• Nenhum resultado encontrado

4. PLANO DE ACÇÃO

4.2. Propostas de acção

4.2.7. Projecto 7 Enterprise Azores

Nome:

Enterprise Azores: Implementação de programa de promoção da visibilidade externa do ecossistema do empreendedorismo dos Açores

Objectivos:

Criar e consolidar a imagem externa do ecossistema do empreendedorismo dos Açores; Divulgar externamente e promover a visibilidade dos Açores como destino de excelência para os empreendedores;

Publicitar os instrumentos e mecanismos de apoio à actividade empreendedora existentes na Região;

Contribuir para uma melhoria da imagem dos empreendedores junto da população da Região.

Descrição:

Com a implementação do conjunto de iniciativas abrangidas pelo Plano Estratégico para Fomento do Empreendedorismo na Região Autónoma dos Açores, o ecossistema do empreendedorismo da Região irá apresentar condições particularmente favoráveis ao empreendedorismo. Importa por isso comunicar para o exterior essas condições, dando visibilidade externa ao ecossistema do empreendedorismo dos Açores.

Hoje em dia, a disseminação dessas vantagens é ainda tímida, sendo de destacar a acção da Agência para a Promoção do Investimento dos Açores (APIA), apesar de esta entidade não concentrar esforços específicos na área do empreendedorismo.

No novo contexto gerado pelo Plano Estratégico para o Fomento do Empreendedorismo, é necessário que esta actividade da APIA seja complementada por uma acção promocional forte, capaz de colocar em evidência todos os novos mecanismos de apoio que irão ser instituídos na Região.

“Start-Ups from outside Ireland”, Enterprise Ireland, Irlanda A Enterprise Ireland é uma organização governamental irlandesa orientada para a promoção da competitividade do país. A Entreprise Ireland trabalha em parceria com as empresas irlandesas, ajudando-as a crescer, inovar e ganhar mercados de exportação, apoiando o crescimento económico sustentável do país, o desenvolvimento regional e o emprego seguro e qualificado.

Uma das áreas de actuação da Enterprise Ireland é a promoção da atracção de empreendedores a nível global, acomodando diferentes iniciativas dentro de uma área específica denominada “Start-Ups from outside Ireland”.

No âmbito da “Start-Ups from outside Ireland”, a Enterprise Ireland realiza acções de promoção externa orientadas para informar os empreendedores das vantagens que existem para quem investe no país, sejam elas vantagens associadas a toda a envolvente, sejam associadas a apoios específicos à actividade empreendedora. Entre estes apoios destaca-se um fundo de 10 milhões de Euros destinados a atrair empreendedores estrangeiros para o território irlandês.

No âmbito das acções comunicacionais do “Start-Ups from outside Ireland” foram desenvolvidos e disponibilizados online vídeos de curta duração focados nas vantagens competitivas do país, nos mecanismos de apoio ao empreendedorismo e em testemunhos pessoais de empreendedores internacionais que se estabeleceram no país.

www.enterprise-ireland.com/en/Start-a-Business-in-Ireland/Startups-from-Outside-Ireland/

Para atingir os objectivos enunciados para o projecto, propõe-se o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação alargada, com capacidade de abranger potenciais empreendedores exteriores à Região Autónoma dos Açores.

Para tal, para além da definição de uma imagem e das mensagens prioritárias a associar ao ecossistema (“branding”), será fundamental analisar qual o melhor mix comunicacional a ser aplicado no sentido de utilizar de forma optimizada os recursos existentes. Será por isso necessário considerar uma vasta gama de instrumentos, que abrangem os mais variados meios de comunicação, capazes de transmitir a mensagem (promessa/proposta de valor)

Entre os meios a utilizar destaca-se à partida a internet, sobretudo pelo seu alcance global e pela facilidade de desenvolvimento e inserção de conteúdos. Note-se a necessidade de desenvolvimento de conteúdos multilingues, em particular em língua inglesa, que facilitem a divulgação do ecossistema do empreendedorismo a nível internacional.

Um outro instrumento a considerar será seguramente a realização de eventos de networking, quer no exterior, quer na própria Região, procurando contribuir simultaneamente para a atracção de empreendedores e para a dinamização do espírito empreendedor da população.

Programa de Fomento Cultura Emprendedora, Astúrias, Espanha O Programa de Fomento Cultura Emprendedora é uma

iniciativa do Governo do Principado das Astúrias (Espanha) para impulsionar a cultura empreendedora na região. O Programa tem como objectivo geral melhorar os níveis de empreendedorismo nas Astúrias, alicerçando-se nos eixos: Fomento da cultura empreendedora; Fomento e consolidação do auto-

emprego; e Difusão e comunicação da cultura empreendedora.

No que diz respeito à difusão da cultura empreendedora, o Programa contempla diversas actividades específicas, dentro e fora da região, que incluem: seminários e jornadas de disseminação, campanha nos meios de comunicação social, iniciativa web “Emprendeastur” (www.emprendeastur.es), publicação de livros e folhetos, e criação do “Dia do Empreendedor”

Os eventos a promover deverão pautar-se por um forte carácter internacional, procurando contar com a colaboração/participação/apoio de figuras reputadas dos meios empresariais e académicos nacionais e estrangeiros, procurando rentabilizar ao máximo a forte presença da diáspora açoriana nos EUA e Canadá.

Semana Global do Empreendedorismo

A Semana Global do Empreendedorismo é um evento de carácter internacional que se realiza hoje em dia em mais de 100 países. A Semana Global do Empreendedorismo pretende sensibilizar a sociedade para a necessidade de uma cultura/atitude empreendedora e da capacidade de assumir riscos, assumindo os fracassos como forma de aprendizagem, por vezes necessária, para atingir grandes sucessos empresariais. A nível global, anualmente, durante o mês de Novembro, as entidades associadas ao projecto coordenam, em cada local, a organização de eventos orientados para inspirar uma cultura de empreendedorismo.

Entre as actividades promovidas durante esta semana encontram-se: competições de start-ups; prémios para jovens empreendedores; competição de ideias de negócio em tecnologias limpas; fóruns em empreendedorismo social; jogos de inovação; sessões de pitching com júris especializados e com os vencedores a assegurarem financiamento.

Em Portugal, a Semana Global do Empreendedorismo de 2011 foi coordenada pela APBA (Associação Portuguesa de Business Angels) e pela SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social).

Impacto esperado por domínio do ecossistema:

Capital humano Empresas e mercados Apoio financeiro Cultura empreend. Infra-estr. e serv. Apoio Políticas e programas ENTERPRISE AZORES ++ ++ ++

Actividades:

ACTIVIDADE 1. Preparação de um Plano de Comunicação: - Identificação do posicionamento pretendido; - Segmentação e identificação dos públicos-alvo;

- Elaboração da estratégia de copy (mensagem) e de branding; - Identificação do mix comunicacional pretendido;

ACTIVIDADE 2. Definição de Agenda de eventos e actividades:

- Definição do calendário de eventos a organizar, a incluir actividades existentes e novas actividades, a identificar;

- Definição de uma agenda de participação em eventos externos relevantes, a nível nacional e internacional.

ACTIVIDADE 3. Implementação do Plano de Comunicação e da Agenda de eventos e actividades:

- Desenvolvimento e aplicação dos materiais comunicacionais de qualidade, com informação relevante, que deverão, sempre que adequado, ser bilingues, de acordo como o definido no Plano de Comunicação;

- Reforço da presença do ecossistema do empreendedorismo dos Açores na internet, através do desenvolvimento de uma página Web de grande qualidade, no mínimo, bilingue;

- Implementação da Agenda de eventos e actividades.

Cronograma: 2013 2014 2015 2016 1S 2S 1S 2S 1S 2S 1S 2S Activ. 1 Activ. 2 Activ. 3 Estimativa orçamental: Tipo B