está perto ao topo.to ao topo.  Mas,

 Mas, você você percebe que percebe que pode pode baixar aquele baixar aquele ponto, ponto, sobrandsobrando o suavemente suavemente pela pela sua sua boca.boca.  Inspire lentamente e,

 Inspire lentamente e, calmamencalmamente, te, solte o solte o ar pela ar pela boca formando um boca formando um bico, e bico, e o ar o ar que sai que sai dali édali é leve, suave e gelado.

leve, suave e gelado.  Agora,

 Agora, novamente novamente inspiraninspirando do e e exalandexalando o daquela daquela forma, forma, o o termômetro termômetro vai vai baixandbaixando o ee esfriando, e seu rosto já está começando a se sentir mais frio e fresco, começando a sentir mais esfriando, e seu rosto já está começando a se sentir mais frio e fresco, começando a sentir mais confortável e feliz.

confortável e feliz.

Toda vez que você sentir um rubor chegando, simplesmente solte o ar pela sua boca assim, Toda vez que você sentir um rubor chegando, simplesmente solte o ar pela sua boca assim, de forma suave, como se fosse um bico de pássaro.

de forma suave, como se fosse um bico de pássaro.

E, mentalmente empurre aquele para baixo e logo você notará que seu rosto se torna muito E, mentalmente empurre aquele para baixo e logo você notará que seu rosto se torna muito mais confortável, muito mais fresco e fresco do que antes.

mais confortável, muito mais fresco e fresco do que antes.  Agora eu v

 Agora eu vou contar aou contar até cinco e té cinco e você vai svocê vai se sentir frese sentir fresco e relaxaco e relaxado e confodo e confortável.rtável. Um, dois, três, quatro, cinco, abrindo os olhos com muita energi

Um, dois, três, quatro, cinco, abrindo os olhos com muita energia e disposição”.a e disposição”.

Adaptando o roteiro acima: Adaptando o roteiro acima:

Da mesma forma que você pode controlar as respostas físico-emoc

Da mesma forma que você pode controlar as respostas físico-emocionais, como corar, vocêionais, como corar, você  poderia

 poderia controlar controlar a a pressão pressão sanguínea, sanguínea, a a dor, dor, o o desconforto, desconforto, a a ansiedade ansiedade e e uma uma série série de de outrosoutros  problemas.

 problemas.

Por exemplo: Por exemplo:

"Sempre que você pensa em cigarros, você vê a régua na sua mente, e a desliza para baixo, "Sempre que você pensa em cigarros, você vê a régua na sua mente, e a desliza para baixo,  para

maravilhosamente calmo e no controle. Você ama o sentimento de ser um não-fumante e todos os maravilhosamente calmo e no controle. Você ama o sentimento de ser um não-fumante e todos os dias você está mais motivado e determinado a permanecer um não fumante..."

dias você está mais motivado e determinado a permanecer um não fumante..."

No documento Guia Completo Auto Hipnose.pdf (páginas 48-52)

Documentos relacionados