• Nenhum resultado encontrado

4 LIMITES CONJUNTURAIS À GESTÃO DOS RSU GERADOS:

4.5 Intercessões pré e pós-mediação orientada

4.5.2 Das proposituras pré e pós-intervenção mediada

No que diz respeito às indicações oriundas da pré e da pós-intervenção mediada, verificaram-se pelo menos dois aspectos relevantes, pautados em conjunturas comuns.

O primeiro diz respeito a um entendimento de que, de fato, existe um prévio conhecimento regulado por substanciais argumentos relatados. O segundo aspecto, conectado ao primeiro, remete à similaridade das proposições relatadas que se aproximam, dentre outras variáveis, do estabelecimento de ações relacionadas ás Políticas Públicas.

Nesse sentido, a efetivação de ações e políticas públicas se configurou como prioridade elencada a partir das interpretações pelos acadêmicos relatadas. Outros aspectos relacionados aparecem na interpretação como os relacionados a questões comportamentais

correlatas à sensibilização e reeducação de uma forma geral.

Do ponto de vista técnico as informações coletadas direcionam para uma interpretação que as ações relevantes são referidas a partir do entendimento que o lixo gerado deixaria de ser objeto principal da problemática ambiental e se insere como gerador de trabalho e renda para os que se ocupam da atividade. Por fim, o maior acesso a informações pertinentes ao tema conduziriam à equalização das consequências causas pela disposição final do lixo.

Em relação às ações imprescindíveis e dentro do conjunto de propostas, também foi verificado que essas devam seguir se pautando em ações individuais, coletivas e político- administrativas. Das ações propostas pré e pós-intervenção mediada, verificou-se certa analogia, tanto no que diz respeito ao ordenamento das propostas, como também na similaridade.

Pode-se concluir que, do ponto de vista dos acadêmicos envolvidos na pesquisa, as ações desencadeariam condutas reguladas por premissas e procedimentos, ora por atores coletivos, ora pela individualidade.

Essa vertente de entendimento se consolida na medida em que a percepção da precariedade é resultado de posturas desvinculadas das reais diretrizes e foram recorrentes nas análises. Esses atos se caracterizam como efetivas políticas que, em questão, deveriam ser fomentadas como encaminhamentos oriundos do executivo municipal, responsável legal pela atribuição.

Não oponente ao conjunto de ações necessárias à mitigação da problemática, admite-se a ideia baseada tanto na redução da geração de resíduos pautada na sensibilização e de reeducação da população em geral, como também no estímulo ao consumo de novos materiais, de preferência, os que se inserem como biodegradáveis.

Há de se destacar a relação bem como a correlação das proposições acadêmicas com parâmetros disseminados para a problemática. Nessa análise, as proposições acadêmicas evidenciam similaridades e encontram consonância com outras propostas encaminhadas por organizações sociais que tratam do tema proposto (Quadro 10).

Quadro 10 – Comparativo das ações acadêmicas propostas com outros agendes de proteção.

Propostas dos

acadêmicos * Propostas catadores de recicláveis ** Propostas da ONU*** Proposta Alemanha/ Brasil ****

 Efetivação de políticas públicas;  Estabelecimento de metas para implantação e efetivação da PNRS;  Liderança política e parcerias: um pacto sobre a poluição;  Políticas públicas direcionadas ao fechamento de ciclos.  Construção de um novo aterro;

 Redução dos custos de dos A.S.;  Fortalecer a governança ambiental;  Fomento e remediação de aterros;  Apoio aos catadores de recicláveis;  Disponibilizar linhas de financiamento;  Investimento;  Reaproveitamento e reciclagem tenham preferência.  Educação Ambiental;  Participação das entidades;  Consumo

sustentável.  Educação Ambiental.

 Sensibilização e reeducação da

população.

 Consolidações das propostas PERS;

 Informação aos cidadãos.

 Promover parcerias de pesquisa e capacitação. Fonte: Elaborado pelo autor.

O conjunto de ações sugeridas pelos acadêmicos encontra parâmetros em propostas de segmentos distintos que tratam o tema. Destacam-se a carta dos catadores elaborada no I Seminário do Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado de Roraima, no relatório “Um planeta sem poluição” – ONU, e como também do Protocolo de Intenções e Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos e Experiência entre a Alemanha e o Brasil.

Não se encontra confronto nas proposições. Pelo contrário, o conjunto de ações propostas corrobora com as opiniões descritas pelos acadêmicos, tanto na essência como nas particularidades. A análise comparativa de ações oriundas do conjunto organizado de catadores de recicláveis da cidade de Boa Vista, pelo documento elaborado pela ONU no que tange às propostas para redução da contaminação mundial, e da sistemática de gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos presente no documento de transferência de experiência entre a Alemanha e o Brasil demonstra essa similitude.

Conforme os parâmetros comparativos aqui selecionados, dentre uma série de medidas a serem implementadas nos espaços necessários, as referências estabelecem um conjunto de medidas ambiciosas que tendem a demarcar a ação governamental contra a problemática do lixo, consequentemente, contra a poluição. As mensagens descritas podem ser consideradas importantes ao entendimento necessário à problemática e que se destacam como imprescindíveis a serem inclusas na análise da temática dos RSU gerados.

A inserção de todas as variáveis discutidas até o momento se coloca como imprescindível no processo de formação docente em Geografia. Os cenários verificados ao

longo da pesquisa acadêmica também estão presentes no cotidiano de todos os acadêmicos envolvidos na pesquisa. Logo, considerações pertinentes à formação e prática profissional, bem como uma interação transformadora que responda à altura os desafios advindos das questões urbanas se colocam como necessárias e serão discutidas a partir do próximo capítulo.

5 FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: CENÁRIOS URBANOS E AS