• Nenhum resultado encontrado

5 METODOLOGIA DA PESQUISA

5.4 DEFINIÇÃO E DESCRIÇÃO DOS SUJEITOS DA PESQUISA

O universo da pesquisa é formado por 138 colaboradores da empresa, dos quais 29 trabalham na sede e 109 nas obras. Na sede temos 10 mulheres (35% do total da sede e 7% da empresa) e 19 homens (65% do total da sede e 14% da empresa). Nas obras temos apenas homens, os quais, considerando o total da empresa, representam 93% do universo, algo bem típico para uma empresa do ramo da construção civil.

Por se tratar de uma pesquisa quanti-qualitativa, buscamos um tipo de grupo de sujeitos da pesquisa que fosse adequado a essa característica e também aos objetivos previstos nessa dissertação. Entendemos em nossa pesquisa que o termo “sujeito da pesquisa” pode ser compreendido no mesmo sentido de amostra. Optamos por um método de seleção de sujeitos da pesquisa ou amostragem não probabilística por intencionalidade ou de seleção racional pois, segundo Richardson (1999, p. 161), “os elementos que formam a amostra relacionam-se intencionalmente de acordo com certas características estabelecidas no plano e nas hipóteses formuladas pelo pesquisador”.

Nossa preocupação foi conseguir relacionar os objetivos da pesquisa com um grupo de sujeitos da pesquisa adequado e que facilitasse alcançarmos resultados relevantes, pois como afirma Mattar (1997, p. 270) “a suposição básica da amostra intencional é que, com bom julgamento e estratégia adequada, podem ser escolhidos os casos a serem incluídos e, assim, chegar a amostras que sejam satisfatórias para as necessidades da pesquisa” e, ainda, Beuren (2003, p. 126) “a amostragem por tipicidade ou intencional consiste em selecionar amostras com base em informações disponíveis e que sejam consideradas representativas da população”.

Portanto, compreendemos que nossa preocupação deveria ser com a qualidade do grupo de sujeitos da pesquisa e não com sua quantidade. Apesar de opiniões como a de que “amostras na pesquisa qualitativa são pequenas e selecionadas mediante critérios subjetivos e arbitrários do pesquisador, não sendo necessário nenhum cálculo estatístico para se determinar o tamanho da amostra” (PINHEIRO, 2004, p. 127), buscamos encontrar um equilibro, pois não podemos esquecer que nossa pesquisa é quanti-qualitativa.

Para a caracterização do grupo de sujeitos da pesquisa usamos os seguintes critérios delimitadores:

1. colaboradores que trabalhem na região metropolitana de Fortaleza – considerando que a empresa possui obras em dois estados, além do Ceará, e em virtude das

limitações por parte do pesquisador para realizar pesquisas fora da região metropolitana de Fortaleza;

2. colaboradores com pelo menos 3 anos de empresa – em virtude das premiações serem dos anos de 2004 e 2005, entendemos que aqueles que tivessem vivido esse período poderiam retratar melhor o quadro que buscávamos.

Para que a pesquisa tivesse instrumentos adequados, optamos por aplicar um pré- teste do roteiro de entrevista e formulário de avaliação do estresse, que, de acordo com Marconi e Lakatos (2003), deve ser feito em 5% ou 10% do tamanho do grupo de sujeitos da pesquisa. Conforme Tabela 1 detalharemos os dados envolvidos nos cálculos do tamanho do grupo de sujeitos da pesquisa para o pré-teste e coleta de dados:

TABELA 1 - CÁLCULOS DO TAMANHO DO GRUPO DE SUJEITOS DA PESQUISA DE PRÉ-TESTE E COLETA DE DADOS

Pré-teste Coleta de dados LOCAL DE

TRABALHO Colabo-radores na RMF* Lotados (+) 3 anos e

na RMF 10% RMF (–) pré-teste (+) 3 anos, na 50%

ESCRITÓRIO 29 29 14 2 12 6

OBRAS 109 31 22 2 20 10

TOTAL 138 60 36 4 32 16

* Região Metropolitana de Fortaleza Fonte: elaborado pelo autor (2006).

O levantamento desses dados foi feito junto à gerência do conhecimento, setor que desde o princípio nos atendeu e acompanhou durante a pesquisa. Primeiramente, foi feito um levantamento do número de colaboradores nas obras e no escritório em Fortaleza. Em seguida, levantamos quantos colaboradores se encontram em obras apenas na região metropolitana de Fortaleza. Dentre esses, foram selecionados os que têm mais de 3 anos de empresa. Chegamos, então, ao número de 22 colaboradores nas obras e 14, no escritório. O tamanho do grupo de sujeitos da pesquisa de pré-teste foi de 10%, que em números arredondados foram 2 pesquisados para cada grupo (obra e escritório). A escolha dessas pessoas foi totalmente aleatória, sendo os colaboradores das obras selecionados por ordem de chegada a um curso realizado na sede e os colaboradores da sede selecionados de acordo com sua disponibilidade de tempo durante o período em que o autor estava na empresa.

Em seguida, definimos o tamanho do grupo de sujeitos da pesquisa para a coleta de dados. Considerando que nossa pesquisa é quanti-qualitativa e com uso de estudo de caso e que o uso de fórmulas estatísticas para o cálculo de amostra são procedimentos típicos de pesquisas quantitativas e que usam técnicas de levantamento (survey), optamos por não usar tais fórmulas. No entanto, a empresa pesquisada não tinha disponibilidade para realizar

entrevistas com todos os colaboradores que se encaixavam no perfil de sujeitos da pesquisa. Tornou-se necessária então a definição de uma amostra e, portanto a opção por alguma taxa que nos permitisse selecionar a mesma. Consideramos que uma taxa de 50% proporcionaria um equilíbrio entre o censo (100% dos sujeitos) e taxas que representariam minoria (abaixo de 50%). Dessa forma, temos então o seguinte cálculo: para a sede temos um total de colaboradores aptos (localizados na RMF e com 3 anos de empresa) em número de 14. Desse número subtraímos os que já tinham feito pré-teste (2) e encontramos um grupo de 12 colaboradores. Dessa forma fechamos o grupo de sujeitos da pesquisa em 6 colaboradores, aplicando a taxa de 50%. O mesmo cálculo foi feito para os colaboradores das obras com o seguinte resultado: de 22 no total, subtraímos 2 e encontramos um grupo de 20; aplicamos a taxa de 50% e fechamos o grupo de sujeitos da pesquisa em 10 colaboradores.

Consideramos que os 78 trabalhadores de obras que ficaram de fora do grupo de sujeitos da pesquisa, localizados fora da região metropolitana de Fortaleza, estão bem representados pelos que compuseram o grupo de sujeitos da pesquisa, como representantes dos colaboradores das obras. Fundamentamos essa opinião na informação passada pela gerente do conhecimento de que as equipes de obras têm sempre o mesmo perfil em termos de tempo de empresa, experiência e funções.

Para ilustrar melhor a representatividade do grupo de sujeitos da pesquisa em relação ao universo da empresa e também em relação ao grupo elegível à coleta de dados, de acordo com os critérios usados para a seleção desse grupo, desenvolvemos a tabela 2.

TABELA 2 - CÁLCULOS DO TAMANHO DO GRUPO DE SUJEITOS DA PESQUISA DA COLETA DE DADOS POR CARGO

CARGO EMPRESA TODA COLABORADORES NA RMF* E +3 ANOS SUJEITOS DA PESQUISA

DIRETOR 3 2 1

GERENTE 9 5 3

CHEFE/TÉCNICO 36 10 5

OPERACIONAL 90 29 7

TOTAL 138 46 16

* Região Metropolitana de Fortaleza Fonte: elaborado pelo autor (2006).

Percebemos que a relação entre os sujeitos da pesquisa e o grupo elegível à pesquisa (presença na região metropolitana de Fortaleza e mais de 3 anos de empresa) é percentualmente alta, com valores entre 50% e 60% para os cargos de chefia, técnico, gerente e diretor e 24% para o nível operacional. Do total de colaboradores elegíveis para a pesquisa (46), nós entrevistamos 35% (16), ou seja, mais de um terço, o que nos parece uma taxa

consistente com uma pesquisa quanti-qualitativa. Foram entrevistados, no total, 20 colaboradores, sendo 16 na fase de coleta e 4 no pré-teste.