• Nenhum resultado encontrado

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Angélica Paixão” foi criada para atender a uma demanda de crianças que moravam no bairro Muquiçaba e tinham dificuldade em chegar ao Centro da cidade, pois era necessário transporte por meio de balsa. Assim, inicialmente, a escola se instalou em uma residência e, posteriormente, a instituição foi construída em local específico para esse fim, doado pela professora Angélica Paixão, moradora do bairro. Assim surge, de acordo com o decreto n.º 1850 em 30/12/54, sob a denominação de “Escolas Reunidas Prof.ª Angélica Paixão”, a escola de nossa pesquisa, oferecendo, naquele momento, modalidade do ciclo básico de 1.ª a 4.ª série.

Em 20 de maio de 1958, sob o decreto n.º 152, a escola é transformada em Grupo Escolar “Angélica Paixão”, funcionando com as 04 séries iniciais do Ensino Fundamental. Em 28 de novembro de 1975, com a resolução CEE nº 41/75, passa a ser denominada Escola de Primeiro Grau (EPG) “Angélica Paixão”.

Por meio da Portaria Estadual n.º 2978, de 24 de junho de 1993, é implantado o segundo ciclo do Ensino Fundamental (5.ª a 8.ª séries). Em 1996, pela da Portaria E n.º 3220, a Escola de Primeiro Grau (EPG) Angélica Paixão transforma-se em escola de 1.º e 2.º graus e cria o curso de habilitação básica em Construção Civil, buscando atender à crescente demanda profissional, sendo mais tarde extinto.

Com a demanda de alunos, a escola teve sua nova sede construída no bairro Itapebussu, em um espaço cedido pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU). A EPG “Angélica Paixão” passa a funcionar, a partir de 1999, na Rua Projetada sem número, bairro Itapebussu, na cidade de Guarapari – ES, onde mantém suas atividades até a presente data.

A partir de 1999, portanto, a EPG “Angélica Paixão” oferta também a modalidade de Ensino Médio, além do Ensino Fundamental. Para atender à crescente demanda

pelas séries finais do Ensino Fundamental e pelo Ensino Médio, o ensino das séries iniciais foi extinto e transferido para uma escola estadual próxima. A instituição passa a ser denominada Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Angélica Paixão”. Em 2006, o ensino noturno foi fechado devido à escassez de alunos, retornando em 2010.

O prédio escolar é de propriedade do governo do estado. Possui dois pavimentos, iluminação aceitável, ventiladores de teto em cada sala de aula, corredores bem ventilados e iluminados, o mobiliário apresenta-se em um bom estado de conservação, sala de informática com dez computadores ligados à internet, biblioteca com aproximadamente cinco mil livros, refeitório e sala de ciências.

Área total do terreno da escola: 7.342 m²; Área do terreno sem construção: 5.264 m²; Área 1º pavimento: 649 m²; Área 2º pavimento: 649 m²; Área da quadra: 780 m²; Área total da construção do prédio : 2.078 m², o que nos mostra que há bastante espaço livre e que pode ser aproveitado em práticas de leitura fora de sala de aula.

Figura 1 – Vista geral interna e externa da escola

Fonte: Arquivo da autora (2016).

Atualmente, a escola atende a um total de 954 alunos e funciona nos turnos matutino (das 7h às 12h), vespertino (das 13h às 18h) e noturno (das 18h30min às 22h30min). Pela manhã são abertas turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio; à tarde, há uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio e à noite, além do Ensino Médio, a escola oferece o ensino técnico (Libras) e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Abaixo segue o quantitativo de alunos por turma em 2016:

Tabela 1 – Quantitativo de alunos por turma e turno em 2016

TURMAS TURNO 9.º ano (1 turmas) 1.º ano (8 turmas) 2.º ano (8 turmas) 3.º ano (6 turmas) Técnico Libras (2 turmas) Técnico Logística (1 turma) Matutino _____ 164 122 123 _____ _____ Vespertino 35 122 98 76 _____ ______ Noturno _____ 35 38 26 80 35 Total 35 321 258 225 80 35

Fonte: Secretaria da escola (2016).

Até 2013 existiam – além do 9º ano e do Ensino Médio – turmas de 6º, 7º e 8º, o que facilitava a continuidade do trabalho do profissional na escola, uma vez que a maioria dos alunos cursava do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Ainda hoje há seis turmas de Ensino Médio com parte dos alunos que estão desde o 6º ano do Ensino Fundamental na unidade escolar – quatro dessas são alvo de nossa pesquisa. As turmas de nossa investigação têm alunos oriundos de classe média e baixa. Associados aos que estudam na instituição há muitos anos estão os que cursaram Ensino Fundamental em escolas particulares ou em outras escolas públicas.

A EEEFM “Angélica Paixão” está bem localizada não no Centro do município, mas em um ponto de fácil acesso e é conhecida por sua tradição em Guarapari. Em função disso, recebe alunos de diversas regiões: Sol Nascente, Aeroporto, Praia do Morro, Itapebussu, Muquiçaba, Camurugi, Samambaia, São José, Adalberto Simão Nader, Lagoa Funda, São Gabriel, Iguape, Jardim Europa, Bela Vista, Santa Rosa, Nossa Senhora da Conceição, Jabaraí, Santa Mônica, Barro Branco, Amarelos, São

Judas Tadeu, Olaria, Cachoeirinha, Tartaruga, Guaibura, Perocão e Machina, dentre outros. Algumas dessas comunidades se localizam de 3 km a 12 km da escola, o que mostra que o tempo de deslocamento dos alunos até a escola é variável.

A EEEFM “Angélica Paixão” possui hoje em seu quadro de profissionais 80% de efetivos, sendo que dentre os professores mediadores de leitura literária – cinco ao todo – apenas um atua sob o regime de designação temporária. A não rotatividade no quadro de professores e a condição de dar continuidade ao trabalho iniciado no ano anterior cria condições favoráveis ao trabalho do profissional e auxilia o desenvolvimento de projetos a longo prazo.

A biblioteca – conforme anunciado anteriormente – ainda que não tenha um bibliotecário responsável – uma vez que é deslocado um auxiliar de secretaria para tal função –, nem controle eletrônico do acervo, parece ser importante para a formação do sujeito leitor na escola campo. O espaço de aproximadamente 27m² não é muito amplo e arejado, mas abriga um total de aproximadamente 5000 livros (dados do PPP da escola) para pesquisa e leitura literária. Vale ressaltar que a biblioteca fica – na maior parte do dia (pois a rotatividade dos profissionais que são emprestados da secretaria para trabalho lá é alta) – aberta aos alunos de todos os turnos que têm acesso à consulta e ao empréstimo dos exemplares.

Figura 2 – Biblioteca da escola

Por ser uma escola referência na cidade de Guarapari – fora do centro Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra em que se figuram a maioria das pesquisas – atendendo a alunos de várias comunidades, por ter turmas heterogêneas, inclusive com discentes que têm longa caminhada na instituição, a EEEFM “Angélica Paixão” parece um campo bastante atrativo para o nosso estudo de caso, sobre práticas, representações e apropriações de diferentes objetos de leitura literária de jovens/adolescentes em idade escolar.

Nossa pesquisa pretende conhecer esse sujeito leitor a fim de compreender como se dão as práticas, apropriações e representações dos alunos frente à (não) leitura de versões adaptadas e com texto integral da obra O cortiço.