• Nenhum resultado encontrado

Para Henrique (2013), o mercado de trabalho para contadores é o que mais proporciona oportunidades para o profissional, a área de atuação é ampla, oferecendo inúmeras alternativas de trabalho, e esse profissional pode atuar como consultor em diversas áreas:

- Tributos: orientador de processos de redução da carga tributária; especialista em fusões, incorporações, cisões e transformações de empresas; orientador contábil e financeiro na sucessão de empresas.

- Finanças: analista financeiro; de crédito e cobrança; de desempenho operacional; do mercado de capitais; de investimentos; de custos operacionais.

- Contabilidade: contabilidade de custos ou industrial; bancária; de seguros; rural e de cooperativas rurais; hospitalar; imobiliária; turismo e hotelaria; de transportes; comercial e de redes de lojas; fiscal e tributária; financeira e gerencial; condomínios e administração de bens.

- Administração: analista financeiro de custos; tesoureiro; dirigente financeiro e de custos; operador de comércio exterior; executivo nas áreas de contabilidade, administração financeira e de pessoal.

- Auditoria: auditor de custos e sistemas operacionais; fiscal e tributário; de gestão administrativa e financeira; de controle orçamentário; de fraudes financeiras e documentais.

- Controladoria Gerencial: controladoria em nível de diretoria de empresas (holding); contabilidade internacional; controladoria de custos e orçamento; contabilidade ambiental e social (Balanço Social); contabilidade e controladoria estratégica.

Como podemos observar, as oportunidades para os profissionais com os conhecimentos obtidos em curso de formação em Ciências Contábeis são inúmeras, cabe a cada um procurar se especializar na área com a qual tem maior afinidade e interesse de encarar o mercado de trabalho.

As empresas de contabilidade são constituídas por profissionais graduados em Ciências Contábeis, faculdade que demanda quatro anos de dedicação. Duarte (2013) afirma que estes profissionais têm habilidades no manuseio, interpretação e classificação dos documentos das empresas. “Cabe a eles a organização dos fatos e atos da empresa, transformando os dados em relatórios com informações para que o empresário ou administrador tome as decisões certas nos negócios.”

O escritório de contabilidade é um prestador de serviços para empresas que optam por terceirizar a contabilidade por motivos econômicos ou devido à qualidade do trabalho. Dentre os inúmeros serviços que podem ser prestados estão a escrituração fiscal e contábil, folha de pagamento, apuração dos tributos, elaboração das demonstrações financeiras, orientação fiscal e tributária com o objetivo de pagar menos tributos, formação de preço de venda dos serviços, produtos ou mercadorias, elaboração de projetos financeiros para captar recursos, serviços de auditoria e assessoria, cálculo do ponto de equilíbrio, etc. (DUARTE, 2013)

O contador pode ser o primeiro consultor que o empresário estará contratando. Devido a isso, para Duarte (2013), é importante que esse profissional seja qualificado, para impedir que a empresa faça parte das estatísticas da mortalidade precoce que o Sebrae publica anualmente. É importante que o empresário seja assessorado por profissionais qualificados, e que faça um estudo de viabilidade econômica e financeira antes de constituir um novo negócio.

Segundo Duarte (2013), o contador pode ser a peça chave para a organização, pois é neste profissional que o empresário confiará a vida econômica de sua empresa. O honorário não pode ser o fator determinante para contatá-lo.

Dessa forma, quando se resolve contratar um serviço de contabilidade pelo valor dos honorários, é bom que se tenha consciência de que talvez os serviços podem não atender às expectativas.

Sendo assim, o profissional deve buscar se destacar pela qualidade dos seus serviços, pois dessa forma terá mais possibilidade de se consolidar no mercado de trabalho tão competitivo. Ainda existem profissionais que acabam se desvalorizando e estipulando baixos honorários, isso pode se dar devido à falta de capacidade de prestar um serviço de qualidade aos seus clientes.

Portanto, antes de contratar o serviço, leve em consideração a experiência do profissional, suas habilidades, trabalhos anteriores e indicações de outras empresas, pois a qualidade dos serviços é que deve ser o diferencial. Dessa forma estará garantindo melhores resultados para sua empresa e valorizando os profissionais competentes.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente estudo buscou identificar se a consultoria empresarial pode ser uma área de atuação para contadores e para alunos que estão se graduando no curso de Ciências Contábeis observando quais a oportunidades na área da consultoria para profissionais da contabilidade.

Para a elaboração desta pesquisa, foram apresentados alguns conceitos de consultoria, foram apresentadas algumas características do consultor, as responsabilidades que o consultor tem diante da prestação dos seus serviços, algumas situações em que o consultor pode ser solicitado, alguns tipos de consultoria, a relação do consultor com o cliente e a forma como os contadores estão se adaptando às novas demandas de mercado.

Para apresentação destes temas, foi realizada uma pesquisa básica, onde foram abordadas as informações, sem aplicação prática; foi realizada uma pesquisa qualitativa, buscando a compreensão e interpretação dos conceitos apresentados; pesquisa quantitativa, destacando o crescimento da consultoria no Brasil; pesquisa exploratória, buscando maior entendimento sobre o assunto abordado; pesquisa bibliográfica, buscando informações em livros, sites e materiais publicados na internet.

De acordo com esta pesquisa, foi possível constatar que a consultoria é uma prestação de serviços que se encontra em crescimento. O consultor é um profissional que vem sendo muito solicitado, tanto para o auxílio de pessoas jurídicas, como para o auxílio de pessoas físicas.

A consultoria empresarial é a consultoria voltada ao auxílio de pessoas jurídicas. Essa consultoria é solicitada quando os gestores não possuem certos conhecimentos ou não têm soluções para determinados problemas que ocorrem em suas empresas.

O consultor empresarial é um profissional que trabalha auxiliando os empresários. Esse profissional deve ter conhecimento em diversas áreas, pois dessa forma, poderá ter uma visão mais ampla das situações com as quais se deparar.

O consultor empresarial pode ser um profissional interno ou externo à empresa. O consultor interno é o consultor que faz parte do quadro de funcionários,

e o consultor externo é um profissional contratado para prestar um serviço por um período de tempo determinado. O consultor externo pode fazer parte de uma empresa de consultoria ou ser um profissional autônomo.

Essas informações serviram de base para que fosse alcançado o objetivo desta pesquisa, que foi analisar se a consultoria empresarial poderia ser uma boa oportunidade de mercado para os profissionais da contabilidade e para os recentes graduados em ciências contábeis.

O curso de Ciências Contábeis engloba muitas áreas que têm grande importância dentro das empresas. É um curso que demanda quatro anos de dedicação. Durante este período, os alunos adquirem conhecimentos sobre diversas áreas, como contabilidade geral, tributação, financeira, custos, cálculos matemáticos avançados, administração, planejamento estratégico, investimentos, análises, auditoria, perícia, jurídicas, entre outros.

Com essa formação, esses profissionais estão preparados atuar como contadores, cuidando de parte contábil da empresa, e também estão preparados para prestar serviços mais diferenciados, focando em determinada área e utilizando a interpretação das informações para auxiliar os gestores das empresas nas tomadas de decisões.

Devido a isso, os contadores são profissionais bastante solicitados pelas empresas para prestar serviços além da contabilização dos documentos e da geração de guias, pois, cada vez mais os empresários necessitam melhorar seus resultados para ganhar competitividade no mercado.

O profissional que se dedicar a esse ramo da prestação de serviços poderá ter um bom mercado para atuar, desde que tenha conhecimentos e experiência suficiente para prestar um serviço de qualidade, para não colocar em risco sua carreira como consultor.

Dessa forma, conclui-se que existem áreas em que um profissional da contabilidade pode atuar como consultor dentro das empresas e que a consultoria empresarial pode ser uma oportunidade de mercado para profissionais da contabilidade e para recentes graduados no curso de Ciências Contábeis que desejem ter uma profissão que está em alta no mercado e que utilize todos os seus conhecimentos para auxiliar gestores nas tomadas de decisões e resolução de problemas que possam ocorrer nas empresas.

REFERÊNCIAS

A IMPORTÂNCIA da Consultoria Empresarial para a gestão de conflitos nas empresas. Fundasc. 2013. Disponível em:

<http://www.fundasc.com.br/?opcao=ver_noticia&id_not=93>. Acesso em: 23 maio 2015.

BELFORT, Judite. Consultoria Empresarial: a função do consultor nas empresas. Revista Presença. 2004. Disponível em:

<http://www.revistapresenca.unir.br/artigos_presenca/28juditebelfort_consultoriaemp resarial.pdf>. Acesso em: 24 maio 2015.

BAUREN, Ilse Maria; RAUPP, Fabiano Maury. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. Atlas, 2003.

CAITANO, Eliana. O papel do consultor empresarial. 2010. Administradores. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-papel-do- consultor-empresarial/45272/>. Acesso em: 30 maio 2015.

CALDAS, Tácila Alves. O que faz um consultor em contabilidade? 2014. Guia do Estudante. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-

vocacional/consulte-orientador/faz-consultor-contabilidade-628649.shtml>. Acesso em: 06 jul. 2015.

CONTADOR pode ser também consultor. 2012. Terra. Disponível em: <http://economia.terra.com.br/contador-pode-ser-tambem-consultor-dizem-

especialistas,686832c35076b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em: 11 ago. 2015.

CORDEIRO, Laerte Leite. Desenvolvimento organizacional e o sucesso da empresa. 2013. Administradores. Disponível em:

<http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/desenvolvimento- organizacional-e-o-sucesso-da-empresa/78980/>. Acesso em: 20 jun. 2015.

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

DUARTE, Gilmar. Contratar um contador ou consultor para a minha empresa? 2013. Contábeis. Disponível em: <http://www.contabeis.com.br/artigos/1179/contratar-um- contador-ou-consultor-para-a-minha-empresa/>. Acesso em: 15 set. 2015.

ENTSCHEV, Bernt. Ética Profissional. 2014. Gazeta do Povo. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/talento-em-pauta/etica-profissional/>. Acesso em: 21 jun. 2015.

FALCÃO, Juliana. Conselheiro Profissional. 2011. Empregos.com.br. Disponível em: <http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/campus/profissoes/200701- consultor.shtm>. Acesso em: 24 maio 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

HENRIQUE, Paulo. O consultor do passado e o consultor tributário do século atual. 2013. Agieer. Disponível em: <http://www.agieer.com.br/blog/?p=14>. Acesso em: 05 jul. 2015.

KLEIN, Juliana. Empresas de consultoria ajudam no crescimento das pequenas empresas e estimulam o aumento dos negócios. 2015. Carreira e Negócios. Disponível em: <http://carreiraenegocios.uol.com.br/gestao-motivacao/36/seu-

melhor-empresas-de-consultoria-ajudam-no-crescimento-das-238949-1.asp> Acesso em: 10 dez. 2015.

KOHL, Moris. A importância da Consultoria Empresarial no âmbito dos negócios. 2011. Administradores. Disponível em:

<http://www.admnistradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-da-consultoria- empresarial-no-ambito-dos-negocios/59858/>. Acesso em: 25 maio 2015.

KUGELMEIER, Werner. Consultoria Empresarial: será que é uma solução? 2010. Administradores. Disponível em:

<http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/consultoria-empresarial-sera- que-e-uma-solucao/44927/>. Acesso em: 28 maio 2015.

MANGABEIRA, Diego. Mercado de consultoria em crescimento na Brasil. 2015. DM. Disponível em: <http://www.dmmarketingdigital.com/mercado-de-consultoria-em- crescimento-no-brasil/> Acesso em: 10 dez. 2015.

MATTA, Villela da. Adaptação às mudanças: Por que é tão difícil? 2013. Sociedade Brasileira de Coaching. Disponível em:

<https://www.sbcoaching.com.br/blog/comportamento/adaptacao-as-mudancas-por- que-dificil/>. Acesso em: 13 jun. 2015.

MENEZES, Estera Muszkat; SILVA, Edna Lúcia da. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis, 2005.

MERCADO de consultoria em crescimento. 2008. Administradores. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/mercado-de-consultoria-em- crescimento/17476/ > Acesso em: 10 dez. 2015.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec,1993.

MOCSÁNYI, Dino Carlos. Consultoria no novo milênio: tendências. 2010. Claudio Consultoria Empresarial. Disponível em:

<https://claudioconsultoria.wordpress.com/2010/02/16/artigo-tendencias-da- consultoria-empresarial/>. Acesso em: 01 ago. 2015.

NETO, José. Como divulgar serviços de consultoria? 2014. Montar um negócio. Disponível em: <http://www.montarumnegocio.com/servicos-de-consultoria/>. Acesso em: 02 set. 2015.

NEVES JR., Luciano Terra das. Consultoria! O que é e como usar? 2002. Sebrae. Disponível em: <http://www.sebrae-sc.com.br/newart/?materia=4006 >. Acesso em: 29 maio 2015.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de Consultoria Empresarial: conceitos – metodologias – práticas. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

PESQUISA da ABCO aponta crescimento no mercado de consultoria de até 20% em 2015. 2015. Associação Brasileira de Consultores. Disponível em:

<http://www.abco.org.br/pesquisa-da-abco-aponta-crescimento-no-mercado-de- consultoria-de-ate-20-em-2015/> Acesso em: 10 dez. 2015.

ROVEDA, Vinicius. Contador: Um consultor de negócios confiável. 2015. Conta Azul. Disponível em: <http://contaazul.com/contabilidade/blog/contador-um- consultor-de-negocios-confiavel/>. Acesso em: 13 ago. 2015.

SOUZA, Jorge Marcos de. No futuro seremos contadores consultores. 2013. Portal da Classe Contábil. Disponível em: <http://www.classecontabil.com.br/artigos/no- futuro-seremos-contadores-consultores>. Acesso em: 24 set. 2015.

Documentos relacionados