• Nenhum resultado encontrado

AÇÕES DE DINAMIZAÇÃO ASSOCIATIVA Com o objetivo de fortalecer as relações com os associados,

DAS ATIVIDADES E DO NÚMERO DE PARTICIPANTES

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 15 13 14 16 17 18 19 1 VIANA DO CASTELO 13 atividades 450 participantes 2 BRAGA 6 atividades 231 participantes 3 VILA REAL 2 atividades 103 participantes 4 BRAGANÇA 2 atividades 64 participantes 5 GUARDA 5 atividades 112 participantes 6 VISEU 6 atividades 162 participantes 7 AVEIRO 7 atividades 168 participantes 8 COIMBRA 8 atividades 183 participantes 9 CASTELO BRANCO 4 atividades 64 participantes 10 LEIRIA 3 atividades 75 participantes 11 SANTARÉM 3 atividades 63 participantes 12 PORTALEGRE 1 atividade 24 participantes 13 LISBOA 78 atividades 2 348 participantes 14 SETÚBAL 16 atividades 480 participantes 15 ÉVORA 1 atividade 17 participantes 16 BEJA 2 atividades 102 participantes 17 FARO 13 atividades 438 participantes 18 MADEIRA 2 atividades 23 participantes 19 AÇORES 1 atividade 29 participantes

Clube Pelicas

O Clube Pelicas que abrange associados com idades até aos 13 anos tinha, no final do ano de 2015, cerca de 65,6 mil associados, constituindo um segmento importante na dinâmica associativa do MGAM.

A dinamização associativa do Clube Pelicas tem aumentado a sua ação ao longo do tempo. Da fase inicial, em que se enviava apenas uma revista trimestral às crianças, evoluiu-se para uma estratégia de atuação em várias vertentes. Os meios de contacto abrangem agora, além da revista VOA, o site, e-mail e uma linha telefónica exclusiva de atendimento 707 504 505, que funciona das 9h00 às 19h00, todos os dias.

Sendo este um segmento etário em que o objetivo de fidelização assume particular relevância para a manutenção da dimensão associativa, existe uma constante dinamização associativa que procura englobar os mais pequenos em atividades onde se promovam os valores mutualistas, de proteção do meio ambiente e de cidadania, contribuindo para o desenvolvimento responsável, integrado e social dos mais pequenos.

Neste sentido, têm sido desenvolvidas ações nos espaços atmosfera m com temas variados, que abrangem atividades artísticas, lúdicas e formativas, nomeadamente: incentivo à Leitura, com a Rúbrica “Histórias Contadas”, do desporto, com as aulas de Judo e os workshops de Yoga, do desenvolvimento do raciocínio matemático, com os workshops de xadrez, da área da música, com vários workshops dedicados a esta temática, nos workshops dedicados às atividades manuais

e artísticas e, ainda, na área do enriquecimento pessoal dos cuidados de saúde, com ações sobre cuidados na higiene oral.

O Clube Pelicas, tem também, um programa de atividades para o período de férias escolares, a funcionar, por enquanto, apenas no atmosfera m do Porto, mas que se pretende alargar a outras regiões do País.

A parceria estabelecida entre o Clube Pelicas e a APCOI – – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil tem possibilitado alertar para os cuidados alimentares fundamentais ao desenvolvimento físico saudável dos mais pequenos, criando assim hábitos de prevenção de saúde.

As atividades do Clube Pelicas abrangeram também a participação em eventos dedicados aos mais pequenos, como foi o caso da presença do Clube e da mascote Pelicas na Pumpkin Awards e na Ludóplis, no Festival Panda, na Parada das Mascotes, em estreias de peças Infantis, nas Corridas Pelicas e Montepio e nas já referidas peças de teatro e, também, na Corrida da Criança, desenvolvidas em parceria com a APCOI.

O projeto do “Pelicas vai à Escola” tem permitido divulgar os valores mutualistas de solidariedade, entreajuda, amizade, não discriminação e de poupança como forma de prevenir riscos futuros.

A adesão e participação dos mais pequenos têm sido grandes e entusiásticas e, ao nível dos professores, o projeto tem sido reco-nhecido como importante na divulgação dos valores a preservar e a exercer no dia a dia de cada um. No âmbito das diversas ações desenvolvidas, foram abrangidas cerca de 13,2 mil crianças.

TIPO DE ATIVIDADES PARTICIPANTES %

Workshop diversos + Férias de Verão 355 2,7%

Pelicas vai à Escola 2 606 19,7%

Eventos dirigidos ao target infantil 10 270 77,6%

Para a divulgação das atividades, além da revista trimestral VOA e do site próprios do Clube Pelicas existe também uma parceria estabelecida com a revista “Estrelas e Ouriços” e com o site Pumpkin que tem permitido ampliar e aumentar a notoriedade do Clube Pelicas.

Ao nível do site do Clube Pelicas, foram introduzidos novos conteúdos, bem como novas funcionalidades, das quais destacamos a nova área de pesquisa interativa dos descontos para associados do Clube Pelicas, o que permite procurar os descontos que os sócios podem usufruir por região/atividade

Para o segmento jovem, dos 13 aos 23 anos, a grande aposta e novidade de 2015 foi o lançamento de atividades, no âmbito da Agenda de Dinamização Associativa, cujo sucesso está a ser notório e que, claramente poderá ser estratégico para captação e fidelização de jovens associados.

Para este grupo, destaca-se a visita à Exposição “Mitos e Monstros”, no Palácio da Bolsa, no Porto, acompanhada pelo historiador Joel Cleto que ajudou a contextualizar a origem dos mitos mais famosos a partir de uma perspetiva mitológica, histórica e científica, a participação na convenção portuguesa de videojogos, tecnologia e entretenimento “Lisboa Games Week” e a oportunidade de explorar o Estádio da Luz e o Museu Cosme Damião, em Lisboa, com a realização de um peddy paper e a passagem pela Sala de Imprensa, onde todos simularam uma entrevista.

Com igual objetivo de aproximação ao público infanto-juvenil e promover a modalidade Montepio Poupança Complementar Jovem, a Associação Mutualista participou na 8ª edição do Festival Panda e, nas cidades de Matosinhos e Oeiras, permitiu que crianças assistissem às estrelas infantis Pocoyo e Ruca, dançassem ao som da Banda do Panda e escutassem, pela primeira vez, as músicas do Pelicas, personagem que dá vida ao Clube criado para os associados mais jovens.

ESPAÇOS ATMOSFERA M

O espaço atmosfera m, no Porto, entrou no seu segundo ano de atividade em 2015, mantendo, consolidando e aumentando as parcerias existentes.

Com o Gabinete de Entreajuda na procura de emprego – em parceria com o Instituto Padre António Vieira – continuou o apoio a pessoas em situação de desemprego; no Café Memória prosseguiu-se o trabalho de apoio a cuidadores e doentes de Alzheimer. E, em parceria com a Rutis, aumentou o número de alunos e de disciplinas lecionadas, de segunda a sexta-feira, com uma média de 24 horas semanais e de 130 alunos.

Tertúlias, palestras, workshops e formações contínuas marcaram a atividade regular do espaço e, ao longo de 2015, a galeria acolheu Cartoons sobre a Liberdade, obras da Associação LEQUE, a APAV, com a exposição “Dar voz REDEMUT – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA

DE MUTUALIDADES

2015 foi o último ano do primeiro mandato da RedeMut, instituição da qual a Associação Mutualista Montepio Geral é associada, integrando, desde 2012, o respetivo Conselho de Administração.

Durante o ano de 2015 a RedeMut aumentou o número de entidades associadas efetivas, para 18, representando, atual-mente, cerca de 80% do movimento mutualista.

2015 foi um ano de consolidação deste projeto de cooperação, tendo-se estabelecido e enraizado entre as associadas formas de cooperação e partilha integrada de recursos que permitem afirmar a RedeMut como um parceiro incontornável de cuida-dos de saúde complementares do Serviço Nacional de Saúde.

A RedeMut presta anualmente, cerca de 230 000 consultas médicas de diversas especialidades em regime de ambulatório, 40 000 atos de enfermagem, 280 000 exames complementares de diagnóstico e terapêutica e 6 000 intervenções cirúrgicas. No âmbito do cartão RedeMut, que conta já com 68 066 titulares, foram praticados perto de 2 000 atos clínicos entre Serviço de Assistência Médica Domiciliária Noturna e Aconselhamento Médico Telefónico.

Ainda, em 2015, a RedeMut alterou os respetivos Estatutos com o objetivo de assumir uma dimensão mais politica, de representação dos interesses, princípios e valores das associadas no âmbito do setor mutualista, pretendendo afirmar-se, também, como um parceiro do Estado para a construção das políticas sociais.

No espaço de exposição foram visíveis, por exemplo, a retrospetiva de 50 anos de carreira do artista plástico António Casimiro, numa parceria com a Sociedade Portuguesa de Autores. No Dia da Criança, o autor André Letria encheu as paredes com ilustrações sobre a importância do mar na História de Portugal. Mas, mais do que o lado estético dos artistas, as exposições apoiaram causas, e sensibilizaram todas as pessoas para o trabalho de instituições como as Aldeias SOS, a Fundação AFID Diferença, a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) e a Elo Social, além dos associados que também partilharam as suas expressões artísticas no espaço.

Em 2015, assistiu-se ao lançamento da Plataforma de Apoio aos Refugiados no atmosfera m Lisboa, com mais de 200 pessoas para dizer “STOP Pobreza”, e, em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu, em Portugal, recebeu o ativista cubano e prémio Sakharov, Guillermo Fariñas.

Trabalhou em parceria com a Academia de Ciências de Lisboa, Unicef, a Confederação Portuguesa de Voluntariado, o Movimento ao Serviço da Vida, a Alzheimer Portugal e a Operação Nariz Vermelho. A Rede Europeia Anti Pobreza, o Movimento UM EURO, a Ordem dos Nutricionistas, o projeto de inclusão EKUI e o Instituto Nacional da Reabilitação, também passaram pelo atmosfera m.

As atividades desenvolvidas – ioga, ilustração, música, cinema, filosofia, hora do conto – chegam a todas as idades, e é por isso que os dias de Sábado são já referência também para os mais pequenos. Salientamos ainda o facto de, pelo menos, uma vez por mês, à semelhança do Porto, também Lisboa acolher o lançamento de livros de associados Montepio.

Destaca-se, ainda, o arranque de mais uma Academia Intergeracional – em parceria com a Rutis – e que já conta com 14 disciplinas e, à semelhança do espaço no Porto, o estabelecimento de uma parceria com uma IPSS de Lisboa, no sentido da recolha de todo o papel para reciclagem. ao silêncio”, a Associação Patas Felizes e, claro, obras

de associados, que aproveitaram o espaço para fazer apresentações e lançamentos dos seus livros.

As crianças tiveram, durante todos os fins-de-semana, propostas de atividades diferentes: cinema, xadrez, origami, judo, ioga e histórias, foram algumas das ideias do Clube Pelicas.

Ao longo do ano, o atmosfera m do Porto recebeu mais de 13 mil visitantes, 650 utilizadores da Biblioteca e reciclou 220 kg de papel, convertido em alimentos para o Banco Alimentar.

Em Lisboa, o atmosfera m, inaugurado em fevereiro de 2015, promoveu vários debates e acolheu, em média, 600 pessoas por mês.

Nas tertúlias da Sociedade Civil, falou-se de temas como o Cancro, a Igualdade de Géneros, as Liberdades de Abril, a Educação ou o Tratado Transatlântico.

A formação incidiu sobre Nutrição, Língua Portuguesa, Saúde Cardiovascular e Yoga, foram efetuados rastreios de saúde aos associados e promovidos Cursos de Socorrismo e Segurança no Trabalho.

Documentos relacionados