• Nenhum resultado encontrado

Guia Completo Auto Hipnose.pdf

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia Completo Auto Hipnose.pdf"

Copied!
65
0
0

Texto

(1)

GUIA

GUIA

COMPLETO

COMPLETO

PARA A

PARA A

AUTO-HIPNOSE

AUTO-HIPNOSE

Rafael Kraisch

Rafael Kraisch

(2)
(3)

GUIA COMPLETO

GUIA COMPLETO

PARA A

PARA A

AUTO-HIPNOSE

AUTO-HIPNOSE

Rafael Kraisch

Rafael Kraisch

Out/20107 Out/20107 www.rafaelkraisch.com.br www.rafaelkraisch.com.br

(4)

SUMÁRIO

SUMÁRIO

11 RAFAEL KRAISCH RAFAEL KRAISCH ... ... ... ... ... 11

22 MINHA GRATIDÃO MINHA GRATIDÃO ... ... ... ... ... 22

33 NOSSA VISÃO NOSSA VISÃO ... ... ... ... ... 33

44 INTRODUINTRODUÇÃO ...ÇÃO ... ... ... . . 44

55 O QUE É O QUE É HIPNOSE? HIPNOSE? ... ... ... ... ... 55

5.1 5.1 EVOLUÇÃOEVOLUÇÃO HISTÓRICAHISTÓRICA EE CONCEITUAL ...5CONCEITUAL ...5

5.2 5.2 MODELOMODELO DADA MENTEMENTE DEDE GERALDGERALD KEIN KEIN ...9...9

6 6 COMO PRATICAR AUTO-HIPNOSECOMO PRATICAR AUTO-HIPNOSE... ... ... 14... 14

6.1 6.1 PRATICANDOPRATICANDO AA PSEUDOPSEUDO AUTO-HIPNOSE AUTO-HIPNOSE ... 14... 14

6.2 6.2 PRATICANDOPRATICANDO AA AUTO-HIPNOSEAUTO-HIPNOSE ANCORADA ...ANCORADA ... ... 1515 6.3 6.3 PRATICANDOPRATICANDO AA AUTO-HIPNOSEAUTO-HIPNOSE PESSOAL ...PESSOAL ... ... 1515 77 QUANDO PROCURAR AJUDA QUANDO PROCURAR AJUDA PROFISSIONAL PROFISSIONAL ... ... ... ... 1717 88 COMO COMO CRIAR SUGESTÕES CRIAR SUGESTÕES CORRETCORRETAMENTAMENTE E ... ... ... ... 1818 8.1 8.1 FOQUEFOQUE NO NO POSITIVO ...POSITIVO ... ... 1818 8.2 8.2 OO AMANHÃAMANHàNUNCA NUNCA CHEGA ...CHEGA ... ... 2020 8.3 8.3 MENOSMENOS ÉÉ MAIS MAIS ... ... 2020 8.4 8.4 QUANDOQUANDO DAR DAR ASAS SUGESTÕES ...SUGESTÕES ... 21... 21

8.5 8.5 ESTIPULEESTIPULE AA DURAÇÃO... 22DURAÇÃO... 22

99 INDUZINDO A HIPNOSEINDUZINDO A HIPNOSE... ... ... ... ... 2323 9.1 9.1 RELAXAMENTORELAXAMENTO PROGRESSIVO ...PROGRESSIVO ... ... 2323 9.2 9.2 FIXAÇÃOFIXAÇÃO DODO OLHAR OLHAR  NAS NAS SOBRANCELHAS ...SOBRANCELHAS ... ... 2525 9.3 9.3 OO OBJETOOBJETO QUEQUE CAI CAI ... ... 2626 9.4 9.4 LEVITAÇÃOLEVITAÇÃO DODO BRAÇO ...BRAÇO ... ... 2727 10 10 APROFUNDANDAPROFUNDANDO A O A AUTO-HIPNOSEAUTO-HIPNOSE... ... ... 29... 29

10.1 10.1 APENASAPENAS DESCENDO ... 29DESCENDO ... 29

10.2 10.2 CHAMACHAMA DADA VELA ...VELA ... ... 3030 10.3 10.3 CAMACAMA DEDE PÉTALAS... 30PÉTALAS... 30

10.4 10.4 COR COR DODO RELAXAMENTO ... 31RELAXAMENTO ... 31

10.5 10.5 PASSEIOPASSEIO NA NA FLORESTA ... 32FLORESTA ... 32

(5)

11 EMERGINDO DO TRANSE ... 34

11.1 TÉCNICA BÁSICA DE EMERSÃO ... 34

12 ROTEIROS DE AUTO-HIPNOSE ... 35 12.1 CONVERSANDO NO SANTUÁRIO ... 35 12.2 ATRAINDO ABUNDÂNCIA ... 36 12.3 APRENDENDO A APRENDER ... 40 12.4 CONTROLE DA DOR ... 42 12.5 RUBORIZAÇÃO ... 44 12.6 MELHORANDO A AUTO-ESTIMA ... 46 12.7 DORMIR MELHOR ... 48 12.8 PENSAMENTO ACELERADO ... 51 13 COMANDOS E AFIRMAÇÕES ... 56 13.1 CONFIANÇA ... 56 13.2 ANSIEDADE ... 56 13.3 CRIATIVIDADE ... 56 13.4 DEPRESSÃO ... 57 13.5 SENSO DE HUMOR ... 57 13.6 INSÔNIA ... 57 13.7 BOA MEMÓRIA ... 58 13.8 FALAR EM PÚBLICO ... 58 13.9 TABAGISMO ... 58 13.10 CONTROLE DO PESO ... 59

(6)
(7)

1

RAFAEL KRAISCH

Rafael é um apaixonado pela mente humana desde sua adolescência e acredita que a mente humana tem a capacidade de encontrar uma solução efetiva para seus problemas e que as  pessoas não precisam sofrer por anos em terapias sem fim, gastando fortunas com remédios duvidosos e sendo cobaias de empresas farmacêuticas.

Com esta visão, estudou e praticou com os melhores profissionais da área, dentro e fora do Brasil, indo até a Alemanha duas vezes para estudar Constelação Familiar diretamente com seu criador, Bert Hellinger. E, na hipnose, participou do primeiro treinamento da OMNI Hypnosis no Brasil e imediatamente se destacou no uso da hipnoterapia como profissão.

Em conjunto com os conhecimentos da OMNI Hypnosis, Rafael aplicou sua outra  paixão, o empreendedorismo. Estudou marketing por conta própria e aos poucos foi colhendo

os frutos, até que trocou um bom emprego público para realizar seu grande sonho: dedicar-se 100% à hipnose.

Transformou seu consultório em um negócio de excelência, ao ponto de atender 20 clientes por semana, de forma constante. Hoje, além da vasta experiência em hipnoterapia, seus alunos também adoram suas dicas e insights de marketing que lhe ajudaram a construir o próprio negócio.

Trabalha em tempo integral como hipnoterapeuta e instrutor de hipnose, onde utiliza todo o conhecimento da meditação yogi, da visão sistêmica da Constelação Familiar e das  poderosas ferramentas ensinadas pela OMNI, tornando-o reconhecido pela extrema eficácia

nos atendimentos, onde muitas vezes, em apenas uma única sessão, é capaz de transformar, completamente, o destino de uma pessoa.

Em seu canal de YouTube, há dezenas de vídeos de pessoas felizes falando sobre a mudança extraordinária em suas vidas, além de dezenas de outros vídeos demonstrando o quanto a hipnose pode ser simples de ser aprendida e segura de ser praticada. Saiba mais sobre seu trabalho em www.rafaelkraisch.com.br 

(8)

2

MINHA GRATIDÃO

Primeiramente quero agradecer aos meus pais, que me encorajaram em minha busca de autoconhecimento e que criaram as condições essenciais para eu estar aqui hoje, tratando e ensinando centenas de pessoas.

À minha esposa e filhos que sabem aguentar os longos períodos de ausência e chatice aguda (às vezes, mais do que o necessário).

Aos meus queridos amigos e professores, que despertaram em mim a “febre” pelo cuidado humano. São tantos, mas em especial a Bert Hellinger, que me ensinou a cuidar realmente de uma pessoa sem vê-la como uma “coitada”; ao Alberto Dell’ísola e Rafael

Baltresca por ensinarem com humildade, paixão e desprendimento; aoMichael Arruda e ao

Hanruedi Wipf  por colocarem a OMNI Hypnosis em minha vida; e ao eternoGerald Kein1, que nunca conheci pessoalmente, mas manteve a filosofia e as técnicas mais apuradas da hipnose, ensinadas diretamente por Dave Elman.

1 Gerald Kein foi aluno direto de Dave Elman, criador da Omni Hypnosis e, infelizmente, faleceu no dia 21 de

(9)

3

NOSSA VISÃO

 Ninguém consegue aprender hipnose através da

observação.

 Deve-se experimentar a hipnose para que seja possível

diferenciá-la das coisas que você já ouviu sobre ela.

Para entendê-la completamente você deve fazer mais do

que apenas observá-la de fora, olhe de dentro.

E as falácias sobre a hipnose serão esclarecidas, você

atingirá um estágio onde não só você vai querer estar

hipnotizado, mas também será capaz de se hipnotizar .

 Não existe ninguém que não possa ser hipnotizado.

 Não existe isso de não ser hipnotizável.

- DAVE

ELMAN

NOTAS DEREFERÊNCIA, INTRODUÇÃO. P.2 E NAHIPNOTERAPIA, P. XI

 Hipnotizar é fácil!

(10)

4

INTRODUÇÃO

Seja bem-vindo ao Guia Completo para a Auto-hipnose, onde você aprenderá as melhores estratégias e técnicas de aprimoramento pessoal.

Você gostaria de se sentir mais confiante? Você gostaria de perder peso?

Qual seria seu sonho?

Bem, tenho uma boa notícia para você: VOCÊ PODE CONQUISTAR TODAS ESTAS COISAS.

É claro, a hipnose não é uma fórmula mágica que vai fazer você correr uma maratona em 10 minutos ou perder 10 quilos em uma semana.

 Na verdade, a auto-hipnose será uma ferramenta fantástica para moldar suas crenças mentais negativas, transformando-as em atitudes mentais poderosas e vitoriosas.

Pare para refletir: o que realmente está impedindo você de se tornar aquela pessoa incrível que você tanto almeja ser?

 Não, não é o governo, idade ou sexo. É apenas o seu conteúdo mental abarrotado de  padrões que, talvez, um dia foram úteis, como não falar com estranhos ou não confiar em

desconhecidos, mas que hoje servem apenas para travar a sua vida.

Com este livro você poderá reencontrar as forças necessárias para mudar estes padrões e recuperar a sua vida.

(11)

5

O QUE É HIPNOSE?

5.1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA E CONCEITUAL

A hipnose é fruto de uma longa e vasta evolução, o que significa que há uma grande gama de confusões e equívocos.

 Na verdade, como a hipnose é um processo completamente intrínseco e subjetivo, uma definição é, por si mesma, igualmente subjetiva e dependerá muito do ponto de vista  prático e vivencial do hipnotista.

Por exemplo, se você fizer uma simples pesquisa entre leigos e profissionais verá que há muitas interpretações e hipóteses sobre o assunto, sejam reais ou imaginárias.

Alguns chegarão a dizer que a hipnose é um tipo de controle mental, enquanto outros irão dizer que é algo relacionado a relógios balançando ou encantamentos especiais (!).

Crescemos ouvindo as coisas mais absurdas sobre a hipnose, como filmes, os antigos desenhos do Pica Pau, livros e até mesmo novelas brasileiras.

Figura 1 –  Famosa cena onde o Pica Pau aprende a hipnose lendo

o livro. Você poderá vê-lo no youtube  procurando “Woody

(12)

A crença popular de que a hipnose é uma espécie de energia invisível controlada pelo hipnotista é tão intrínseca que muitas pessoas, ao ouvirem que trabalhamos com a hipnose, imediatamente desviam o olhar, como se fossemos ler sua mente ou descobrir seus segredos íntimos.

 No entanto, a hipnose faz parte da evolução da humanidade, e no passado era vista no curandeirismo dos xamãs, na medicina egípcia ou nos templos divinos da antiga Grécia.

Tais “curas” eram obtidas pela obtenção de estados de transe, onde mantras ou frases místicas eram entoadas atraindo a bênção de deuses ou energias espirituais.

Para os objetivos deste curso vamos observar as definições dos hipnotistas mais influentes dos últimos tempos: James Braid, Milton Erickson e Dave Elman.

O entendimento científico da hipnose se originou, definitivamente, através do trabalho pioneiro do médico James Braid (1795 –  1860), que, observando demonstrações  públicas da aplicação do mesmerismo2, habilmente observou que os voluntários estavam, na verdade, em apenas um estado mental alterado, e que aquilo não tinha nada a ver com o olhar magnético ou poderes invisíveis do mesmerista.

Para provar isso, Braid experimentou e descobriu que era possível hipnotizar qualquer  pessoa através da fadiga muscular do olho, estudando, por anos, vários fenômenos obtidos

naquele estado de transe.

Desejando remover a ideia de um poder mesmérico relacionado a este estado, Braid adotou o termo hypnos, o deus grego do sono, pois ele percebia a hipnose como um estado de sono, embora diferente do sono comum.

2 O mesmerismo é um movimento desenvolvido por Franz Anton Mesmer (1734  –  1815) que acreditava que

universo possuía um fluido magnético responsável por animar os corpos orgânicos e inorgânicos, e a interrupção desse fluxo magnético causava doenças.

(13)

É claro que isto gerou muita confusão, de modo que ele tentou mudar o nome para monoideísmo (foco sobre uma única ideia), mas isto foi em vão.

Sua visão sobre a hipnose era a de que o hipnotista direciona a percepção de realidade do sujeito sobre ideias

específicas, mesmo que a pessoa não esteja consciente disso.

Um século depois, Milton Erickson (1901  –   1980) desenvolve uma visão

completamente nova de trabalhar a hipnose, pois desde a época de Braid a hipnose era tipicamente autoritária.

Para Erickson, a mente inconsciente do indivíduo é sábia e não compete ao hipnotista saber o que deve ser feito. Assim, desenvolveu uma abordagem totalmente  permissiva e indireta, tornando-se popular entre  praticamente todas as escolas de hipnose.

Dentre as diversas definições sobre a hipnose, Erickson dizia que é “um estado de consciência especial caracterizado por uma receptividade a ideias”.

 Note que ele também vê a hipnose como um estado alterado de consciência, e que quando obtido o hipnotista poderia apresentar ideias ou conceitos, pois ali a mente inconsciente poderia facilmente aceita-las.

 No entanto, a citação mais conhecida e respeitada pela grande maioria dos hipnotistas veio de um contemporâneo de Erickson,Dave Elman (1900 –  1967).

Figura 3 –  No Egito, havia os Templos do Sono.

(14)

Ao contrário de Erickson, Elman não era médico, mas um radialista famoso. Sua jornada começa quando perdeu seu pai aos 8 anos de idade quando seu pai utilizou a hipnose para aliviar as dores de um câncer (terminal).

Após esta experiência, resolveu estudar a fundo a hipnose, sendo que aos 12 anos já utilizava seus colegas de escolas como cobaias.

Desenvolveu em profundidade inúmeras técnicas, e até os dias de hoje sua visão da hipnose é extremamente avançada.

Dave Elman definiu a hipnose como:

“Atravessar o fator crítico da mente

consciente e estabelecer um pensamento (ou

sentimento) exclusivo aceitável (no

subconsciente) ”

Diferente de outros contemporâneos, Elman tinha uma visão absurdamente clara de como os problemas se formam na mente subconsciente e como eles podem ser resolvidos facilmente pela hipnose. Além disso, sua maior contribuição foi a criação e ensinamento de técnicas facilmente e logicamente compreensíveis, de fácil repetição.

(15)

Antes de 1960 Elman já dizia que “um médico não vai usar a hipnose se a indução demorar mais do que uma injeção”. Isto significa que as formas mais rápidas e poderosas de colocar alguém em hipnose profunda foram, principalmente, desenvolvidas por ele.

5.2 MODELO DA MENTE DE GERALD KEIN

SU CONSCIENTE

1. Memória funcional 2. Razão

3. Análise

4. Força de vontade

1. Memória de longo prazo 2. Hábitos

3. Emoções

4. Autopreservação 5. Ociosidade

1. Sistema nervoso autônomo 2. Sistema imunológico

CONSCIENTE

FATOR CRÍTICO

(16)

Para entender realmente como é o processo da hipnose e de que maneira as sugestões hipnóticas são aceitas pelo subconsciente é importante que saibamos como é o funcionamento de nossa mente.

Primeiramente gostaria de frisar que este modelo da mente foi desenvolvido por Gerald Kein, criador da OMNI Hypnosis, com base no trabalho desenvolvido por Dave Elman, e não é objeto aqui discutir as várias correntes terapêuticas ou filosóficas que utilizam, muitas vezes, os mesmos nomes para diferentes fins.

Ou seja, um psicólogo ou psicanalista terão modelos da mente diferentes do que apresentarei a seguir, embora isto não signifique que um estará certo em detrimento do outro. Afinal, o cérebro humano ainda é uma verdadeira incógnita e estes modelos são, na maioria, empíricos e subjetivos. Não há, realmente, no cérebro uma área inconsciente e outra consciente. O cérebro não tem uma rede de neurônios subconscientes ou superconscientes!

 Neste sentido, nós hipnotistas costumamos dividir a mente em três funcionamentos diferentes: consciente, subconsciente e inconsciente.

Primeiramente vou falar da menteinconsciente, que é aquela parte da mente voltada ao funcionamento básico do corpo e manutenção da vida através das funções vitais e sistema imunológico. É aqui que o batimento cardíaco, respiração, sudorese, deglutição e coisas afins acontecem sem o menor esforço do pensamento ou vontade. Aqui, a natureza desempenha seu papel, e não é possível alterações drásticas ou permanentes pela hipnose, como parar o coração ou não respirar indefinidamente. Embora a hipnose possa “influenciar” esta mente, como reduzir a respiração e os batimentos cardíacos, não será possível realmente alterar alguma coisa ali.

Agora, quero que você olhe para aquilo que chamamos demente consciente. Dizem que passamos boa parte da nossa vida ali. Mas, eu convido você a refletir: será que você realmente está consciente do que está acontecendo agora em sua vida? Em seus pensamentos? Em seu corpo?

(17)

Embora tenhamos esta ilusão de que pertencemos a um mundo “consciente”, a verdade é que esta mente não é responsável por 1% de todo o funcionamento mental, limitando-se a questões básicas que envolvem:

Memória funcional, que é a memória simples ou de curto prazo para as questões diárias, como o nome de nossos pais, nosso número de telefone ou o endereço de casa;

Raciocínio lógico ou razão, que não tem nada a ver com a matemática em si, mas com as desculpas ou “mentiras” criadas pela mente para justificar padrões emocionais. É aqui que a pessoa diz que “fuma para ficar calma” ou “come demais porque é ansiosa”. De fato, a r azão criada pela mente nunca é original e, na grande maioria dos casos, falsa e até mesmo arbitrária. Uma outra maneira de ver esta característica é que ela sempre arranja um culpado ou algoz;

Análise, onde nossa mente pensa em alternativas para atender ou resolver demandas, como “uso sapato ou chinelo? ”, “açúcar ou adoçante? ”. Parte do pressuposto que há necessidades externas que atendem necessidades internas;

Força de vontade, que nos empurra até o momento onde nosso estoque emocional acaba e retornamos aos padrões originais. Parte disso vem das crenças limitantes que a própria mente consciente cria, mascarando e protegendo o conteúdo subconsciente.

Agora, o que há abaixo de toda esta parafernália, aparentemente consciente e racional? É onde vive a sua verdadeira realidade, chamadasubconsciente, que é responsável  por toda a grande massa de informações da vida humana, onde todas as decisões são definidas.

Esta mente toda poderosa é o produto de uma longa linha de evolução, onde nosso cérebro percebeu que a sobrevivência humana no reino caótico da vida primitiva só seria alcançada com o mínimo de esforço, procurandoautomatizar todas as informações advindas da experiência, mesmo aquelas dentro do ventre materno.

Para gerenciar esta incrível demanda o subconsciente conta com cinco armas:

Memória de longo prazo, que é o grande segredo por trás da hipnose terapêutica, já que nosso subconsciente nunca deleta ou esquece uma informação. Apenas a deixa lá,

(18)

quietinha, esperando o momento de ser novamente útil quando for necessária. Esta memória  já é formada dentro da barriga de nossa mãe;

Hábitos, são os comportamentos adquiridos pela repetição, como escovar os dentes com a mesma mão, tomar café depois do almoço, dormir lendo um livro, etc.;

Emoções, que são a principal causa do nosso sucesso ou fracasso, pois não é obesidade que deixa alguém triste, mas a emoção de ser “feio” ou isolado; não é a falta de dinheiro o problema, mas a emoção de ser inferior. Todos os problemas ou sintomas que uma  pessoa tem são fórmulas criadas pela mente subconsciente de expor uma demanda emocional;

Autopreservação, que é o nosso velho programa de autodefesa que herdamos de nossos ancestrais, que dependiam unicamente da percepção e memória de longo prazo para sobreviverem. No caso, se um tigre aparecesse do nada, o subconsciente trazia a imagem de  perigo para correr o mais rápido possível. Porém, este mesmo princípio aparecia quando uma

moita mexia, pois a mente sabia que se um tigre aparecesse dali, seria muito mais difícil se esquivar com ele perto, então, a solução era sair correndo ao menor sinal de perigo. O  problema é que, mesmo sendo algo irreal, o subconsciente dispara um alarme, fazendo com

que tudo seja voltado para a sobrevivência;

Ociosidade, que é outro presente de nossos ancestrais. Como no passado não havia alimento ou combustível sobrando, nossa mente percebeu que era uma boa estratégia economizar evitando qualquer tipo de fadiga, principalmente aquela advinda das mudanças. Além disso, mudar significa abandonar os velhos padrões de defesa, o que poderia ser extremamente perigoso em um mundo selvagem. O problema disso é que a mente, além de guardar tudo e automatizar tudo, não deixa que algo padronizado simplesmente seja modificado pela força de vontade, pois mudar consome energia, e a mente deve economizar!

Agora que você entendeu o funcionamento básico da nossa mente, você está  preparado para conhecer mais uma parte essencial para o trabalho do hipnotista: ofator

crítico.

(19)

Assim, uma pessoa obesa se olha no espelho e diz: “nossa, sou muito feio! Preciso urgente de uma dieta. ” Ao fazer isso, sua força de vontade é ativada para se livrar dos  brigadeiros (racionalização) e começar uma dieta sem carboidratos (análise racional).

Porém, automaticamente o vigilante olha esta nova ideia, comparando-a com aquilo que já está guardado no subconsciente. Observando o conteúdo antigo, ele observa que aquela obesidade é apenas uma defesa emocional para um abuso sexual que aconteceu no passado, que a mamãe fazia brigadeiros sempre em festas de aniversário e que, na escola, todos caçoavam dele quando corria na aula de educação física.

Com tudo isso, o fator crítico da mente consciente percebe que uma dieta agora, sem  brigadeiros e com o esforço de malhar seria muito ruim, destruindo aquela força de vontade

ao primeiro comercial da televisão.

E é aqui que entra a hipnose, onde ultrapassamos esta barreira do fator crítico para estabelecer algo novo no subconsciente.

(20)

6 COMO PRATICAR AUTO-HIPNOSE

Há muitas formas de entrarmos em transe hipnótico sem a atuação de um hipnólogo conduzindo o processo.

Uma destas formas é a famosa auto-hipnose, onde criamos um atalho para nossa mente subconsciente através de um comando simples e claro, sendo que os benefícios desta técnica são incontáveis.

Podemos utilizá-la para amenizar uma dor que estamos sentindo, implantar sugestões de força, coragem, autoestima em nosso subconsciente, inibirmos o sono em um momento específico ou entrar em um estado de profundo relaxamento em questão de segundos.

Eu gosto de dividir a auto-hipnose em três classes: apseudo, apessoal e aancorada. Obviamente esta divisão é apenas para fins didáticos, porque na verdade toda hipnose será uma auto-hipnose.

Vejamos como você poderá praticar cada uma delas.

6.1 PRATICANDO A PSEUDO AUTO-HIPNOSE

Pseudo auto-hipnose é o nome daquela prática que fazemos ao ouvir um áudio genérico, normalmente comprado ou baixado da internet.

A principal vantagem dela é também a sua principal desvantagem: ela está pronta e disponível, mas não foi feita para você, para suas próprias necessidades.

Ou seja, você poderá ter algum benefício baixando aquele áudio do youtube, mas não espere que o seu problema seja resolvido da mesma maneira que talvez resolva para outra  pessoa, pois cada pessoa tem uma necessidade emocional e, embora o problema possa ter o

(21)

Porém, é uma boa maneira de praticar diversas técnicas e abordagens e descobrir o que funciona melhor para você, como uma biblioteca que você poderá personalizar  posteriormente.

Para praticá-la, basta pesquisar na internet, encontrar alguma que lhe seja confortável e seguir as instruções do hipnotista

6.2 PRATICANDO A AUTO-HIPNOSE ANCORADA

Esta é a melhor maneira de desenvolver e praticar auto-hipnose, pois todo o trabalho inicial já foi feito por outro hipnotista competente, isto é, a indução e o aprofundamento necessário, deixando no nível desejado de transe, uma espécie de comando ou sinal para que tal estado seja alcançado imediatamente.

Para este tipo de prática, basta montar as sugestões conforme já ensinadas aqui, repeti-las em voz alta e acionar o gatilho, para que as sugestões acessem imediatamente o subconsciente.

6.3 PRATICANDO A AUTO-HIPNOSE PESSOAL

Para esta prática é necessário um pouco mais de trabalho manual, que envolverá  basicamente o conhecimento e execução de sugestões positivas que lhe atenderão em suas

demandas.

Comece escrevendo suas próprias sugestões, de forma clara e de fácil compreensão. Se preferir criar uma espécie de diário para isso, você poderá sempre ter uma recordação do que fez e, com o tempo, melhorar e adaptar suas próprias frases.

(22)

Durante a auto-hipnose não é necessário ficar repetindo as frases ou sugestões durante o estado de hipnose, e por isso elas deverão ser repetidas antes de iniciar a indução hipnótica. Uma vez que você tenha feito a indução e o aprofundamento, apenas deixe que sua mente aprofunde e relaxe pelo tempo desejado. Não é necessário que sua mente fique “concentrada”, onde nenhum pensamento aconteceria. Pelo contrário, apenas divague e “sonhe” com o objetivo da afirmação, sentindo sua execução ou o resultado desejado.

Se a sua intenção é gravar scripts completos, que, inclusive, estão aqui apresentados  para exemplo e estudo, procure gravar em ambiente silencioso, de modo que ao ser ouvido, nenhum som o distraia. Além disso, muitos hipnotistas gostam de usar as sugestões na segunda pessoa, pois passa a ideia de comando e orientação.

De qualquer maneira, a sequência básica para sua prática de auto-hipnose consiste em:

1. Criar as sugestões e anotá-las;

2. Lê-las em voz alta ou gravar sua própria voz; 3. Indução

4. Aprofundamento 5. Emersão

(23)

7

QUANDO PROCURAR AJUDA PROFISSIONAL

Embora a auto-hipnose seja uma ferramenta fantástica que ajuda no autoconhecimento, emagrecimento, tratamento de fobias, etc., nem sempre a sua prática isolada é recomendada.

Muitas vezes o subconsciente da pessoa desenvolve uma estrutura de problemas, vícios ou até mesmo doenças com os simples objetivos de acobertar uma dor emocional  profunda ou proteger a pessoa de algo que aconteceu no passado.

 Não estou falando isso para desencorajá-lo a praticar a auto-hipnose, mas para alertá-lo que, em determinadas situações ou problemas, o melhor é confiar no trabalho de um hipnoterapeuta3  qualificado e experiente, que possa conduzir o processo com conforto, mesmo que passando por momentos emocionalmente ruins.

E, caso você queira começar pelo processo de auto-hipnose seguindo as instruções deste e-book, se perceber que ainda assim o seu problema parece não estar tendo solução,  procure um hipnoterapeuta para discutir o que está acontecendo.

(24)

8

COMO CRIAR SUGESTÕES CORRETAMENTE

8.1 FOQUE NO POSITIVO

Agora quero discutir sobre a linguagem que você deve utilizar para a auto-hipnose.  Nossa mente tem, por “padrão” da natureza primeiramente tem a necessidade de imaginar algo para que depois possamos soltá-lo.

Por exemplo, se eu pedir para que você não pense em um elefante azul, o que acontece?

Bem, com certeza você deve estar pensando em nosso querido amigo azul!

E, por isso mesmo que durante o processo de auto-hipnose você deve pensar e falar exatamente no que você quer, e não naquilo que gostaria de não ter. Assim, se você não quiser fumar, deve se concentrar naquelas cenas ou sentimentos que você fará ou sentirá quando estiver livro, como joga futebol com o filho.

Outro exemplo seria para o emagrecimento. Ao invés de dizer “eu não como comidas gordurosas” e se focar e repetir tais hábitos, você pode refazer esta sentença em uma maneira mais positiva como “eu prefiro alimentos saudáveis e nutritivos e fico cada dia mais magro e saudável”.

Aprender a pensar de forma prática, voltada para o positivo é uma arte que exige esforço, prática e paciência.

Fomos treinados a vida inteira para focar em fugir da dor, fugir daquilo que não queremos, e colocamos tanta energia nesse aspecto que esquecemos de nos focar exatamente no que queremos.

(25)

FRASE NEGATIVA: “ Eu não me sinto ansioso . ”

FRASE POSITIVA 1: “Eu sempre penso antes de agir. ”

FRASE POSITIVA 2: “Sempre que respiro fundo, fico calmo. ”

FRASE POSITIVA 3: _____________________________________________ FRASE POSITIVA 4: _____________________________________________

FRASE NEGATIVA: “ A fobia de aranhas some . ”

FRASE POSITIVA 1: “Estou no controle da minha vida. ” FRASE POSITIVA 2: “Eu sou forte e corajoso. ”

FRASE POSITIVA 3: _____________________________________________ FRASE POSITIVA 4: _____________________________________________

FRASE NEGATIVA: “ Eu não durmo tarde da noite . ”

FRASE POSITIVA 1: “Adoro dormir cedo e acordar com felicidade. ” FRASE POSITIVA 2: “Meu ritmo biológico é regulado e eu o respeito. ”

FRASE POSITIVA 3: _____________________________________________ FRASE POSITIVA 4: _____________________________________________

FRASE NEGATIVA: “ Eu não sou gordo . ”

FRASE POSITIVA 1: “Eu como alimentos saudáveis e emagreço rapidamente. ” FRASE POSITIVA 2: “Adoro me exercitar. Me sinto forte e saudável. ”

(26)

8.2 O AMANHÃ NUNCA CHEGA

Se você disser a si mesmo:

“Eu vou emagrecer”,

a mensagem que você está

dando ao subconsciente é:

 Algum dia eu vou emagrecer, mas até lá, continuo do

 jeito que estou

. ”

Quando você diz “

eu vou”

 a sugestão se torna indefinida, o que a torna

totalmente insignificante.

E, simultaneamente, você já está dando a sugestão oposta, pois se você será

 forte, confiante e rico, significa que hoje você é

fraco, tímido e pobre

!

Preferencialmente use o presente do indicativo em suas sugestões, passando a ideia e o sentimento de que algo está em formação, e que você está assumindo a sua parte no  processo, como“estou ficando cada dia mais forte, confiante e rico. ”

Outra maneira de usar isso é o posso, de modo que as sugestões sejam mais  persuasivas, como “eu posso ser confiante sempre que necessário. ”

8.3 MENOS É MAIS

Evite a utilização de frases longas ou muitas sugestões diferentes durante a auto-hipnose. Quando você utiliza muitas afirmações diferentes ou vários contextos, há uma grande facilidade em se confundir e distrair no processo.

Assim, procure ser o mais específico possível. Saiba exatamente o que você quer e anote isso.

Por exemplo, “eu quero ser feliz” não ajuda em nada, porque você não está dizendo em que essa felicidade vai aparecer e como ela será. O melhor, por exemplo, seria: “Eu me amo e encontro alguém que me ame tanto assim”, caso seu foco seja relacionamento. Ou, “eu

(27)

trabalho em algo que mostre minhas capacidades e dons ”, já é uma outra maneira eficaz de mostrar ao subconsciente o que você realmente quer.

8.4 QUANDO DAR AS SUGESTÕES

Você deve achar que o momento certo de dar as sugestões deve ser durante o estado de hipnose, como quando outra pessoa está lhe hipnotizando. Porém, em auto-hipnose o esforço de lembrar aquelas sugestões tão bem trabalhadas poderia atrapalhar o nível de transe.

Assim, é importante que você saiba quais as sugestões que você quer usar antes de entrar em hipnose. Primeiramente defina qual o problema que você quer solucionar. Depois,  pense em como você pode eliminar tal problema. Finalmente, crie suas sugestões com base

nas instruções prévias.

Por exemplo, se você tem um problema em ficar tempos demais nas redes sociais da internet, você poderia pensar em soluções como ler mais livros, desligar a internet após 10 minutos de uso ou até mesmo limitar o uso da internet em dias alternados.

Assim, possíveis sugestões seriam:

“Quando estou na internet, sinto-me muito bem em desligar após 10

minutos de uso e fazer algo saudável com a família. ”

“Fico feliz em ficar mais tempo lendo livros do que na internet. ”

Uma vez que suas sugestões foram formatadas, anote-as em um papel ou crie uma espécie de diário de sugestões, onde você poderá voltar sempre que quiser para ter novas ideias ou praticar com mais profundidade.

(28)

8.5 ESTIPULE A DURAÇÃO

Estipular um tempo de duração para a auto-hipnose é algo válido e muito útil. Tenho certeza que todos nós já tivemos a experiência de ir para a cama pensando que dormiríamos apenas mais alguns minutos e, ao final, ter perdido um compromisso porque dormimos muito mais do que pensamos.

Então, para não ficar se preocupando com isso em auto-hipnose, estipule um tempo de duração. Você pode usar um cronômetro para isso ou, se preferir, pode usar o seguinte comando antes das sugestões:

“Eu estarei em auto-hipnose pelos próximos cinco minutos, e minha mente subconsciente me alertará sobre isso de forma segura e eficaz. ”

(29)

9

INDUZINDO A HIPNOSE

Existem milhares de formas de você entrar em hipnose. No entanto, vamos nos concentrar naqueles métodos que se provaram eficientes na maioria dos casos.

Se você estiver gravando estas técnicas, lembre -se de gravar em local silencioso e sem ruídos, além de falar na segunda pessoa. Por exemplo, fale “você pode ouvir o som da chuva” ao invés de “eu posso ouvir o som da chuva ”. Obviamente, durante o processo você estará seguindo esta sugestão em primeira pessoa, dentro da sua própria mente.

9.1 RELAXAMENTO PROGRESSIVO

“P or gentileza, apenas feche os olhos.

Talvez você queira apenas perceber a sua respiração, ficando mais e mais calma.  Isto mesmo!

Você não precisa alterar a respiração, apenas observe.

Traga toda a atenção para a respiração, enquanto você relaxa profundamente.  Agora, imagine uma cor agradável, uma cor confortável.

E tranquilamente espalhe esta sensação colorida para todo o seu corpo, dos pés à cabeça.

 Apenas foque sua atenção no topo da cabeça, seu cabelo, sua pele.  Imagine que você simplesmente relaxa todos os músculos da cabeça, relaxa sua testa, ficando calmo, muito calmo.

 Bom!

E agora seus olhos, suas têmporas, relaxando. Suas orelhas também podem relaxar.

(30)

Sua nuca também pode relaxar confortavelmente.

 De novo, relaxe os músculos dos olhos e as sobrancelhas ficam calmas.  Até mesmo o nariz relaxa.

E quem sabe, você apenas sente uma sensação de puro relaxamento e paz profunda. Quanto mais seu corpo relaxa, mais sua mente relaxa.

 Agora é momento de apenas parar e desacelerar. Seus ombros relaxam confortavelmente.

 As costas liberam toda a tensão passada. É tão confortável, tão calmo, tão suave.  Relaxamento total e profundo

Esta massagem profunda se espelha para o peito, barriga, levando embora tudo o que você não precisa, deixando apenas um profundo sentimento de paz.

Tranquilidade, agora.  Descendo, afundando.

 Até os dedos dos pés ficam leves, os dedos das mãos ficam pesados  Relaxe mais!

 Isto mesmo!

Cada dedo relaxa, um por um.

O corpo está deitado, a respiração está bonita, a mente leve, e você fica feliz, agora. Você não sabe exatamente quando você vai sentir a necessidade de se mexer novamente.

E você não precisa saber onde estão as suas mãos  Nem precisa saber onde estão seus pés.

(31)

9.2 FIXAÇÃO DO OLHAR NAS SOBRANCELHAS

“F oque seus olhos no meio das sobrancelhas e mantenha sua respiração da forma

mais natural e simples possível. Ótimo!

 Agora, vá percebendo que seus olhos começam a ficar um pouco mais pesados. É natural, inclusive, piscar.

E você também vai percebendo que os olhos começam a ficar um pouco mais cansados, irritados, pois é tanto esforço ficar com os olhos ali, forçando para cima. Seria muito mais fácil e confortável apenas fechar os olhos, e relaxar.

Você começa a perceber que piscar alivia a tensão, e vai piscando cada vez mais, e quanto mais pisca e cansa, mais os olhos querem fechar.

Então, na minha contagem de 3 até 1, vá fechando seus olhos vagarosamente. 3, comece a soltar aquela tensão.

2, quase fechando. Permita-se sentir isso. 1, feche os olhos e solte todo o esforço.

(32)

9.3 O OBJETO QUE CAI

“Segure com a ponta de seus dedos um pequeno objeto como uma moeda,

caneta ou botão, e traga-o até a altura de sua testa, sem, no entanto, movimentar

a cabeça.

Foque seu olhar ali, apenas naquele objeto.

Vá percebendo o esforço em seu ombro, em seu braço, antebraço e mão.

Comece a pensar o quão bom será soltar aquele objeto, o quanto você vai

relaxar ao fazer isso.

Então, suavemente comece a perceber aqueles dedos ficando mais e mais

relaxados, e daqui a pouco, aquele objeto cairá e você mergulhará em um profundo

relaxamento físico e mental.

Você não irá dormir, pelo contrário, ficará alerta, consciente e focado, e

todos os sons que ouvir vão ajuda-lo a ir mais fundo ainda.

Em um momento vou contar de 3 até 1 e você vai soltar aquele objeto e

quando ele cair no chão, apenas feche os olhos e solte-se confortavelmente

também.

3, 2, 1, solte!

Os olhos fecham e você mergulha em um incrível sentimento de calma e

(33)

9.4 LEVITAÇÃO DO BRAÇO

“ Assumindo uma posição confortável, solte o peso e o controle dos músculos

dos braços e pernas.

 Agora, fechando os olhos, foque sua atenção na ponta dos dedos de uma de

suas mãos.

Sinta a sua mão também.

Sinta a temperatura e o quão relaxada ela está.

Talvez você até sinta a pulsação suave.

Permita que essa mão esteja tão solta e leve que parece que há balões

coloridos nela. Balões que começam a subir aos céus enquanto você a relaxa mais

e mais.

E enquanto você se torna consciente daqueles dedos relaxados, você pode

imaginar qual dedo subiria primeiro.

Seria apenas um de cada vez? Ou todos simultaneamente?

Quantos balões você pode imaginar para fazer esta mão subir mais rápido?

Coloque-os ali e deixe a mão simplesmente solta.

E quanto mais você solta aquela mão, mais o balão sobe porque eles

representam sua saúde, energia e vitalidade, e quanto mais eles sobem, mais feliz

você se sente.

E quanto mais eles sobem, mais aquela mão se torna leve, e talvez você

 perceba ou não perceba, a mão começa a ser puxada pelos balões, subindo

(34)

E quanto mais a mão sobe, mais você relaxa. Quanto mais você relaxa, mais

a mão vai subindo em direção ao seu rosto.

Em algum momento, eu vou contar de 1 até 5, e a cada número, a mão sobe

mais.

1, quanto mais você relaxa, mais a mão sobe.

2, quanto mais ela sobe, mais você relaxa.

3, mais feliz.

4, mais suave.

5, e agora deixe o balão subir sozinho, a mão cai pesada e você apenas

continua aprofundando e

relaxando. ”

(35)

10

APROFUNDANDO A AUTO-HIPNOSE

A indução é a porta de entrada ao transe hipnótico. Porém, apenas fazê-la não é o suficiente, pois a mente não é algo estático e definido, e um aprofundamento do estado é vital para estabelecer uma comunicação efetiva com o subconsciente.

Para isso, após a indução, escolha (ou desenvolva) um dos roteiros a seguir, seguindo as mesmas diretrizes já apresentadas.

10.1 APENAS DESCENDO

“Enquanto eu contato de 10 até 1, imagine-se descendo de forma segura e confortável

 para você.

Talvez você prefira uma escada rolante, talvez um elevador ou até mesmo um escorregador.

 Não importa, desde que você siga as instruções e se sinta confortável. 10, comece a descer, lentamente.

9, 8, quanto mais desce, mais você se sente relaxado. 7, 6, quanto mais relaxa, mais feliz se sente.

5, 4 descendo, mais e mais. 3, 2, quase lá, relaxe ainda mais

(36)

10.2 CHAMA DA VELA

“Imagine uma vela acessa a sua frente.

Ela tem cor? Tem tamanho? Tem forma?

 Bem, não importa! Tudo o que quero é que você apenas imagine-a na sua frente. Porque na minha contagem de 5 até 1 aquela chama irá diminuir cada vez mais, e quanto mais ela diminui, mais você aprofunda este relaxamento e mais você fica feliz.

5, comece a imaginar aquela chama diminuindo, ficando distante. 4, talvez ela fique mais distante ainda, ou apenas está diminuindo. 3, quase sumindo agora.

2, e você apenas relaxa mais e mais.

1, ela some completamente e você apenas sente o relaxamento mais profundo agora, ouvindo minha voz e todos os sons a sua volta. ”

10.3 CAMA DE PÉTALAS

“Daqui a pouco eu vou contar de 5 até 1, e durante a minha contagem imagine-se

descendo, flutuando de forma suave e tranquila, porque lá embaixo há uma cama cheia de  pétalas, bem fofa, esperando você chegar.

(37)

4, talvez rápido, talvez devagar, o corpo vai amolecendo e descendo cada vez mais. 3, imagine o cheiro das pétalas das flores que aguardam você lá embaixo. Este cheiro  fica mais forte a medida que você desce mais e mais.

2, você pode até mesmo imaginar todas as cores e formatos destas pétalas, e uma suave fragrância que lhe traz calma, amor e harmonia, descendo cada vez mais agora.

1, imagine-se pousando suavemente nesta cama maravilhosa, feita especialmente  para você, enquanto seu perfume lhe acalma e as pétalas acariciam amorosamente sua pele,

deixando você cada vez mais feliz e tranquilo. ”

10.4 COR DO RELAXAMENTO

“Agora é o momento onde você sente conforto.

Você não precisa fazer nada, apenas perceba a sua respiração, mais e mais calma. E do seu jeito, seu conforto apenas cresce. Muito bem! Perfeito!

 Não há nada para fazer - você não precisa ir a lugar algum - pois você está relaxando, acalmando. Sentindo sensações prazerosas, alegres enquanto você mergulha, mais e mais.

Porque tudo o que você precisa fazer é somente permitir algumas coisas aparecerem,  prestando atenção em seu interior e percebendo o que acontece em seu corpo, sentindo estas  palavras.

 Reconhecendo e experimentando qualquer reação dentro do seu corpo, sentindo como é bom estar aí em seu lugar, sentindo uma sensação de puro conforto.

(38)

 Imagine uma cor calma e confortável.

Permita uma onda desta cor do conforto se espalhar da sua cabeça, profundamente pelo corpo.

Seus músculos ficam suaves, leves, e tudo que você ouve - minha voz, o ambiente, tudo apenas lhe aumenta o sentimento de leveza e quietude, mais e mais fundo.

E relaxando ainda mais profundo, você percebe o corpo quieto e a mente tranquila, e você segue minha voz.

Você tem somente bons pensamentos, boas emoções, boas imagens, entrando neste estado.

E qual parte é mais confortável?

 Deixe que todo o corpo fique assim, sereno, relaxado e imóvel. ”

10.5 PASSEIO NA FLORESTA

“Agora, vamos aumentar este relaxamento físico e mental.

Quanto mais o corpo relaxa, mais a mente relaxa.

E quanto mais a mente relaxa, mais o corpo relaxa também.

E com a sua mente, imagine-se que está passeando alegremente por uma floresta iluminada e aberta.

 Imagine a altura das árvores, as gentis plantas e pequenos animais que passeiam tranquilamente por ali.

 Imagine a sensação do vento em sua pele. O cheio das plantas.

(39)

E o som dos animais.

Tudo ali representa paz e tranquilidade. Tudo ali é tão lindo e calmo.

Profundamente relaxante.

 Ali, você percebe um lugar seguro onde pode se sentar. Sente-se ali.

Em sua mente você olha para os lados e vê que tudo está em paz. Você está

 protegido, seguro e certo que agora poderá aproveitar as maravilhosas habilidades da sua mente subconsciente.

Enquanto você desfruta desta maravilhosa paisagem, eu vou ficar em silêncio por alguns segundos, enquanto você vai mais e mais fundo, agora. ”

10.6 LARANJA, AMARELO, VERDE

“Em alguns instantes eu irei dizer as palavras laranja, amarelo, verde.

E quando eu falar "verde" você estará ainda mais relaxado, em profundo relaxamento.

Em um estado maravilhoso de paz e tranquilidade.

 Mas não porque eu estou mandando, mas porque sua mente profunda escolhe aquilo que é melhor para você.

 Agora, imagine, pense nas cores enquanto eu digo.  Laranja - indo mais fundo e fundo.

 Amarelo - ainda mais fundo e fundo.

Verde - entrando num profundo estado relaxado e feliz E quanto mais fundo você vai, mais feliz você fica. E quanto mais feliz você fica, mais fundo você vai”

(40)

11

EMERGINDO DO TRANSE

 Nunca, nunca use o termo “acordar”, pois você não dorme em hipnose.

Além disso, evite usar palavras como “sob o domínio da hipnose” ou “sob o controle da mente”.

Utilize a palavra “emergir”, pois dá a ideia de que a pessoa estava “profunda” e agora voltará ao estado de vigília sem a hipnose.

Ou, se preferir, seja mais simples, como “terminar a hipnose” ou “abrir os olhos”.

11.1 TÉCNICA BÁSICA DE EMERSÃO

De qualquer forma, o processo de emersão é muito simples e pode combinar sugestões  positivas, tais como:

“Num momento vou contar de um até três.

Quando chegar no três, você abrirá os olhos sentindo-se profundamente bem,  forte e revigorado, pronto para ter um dia excelente.

Um, sinta sua nova vida em seus pulmões.

 Dois, a partir de agora você é uma nova pessoa, com muito mais amor e alegria. Três, abrindo os olhos e vendo tudo com um olhar mais calmo e próspero”

Dependendo do tempo e profundidade da hipnose, é interessante uma contagem mais longa,  para evitar ou diminuir a “ressaca hipnótica”, que pode envolver letargia, tontura ou até mesmo

(41)

12

ROTEIROS DE AUTO-HIPNOSE

Os seguintes roteiros servem par você ler e gravar em seu gravador ou celular, de modo que após a indução e aprofundamento o conteúdo seja fixado em seu subconsciente.

12.1 CONVERSANDO NO SANTUÁRIO

[após fazer sua indução e aprofundamento escolhidos]

“Agora, você pode imaginar um lug ar tranquilo, feliz, bonito, dentro dessa sua mente

 poderosa.

Esse é o seu santuário, seu lugar seguro e sagrado.

Talvez, seja algum lugar que você já conheceu, quem sabe, um lugar novo que você criou.  Mas eu realmente não sei, porque eu confio profundamente em sua mente profunda.

 Nesse seu lugar sagrado, você está completamente relaxado, sentindo confiança, ganhando segurança.

 Isto, muito bom!

Onde você sente mais conforto?

Em qual parte do seu corpo você sente confiança? Como você percebe seu santuário?

 Bem, ele é completamente seu, aí profundamente seu. Entre mais nesse seu santuário, e quem você encontra aí?

Talvez a lembrança de um sábio, talvez a figura de um santo, de um anjo ou divindade, talvez apenas uma luz colorida.

É apenas uma representação de sua mente profunda, e quanto mais você confia mais você relaxa, e quanto mais você relaxa mais você confia.

(42)

Chegue mais perto.

O que a sua mente profunda tem a dizer?

Talvez ela apenas queira lhe dar mais sabedoria ou talvez apenas lhe dar mais energia. Talvez você lembre de algo bom e você pode simplesmente ficar em silêncio, sentindo o  poder dessa sua mente.”

12.2 ATRAINDO ABUNDÂNCIA

[após fazer sua indução e aprofundamento escolhidos]

“Todo mundo quer algo - seja algo físico, emocional, mental ou espiritual.

 Mas nós não queremos exatamente as mesmas coisas; alguns podem querer apenas o suficiente para passar, enquanto outros querem tudo.

Um meio feliz está em algum lugar entre eles, e este meio feliz pode ser chamado de abundância.

Você pode decidir exatamente o que a abundância significa para você e você pode desenvolver um estado de espírito abundante - "mentalidade" rica.

 Muitas pessoas só querem mais dinheiro. Eles podem ou não saberem o que querem fazer com isso, mas é mais importante decidir o que farão para obtê-lo.

 Muito pouco vem sem esforço. Você precisa fazer o trabalho para alcançar o objetivo. Este ciclo é uma excelente maneira de começar o trabalho. Use-o diariamente, e depois saia e faça algo sobre isso.

 A prosperidade começa em sua mente, e esse ciclo é sua oportunidade de usar sua mente interior criativamente para produzir abundância. Algumas pessoas podem dizer: "Minha situação  financeira é tal que eu preciso de um milagre". No entanto, você tem direito a milagres. A  programação positiva é como começar a fazê-los acontecer.

(43)

 A abundância pode vir de muitas formas. O dinheiro é apenas um. Sua vida já pode ser mais abundante do que você percebe. Não só você pode aumentar sua abundância, mas você pode se tornar mais consciente da abundância já em sua vida.

Qual é a abundância para você? Ao avaliar o sucesso material, você pode perceber que a abundância é uma coisa boa e que você é digno disso.

Você percebe que você tem direito às muitas bênçãos da vida. Mas para você, a abundância é muito mais do que meramente dinheiro ou bens; A abundância é ter bons amigos e ser um bom amigo.

 A abundância é uma vida harmoniosa, uma casa cheia de música, um trabalho criativo, um relacionamento significativo, paz interior silenciosa com força e crescimento espiritual. Você entrará em uma nova era, e para você esta nova era é a idade da abundância.

Você vê a abundância ao seu redor. Na natureza, nos campos e nas florestas, nos rios, nos mares, no fundo da terra e no alto do céu; há abundância para todos.

Você sente abundância dentro e fora - dentro e fora. Está aqui e é agora.

Você recebe esta abundância com alegria e prazer. Na sua imaginação criativa, você vê um acontecimento de cura econômica. Parece um milagre!

Você foi abençoado com abundância. Você abriu uma porta interna e entrou na luz solar da abundância em todas as suas manifestações. E você diz "obrigado" por este excelente presente. Para você saber que vem, não de você, mas através de você. E com esta nova abundância, você pode crescer e servir para que você possa ser um canal de benção para os outros, pois a abundância é uma expressão de amor.

Você sintonizou a aura de abundância que o rodeia. Como o campo eletromagnético de um íman que se estende além do próprio íman, então é com seu campo de energia, alcançando muito além do próprio eu físico. E, como um ímã, atrai abundância para você. Isso atrai e guia você  para a abundância. E isso você faz agora:

Para atrair a abundância, você agora age e pensa como alguém que já possui abundância. Você sorri com frequência e facilidade e gosta de aproveitar as pequenas coisas e as coisas silenciosas da vida.

(44)

Você anda alto e orgulhoso e talvez um pouco mais rápido agora. Você tem muitos novos e emocionantes hábitos que refletem essa abundância.

Para atrair a abundância, você cuida bem a sua aparência física. Tendo ainda melhor cuidado em equilibrar sua aparência interior.

Você está ciente agora de escolher palavras faladas com cuidado - e ainda mais atencioso com suas palavras não ditas.

Você usa palavras positivas e alegres com facilidade e frequência, pois refletem  profundamente os sentimentos profundos, positivos e alegres.

Para atrair a abundância, você elogia os outros pelo bem que eles fazem.

Você elogia outros com honestidade e sinceridade. E agradeça os outros generosamente. Você felicita e agradece a si mesmo, e seja bem-vindo este novo você.

Você gosta de ouvir atentamente os outros, e eles gostam de ouvir você.

Para atrair a abundância, você encontra o significado e a alegria no trabalho que você  faz, suas atividades e serviços aos outros.

O trabalho é amor em ação, então você felizmente faz mais e contribui com mais do que você paga.

Seu trabalho criativo é um prazer e uma satisfação. Mas, se o seu trabalho atual não tiver criatividade e promessa, então você pode analisar as alternativas e tomar as providências necessárias para uma nova carreira gratificante em seu campo escolhido.

Para atrair a abundância, você faz cuidadosamente listas de seus objetivos, seus ideais e seus planos, especialmente quaisquer planos de ação.

Você escreve detalhadamente o que você vai conseguir, como realizá-lo e quando você vai conseguir isso.

Você faz metas realistas de curto alcance e metas razoáveis a longo prazo. E então, você simplesmente sair e fazê-lo, e muitas vezes acredita que está muito à frente de seus objetivos.

Para atrair a abundância, você faz amigos e se associa com pessoas positivas, criativas e ativas, pois você percebe que você está sempre influenciado pelas pessoas ao redor e com você.

(45)

Portanto, é essencial que você escolha sabiamente aqueles com quem você trabalha, jogue, viva, ame e cresça.

Pessoas positivas e felizes encorajam e inspiram - assim como você encoraja e inspira-os. Para atrair a abundância, você limpa todo o excesso de confusão em sua vida. Você elimina todos os lixo e entrega coisas negligenciadas que outros podem usá-los.

Você faz espaço para as muitas, muitas bênçãos que chegam ao seu caminho. Você concede com alegria suas bênçãos compartilhando o excesso de abundância com os outros.

E, à medida que os inúteis e os indesejados partem, você experimenta a liberdade e a leveza de uma vida sem carga. O que, então, entra para preencher os espaços vazios será uma alegria e uma delícia.

Para atrair a abundância, você se permite rir com frequência e rir alto. Seu senso de humor se expandiu em um hábito de riso.

Com felicidade e risada, você atrai novos amigos, pessoas positivas que riem e aproveitam a vida com você. Com alegria e risada, você melhora sua saúde e aparência. Você riu e o mundo ri com você. Você faz as pessoas rirem todos os dias, pois a risada é como uma massagem interna. Para atrair abundância, você abre suas portas de largura quando as oportunidades batem e recebê-los com os braços abertos.

Sua vida agora é emocionante e ativa, e muitas, muitas bênçãos chegam à sua porta.

Se nada tiver sucesso como sucesso, então nada é mais abundante do que a abundância. Você abre a porta para a discussão alegre da abundância.

 Abra a porta para suas ações e pensamentos de abundância.  Abra a porta para cuidar da sua aparência exterior e interior.

 Abra a porta para louvar os outros e a si mesmo e a uma nova alegria no seu trabalho criativo.

 Abra a porta para listar seus objetivos, ideais e planos de ação.  Abra a porta para expandir seu mundo de amigos.

(46)

 Abra a porta para liberar os excessos em sua vida e alegrar alegria e rir em seu coração.  Abra a porta para o novo você. Faça isso hoje. Faça isso agora.

 Na sua imaginação criativa, veja uma imagem clara e nítida de você que atrai abundância.  Aproveite para revisar seus ideais e objetivos.

Ouça os amigos parabenizá-lo pelos seus sucessos. Sinta-se um enriquecimento total já foi realizado.  Agora perceba o grande segredo da abundância:

 A abundância não é um fim em si, mas um processo crescente, resultado do seu trabalho criativo e esforços.

Você aprendeu com o passado, faz planos para o futuro; mas viva no eterno agora. Você  já tem abundância e, pela alegria acolhedora e compartilhando a abundância com os outros, você

aumenta sua abundância cem vezes. ”

12.3 APRENDENDO A APRENDER

[após fazer sua indução e aprofundamento escolhidos]

“Por gentileza, imagine que agora você está viajando num maravilhoso túnel do tempo.

Este túnel tem o tamanho, formato e cor que você desejar.

Conforme eu conto de 10 até 1 o tempo vai voltando rapidamente e, no número apenas acompanhe as instruções.

10, imagine-se mergulhando neste túnel de luz. Ele puxa você para um lugar e tempo ainda desconhecidos.

9, 8, e o tempo vai puxando e voltando mais e mais rápido.

(47)

5, 4, continue, você está quase lá, cada vez mais jovem e criança 3, 2 mais para trás, mais rápido no passado.

1 o túnel vai parando e você se imagina ali no berço, jovem, pequeno e indefeso, mas feliz.  Imagine tudo a sua volta. Você vê algo? Ouve algo? Sente algo?

 Há algum aroma? Apenas permita-se reviver este momento agora.

 Agora, o tempo acelera rapidamente até o ponto exato onde você começa a perceber o controle dos músculos do seu corpo em 3, 2, 1, agora.

 Avance aquele momento onde você aprende a controlar o pescoço, a cabeça. Sinta o controle de seu corpo e a Inteligência que permeia sua mente.

 Agora, sua mente dá um salto em direção aos primeiros passos. Sim, aquele momento onde você está em pé, colocando-se como dono da sua vida.

Eu quero que você se lembre desse bom sentimento. E a curiosidade que você teve sobre seu ambiente, escolhendo as coisas, examinando-as, andando ao redor.

Talvez subindo em cadeiras para lavar as mãos, ou até o interruptor de luz. Talvez olhando dentro de um armário, que é cheio de coisas interessantes.  Aprendendo sobre o mundo e seu ambiente, curtindo aprender coisas novas.

Cada vez que você pratica uma nova habilidade, cada vez que você faz algo diferente, seu cérebro cria novos caminhos, que se juntam a caminhos anteriores.

Sempre que você repete uma ação ou uma nova aprendizagem, torna-se mais fácil para você.

 Lembre-se, à medida que esses caminhos se tornam enraizados, eles são gravados mais  profundamente nos recursos internos de sua mente.

E você achou mais fácil aprender e absorver informações, porque simplesmente, você gosta da arte de descobrir. Sua concentração é muito mais focada do que antes e você está se sentindo muito mais calmo, muito mais relaxado, curtindo essa paz e o conhecimento interior de que a descoberta é algo tão interessante.

(48)

E você sabe muito mais do que você acha que sabe.

Quando você quiser ficar quieto e calmo, você pode ficar quieto e calmo. Quando você quiser aprender e descobrir, você pode aprender e descobrir.

Quando você quiser se lembrar, você também pode fazer isso, você pode se lembrar do que é como que faz para ficar quieto e calmo.

Você pode se lembrar de como aprender e descobrir, você pode se sentir maravilhoso. Eu vou ficar quieto por alguns instantes agora, para permitir que sua mente interior aproveite e absorva os maravilhosos pensamentos e sentimentos, e quando eu contar até cinco, você estará muito consciente e totalmente atualizado e relaxado.

Você se sentirá maravilhoso. [... 10 segundos de silêncio] 1, sentindo seu corpo

2, sentindo sua respiração,

3, 4 cada vez mais forte, feliz e sorridente.

5, voltando, abrindo os olhos e sorrindo para seu novo mundo. ”

12.4 CONTROLE DA DOR

4

[após fazer sua indução e aprofundamento escolhidos]

4 Lembre-se que toda dor é um sintoma, é uma alerta do cérebro de que alguma coisa está errada com o sistema. Use

esta técnica com parcimônia, e somente em casos que já foram vistos e observados por médicos. Caso contrário, vá ao médico analisar o problema.

(49)

“ De zero a dez, que nota você daria a esta dor?

Sendo que zero significada ausência de dor e dez significa a dor insuportável.

Ótimo, agora assuma uma postura confortável, que lhe permita ficar em silêncio por alguns  poucos minutos.

Feche os olhos e imagine, faça de conta que seus olhos não abrem mais.

 Isso, você pode até mesmo testar para provar a si mesmo que estes olhos não abrem mais.  Agora, espalhe este relaxamento dos olhos para o corpo inteiro, até a pontinha dos dedos dos pés.

Perfeito!

 Agora, imagine que aquele seu desconforto é uma bola preta pesada, na palma da sua mão direita, e eu quero que você a segure bem forte, apertando-a com a máxima força que você tiver.

 Imagine que todo o seu desconforto está ali, naquela mão direita fechada e tensionada.  Mas, na minha contagem de dez até um, você vai imaginando que um detergente azul vai descendo pelo topo da sua cabeça até chegar naquela mão.

E quanto mais aquela cor azul vai descendo pelo seu corpo, a sua mão direita também vai relaxando, devagar.

10, 9 e aquela bolinha preta vai ficando cada vez mais leve, 8, 7, e a mão vai relaxando e aquele desconforto sumindo, 6, 5 sumindo mais e mais, e a mão relaxando

4, 3 e você vai percebendo que a mão está cada vez mais leve 2, 1 e aquela bola de ferro se torna uma linda bolha de sabão! E aquela bolha de sabão começa a subir em direção ao céu azul. E quanto mais ela sobe, mais você relaxa.

E quanto mais você relaxa, mais aquela bolha sobe, e você se sente cada vez melhor, mais relaxado e tranquilo.

(50)

E no momento que eu estalar os meus dedos, ela também explode levando com ela todo aquele desconforto, e você abrirá os olhos completamente satisfeito, sabendo que agora poderá realizar suas atividades com muito mais foco e tranquilidade.

1, subindo cada vez mais

2, desaparecendo e trazendo muita paz e gratidão

3. [snap] a bolha estoura, você respira fundo, abre os olhos sentindo-se muito leve e sabendo que você está mais livre daquele desconforto.

 Muito bom!

 Agora, dê uma nova nota.

Se ainda há alguma notinha a ser eliminada, repita o processo.

Se ela já desapareceu, aproveite seu dia e compartilhe sua vitória com seus amigos. ”

12.5 RUBORIZAÇÃO

5

[após fazer sua indução e aprofundamento escolhidos]

“ Lembre-se agora da coisa mais embaraçosa que já aconteceu com você.

 Lembre-se da situação total, quem estava presente, o que estava fazendo, onde você estava, o que foi dito, a hora do dia ou época do ano, se primavera, verão, outono, inverno.

 Ao lembrar o que aconteceu ou o que foi dito, quero que você se lembre também de como seu rosto começou a se sentir quente, talvez formigando um pouco.

E como o rosto começa a se sentir quente e formigando, ele começa a ficar vermelho e você está consciente de um rubor ocorrendo.

 Agora imagine uma grande régua, de pé na sua frente. Nela há uma sequência de números que começam no zero, lá em baixo e terminam no cem no topo.

5 O rubor é uma resposta física a uma causa emocional que pode causar constrangimento para algumas pessoas. O

(51)

Um ponto mostra como você está se sentindo agora. Quanto maior o número, mais forte é Um ponto mostra como você está se sentindo agora. Quanto maior o número, mais forte é o rubor, e quanto menor o número mais fresco seu rosto sente.

o rubor, e quanto menor o número mais fresco seu rosto sente.  Agora mes

 Agora mesmo seu romo seu rosto é quente e vsto é quente e vermelho, e o nermelho, e o número está perúmero está perto ao topo.to ao topo.  Mas,

 Mas, você você percebe que percebe que pode pode baixar aquele baixar aquele ponto, ponto, sobrandsobrando o suavemente suavemente pela pela sua sua boca.boca.  Inspire lentamente e,

 Inspire lentamente e, calmamencalmamente, te, solte o solte o ar pela ar pela boca formando um boca formando um bico, e bico, e o ar o ar que sai que sai dali édali é leve, suave e gelado.

leve, suave e gelado.  Agora,

 Agora, novamente novamente inspiraninspirando do e e exalandexalando o daquela daquela forma, forma, o o termômetro termômetro vai vai baixandbaixando o ee esfriando, e seu rosto já está começando a se sentir mais frio e fresco, começando a sentir mais esfriando, e seu rosto já está começando a se sentir mais frio e fresco, começando a sentir mais confortável e feliz.

confortável e feliz.

Toda vez que você sentir um rubor chegando, simplesmente solte o ar pela sua boca assim, Toda vez que você sentir um rubor chegando, simplesmente solte o ar pela sua boca assim, de forma suave, como se fosse um bico de pássaro.

de forma suave, como se fosse um bico de pássaro.

E, mentalmente empurre aquele para baixo e logo você notará que seu rosto se torna muito E, mentalmente empurre aquele para baixo e logo você notará que seu rosto se torna muito mais confortável, muito mais fresco e fresco do que antes.

mais confortável, muito mais fresco e fresco do que antes.  Agora eu v

 Agora eu vou contar aou contar até cinco e té cinco e você vai svocê vai se sentir frese sentir fresco e relaxaco e relaxado e confodo e confortável.rtável. Um, dois, três, quatro, cinco, abrindo os olhos com muita energi

Um, dois, três, quatro, cinco, abrindo os olhos com muita energia e disposição”.a e disposição”.

Adaptando o roteiro acima: Adaptando o roteiro acima:

Da mesma forma que você pode controlar as respostas físico-emoc

Da mesma forma que você pode controlar as respostas físico-emocionais, como corar, vocêionais, como corar, você  poderia

 poderia controlar controlar a a pressão pressão sanguínea, sanguínea, a a dor, dor, o o desconforto, desconforto, a a ansiedade ansiedade e e uma uma série série de de outrosoutros  problemas.

 problemas.

Por exemplo: Por exemplo:

"Sempre que você pensa em cigarros, você vê a régua na sua mente, e a desliza para baixo, "Sempre que você pensa em cigarros, você vê a régua na sua mente, e a desliza para baixo,  para

(52)

maravilhosamente calmo e no controle. Você ama o sentimento de ser um não-fumante e todos os maravilhosamente calmo e no controle. Você ama o sentimento de ser um não-fumante e todos os dias você está mais motivado e determinado a permanecer um não fumante..."

dias você está mais motivado e determinado a permanecer um não fumante..."

12.6

12.6 MELHORANDO

MELHORANDO A

A AUTO-ESTIMA

AUTO-ESTIMA

[após fazer sua indução e aprofundamento escolhidos] [após fazer sua indução e aprofundamento escolhidos]

“ Agora  Agora eu quereu quero que o que sua sua mente pmente procure rocure por supor suas memóriaas memórias e s e identifique identifique um tempo um tempo em queem que

você se sentiu muito confiante. você se sentiu muito confiante.

 Apenas pe

 Apenas permita que surmita que sua mente volte pa mente volte para essara essa maravilhoa maravilhosa experiêncsa experiência.ia.  Bom, e agor

 Bom, e agora você poda você pode começar a se começar a sentir os sentir os sentimentos aentimentos associadossociados a ele.s a ele. Sentimentos de confiança, bons sentimentos.

Sentimentos de confiança, bons sentimentos.

E agora permita que esses sentimentos cresçam mais fortes do que antes, e você desfruta E agora permita que esses sentimentos cresçam mais fortes do que antes, e você desfruta essa experiência novamente - em total privacidade.

essa experiência novamente - em total privacidade.

E ao sentir esses sentimentos, eu gostaria que você fechasse sua mão dominante apertando E ao sentir esses sentimentos, eu gostaria que você fechasse sua mão dominante apertando o punho, e quando você faz isso, esses sentimentos positivos se tornam ainda mais fortes.

o punho, e quando você faz isso, esses sentimentos positivos se tornam ainda mais fortes.  Isso é

 Isso é certo, certo, apenas feche apenas feche sua sua mão mão dominante com dominante com o o punho apertado, punho apertado, como como um um sinal esinal e símbolo de confiança e determinação.

símbolo de confiança e determinação.

Esta é a mão na qual você confia e depende. E quando você a aperta firmemente, você Esta é a mão na qual você confia e depende. E quando você a aperta firmemente, você sente os sentimentos de confiança cada vez mais fortes. E toma consciência dos bons sentimentos. sente os sentimentos de confiança cada vez mais fortes. E toma consciência dos bons sentimentos.

 Apenas cont

 Apenas continue aproveinue aproveitando essitando essa experiênciaa experiência, e esses bons sentim, e esses bons sentimentos, permitientos, permitindo quendo que eles o preencham e fluam através de você.

eles o preencham e fluam através de você.

E enquanto você continua experimentando esses sentimentos, respire profundamente E enquanto você continua experimentando esses sentimentos, respire profundamente enquanto sua mente profunda memoriza toda esta sensação.

Referências

Documentos relacionados

Encarregado de Dados (DPO – Data Protection Officer): pessoa indicada pelo Controlador e Operador para atuar como canal de comunicação entre o Controlador, os Titulares

Caso você tenha respondido ‘’sim’’ para todas as perguntas, você deve colocar a foto no currículo. Porém, se houve um ‘’não’’, o mais recomendado é não colocar a

Nós queremos alertar sobre a importância de cuidar da sua mente e passar algumas dicas e informações sobre o assunto para que você possa viver melhor e também ajudar quem mais

Nossos sistemas de câmeras corporais são distribuídos e integrados por meio de uma ampla rede de parceiros Axis, o que significa que o suporte necessário para construir um

Afrodite está cheia de esperança, mas quando Rose, Outra empregada da casa grande, chega na casa dela, e Conta o que ouviu, fica muito triste, Neide fala>Não Liga, se ele a

Se você quiser assistir aos lançamentos de Hollywood no I-Pic do Metropica ou nos cinemas Regal do Sawgrass Mills, comprar ingressos para ver seu artista ou time favoritos no

Um eficiente planeja- mento de segurança para o condomínio irá cuidar não apenas de aspectos relacionados ao acesso pela porta- ria e monitoramento de áreas internas, ele deve

Se não tiver o Medicare Parte B ou outro seguro, você será imunizado gratuitamente Preencha o questionário de triagem no verso do formulário de administração da vacina Se