• Nenhum resultado encontrado

Historicamente, o mercado de consultoria começou a se abrir mais no Brasil no início dos anos 90, com a abertura de mercado e competitividade que se iniciou nos tempos do Governo Collor. Muitas empresas estatais acabavam de ser privatizadas, como a Telesp, e estas organizações precisavam de um trabalho pesado de reengenharia e mudança organizacional, e foi aí que o trabalho do consultor tornou-se mais conhecido e divulgado por aqui. (MANGABEIRA, 2015)

Como percebe-se, a consultoria vem se destacando dentro das empresas nas últimas décadas. A atuação do consultor pode se dar em diversas áreas e o aumento da procura por esses profissional pode sofrer influência de mudanças na economia do país.

A Pesquisa Perfil da Consultoria no Brasil, coordenada pelo consultor Luiz Affonso Romano, do Laboratório da Consultoria, demonstra que os consultores estão otimistas e preveem para 2015, crescimento de até 20% no setor de serviços, seguidos pela indústria e pelo comércio. Este estudo aponta que o nível de satisfação na Consultoria passou de 70% para 80% desde 2011. (PESQUISA, 2015)

O consultor Luiz Affonso Romano, presidente da Associação Brasileira de Consultores, assegura que mesmo 2015 sendo um ano difícil para a economia brasileira, os consultores ouvidos, pelo Laboratório da Consultoria, entre agosto e setembro de 2014, para a atualização da Pesquisa do Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil, estão otimistas. Os consultores ouvidos nessa pesquisa são mais jovens, frutos de uma geração mais dinâmica, que busca flexibilidade, outra rotina e independência. (PESQUISA, 2015)

Para aproximadamente 77% dos consultores, o faturamento em 2015 crescerá em relação a 2014. O crescimento esperado pelas empresas de consultoria para 2015 encontra-se em torno de 11 a 20%. Os consultores confiam que o

crescimento esperado se dará pelo setor de serviços, seguido pelos setores da indústria e do comércio. (PESQUISA, 2015)

O otimismo dos consultores pode demonstrar a satisfação dos profissionais que atuam nessa área. As mudanças na economia do país também podem influenciar nos serviços de consultoria empresarial.

Outras pesquisas também foram realizadas na área da consultoria. Segundo dados da Kennedy Consulting Research & Advisory, o Brasil é o mercado de consultoria mais substancial da América Latina, representando a maior fatia de crescimento absoluto para o período entre 2009 e 2013, contribuindo com $0,72 bilhões dos $1,67 bilhões da receita total com consultoria a ser adicionado ao mercado de consultoria da América Latina em geral. (MANGABEIRA, 2015)

O principal elemento é a maior penetração econômica. Cada vez mais, os investidores e consultorias são atraídos para o Brasil por sua substancial expansão regional e global dentre as multinacionais latinas. Um influxo de inovação de produtos e serviços concentrada na classe média em crescimento, e avanços importantes na liderança e no desenvolvimento. (MANGABEIRA, 2015)

Outro ponto elaborado pela Gauss Consulting Group, retrata a dinâmica da economia brasileira e a necessidade da profissionalização das consultorias no mercado. Segundo Rafael Scucuglia, Diretor de Operações da Gauss Consulting, a atividade de consultoria possui importância para qualquer tipo de organização, porque responde por toda e qualquer atividade que requeira alguma especialização não relacionada com os processos finalísticos da empresa. Se um diretor possuir, atualmente, um desafio específico relacionado a qualquer área de gestão, seja fiscal, de qualidade, administrativa, estratégica, de RH, marketing, de gestão de processos, jurídica, comercial, de TI, etc., o caminho natural para resolução da problemática envolvida no contexto do desafio seria obter ajuda especializada. Seria contratar serviços de consultoria confiáveis. O fator cultural é um ponto importante também, pois no Brasil é necessário cada vez mais que o mercado reconheça e saiba avaliar os serviços de consultoria profissionais. Eles devem ser prestados por consultores autônomos ou por empresas de consultoria, que possuam capacitação e experiência em atividade de consultoria propriamente dita, para que tal profissional seja capaz de identificar as particularidades dos clientes e conseguir aplicar seu

conhecimento de maneira específica a cada necessidade identificada. (MANGABEIRA, 2015)

A forte expansão na economia brasileira está criando oportunidades para empresas que tenham pessoal preparado para enfrentar um mercado agressivo e tenham implantado modelos modernos de gestão e de tomada de decisões. Um grande número de empresas não estão qualificadas a participar deste processo, mas também não têm tempo para esperar que seus profissionais se qualifiquem. É em situações como essa que o Consultor de Empresas encontra um vasto campo de trabalho. O Consultor é o profissional que diagnostica e formula soluções para problemas empresariais, que podem ter origem em qualquer área da empresa, seja ela de caráter eminentemente técnico ou operacional e administrativo. Estando a par de modelos consagrados de análise e de gestão e em consonância com as prioridades estabelecidas pelo mercado, o Consultor pode ajudar estas empresas a se posicionarem adequadamente frente à concorrência e, com isso, participarem do processo de desenvolvimento e expansão que a economia está oferecendo. (MERCADO, 2008)

O cenário econômico, além de outras situações, pode auxiliar na disseminação dos serviços de consultoria. Isso porque, em momentos de dificuldades, contar com alguém especializado em redução de custos, por exemplo, pode garantir a continuidade de uma empresa.

Segundo uma pesquisa realizada em 2010 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), 58% das empresas de pequeno porte fecharam as portas antes de completar cinco anos. E uns dos principais motivos que causaram esses fechamentos foram a ausência de um planejamento e deficiências no processo de gestão empresarial. (KLEIN, 2015)

Esse resultado demonstra cada vez mais o quanto é importante para essas empresas contratarem o trabalho de uma consultoria, pois elas conseguem receber informações de como anda o seu negócio, seja no setor financeiro, de gestão, planejamento estratégico ou de comunicação.

Documentos relacionados