• Nenhum resultado encontrado

1. INTRODUÇÃO

1.2 OBJETIVOS DE PESQUISA

2.2.2 Definições e Funções das Emoções

Bagozzi et al. (1999) compartilham da visão de Ades (1996), no que diz respeito à definição da emoção. De acordo com os autores, ela é gerada por meio de uma interpretação, uma avaliação cognitiva dos eventos ou opiniões, é expressa fisicamente por gestos, postura e expressão facial e pode resultar em ações específicas que afirmam ou se adaptam às emoções, dependendo da natureza ou significado do evento dado pela pessoa.

De acordo com a visão cognitiva, a emoção consiste, além de mudanças no Raiva Expectativa A leg ria C Ace itaçã o Medo Surpresa Tri steza Aver são

8 Emoções Básicas de Plutchik Algumas Emoções de Origem Psicossocial

Díades Primárias: (combinação de emoções adjacentes)

- alegria+aceitação= amizade - medo+espanto= susto

Díades Secundárias: (combinação de emoções distantes)

- alegria+medo= culpa -tristeza+raiva= mau humor

- alegria+surpresa= deleite - expectativa+medo= ansiedade

Díades Terciárias: (combinação de emoções duas vezes mais distantes)

corpo, no conhecimento de uma circunstância na qual ela se inscreve. O impacto de um determinado acontecimento depende de como interpretado, de uma avaliação cognitiva. A partir de indícios presentes e de uma informação trazida da memória, o teor de ameaça ou de gratificação de um evento são apreendidos. Dessa maneira, a emoção pode ser entendida como um processo de múltiplos componentes: estímulos situacionais, avaliação cognitiva, reações corporais, expressão facial, postura, comunicação (ou a falta dela!) (ADES, 1996).

Lachman (1974) afirma que as emoções apresentam dois aspectos: o implícito e o explícito. O aspecto implícito refere-se ao comportamento interno ou oculto, ao comportamento involuntário e à atividade fisiológica. As reações implícitas podem ser categorizadas em atividades cardiovascular, gastrintestinal, respiratória, geniturinária e endócrina.

O aspecto explícito refere-se ao comportamento externo ou visível que é aprendido como conseqüência da interação cultural e social. Pode ser dividido nas seguintes categorias: expressão facial, orientação de postura, reações gestuais, expressão vocal, respostas locomotoras (correr, saltar, andar a passos largos ou curtos, lentos ou rápidos) e respostas manipulatórias (movimentos ofensivos e defensivos).

De acordo com as definições expostas acima, percebe-se que a função da emoção é preparar e modular o comportamento. A emoção leva a pessoa a agir sobre seu ambiente, o que evidencia o seu caráter adaptativo.

Ades (1996) afirma que as emoções servem como uma espécie de mediadora entre a estimulação externa e o comportamento, funcionando como critério de valorização (positiva ou negativa) das situações de vida e como importante elemento na interação entre pessoas. Por exemplo, a tristeza ajuda as pessoas a buscar apoio em situações de desamparo, a raiva prepara para revidar e para lidar com obstáculos e frustrações.

Izard (1991) afirma que a emoção apresenta funções em três níveis: biológico, motivacional e social. A função biológica pode ser vista quando uma pessoa sente raiva: a emoção faz com que o fornecimento de sangue e as fontes de energia do corpo sejam redirecionados para os músculos ou órgãos internos vitais para a realização de uma ação. A função motivacional pode ser entendida quando elementos da emoção estão envolvidos com organização, orientação, direção da percepção, pensamento e ação. A função social acontece quando comportamentos expressivos, associados com a emoção, constituem um sinal da importante do sistema de comunicação.

Assim, de acordo com Izard (1991), as emoções fundamentais primárias do ser humano apresentam as seguintes definições e funções, que podem ser observadas na Tabela 3:

TABELA 3: DEFINIÇÕES E FUNÇÕES DAS EMOÇÕES

EMOÇÃO DEFINIÇÃO FUNÇÕES

Interesse Estar ocupado, fascinado ou curioso. É um sentimento de querer investigar, estar envolvido ou expandir o “eu” incorporando novas informações e tendo novas

experiências com pessoas ou objetos.

Motivador no desenvolvimento de

ferramentas, competências, inteligência e é essencial para a criatividade. Mantém níveis de energia suficiente para organizar e sustentar comportamentos por longos períodos de tempo colocando o indivíduo em uma direção para atingir metas. A expressão dessa emoção motiva comportamentos de observação e interação entre pessoas. A função social do interesse está representada em jogos envolvendo objetos ou brinquedos, estimulando a fantasia, e na comunicação social.

Alegria Sentimento prazeroso, desejável, positivo e recompensador. Inclui um senso de conforto psicológico e bem-estar. A expressão da alegria é facilmente reconhecida por um sorriso ou uma risada.

Numa experiência de alegria, corpo e mente tem tempo para recuperarem-se de períodos de stress e tensão. O sentimento de alegria entre bebês e seus pais faz com que as crianças desenvolvam sentimentos de confiança.

* continuação da Tabela 3

Surpresa É um sentimento transitório, que aparece e desaparece de maneira muito rápida. A condição externa para o aparecimento da surpresa é qualquer evento repentino ou inesperado. No momento da surpresa, a mente parece ficar em branco, não se sabe exatamente como reagir, criando-se um sentimento de incerteza, podendo associar-se com outras emoções, positivas ou negativas.

Ao contrário de outras emoções, a surpresa não motiva comportamentos por longos períodos de tempo. Sua função principal é preparar o indivíduo para lidar efetivamente com o novo ou inesperado evento e suas conseqüências.

Tristeza Sentimento de depressão e desencorajem. O sentimento de tristeza faz com que o coração fique “pesado”, assim como também os braços, as pernas, o rosto. A tristeza é geralmente uma resposta ao não alcance de uma importante meta.

Lembra as pessoas que a sente do valor de fazer pequenas coisas pelos outros e do valor da vida. Comunica os outros que não está tudo bem, que se precisa de algum tipo de ajuda. Sob algumas condições, ajuda só pode partir de si mesmo, motivado pela própria tristeza. Pode motivar a resolver problemas.

Raiva Durante o sentimento de raiva, o sangue “ferve”, a face fica vermelha e os músculos tensos. Há um sentimento de poder e impulso de bater, atacar a fonte de raiva, uma necessidade de ação física.

Mobiliza energia para ação, induz um senso de vigor e autoconfiança, tornando os indivíduos mais capazes de se autodefender. Nojo É uma rejeição ou ato de evitar um estímulo.

Assemelha-se a sentir-se mal do estômago, com um gosto ruim na boca, em que se quer remover o objeto do nojo. Se o estímulo é cognitivo, sente-se uma repugnância ou desejo de evitar o objeto que causou a náusea.

Rejeitar substâncias com gosto ruim e potencialmente perigosas. Motiva o aprendizado sobre uma variedade de associações entre objetos e eventos particulares bem como comportamentos de evitar/rejeitar.

Desprezo Sentimento de superioridade sobre algo que é de alguma maneira importante para a pessoa. É mais do que um sentimento de indiferença porque o desprezo traz consigo uma avaliação de que o “eu” é de alguma forma melhor do que o “outro”.

Prepara o indivíduo ou um grupo em face de um adversário perigoso. Serve como uma força para a manutenção social de normas ou conformidade de grupos.

Medo Consiste em mudanças corporais específicas, comportamentos expressivos e sentimentos que resultam de uma apreensão de ameaça ou perigo.

Motiva os indivíduos a buscar segurança. Ajuda a evitar ameaças de perder algo que se ama ou necessita. Faz com que os indivíduos pensem com mais cuidado nos riscos que devem assumir, não somente numa perspectiva adaptativa, mas essencialmente para o bem-estar e para a felicidade. FONTE: Compilado pela Pesquisadora

Ainda, quanto a sua valoração, as emoções podem ser classificadas em positivas e negativas, usadas para representar comportamentos que surgem como conseqüências indesejáveis das emoções. Dessa maneira, as emoções positivas são representadas pela alegria, prazer e interesse, enquanto o grupo das negativas é

formado por aborrecimento, raiva, medo, nojo, etc. (IZARD, 1991).