• Nenhum resultado encontrado

3 PESQUISA DE CAMPO

3.2 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA E SELEÇÃO DA

3.2.1 Critérios para seleção da amostra

Como o universo do segmento do vestuário é bastante heterogêneo em termos de produto, segmentação e tipos de comercialização, foi necessário estabelecer critérios para abranger diferentes empresas quanto a sua forma de atuação. Assim, além das indústrias serem fabricantes de produtos de malha para o varejo de marca própria, a composição da amostra deveria conter diferentes indústrias preferencialmente que atendessem os seguintes critérios:

a) Fabricassem para vários clientes; b) Fabricassem para um único cliente;

c) Atendessem as segmentações: bebê, infantil, juvenil e adulto; d) Que fabricassem produtos masculinos;

e) Que fabricassem produtos femininos;

f) Fossem fornecedoras para hipermercados, lojas de departamentos e lojas multimarcas;

g) Desenvolvessem linhas de produto como: calças, jaquetas, saias, camisetas, short, blusas, vestidos e pijamas;

h) Desenvolvessem no mínimo 20 produtos por mês.

Através destes critérios, foi possível selecionar 26 indústrias, das quais somente cinco aceitaram participar da pesquisa. A seguir são apresentadas as respostas recebidas das empresas e seu respectivo valor de incidência.

Mais da metade, cerca de 53,8% justificaram que no momento não era possível participar da pesquisa, pois estavam com grande volume de trabalho. Outras justificativas foram dadas conforme segue:

a) A empresa está em reforma/construindo e não está recebendo visitantes (3,84%);

b) Falta de pessoal para acompanhar a atividade do pesquisador (7,69%);

c) Estilistas estão viajando/visitando os clientes e eles são os indicados para acompanhar o estudo (7,69%);

d) Falta de autorização do proprietário que se encontra viajando (3,84%);

e) Empresa está em fase de reformulação dos setores, mudança de layout e não está recebendo visitantes (3,84%);

f) Está com consultoria e treinamento e não pode receber pesquisador (3,84%);

g) Compromisso com o cliente que não aceita que pessoas que não fazem parte da empresa possam ver o produto antes do lançamento (7,69%);

h) A empresa fará contato no momento oportuno (7,69%). 3.3 COLETA DOS DADOS

O instrumento utilizado para coleta de dados foi um formulário estruturado que consta no Apêndice A, contendo 73 questões com perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha. As perguntas foram divididas em dois blocos. O primeiro contendo 20 questões com a finalidade de obter dados gerais e as características das empresas. O segundo bloco foi dividido em três partes, sendo a primeira para quando a empresa possui o PDP totalmente formalizado, a segunda para as empresas que estão com o PDP em implantação, e a terceira para as empresas que não possuem o PDP formalizado. As perguntas do número 21 até 31 são específicas às empresas com PDP formalizado e as do número 32 a 41 para as empresa com o PDP em fase de implantação. Assim, as perguntas a partir do número 42 foram destinadas as indústrias que não tem o PDP formalizado e também para as que possuem formalização ou está em implantação, pois são perguntas com a finalidade de levantar como acontece o processo de desenvolvimento do produto.

Também consta no formulário espaço para a utilização de anotações extras para que o pesquisador pudesse completar com informações que julgasse importante e não previstas no formulário, sendo esta, uma vantagem que Marconi e Lakatos (2005) apontam quando se utiliza o formulário. O período para coleta dos dados foi de julho a novembro de 2009, em que se ajustaram as entrevistas conforme disponibilidade das empresas. O resultado da pesquisa está apresentado nos próximos itens.

3.4 RESULTADO DA PESQUISA

O resultado da pesquisa que envolveu as cinco indústrias do vestuário fornecedoras de artigos de malha para o varejo com marca própria (PL) foi analisado com o propósito de encontrar subsídios para responder a questão do problema de pesquisa e permitir extrair características pontuais para a construção do modelo de PDP.

A seguir são apresentados os resultados de acordo com a ordem sequencial das perguntas em que se fazem as análises e comentários. As questões foram organizadas em quadros para facilitar a leitura de cada abordagem.

3.4.1 Perguntas referentes ao bloco 1 (características e dados das empresas)

A finalidade deste bloco foi obter dados gerais e as principais características de cada empresa, conforme mostra as questões do Quadro 1, para então ter dados que permitissem compará-las e assim conseguir visualizar as diferenças e semelhanças.

Conforme modelo utilizado de TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) que consta no Apêndice B ficou acordado que não deveria aparecer o nome e nem o endereço das indústrias, apenas a cidade em que estão localizadas e assim, permanecer no anonimato e manter a confidencialidade dos dados. Neste sentido, para identificar as empresas se utilizou as letras A, B, C, D e E sem qualquer preceito de julgamento de ordem de importância ou grandeza, e sim estabelecido aleatoriamente pelo pesquisador. No entanto, para classificar o porte das empresas se utilizou a classificação estabelecida pelo SEBRAE (2010), conforme mostrou a Tabela 10, que utiliza o número de funcionários para a classificação do porte.

CARACTERÍSTICAS E DADOS DAS EMPRESAS 1. Nome da empresa:

2. Localização: 3. Nº de funcionários: 4. Ano de fundação:

5. Mercado de atuação: ( ) Regional ( ) Nacional ( ) Internacional 6. Segmento 1: ( ) Bebê ( ) Infantil ( ) Juvenil ( ) Adulto 7. Segmento 2: ( ) Masculino ( ) Feminino

8. Nº de clientes PL que atende ( ) 9. Tem marca Própria ( ) Sim ( ) Não

10. Serviços Terceirizados: ( ) Malharia ( )Tinturaria ( )Estamparia ( ) Corte ( ) Costura ( ) Embalagem 11. Principais Clientes de PL:

12. Nº Produtos desenvolvidos/mês: ( ) 13. Nº de estilistas: ( ) Nº auxiliar ( ) 14. Linha de produtos:

15. Softwares utilizados no desenvolvimento: 16. Grau de escolaridade dos estilistas/auxiliares:

17. A empresa possui alguma certificação? ( ) Sim ( ) Não Qual? 18. A empresa já recebeu alguma premiação? ( ) Sim ( ) Não Qual? 19. Qual a posição da empresa perante o mercado?

( ) Líder ( ) Entre os 5 ( ) Entre os 10 ( ) Não sabe 20. Nº de peças produzidas/mês:

Informações Extras:

Quadro 1 - Questões referentes às características e dados das empresas Fonte: O Autor.

Para facilitar a visualização da compilação dos dados do primeiro bloco se resumiu o resultado das respostas conforme apresentado a seguir no Quadro 2.

Quadro 2 - Resultado das questões relativas às características e dados das empresas Fonte: O Autor.

3.4.1.1 Comentários referentes às questões do bloco 1

Com o resultado das respostas do primeiro bloco percebe-se que todas as empresas são de médio porte e possuem entre 11 e 26 anos de existência, e 60% foram criadas nos anos 80, confirmando que foi a década que os mercados de PL começaram a se instalar no país.

Os dados também revelam que 100% das empresas terceirizam a malharia, tinturaria e costura, significando que não compram o tecido na forma pronta e sim desenvolvem o próprio tecido. Sendo assim, este processo precisa estar contemplado no PDP, especialmente por que esta atividade não esteja prevista na maioria dos modelos disponíveis nas literaturas.

O número de clientes que as empresas atendem a princípio parece ser pequeno, o que não significa que o número de produtos desenvolvidos seja pequeno. Pois, cada cliente normalmente possui a segmentação: masculino, feminino e ainda possuem uma linha de produto: calça, blusa, vestido e short. o que aumenta a necessidade do desenvolvimento, já que os clientes possuem uma marca para cada segmento. Assim, é necessário desenvolver diferentes produtos ao mesmo tempo para cada linha. Pela análise dos números apresentados na pergunta número 12, pode-se dizer que a média diária de desenvolvimento é de 5 novos produtos. A empresa D apresentou o número mais baixo de desenvolvimento para PL pela razão que também possui duas marcas próprias e segundo a diretora presidente, a empresa está concentrando investimentos para o fortalecimento da própria marca.

Como pode ser observado no Quadro 2, à pergunta 9 revelou que somente a empresa C não possui uma marca própria. Todas as outras justificaram que possuem a marca como estratégia, para quando houver sobras dos pedidos de PL, trocar a etiqueta do cliente pela marca da empresa e vender para os funcionários ou como ponta de estoque para lojas menores, mas sempre depois de um grande prazo que o produto foi entregue ao cliente que as encomendou. A empresa A informou que está começando a investir na sua marca com produtos diferenciados e de alto valor agregado destinados às butiques para não conflitar com os produtos de PL enquanto que a empresa B, respondeu que reduziu as possibilidades de investir na marca própria. A empresa D comercializa também produtos com sua marca, e a empresa E vem reduzindo produtos da marca própria e investindo em PL.

Quanto ao perfil dos estilistas, as perguntas número 13 e 16, mostraram que os estilistas possuem formação universitária,

principalmente em moda e com pós-graduação em nível de especialização, o que se pode fazer uma relação com o levantado do estado da arte em que a partir do final dos anos 90, houve uma proliferação de escolas de moda no Brasil, sendo Santa Catarina o segundo Estado com maior número de escolas.

Nenhuma empresa possui algum tipo de certificação, embora as empresas informaram que para ser fornecedor de alguns clientes, todos os anos passam por uma auditoria para verificação do sistema da qualidade, instalações, máquinas/equipamentos, controle de aquisição, controle de qualidade, responsabilidade social e armazenagem. Também foi informado que todos os produtos destinados a determinados clientes antes de saírem da empresa, passam por uma inspeção feita por uma empresa independente chamada de Société Générale de Surveillance (SGS).

A pergunta número 19, referente à posição da empresa perante o mercado, mostrou que somente a empresa A tem conhecimento que está entre as 5 maiores empresas. As demais desconhecem sua posição. O conhecimento da empresa A pode ser justificado por estar atuando em um segmento de produto mais restrito (lingerie noite) em que menos empresas concorrem neste segmento.

A pergunta 20, com a finalidade de verificar o volume de peças produzidas pelas empresas, mostrou que entre estas cinco indústrias, mais de um milhão de peças são produzidas todos os meses, sinalizando o potencial de consumo do país se comparado com a quantidade de empresas existentes.