• Nenhum resultado encontrado

IV. CORPO SOCIAL DO CURSO

10. GESTÃO DO CURSO

A gestão acadêmica de curso no Unileste implica a articulação entre órgãos colegiados de administração superior e órgão colegiado da administração básica. São órgãos colegiados de administração superior o Conselho Universitário (Consun) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e extensão (Consepe). O Conselho de Curso é o órgão colegiado da administração básica.

Com vistas a uma gestão democrática, a composição dos órgãos colegiados abrange a comunidade acadêmica, com representantes do corpo administrativo, corpo docente, corpo discente e membros da comunidade local. As formas de composição e as competências desses órgãos estão expressas no Estatuto do Unileste.

A coordenação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária tem caráter executivo e atua em consonância com o Conselho de Curso, com o Núcleo Docente Estruturante e com outros órgãos que constituem a estrutura organizacional do Unileste. Poderá

118

participar, também, como membro do Conselho Universitário e o do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Como forma de articular a gestão do curso com a gestão institucional, a coordenação do curso participa periodicamente de reuniões de caráter executivo, consultivo e deliberativo com as seguintes instâncias:

 Reitoria: reuniões com coordenadores e gerentes para apresentação do panorama institucional, bem como para discussão de estratégias de melhoria e aprimoramento das atividades desenvolvidas pela Instituição. Ainda, reuniões por Escola e/ou cursos visando discussões sobre demandas específicas.

 Diretoria da Escola Politécnica: reuniões com os coordenadores da mesma escola, sob gestão do Diretor, para discutir projetos, atividades e procedimentos comuns aos cursos.

 Núcleo Docente Estruturante: reuniões que possibilitam discussões, reflexões e tomada de decisões referentes à implantação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso. O funcionamento e atribuições do NDE estão regulamentados por portaria institucional.

 Conselho de Curso – delibera, entre outras, decisões relativas às atividades de pesquisa, ensino e extensão, solicitações de estudantes e docentes, bem como auxilia no processo administrativo do curso. O Conselho do Curso reúne-se, ordinariamente, para tratar de assuntos relativos ao bom desenvolvimento do curso, à luz do Estatuto e do PPC. As formas de composição e funcionamento do conselho de curso estão descritas no Estatuto e no Regimento Geral do Unileste.

A coordenação dispõe, institucionalmente, de uma infraestrutura técnico-administrativa, com setores de apoio, dentre os quais:

 Central de Atendimento ao Aluno, à qual compete desempenhar todo o processo de atendimento ao aluno, desde à prestação de informações, à confecção de documentos e outros processos.

119

 Secretaria de Cursos, que mantém os dados dos estudantes e professores atualizados e estabelecem datas e prazos para as solicitações dos mesmos, a partir do calendário escolar. Atende às determinações da coordenação do curso, zelando pela eficiência e qualidade da demanda dos trabalhos realizados.

 Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Educacional – NUADE, que contempla os setores: i) Coordenadoria Institucional de Estágio, para coordenar, supervisionar e controlar as práticas de estágio dos estudantes do curso, dentro dos moldes legais e institucionais; ii) Programa de Assessoria Pedagógica Institucional que assessora a coordenação no que tange a dimensões acadêmico-pedagógicas e à promoção do desenvolvimento profissional dos professores; iii) Programa de Orientação Psicopedagógica, que consiste em um espaço de acolhimento para o aluno que apresenta necessidades psicopedagógicas. Tem como objetivo geral fomentar ações de acolhimento, integração e socialização que favoreçam a inserção na vida acadêmica e o desenvolvimento pessoal e profissional do discente; iv) Comissão Permanente de Avaliação Institucional, que compete executar as diretrizes determinadas pela instituição com finalidade de executar avaliações institucionais e análises estatísticas gerando relatórios para toda a comunidade acadêmica.

 Coordenadoria de iniciação Científica e Extensão que coordena os processos de divulgação, seleção e implementação dos projetos de iniciação científica e de extensão no Unileste.

A coordenação do curso segue políticas institucionais como norteadoras de suas atividades de gestão acadêmica e administrativa. Nessa perspectiva, as políticas institucionais referentes ao ensino, à iniciação científica, à extensão, à gestão de pessoas e infraestrutura são implementadas no âmbito do curso, respeitando-se a autonomia da coordenação no atendimento às especificidades e demandas do curso.

10.2 Composição e Funcionamento do Conselho de Curso

O Conselho de Curso é um órgão superior de natureza consultiva, deliberativa, normativa e disciplinar da administração básica para todos os assuntos acadêmicos relacionados ao

120

curso. O Conselho de Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária tem sua composição e suas atribuições previstas no Regimento Geral do Unileste.

Configura-se como uma instância de apoio à gestão de importante função na articulação da coordenação com professores e estudantes por meio de seus representantes. O Conselho de Curso é integrado pelo coordenador do curso, seu presidente; por três professores eleitos por seus pares, um representante dos discentes, com mandato de dois anos, com direito a uma recondução. As reuniões acontecem, mensalmente, e, quando necessário, em caráter extraordinário. As deliberações são registradas, em forma de ata, em caderno próprio.

O Conselho de Curso delibera, entre outras, decisões relativas às atividades de pesquisa, ensino e extensão, solicitações de estudantes e docentes, bem como auxilia no processo administrativo do curso. São competências do conselho de curso:

 Definir as diretrizes e políticas gerais do curso, tendo como base o Plano de Desenvolvimento Institucional ( PDI) e a legislação vigente.

 Aprovar, em primeira instância, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

 Zelar pelo patrimônio moral e cultural e pelos recursos materiais colocados à sua disposição.

 Deliberar sobre concessão de regime excepcional a estudantes, conforme regimento.

 Emitir parecer e/ou deliberar acerca de solicitações do corpo discente.

 Opinar sobre processo de contratação de docentes, participando de bancas de avaliação.

 Zelar pela qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

 Emitir parecer sobre projetos de pesquisa e extensão vinculados ao curso.  Opinar sobre projetos de cursos de pós-graduação relacionados ao curso.

 Funcionar como órgão colegiado de apoio a cursos de pós-graduação na sua respectiva área.

 Regulamentar o processo de avaliação do estágio, das atividades complementares e dos trabalhos de conclusão de curso conforme PPC.

121

As formas de composição e funcionamento do conselho de curso estão descritas no Estatuto e no Regimento Geral do Unileste.

10.3 Composição e Atuação do Núcleo Docente Estruturante - NDE

O Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária está estruturado em conformidade com a Resolução CONAES nº 01 de 17 de junho de 2010. O funcionamento e atribuições do NDE estão regulamentados na resolução e portaria institucional.

A construção e atualização do Projeto Pedagógico do Curso estão ancoradas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, no Projeto Pedagógico Institucional e nas demandas evidenciadas pelo mercado de trabalho. Neste contexto, destaca-se a efetiva participação dos professores do Núcleo Docente Estruturante na elaboração, na implementação, no acompanhamento e na avaliação do Projeto Pedagógico do Curso.

A atuação do Núcleo Docente Estruturante se articula com a ação dos demais professores no processo de planejamento desenvolvido em encontros de professores por período, por núcleos de disciplinas afins, e/ou por disciplina. A interação entre os docentes, no processo de planejamento, é fundamental para propiciar o diálogo interdisciplinar e a articulação dos componentes didáticos - objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação, presentes no plano de ensino - às concepções, fundamentos, missão, perfil profissional e organização acadêmica, propostas no Projeto Pedagógico Institucional e no Projeto Pedagógico do Curso. No entanto, esse processo não exclui as especificidades das disciplinas, pois o processo de planejamento está organizado de forma a propiciar flexibilidade e reciprocidade, considerando a realidade dos estudantes, além da vinculação ensino, pesquisa, extensão, o que faz do planejamento um processo dinâmico e flexível.

O NDE tem como principais atribuições:

 Cuidar da qualidade pedagógica do curso, por meio da discussão e revisão periódica da proposta formativa do curso e de seu PPC, do acompanhamento e da

122

discussão de estratégias de atenção e orientação à aprendizagem dos estudantes; da análise dos instrumentos de avaliações interna e externa, do apoio aos processos de avaliação institucional, do acompanhamento, da sensibilização e da mobilização para o Enade, da análise das avaliações realizadas e, consequentemente, da elaboração do relatório e do plano de ação do curso, do acompanhamento e intervenção nos processos relacionados à evasão, ao baixo rendimento e a repetência, de outros procedimentos que se reconheçam necessários para melhoria da qualidade do curso.

 Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso.

 Zelar pela integração entre os componentes curriculares previstos no PPC do curso.

 Zelar pelo cumprimento das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação.

 Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de pesquisa; iniciação científica e extensão, oriundas das necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso.

Para consecução dessas atribuições, o NDE reúne-se, ordinariamente, de quinze em quinze dias, com reuniões de duração de duas horas. Em caráter excepcional, o NDE reúne-se para deliberações mais emergenciais.

No documento CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (páginas 117-122)