• Nenhum resultado encontrado

2. Processos Administrativos

2.3 Cultura Organizacional

Cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Representa a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que são compartilhadas por todos os membros da organização. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais. Cada organização tem a sua própria cultura corporativa. Existem culturas conservadoras que se caracterizam por sua rigidez e conservantismo e culturas adaptativas que são flexíveis e maleáveis. As organizações devem adotar culturas adaptativas e flexíveis para obter maior eficiência e eficácia de seus membros participantes e alcançar a inovação necessária para navegar pelas mudanças e transformações do mundo atual.

Normas de Conduta

Pode-se dizer que as normas de conduta estão entre os elementos mais significativos da cultura organizacional. As normas de conduta regularmente conflitam com o regulamento interno da organização, podendo acarretar

problemas. Essas normas surgem de opiniões e entendimentos implícitos ou explícitos entre os funcionários da organização. Imaginemos a seguinte situação. O expediente tem início às 8h, só que você começa a trabalhar sempre às 8h30min, pois esses 30 minutos são dedicados àquela boa conversa informal com seus colegas de trabalho. Ao se comportar dessa maneira, uma norma de conduta foi estabelecida no departamento ou sala na qual trabalha e, por meios implícitos, os colegas que mantêm essa conversa com você terão a mesma conduta. À medida que as normas de conduta ganham força nos grupos organizacionais, as regras burocráticas perdem sua credibilidade entre esses funcionários. Além das normas de conduta, a cultura organizacional abrange outros elementos.

Outros Elementos

Como as normas de conduta já mencionadas, temos outros componentes da cultura organizacional, tais como crenças, valores e preconceitos; cerimônias e rituais; e símbolos. Não precisamos de muitos artifícios para a compreensão desses componentes. Vejamos alguns exemplos de crenças, valores e preconceitos que ocorrem no nosso dia a dia.

• Funcionário ocupado é sinônimo de pessoa produtiva.

• A empresa é uma grande família, com direito a desavenças e o chefe representa o pai.

• A distinção dos funcionários de uma organização por meio dos elevadores. Elevador social para funcionários administrativos e o elevador de serviço para os funcionários da manutenção e limpeza.

Crenças, valores e preconceitos estão na base das normas de conduta, influenciando a maneira como os chefes tratam seus funcionários e, de forma geral, como as pessoas se relacionam.

Os rituais e cerimônias são atividades planejadas que manifestam o lado concreto da cultura organizacional. Empresas cuidadosas têm sua atenção voltada para este aspecto, visto que resulta em adequação do indivíduo à cultura da organização, estabilidade do grupo, construção e partilha de regras em relação à forma de agir em certas situações, e a maneira de perceber o nível de importância das coisas.

Os símbolos, elementos formados por palavras, objetos, ações ou eventos que significam algo para as pessoas e grupos da organização. Exemplos de símbolos: uniformes, logotipos, decoração das instalações etc. Naturalmente, os símbolos são facilmente modificados em uma cultura organizacional.

Clima Organizacional

Clima organizacional possui um importante papel dentro de uma empresa. Como os níveis de satisfação ou insatisfação são apreciados no seu trabalho? Por meio de questionários, reuniões ou não se fala no assunto? É necessário que os sentimentos em relação à realidade objetiva da organização formal sejam mensurados. Questionários devem ser aplicados dentro da empresa com perguntas objetivas, para que os funcionários assinalem apenas uma alternativa, facilitando a mensuração da qualidade percebida por cada funcionário. Todos os elementos que compõem a organização formal afetam os sentimentos dos funcionários, desde a localização física até os objetivos organizacionais, não esquecendo-se dos salários, limpeza e integração com os colegas. Cada funcionário terá uma realidade percebida, o que produzirá sentimentos individuais, por isso há a necessidade de aplicar questionários dentro da empresa com todos. Contudo, os funcionários que assim desejarem não precisam se identificar. Porém, é importante que participem, pois, por meio dos resultados obtidos, algumas mudanças podem ser trabalhadas de maneira direcionada ao foco.

Abaixo alguns indicadores que identificam e analisam a cultura das organizações:

Indicador Significado

Identidade

Grau de identificação das pessoas com a organização como um todo, mais do que um grupo imediato ou colegas de profissão.

Tolerância ao risco e à inovação

Medida da capacidade de organização de adaptar-se a situações novas, em contraposição a seu interesse em permanecer mantendo as tradições e as estruturas vigentes. Individualismo Crença em que o indivíduo deve cuidar de si próprio e de sua

família; crença em que o indivíduo é dono de seu próprio destino.

Coletivismo Crença em que os membros do grupo (parentes, organização, sociedade) preocupam-se com o bem-estar comum.

Participação Nível de participação das pessoas no processo de administrar a organização.

Adaptação

Nível de preocupação da administração com os clientes, acionistas e empregados, em contraposição à preocupação consigo mesma.

Questões de Concursos

1 – (DPE-SC / Técnico Administrativo / 2018) Analise as assertivas que seguem:

I. A cultura de uma organização pode ser resumida no conjunto de hábitos, crenças, símbolos e valores que a particularizam em relação às demais, sendo produto das relações interpessoais, dos processos estabelecidos e da interação com a estrutura.

II. A excelência na gestão pública deverá se pautar pela visão de futuro, pela cultura da inovação, pela ênfase no cidadão, pelo comprometimento dos recursos humanos, e não pela sustentabilidade e pela responsabilidade social.

III. Os componentes que são visíveis e publicamente observáveis compõem a parte formal da cultura organizacional, como a existência de uma norma que orienta os comportamentos e dispõe expressamente sobre a estrutura organizacional.

Quais estão corretas? a) Apenas I.

b) Apenas I e II. c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III. e) I, II e III.

2 – (TRT-21ª Região / Técnico Judiciário / 2017) Considere, abaixo, as diferenças comumente apontadas pelos doutrinadores entre cultura e clima organizacional:

I. O clima é passível de avaliação, representando percepções, opiniões e sentimentos, enquanto a cultura contempla aspectos como valores e crenças.

II. O clima, por sua natureza psicológica, é mais enraizado na organização, sendo assim de mais difícil modificação que a cultura.

III. A cultura apresenta aspectos apenas formais e fechados, enquanto o clima apresenta apenas aspectos informais e abertos.

Está correto o que consta APENAS em a) III.

b) I e II. c) II. d) II e III. e) I.

3 – (TRF-5ª Região / Analista Judiciário / 2017) Cultura e clima organizacional correspondem a conceitos e fenômenos largamente estudados, em face do seu impacto nas organizações, com reflexos evidentes nos resultados obtidos. Nesse diapasão, a literatura aponta que

a) a cultura possui apenas aspectos formais e fechados, não sendo, portanto, descritiva, mas apenas prescritiva.

b) o clima organizacional é passível de aferição, inclusive mediante pesquisas específicas que indicam o grau de satisfação na organização.

c) a cultura organizacional pode ser reforçada por diferentes fenômenos, entre os quais pelo denominado como contracultura.

d) tanto clima como cultura organizacional são aspectos passíveis de avaliação, mensuração e modificação, sendo o clima, contudo, mais estático.

e) o clima organizacional corresponde ao aspecto perceptível por terceiros, enquanto a cultura é percebida apenas pelos membros da organização.

4 – (TER-TO / Técnico Judiciário / 2017) A cultura de uma organização é expressa em níveis distintos e suas manifestações podem ser visíveis ou explícitas, ou invisíveis ou tácitas. São exemplos de artefatos de comunicação organizacional visíveis

a) crenças e símbolos. b) símbolos e slogans

d) código de vestimenta e crenças

e) cerimônias organizacionais e valores organizacionais.

5 – (UFSBA / Administrador / 2017) Em uma organização, a existência de um grito de guerra, semelhante aos da torcida esportiva, como forma de motivar e unir a força de trabalho, reforçando a crença de que os colaboradores são importantes para o sucesso da empresa refere-se a

a) história. b) linguagem. c) cerimônias. d) rituais.

Gabarito

Documentos relacionados