• Nenhum resultado encontrado

Cursos que apresentaram as disciplinas consideradas nesta pesquisa para tabulação

Obrigatória Optativa Nenhum

Pôde-se hipotetizar que outras disciplinas pudessem englobar em seu cronograma os temas pesquisados, mesmo não estando explicitamente especificados em seu título. Nesse caso, poderia haver outras fontes de contribuição para a capacitação do graduando em terapia ocupacional quanto ao uso de tecnologias assistivas e acessibilidade, ou, ainda, influenciar os alunos quanto à percepção do contato com o tema, independentemente do nível de aprofundamento sobre essa área de conhecimento.

Portanto, para finalizar essa primeira fase de análise, ou seja, das proporções dos conteúdos obrigatórios presentes nos cursos de formação em terapia ocupacional participantes, apresentam-se duas reflexões pautadas na consideração de que a carga horária despendida com as disciplinas tabuladas é proporcionalmente baixa em relação ao total de horas obrigatórias no curso de graduação:

1 - Primeiramente, é importante salientar a necessidade de continuidade da investigação a respeito do ementário das instituições para todas as disciplinas, além das que atenderam aos critérios dessa pesquisa, pois como discutido, foi importante lembrar que poderia haver outras disciplinas que englobassem em seu cronograma os temas pesquisados e que contribuíssem na capacitação do graduando em terapia ocupacional quanto ao conhecimento de tecnologias assistivas e acessibilidade.

2 - Pode-se refletir, também, sobre a satisfatoriedade desses conteúdos no período de formação. Esse estudo não trouxe dados que comprovassem a baixa capacitação dos graduandos em relação ao tema pesquisado, porém, se insatisfatória, poderá refletir na prática desse profissional e na oferta de ações profissionais para a sociedade, uma vez que esse conhecimento é próprio do terapeuta ocupacional.

Em decorrência dos apontamentos acima levantados foram retomados os contatos com as instituições, para a continuidade do estudo dos ementários das disciplinas. Apresentam-se, a seguir, os resultados da análise dos ementários dos cursos participantes, considerando-se, para isso, as disciplinas específicas obrigatórias que continham as palavras-chave no título, bem como as disciplinas obrigatórias que apresentaram as mesmas palavras-chave nas ementas.

B- Resultados do estudo das disciplinas obrigatórias não específicas que continham as palavras-chave no ementário (Tecnologia Assistiva; Prótese; Órtese; Adaptações/Adequação; Acessibilidade; Comunicação Alternativa).

1.1. Ementário

Serão apresentados os resultados das relações de cada instituição participante, com as disciplinas anteriormente registradas (que no título continham algum dos 5 termos de interesse dessa pesquisa), bem como as disciplinas que contém os temas abordados também na ementa curricular (de acordo com as palavras-chaves utilizadas para identificação).

O Quadro 17 mostra cada participante, sua(s) disciplinas(s) obrigatórias registradas na primeira parte da pesquisa, de acordo com o tema no título e suas disciplinas não específicas e obrigatórias registradas na segunda fase da pesquisa, de acordo com a presença de algumas palavras-chaves no ementário.

QUADRO 17 - Relação de disciplinas registradas por instituição, de acordo com a análise do seu ementário.

Instituições Participantes

Disciplinas obrigatórias específicas com os termos no

título: Tecnologia Assistiva, Prótese, Órtese, Adaptações

e Acessibilidade

Disciplinas obrigatórias não específicas com os temas nas ementas de acordo com as

seguintes palavras-chave: Tecnologia Assistiva; Prótese; Órtese; Adaptações /Adequação; Acessibilidade; Comunicação

Alternativa* 1 Não há disciplina obrigatória

específica sobre o tema.

Terapia Ocupacional Aplicada à Infância e Adolescência I

2 Atividades e Recursos Terapêuticos V – Tecnologia Assistiva, Órteses, Próteses e

Adaptações

Atividades e Recursos Terapêuticos II - Atividades Básicas da Vida Diária, Atividades

Instrumentais da Vida Diária e Atividades de Trabalho / Saúde Física III: Neurologia. 3 Tecnologia Assistiva / Prótese -

4 Tecnologia Assistiva I /

Tecnologia Assistiva II ___ 5 Tecnologia Assistiva,

Recursos Adaptativos e Terapia Ocupacional / Terapia

Ocupacional Prótese e Órtese

Estágio Profissional de Terapia Ocupacional na Área de Saúde Física e Contextos

6 Atividades e Recursos Terapêuticos: Recursos

Tecnológicos

Ortopedia

7 Não há disciplina obrigatória específica sobre o tema.

Terapia Ocupacional Aplicada ao Adulto e Velhice III

8 Prótese e Órtese / Recursos Adaptados na Comunicação

Alternativa

Ergonomia / Recursos Terapêuticos em Terapia Ocupacional

9 Tecnologia Assistiva, Órteses e Próteses

Terapia Ocupacional e a Criança e o Adolescente Portador de Deficiência / Terapia

Ocupacional e a Educação / Ergonomia / Terapia Ocupacional e o Adulto Portador de Deficiência Física / Terapia Ocupacional no

Campo da Geriatria e Gerontologia 10 Terapia Ocupacional e

Recursos Adaptativos / Terapia Ocupacional Prótese e

Órtese

-

11 Terapia Ocupacional em Tecnologia Assistiva e Auto-

Cuidado

Comunicação Oral e Gráfica / Terapia Ocupacional em Saúde do Trabalhador 12 Não há disciplina obrigatória

específica sobre o tema. Atividades e Recursos Terapêuticos VI 13 Prótese, Órtese e Adaptações -

14 Tecnologia Assistiva, Órtese e Prótese

Análise da Atividade e Recursos Terapêuticos II / Atividades Instrumentais da Vida Diária /

Tópicos Especiais em Terapia Ocupacional / Terapia Ocupacional Sócio-Educativa

Inclusiva. 15 Tecnologia Assistiva em

Terapia Ocupacional

-

16 Próteses, Órteses e Tecnologia Assistiva

Terapia Ocupacional em Saúde do Trabalhador / Estágio Profissional Supervisionado em Terapia Ocupacional I e II

/ Terapia Ocupacional no Campo da Saúde Física e Reabilitação II

A escolha dos termos utilizados como palavras-chave (Tecnologia Assistiva; Prótese; Órtese; Adaptações /Adequação; Acessibilidade; Comunicação Alternativa) para pesquisa do ementário foi realizada de maneira a garantir a discussão sobre esse tema no período da graduação, excluindo, por exemplo, termos abrangentes como, atuação ou prática profissional, que não necessariamente tratariam desses temas.

É importante ressaltar que as grades curriculares, suas respectivas ementas e cargas horárias que serão apresentadas a seguir, referem-se às turmas de alunos que estavam cursando os dois últimos anos da graduação nas universidades participantes durante a primeira parte dessa pesquisa (outubro de 2008 - julho de 2010), o que significa que pertencem a turmas iniciadas entre 2005 e 2007, explicando a exclusão de modificações realizadas nos projetos pedagógicos a partir de 2008, nessa pesquisa.

Para a sequência da leitura desse trabalho cabe orientar que as Figuras mostram a relação da carga horária das disciplinas obrigatórias específicas sobre o tema no título (termos Tecnologia Assistiva, Prótese, Órtese, Adaptações e Acessibilidade); das disciplinas obrigatórias não específicas registradas, como contendo na ementa (de acordo com as seguintes palavras-chave: Tecnologia Assistiva; Prótese; Órtese; Adaptações /Adequação; Acessibilidade; Comunicação Alternativa), bem como da carga horária despendida para os conteúdos da graduação, na instituição em questão. Ressalta-se, ainda, que tais figuras não discriminam as cargas horárias das disciplinas optativas eletivas (mesmo abordando os temas pesquisados), assim como de estágios eletivos, considerando que possivelmente nem todos os alunos iriam cursar a mesma opção.

Nos quadros e figuras a seguir, cada instituição será apresentada separadamente na análise de seu ementário. Os resultados tabulados em relação às disciplinas serão posteriormente apresentados na segunda parte da pesquisa documental. Eles consistem na relação das instituições participantes e suas respectivas estruturas curriculares, de acordo com as disciplinas específicas com o título relacionado aos termos de interesse: Tecnologia Assistiva; Prótese; Órtese; Adaptações; Acessibilidade. Apresenta, também, a quantidade de créditos (carga horária semestral) e sua natureza (obrigatória ou optativa) em instituições de origem estadual, federal e particulares.