• Nenhum resultado encontrado

Definindo uma origem de warehouse do DB

Ao usar bancos de dados de origem que ficam remotos em relação ao agente do warehouse, é preciso registrar os bancos de dados na estação de trabalho que contém o agente do warehouse.

O Centro de Data Warehouse suporta tabelas origens que usam normalmente identificadores de SQL. O identificador comum:

v Deve começar com uma letra.

v Pode ter letra maiúscula, número e sublinhado v Não pode ser palavra reservada

Se uma tabela tiver letra minúscula como parte de seu identificador comum, o Centro de Data Warehouse irá armazená-la como letra maiúscula.

O Centro de Data Warehouse não suporta tabelas de origem que usam identificadores delimitados. Identificador delimitado:

v Vem entre aspas

v Pode conter letras maiúsculas e minúsculas, números, sublinhados e espaços

v Pode ter aspas (que devem ser aspas duplas)

Para ganhar tempo, é possível importar metadados de certos tipos de tabelas, arquivos e views para o Centro de Data Warehouse. Essa importação

economiza o tempo que seria gasto na definição manual das origens. Para obter mais informações, consulte a ajuda online.

Para ajudar a determinar que tabelas de origem de dados deve ser usada, exiba os dados nas tabelas de origems. Exibem-se os dados de uma tabela de cada vez. O Centro de Data Warehouse exibe todos os nomes de coluna da tabela, independentemente de os dados estarem presentes ou não na coluna. São exibidas no máximo 200 linhas de dados.

Os dados podem ser exibidos antes ou depois da importação da definição da tabela.

Qualquer usuário de warehouse pode definir uma origem de warehouse, mas só os usuários do warehouse que pertencem a um grupo de warehouses com acesso à origem do warehouse pode alterá-lo.

Para definir um warehouse de origem do DB2 Universal Database:

1. Dê um clique com o botão direito do mouse na pasta Origens do

Warehouse.

2. Clique em Definir.

Aparece o bloco de notas Definir Origem do Warehouse.

3. No campo Nome da origem do warehouse digite o tipo de nome comercial da origem do warehouse.

O nome será usado para fazer referência ao warehouse de origem em todo o Centro de Data Warehouse.

4. No campo Administrador, digite o contato da origem do warehouse.

5. No campo Descrição, digite uma breve descrição dos dados.

6. Na lista Tipo de origem do warehouse, selecione a versão do DB2 Universal Database correspondente ao sistema operacional usado (como

DB2 UDB para Windows NT).

7. Clique na página Locais do agente. Os locais que você pode selecionar são exibidos na lista Locais do Agente Disponíveis.

8. A partir da lista Locais do agente disponíveis, selecione o nome do local a cuja origem do warehouse você deseja conceder acesso e clique em >. O local do agente é incluído na lista Locais do agente selecionados. E pode ser usado para acessar a origem do warehouse.

Para incluir todos os itens na lista Locais do agente disponíveis, clique em >>.

10. No campo Nome do banco de dados digite o nome do banco de dados físico.

11. No campo ID de usuário, digite uma ID de usuário que tenha acesso ao banco de dados.

12. No campo Senha, digite a senha correspondente à ID de usuário que vai acessar o banco de dados.

13. No campo Confirmação da Senha, digite a senha novamente.

14. Clique na página Locais do agente. Os locais que você pode selecionar são exibidos na lista Locais do Agente Disponíveis.

15. A partir da lista Locais do agente disponíveis, selecione o nome do local a cuja origem do warehouse você deseja conceder acesso e clique em >. O local do agente é incluído na lista Locais do agente selecionados. E pode ser usado para acessar a origem do warehouse.

Para incluir todos os itens na lista Locais do agente disponíveis, clique em >>.

Como as tabelas estão num banco de dados do DB2, é possível importar as definições de tabela do DB2 Universal Database em vez de defini-las manualmente.

No OS/400 Versão 4 Release 2 e Versão 4 Release 3, é preciso selecionar a pasta View para importar as tabelas do sistema.

17. Expanda a pasta Tabelas. A janela Filtro é aberta.

18. Clique em OK.

O Centro de Data Warehouse exibe uma janela de progresso. A importação pode demorar um pouco.

Se a origem do warehouse tiver mais do que um local de agente selecionado, o servidor de warehouse usará o local de agente que vier antes (dependendo das características locais do usuário) para a importação.

Se, por exemplo, a origem do warehouse tiver três locais de agente selecionados - Agente Padrão, Agente do AIX e Agente do MVS™- o servidor de warehouse usará o local de agente chamado Agente do AIX para a importação.

Ao final, o Centro de Data Warehouse relacionará os objetos importados na lista Tabelas e views disponíveis.

19. Nela, selecione as tabelas e views a serem incluídas na origem do warehouse e, para incluir todos os itens, clique em >>.

As tabelas e views selecionados serão transferidos para a lista Tabelas e

views selecionados.

20. Clique na guia Segurança.

21. Selecione o grupo de warehouse a cujos usuários será concedida a permissão de criar etapas que usem esta origem do warehouse.

22. Clique em >.

O grupo de warehouse passa para a lista Grupos de segurança

selecionados.

Aceite os valores restantes do bloco de notas. Para saber mais sobre os valores, consulte “Origem do Warehouse” no auxílio online.

23. Clique na guia Repetir.

24. No campo Número Padrão de Repetição da página Repetir, digite o número de repetições de extração a serem feitas, ou use as setas para cima e para baixo do botão à direita do campo para percorrer a lista de valores que podem ser selecionados.

25. No campo Intervalo Padrão de Repetição, especifique o tempo de espera entre as repetições de extração. Use as setas para cima e para baixo à direita dos campos Horas e Minutos para deslocar-se pela lista de valores disponíveis que podem ser selecionados.

26. Clique em OK para salvar suas alterações e feche o bloco de notas Definir Origens do Warehouse.