• Nenhum resultado encontrado

4. PLANO DE ACÇÃO

4.2. Propostas de acção

4.2.5. Projecto 5 Observatório do Empreendedorismo

Nome:

Observatório do Empreendedorismo

- Implementação de estrutura de monitorização da

evolução do ecossistema do empreendedorismo dos Açores

Objectivos:

Monitorizar regularmente a evolução do ecossistema do empreendedorismo dos Açores e dos correspondentes indicadores;

Realizar análises comparativas com outros territórios e regiões;

Estudar os factores condicionantes da actividade empreendedora na Região; Estudar o impacto do empreendedorismo no dinamismo económico regional; Disseminar informação relevante sobre o empreendedorismo nos Açores;

Fornecer aconselhamento e recomendações aos decisores políticos regionais no âmbito do empreendedorismo.

Descrição:

A recolha e sistematização de informação relevante e fiável relativa a qualquer fenómeno socioeconómico mostra-se extremamente relevante, não só para retratar as realidades actuais que se pretendem analisar, mas também, quando realizadas periodicamente, para analisar os impactos de diferentes programas e iniciativas implementados no sentido de alterar o panorama vigente.

No caso do ecossistema do empreendedorismo dos Açores, será particularmente interessante a instituição de um Observatório do Empreendedorismo, responsável por recolher e sistematizar toda a informação relacionada com o ecossistema do empreendedorismo dos Açores e com a sua evolução.

O Observatório deverá também agir como repositório e disseminador de informação relevante relativa ao ecossistema do empreendedorismo dos Açores, independentemente de esta ter sido recolhida por si, ou por entidades externas.

Complementarmente, importará que o Observatório possa processar a informação recolhida, acrescentando-lhe valor e produzindo conhecimento utilizável pelos decisores políticos e outros actores-chave do ecossistema do empreendedorismo da Região.

Entre as diferentes temáticas a que o Observatório se poderá dedicar, destacam-se a identificação dos factores condicionantes da actividade empreendedora na Região e a análise do impacto do empreendedorismo no dinamismo económico regional.

Assim, ao assumir estas responsabilidades, o Observatório irá colocar-se numa posição privilegiada para se constituir como a entidade responsável pela monitorização da implementação deste Plano Estratégico.

Observatório do Empreendedorismo Jovem, Instituto de Tecnologia de Kavala, Grécia

O Observatório do Empreendedorismo Jovem (OEJ) é uma entidade tutelada pelo Instituto de Tecnologia de Kavala, da Grécia, criada em Julho de 2008 e dedicada à recolha, investigação e análise macro e microeconómica de dados relativos à promoção do empreendedorismo.

O OEJ acumula várias funções relacionadas com o empreendedorismo, sendo destacar: i) o levantamento estatístico da actividade empreendedora jovem a nível regional; ii) a criação e actualização permanente de uma base de dados de novas empresas; iii) o apoio na criação de políticas e estratégias de suporte ao empreendedorismo jovem; iv) a colaboração com instituições activas na criação de emprego; e v) o desenvolvimento de políticas fomentadoras do crescimento empresarial.

Os serviços oferecidos pelo OEJ relacionam-se, essencialmente, com o fornecimento de informação aos seus interlocutores, nomeadamente ao nível de dados financeiros, mercado de trabalho, oferta de serviços a nível regional, networking e formação.

Note-se que o Observatório não será obrigatoriamente uma estrutura com recursos físicos e humanos permanentes. A sua actividade pode ser orientada por actividades e projectos específicos e coordenada com diferentes parceiros da realidade Açoriana. A este respeito é de destacar a necessária articulação com o Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores, que tem vindo a desempenhar algumas das funções previstas para o Observatório.

Observatório do Empreendedorismo, Eslovénia

O Observatório do Empreendedorismo da Eslovénia foi estabelecido em 1998, no seguimento da criação do Observatório Europeu de PME.

O Observatório integra a estrutura da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade de Maribor, entidade responsável pela gestão operacional do Observatório e pela realização do estudo GEM na Eslovénia.

Anualmente, o Observatório apresenta uma radiografia da realidade eslovena em termos da demografia de PME e vários estudos de investigação aprofundada no âmbito do empreendedorismo no País.

O Observatório desenvolve vários projectos e programas de investigação fundamental e orientada, sendo gerido e financiado segundo uma lógica de tripla hélice (governo, sector privado e meio académico). As entidades financiadoras das actividades do Observatório incluem o Ministério da Economia, a Agência Pública para as Actividades de Investigação, empresas privadas, a Câmara de Artesanato da Eslovénia e a Faculdade de Economia e Gestão da Universidade de Maribor.

Os resultados obtidos pelo Observatório do Empreendedorismo têm servido como base para propostas apresentadas às entidades governamentais sobre políticas em diferentes áreas transversais ao empreendedorismo.

No âmbito das actividades do Observatório, e tendo em consideração a sua missão de recolha e análise de informação relativa à evolução do ecossistema do empreendedorismo dos Açores, mostra-se particularmente relevante assegurar as condições necessárias para que o projecto GEM possa ser realizado com regularidade.

O projecto GEM, sendo o maior estudo sobre empreendedorismo realizado a nível mundial, assegura que são aplicadas metodologias independentes e rigorosas e permite a comparação com as realidades de outros países e regiões à escala global, permitindo a realização de análises relevantes para a definição de iniciativas estruturantes na área do empreendedorismo.

Impacto do estudo GEM no processo de policy-making, Brasil O Brasil é identificado pelo consórcio GEM como sendo um dos países onde os resultados dos estudos GEM têm apresentado um impacto notório ao nível da definição de políticas, incluindo a definição e desenho de programas de apoio à actividade empreendedora.

Neste aspecto é de destacar o Plano Estratégico do SEBRAE (agência pública de apoio ao pequeno empresário e ao empreendedor), onde os resultados do GEM, em particular os relativos às áreas “educação e formação” e “financiamento”, foram considerados e incorporados, de modo a melhorar as condições gerais de apoio ao empreendedorismo.

Adicionalmente, estados como o Paraná requereram o desenvolvimento de relatórios GEM específicos, focados exclusivamente no ecossistema empreendedor do estado, de modo a melhor definir políticas e estratégias de fomento da actividade empresarial.

Impacto esperado por domínio do ecossistema:

Capital humano Empresas e merc. Apoio financeiro Cultura empreend. Infra-estr. e serv. apoio Políticas e programas OBSERVATÓRIO DO EMPREENDEDORISMO + ++ + ++

Actividades:

ACTIVIDADE 1. Definição de aspectos estratégicos: - Visão;

- Missão;

- Objectivos estratégicos.

ACTIVIDADE 2. Definição do modelo operacional:

- Envolvimento de actores-chave regionais (nomeadamente representantes do Governo Regional, Universidade dos Açores e sector privado);

- Determinação da estrutura organizacional;

- Definição do modelo operacional do Observatório (incluindo financiamento e sustentabilidade financeira);

- Definição de modelos de parceria;

- Elaboração de plano de actividades (incluindo estudos a realizar e indicadores a aferir).

ACTIVIDADE 3. Implementação do Observatório do Empreendedorismo: - Disseminação das actividades do Observatório;

- Implementação do plano de actividades.

Cronograma: 2013 2014 2015 2016 1S 2S 1S 2S 1S 2S 1S 2S Activ. 1 Activ. 2 Activ. 3 Estimativa orçamental: Tipo A