• Nenhum resultado encontrado

CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

No documento CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (páginas 128-132)

IV. CORPO SOCIAL DO CURSO

12. CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

O Unileste conta com o apoio de pessoal técnico-administrativo, com funções de atendimento interno e externo, cujo trabalho deve ser desenvolvido com eficiência e eficácia.

São políticas adotadas pela instituição na gestão de funcionários técnico-administrativos:  Promover ações, atividades, projetos e programas que propiciem o

desenvolvimento de suas potencialidades, elegendo o funcionário como agente principal na melhoria dos processos internos.

 Valorizar as diferenças individuais e de cargos como uma das formas de aprimoramento e desenvolvimento pessoal e profissional.

 Preencher a vacância de cargos mediante utilização, primeiramente, de recrutamento interno.

 Oferecer condições de trabalho que contribuam para o bem-estar, a segurança e a satisfação das pessoas que executam os serviços de natureza técnico-administrativa.

 Realizar uma gestão do corpo técnico-administrativo baseada no processo equitário estabelecido nos respectivos Plano de Cargos e Salários e Plano de Carreira.

O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária conta com suporte técnico de diversos setores do Unileste nas atividades administrativas em geral, como: ouvidoria, central de atendimento; secretaria de ensino superior; secretaria dos cursos; serviço de marketing, comunicação e criação, de recursos humanos e desenvolvimento de pessoas, jurídico,

129

financeiro, cultural e biblioteca; além de contar com apoio das gerências administrativa; manutenção civil, núcleo de apoio aos espaços físicos de aprendizagem, as atividades são realizadas pelo quadro efetivo de pessoal lotado na instituição. Além destes, o curso conta ainda com estagiários e técnicos que atuam nos laboratórios. Tal corpo técnico- administrativo é em número suficiente para atender às demandas do curso.

Os serviços prestados pela secretaria de cursos são: atender aos coordenadores, professores, alunos e visitantes, fazendo os encaminhamentos necessários; digitação de documentos e ofícios inerentes às necessidades da Coordenação do Curso; organização de documentos e arquivos do curso, providências referentes à documentação de professores quando de sua contratação ou desligamento; apoio às ações do Conselho de Curso; encaminhamento de requerimentos e documentos à Secretaria de Ensino Superior e demais setores a Instituição; contribuições para a melhoria dos serviços e demais atribuições que lhe forem designadas pelas coordenações de curso dentro de suas competências.

O Sistema de Bibliotecas conta com bibliotecários, atendentes e auxiliares de portaria que se revezam em turnos de trabalho, com o objetivo de atender a todo corpo docente e discente do Unileste.

O serviço de vigilância do Unileste está organizado para zelar pela segurança em suas dependências, com funcionários se alternando em turnos de 12 horas, inclusive aos finais de semana.

O pessoal dos serviços gerais é responsável pela organização e limpeza das salas de aula, banheiros, sala dos professores, laboratórios, salas administrativas, e demais áreas internas e externas da instituição.

O corpo técnico dos laboratórios do Curso Engenharia Ambiental e Sanitária possui formação adequada para desenvolver as atividades desenvolvidas nos laboratórios.

130

12.1 Plano de Cargos e Salários e Incentivos ao Pessoal Técnico- administrativo

O Unileste considera que o desenvolvimento e a valorização de seus Recursos Humanos devem ser efetuados mediante o reconhecimento de sua dignidade e valor, cultivando o envolvimento e o comprometimento de todos para um melhor desempenho e um maior crescimento profissional na Instituição.

De acordo com sua Política de T&D - Treinamento e Desenvolvimento, o Unileste pratica ações de capacitação que visam desenvolver as competências de seus colaboradores por meio de programas de treinamentos e de conscientização, utilizando técnicas de Gestão de Pessoas.

Estas ações resultam em melhoria do desempenho profissional e promovem mudanças de comportamento para a vivência da cidadania, tanto dentro, quanto fora da Instituição.

O Unileste acredita que o aperfeiçoamento profissional contínuo por meio da formação continuada promoverá melhorias no clima organizacional, objetivando alavancar o crescimento institucional e ainda estimular o desenvolvimento de todos os empregados e seus níveis de satisfação. A formação continuada se classifica em curso de cunho:

 Legal: em atendimento aos requisitos da legislação em vigor.

 Institucional: em atendimento às Políticas e Diretrizes definidas e aprovadas pela direção da Instituição.

 Operacional: em atendimento às necessidades técnicas e operacionais, que visa treinar e/ou reciclar sistematicamente nas atribuições do cargo e procedimentos da Instituição.

 Desenvolvimento: voltado para o autodesenvolvimento do empregado, bem como preparar para futuras promoções.

Como início desta formação, para receber os novos colaboradores, é planejada a realização mensal do Programa de Integração de Recém-Admitidos, no qual são apresentadas as Normas, Diretrizes e Processos da Instituição.

131

Os cursos são abertos à participação de todos os colaboradores e devem ser realizados dentro do horário de trabalho. Por determinação da Pró-reitoria Administrativa, todos os colaboradores do corpo administrativo devem ter uma carga horária mínima de doze horas de treinamento por ano.

A política do Plano de Carreira do Unileste é conduzida de forma a evidenciar a profissionalização e valorização do ser humano possibilitando a estes aspirarem promoções de acordo com suas habilidades em consonância com a legislação trabalhista. Empreende ainda, esforços no sentido de se ter uma modernização e otimização dos processos administrativos.

Prevista no Plano de Carreira, a ascensão do empregado se dá mediante aprovação nos seguintes requisitos: (I) Avaliação de Perfil: composta por análise curricular, entrevista com o coordenador do setor e, se necessário, prova técnica e avaliação psicológica; (II) Critérios de tempo de permanência no cargo; (III) Avaliação de Desempenho, considerando a disponibilidade de vaga para o cargo.

A carga horária do corpo administrativo é de acordo com o contrato de trabalho, obedecendo à legislação e as regulamentações de categorias profissionais, podendo, ainda, sofrer alterações conforme necessidade da Instituição.

132

No documento CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (páginas 128-132)