• Nenhum resultado encontrado

Aodefinirnossoobjetodepesquisapassamos por uma reflexão sobre nossas próprias matrizes curriculares, assim como nossos fazeres e saberes didático-musicais. A criação do primeiro curso de música do estado do Ceará situado fora da capital, Fortaleza, foi o marco inicial de uma jornada que nos leva até nosso objeto de pesquisa, justificando nossas escolhas. Aquele que iniciou como um curso de licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal do Ceará e, por determinação do MEC tornou-se simplesmente Licenciatura em Música em 2011, hoje abriga nossos questionamentos e inquietudes.

No ano de 2011 o governo federal anuncia a criação de três universidades federais; a Universidade Federal do Cariri, no Ceará (UFCA), com sede em Juazeiro do Norte, na Bahia a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOBA), com sede em Barreiras e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA), em Itabuna e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Após um longo processo de transição repleto de dúvidas e informações controversas, a nova reitora toma posse juntamente com a nova administração superior aos 15 de julho de 2013; a Prof.ª Suely Salgueiro Chacon toma a frente da nova universidade, embora a UFC continue dando suporte administrativo à UFCA numa espécie de “tutoria” ao prazo de quatro anos.

Neste cenário, os atores de nossa pesquisa preparam-se para colar grau como a primeira turma do curso de licenciatura em música da UFC/UFCA. Ingressantes em 2010 através do últimoexame vestibular adotado comoseleção (em 2011 a UFC adota o ENEM como processo seletivo unificado), sem exame de habilidade específica, esta turma ingressou pelo vestibular da UFC e colou grau pela UFCA com diploma ainda emitido pela UFC. Como vemos, são muitas particularidades e variantes a se considerar na presente situação.

Dentre as variantes a se considerar no contexto que ora apresentamos, pesa o fato de que o Projeto Pedagógico do Curso (PPC, antes PPP)25 de licenciatura em música da UFCA passou recentemente por mudanças em decorrência dos preparativos para a primeira avaliação do MEC e processo de reconhecimento do curso. Obedecendo a orientação da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da UFC, o colegiado do curso encaminhou mudanças no PPC de modo a adequar-se às novas exigências doMECedalegislaçãobrasileiraqueregeoscursossuperiores e as licenciaturas. As mudanças foram submetidas à Câmara de Graduação em Fortaleza e aprovadas em forma de aditivos ao projeto principal. Dentre essas mudanças podemos citar alterações nos programas de

25 Projeto Político Pedagógico.

disciplinas, ajuste de carga horária de conteúdos obrigatórios e optativos, assim como a normatizaçãodasatividadescomplementares, estágio supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)26.

Dos quarenta aprovados no vestibular 2010.1 para o então curso de educação musical, 24 permanecem no curso e colaram grau nos próximos meses. Desses, selecionamos 03 para compor uma amostragem com características singulares e com histórias de vida que seentrecruzam em suas trajetórias musicais. Buscaremos problematizar sobre estes três alunos de acordo com as particularidades que nortearam nossa pesquisa e nossas questões centrais.

Perante essas informaçõesprévias,apontamosemseguidaasrazõesdenossas escolas eas questões primárias levantadas perante tais escolas. Ambos os depoentes de nossa pesquisa possuem uma longa história como profissionais da música; atuam como educadores musicais; têm reconhecimento deméritode seus trabalhos a nível regional; mantêm relações dialógicas com alguns agrupamentos musicais da região; tiveram participação efetiva em projetos de pesquisa e/ou extensão do curso de música da UFCA; residem no triângulo CRAJUBAR, mais precisamente no município do Crato.

A escolha dos sujeitos da pesquisa não se deu de forma aleatória, mas foi fruto do amadurecimento das discussões iniciais do projeto de tese e das questões por ele levantadas. Após o desenrolar da primeira qualificação já se mostrava delineado o perfil dos sujeitos e a sua relação efetiva com o Campo a ser estudado e o contexto em questão. Ademais, os sujeitos foram selecionados para a pesquisa por sua profunda relação com o campo estudado e sua inserção nos subcampos apontados por nós como formadores desse campo da música no Cariri. Suas atividades remontam à criação do Curso de Música da UFCA, entretanto a instalação do curso gerou as tensões que motivaram mudanças no curso de suas trajetórias a partir da compartilha de experiências provocadas com esta instalação, a saber: o aperfeiçoamento de suas habilidades musicais, sobretudo as teóricas e o incentivo à pesquisa, ambas resultantes dessas experiências.

Do nosso ponto de vista, Galdino, Bonifácio e Ibbertson ajudaram a transformar o Curso de Música da UFCA na medida em que se deixaram transformar pela compartilha de saberes proposta pelo Projeto Pedagógico do Curso. A abertura para o diálogo com os saberes locais, presente de forma categórica na justificativa do curso, ajudou a promover essa abertura.

26 O TCC do Curso de Música da UFCA conta hoje com Manual de Normas e Orientações claras para as defesas,

Considerando a necessidade de promover o ensino de música na região do Cariri de forma gratuita, democrática e de qualidade, o Curso de Música da UFCA se apresenta como uma alternativa dentro do ensino público superior para atender a esta demanda. Os saberes tradicionais das matrizes culturais que povoam a região do Cariri apresentam uma infinidade de possibilidades para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura, principais pilares da nossa instituição. A imensa riqueza e diversidade de ritmos e manifestações artístico-culturais que compõem a identidade Cariri é um dos elementos que tornam essa região um espaço singular. Espaço de criação e partilha de saberes, o Cariri apresenta um ambiente propício ao desenvolvimento artístico e à pesquisa em artes (UFCA – PPC de Música, 2014, p. 07).

Como vimos no texto do PPC de Música da UFCA, a partilha de saberes, a diversidade cultural e a democratização do ensino público, gratuito e de qualidade reforçam os pilares da instituição, promovendo a dinâmica da educação superior. A partir dessa abertura podemos observar nesses quatro últimos anos a forte presença das manifestações da cultura tradicional em nossos projetos (PET, PIBID, KARIRI SAX, AGRUPAMENTOS MUSICAIS, etc.). Nossos sujeitos foram participantes e protagonistas em alguns desses projetos e até hoje mantém um vínculo através das atividades que desenvolvem em seus

subcampos e áreas de influência.

Portanto, partindo desses pressupostos, nosso objeto de estudo se configura em: trajetórias de vida de três músicos educadores do Cariri e sua passagem no Curso de Música da UFCA na perspectiva da constituição de seu habitus docente. Os indícios da constituição desse habitus presentes em sua trajetória; na reprodução de um habitus doméstico e/ou durante seus quatro anos de convívio no ambiente acadêmico.

A seguir daremos início ao levantamento de nossa história de vida, de modo a contemplar nossas escolhas e os caminhos que nos trouxeram ao Cariri e a este estudo. Este exercício de auto-escrita, de “escrita de si”, parte do pressuposto teórico que preconiza o pesquisador como parte do processo de pesquisa e, se ancora nas metodologias de “Histórias de Vida” (JOSSO, 2007); (LANI-BAYLE , 2008).