• Nenhum resultado encontrado

1. REALIDADES ACTUAIS

1.4. Cultura empreendedora

Nos Açores, é reconhecida a prevalência de uma elevada cultura de aversão ao risco, transversal a toda a sociedade, que se constitui como um dos principais inibidores da actividade empreendedora.

É sintomático o facto de, na Universidade dos Açores, apenas uma pequena minoria dos alunos (10%) ter como objectivo criar o seu próprio emprego (Figura 9). Neste âmbito, não deixa de ser significativo que, a grande maioria dos alunos (62%) tenha como objectivo conseguir um emprego no sector público.

Figura 9. Expectativas de emprego dos alunos da UAc / Sector onde gostariam de trabalhar, 2010-2011.

Fonte: Inquérito aos estudantes da UAc, OEFP 2011.

Consciente desta realidade, o Governo Regional, em particular através das Direcções Regionais da Juventude e da Educação e Formação, tem vindo a apoiar um leque alargado de iniciativas na área da educação para o empreendedorismo.

Sector público 62% Sector privado 28% Criar próprio emprego 10%

Acção EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: O CAMINHO PARA O SUCESSO!

Promotores Direcção Regional da Juventude

Direcção Regional da Educação e Formação

Destinatários Alunos e professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e do

Ensino Profissional

Descrição sumária

O programa é implementado com o apoio do Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores e assenta em metodologias pedagógicas aplicadas em sala de aula. Inclui formação de professores (3 dias – 25 horas – 1 crédito) e 15 a 35 horas de formação para alunos na Área‐Projecto.

Prevê também a criação de clubes de empreendedorismo nas escolas e a realização, no final do ano lectivo, do concurso IdeiAçores.

Principais resultados

A 1ª Edição foi realizada no ano lectivo 2010/2011, incluiu 13 escolas de 2º e 3º ciclos, 5 escolas secundárias e 8 profissionais, localizadas nas diferentes ilhas. Esta edição envolveu 52 professores e 1040 alunos, dando origem a 18 Clubes de Empreendedorismo e a 19 ideias de negócio (no âmbito do IdeiAçores).

Acção CURSO DE EMPREENDEDORISMO

Promotor Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores

Destinatários População sem formação superior (12º ano ou ensino técnico) e desempregados de

longa duração

Descrição sumária

Integra-se na Componente de Formação Tecnológica dos Cursos de Educação e Formação – Curso de Formação Complementar, com uma carga horária de 120 horas.

Com este Curso pretende-se que os formandos, que tenham aspirações a criar um negócio, apreendam e/ou desenvolvam um conjunto de conhecimentos e

competências na área empresarial.

Principais resultados

Desde 2008 são realizados 10 a 12 cursos por ano, sobretudo em S. Miguel, abrangendo mais de 500 formandos.

A equipa de gestão do Centro estima que tenham sido criadas, em resultado destas formações, 5 ou 6 empresas, embora tal número seja difícil de precisar, uma vez que não é feito qualquer acompanhamento aos formandos uma vez findo o curso.

Acção CURSO DE EMPREENDEDORISMO DE BASE TECNOLÓGICA

Promotor Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores

Destinatários Preferencialmente elementos do meio académico açoriano, nomeadamente

investigadores

Descrição sumária

Integra-se na Componente de Formação Tecnológica dos Cursos de Educação e Formação – Curso de Formação Complementar, com uma carga horária de 120 horas.

Pretende-se ajudar a criar negócios sustentáveis com base em ideias resultantes da formação académica ou profissional, nomeadamente relacionadas com novas tecnologias e investigação científica.

Principais

resultados Apenas um estudo para elaboração de Plano de Negócios

Acção DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO NA UAC

Promotor Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores

Destinatários Alunos da Universidade dos Açores

Descrição sumária

O Centro de Empreendedorismo é responsável pela disciplina de Empreendedorismo (destinada às Licenciaturas de Gestão de Empresas e Economia, onde é optativa) e de Administração e Empreendedorismo (para a Licenciatura em Serviço Social, onde é obrigatória). Prevê-se que a disciplina de Empreendedorismo venha a ser oferecida a outros cursos e departamentos da UAc.

Foram ainda identificadas iniciativas de menor escala na área da formação para o empreendedorismo, ao nível das Câmaras de Comércio:

- A Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada ofereceu, em 2011, um curso de 20 horas subordinado ao tema “Novas Empresas e Novos Negócios” destinado a Gestores de Topo;

- A Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo realizou o workshop “Emprego e Empreendedorismo”, com a duração de 4 horas, aberto ao público em geral, e que foi realizado em 2011 nas ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa. A Câmara organizou também um curso especificamente dedicado à preparação de planos de negócios – “Business Plan: Como construir um Plano de Negócios”, com a duração de 30 horas, aberto ao público em geral;

Nesta área, é ainda de referir que, no sentido de promover uma cultura empreendedora na Região, o Centro de Empreendedorismo promove seminários e conferências sobre a temática, contando muitas vezes com a participação de empresários provenientes de fora da Região Autónoma.

No intuito de contribuir para o aumento da cultura empreendedora nos Açores, são ainda dinamizados na Região diferentes concursos na área do empreendedorismo, também eles orientados para diferentes tipos de público-alvo. Nos quadros seguintes são descritas de forma sumária as principais iniciativas deste tipo.

Acção CONCURSO REGIONAL DE EMPREENDEDORISMO

Promotor Direcção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade

Descrição sumária

O Concurso Regional de Empreendedorismo foi criado, em 2006, para premiar os melhores projectos de potenciais empreendedores açorianos.

O formulário de candidatura consiste num Plano de Negócios simplificado, procurando posicionar este exercício mais perto do mercado.

Desde a sua origem, o Concurso Regional de Empreendedorismo já premiou 15 projectos, em áreas diversificadas, que incluem a produção e comercialização de alfaces em ambiente hidropónico, a produção e comercialização de pellets e a construção de raiz de um campo de mini-golfe.

Acção PRÉMIO MELHOR IDEIA DE NEGÓCIO

Promotor Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores

Descrição sumária

O Prémio Melhor Ideia de Negócio é promovido pelo Centro de Empreendedorismo, numa parceria com o Millennium BCP, patrocinador da iniciativa, e com a

cooperação da Direcção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade. O Prémio funciona de forma articulada com o Concurso Regional de

Empreendedorismo, sendo cumulativo com este.

Trata-se de um prémio anual no valor de 5.000 Euros destinado a galardoar a melhor ideia de negócio apresentada por alunos da Universidade dos Açores no âmbito do Concurso Regional de Empreendedorismo.

Os alunos da Universidade dos Açores interessados em participar no concurso deverão formalizar a sua candidatura nos termos do Concurso Regional de Empreendedorismo, respeitando os prazos e exigências aí definidos.

Acção CONCURSO IDEIAÇORES

Promotores Direcção Regional da Juventude

Direcção Regional da Educação e Formação

Descrição sumária

O Concurso IdeiAçores é uma acção integrante do Projecto “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso”.

É uma iniciativa do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude e da Direcção Regional da Educação, em colaboração com o Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores

É objectivo central do concurso angariar ideias de negócio, que façam sentido para a Região Autónoma dos Açores, em diferentes sectores de actividade, com a finalidade de sensibilizar e motivar os jovens açorianos para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa.

O Concurso IdeiAçores é destinado a jovens com menos de 23 anos, matriculados em estabelecimentos de ensino da Região Autónoma dos Açores.

Acção LABJOVEM

Promotor Direcção Regional da Juventude

Descrição sumária

Não sendo directamente relacionado com a criação de empresas, o Labjovem é um concurso que visa incentivar a promoção de jovens criadores das diferentes áreas artísticas, servindo de plataforma a uma nova geração de artistas açorianos. Destina-se a jovens com idade inferior a 35 anos, naturais dos Açores, residentes na região há pelo menos 2 anos e/ou descendentes de açorianos até à terceira geração, residentes nos EUA e Canadá.

As áreas contempladas pelo concurso incluem: Arquitectura, Artes Plásticas, Artes Cénicas, Design de Moda, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração e Banda Desenhada, Literatura, Música, e Vídeo.

Além da selecção dos vencedores e da atribuição de prémios, o Labjovem procura encaminhar os projectos vencedores na obtenção de apoios, que permitam a sua concretização.

Constata-se que as diferentes acções orientadas para a promoção de uma cultura empreendedora na Região Autónoma dos Açores têm subjacente a preocupação de poderem atingir diferentes segmentos de público, de forma transversal à sociedade. Foram identificadas iniciativas que envolvem desde os mais jovens alunos das escolas de 2º ciclo,

considerado “parcialmente insuficiente”. O estudo destaca pela negativa o grau em que o ensino primário e secundário considera estas matérias e, pela positiva, a sua incorporação nos níveis de formação superiores.

Já no que respeita à Condição Estrutural “Normas Culturais e Sociais” esta é classificada no Açores como sendo “parcialmente insuficiente”, destacando-se claramente pela negativa a falta de estímulo ao empreendedorismo que implique risco e a falta de estímulo à criatividade e à inovação.