• Nenhum resultado encontrado

Definindo os valores básicos do subtipo de uma etapa

As seções a seguir informam como definir os valores da etapa. Elas também fornecem as informações básicas sobre a etapa, incluindo os tipos de origens de dados com os quais os subtipos da etapa trabalham. Por exemplo, alguns subtipos da etapa trabalham somente com tabelas de destino do warehouse, enquanto outros trabalham apenas com arquivos de origem ou destino do warehouse.

Para definir os valores da etapa, primeiro é preciso abrir a etapa. Clique com o botão direito na etapa e clique em Propriedades.

v A primeira página consiste em informações gerais sobre a etapa. Ela tem os mesmos campos e controles em todos os subtipos da etapa exceto nos subtipos da etapa Replicação.

v A página Parâmetros consiste em valores que definem os parâmetros de uma etapa. Ela tem campos e controles exclusivos em cada subtipo da etapa.

v A página Mapeamento da Coluna consiste nas informações de mapeamento entre as colunas escolhidas na página Parâmetros e as colunas da tabela de destino. Nem todas as etapas usam a página de mapeamento da coluna. v A página Opções de Processamento consiste em valores que definem como

a etapa será executada. Cada grupo de etapas tem campos e controles diferentes nesta página.

Fornecendo informações gerais sobre uma etapa

A primeira página do bloco de notas do subtipo de uma etapa será nomeada depois do tipo da etapa. Por exemplo, a primeira página do transformador ANOVA será chamada de Transformador Estatístico. Todos os campos da primeira página do bloco de notas do subtipo de uma etapa são iguais em todos os subtipos da etapa.

Para definir os valores da primeira página do bloco de notas do subtipo de uma etapa:

1. No campo Nome, digite um novo nome para a etapa. Ou mantenha o nome que o Centro de Data Warehouse forneceu automaticamente para a etapa.

2. Opcional: No campo Administrador, digite o nome do usuário responsável pela manutenção desta etapa.

3. Opcional: No campo Descrição, digite uma descrição de negócio para sua etapa. A descrição pode ter no máximo 255 caracteres.

4. Opcional: No campo Notas, digite as informações detalhadas que podem ajudar os usuários a acessarem esta etapa.

Definindo os valores do parâmetro

Consulte as descrições do subtipo da etapa a seguir para obter informações sobre a definição dos valores dos parâmetros do subtipo de uma etapa.

Definindo as informações do mapeamento de coluna

Quando você utiliza o Centro de Data Warehouse, torna-se fácil manipular os dados. Você decide quais linhas e colunas (ou campos) do banco de dados de origem utilizará no banco de dados do warehouse. Depois, define aquelas linhas e colunas do etapa.

Por exemplo, você deseja criar algumas etapas que são relacionadas aos dados de manufatura. Cada local de manufatura mantém um banco de dados

cria uma etapa para cada um dos quatro locais. A Figura 13 mostra o mapeamento inicial entre uma tabela de origem e uma tabela do warehouse.

Somente algumas etapas usam o mapeamento da coluna. Se a página de mapeamento da coluna estiver em branco depois que você definir os valores dos parâmetros da etapa, e esses valores resultarem em mais do que uma coluna, a etapa não utilizará o mapeamento de coluna. O fornecimento das informações de mapeamento da coluna é opcional.

Na página Mapeamento de Coluna, mapeie as colunas de saída que resultam das transformações definidas na página Parâmetros até as colunas em sua tabela de destino. Nessa página, as colunas de saída da página Parâmetros são referidas como colunas de origem. As colunas de origem são listadas no lado esquerdo da página. As colunas de destino da tabela de saída ligada à etapa são listadas no lado direito da página. Use a página Mapeamento de Coluna para executar as seguintes tarefas:

Para criar um mapeamento, clique em uma coluna de origem e arraste-a para uma coluna de destino. Uma seta será desenhada entre a coluna de origem e a coluna de destino.

Para excluir um mapeamento, clique com o botão direito em uma seta e clique em Remover.

Para renomear uma coluna de destino, dê um clique duplo no nome da coluna e digite o novo nome. Você também pode modificar qualquer outro atributo da coluna de destino com um clique duplo no atributo.

Em certos subtipos da etapa, as ações que você pode realizar nesta página são limitadas. Em outros subtipos da etapa, as saídas da coluna da página

Parâmetros podem seguir certas regras. Essas informações estão descritas, onde aplicável, nas descrições do subtipo da etapa a seguir.

Definindo as opções de processamento

Esta seção descreve os valores que você precisa definir para os campos e controles das Opções de Processamento comuns a todos os blocos de notas. Para fornecer os valores das opções de processamento:

1. Na página Opções de Processamento, o campo Tipo de Preenchimento exibe o método utilizado pelo subtipo da etapa para preencher os dados. Em alguns casos, você pode escolher dentre mais de um tipo de

preenchimento. Os tipos de preenchimento são mostrados na Tabela 15:

Tabela 15. Tipos de população

Tipo de população Descrição

Normal Anexa os dados de uma quantidade definida de

edições, daí em diante substitui os dados de um conjunto por vez. Se, por exemplo, a etapa anexa os dados uma vez por mês durante 12 meses. No 13║ mês, a etapa substitui os dados gravados no primeiro mês pelos dados que resultam da execução do 13║ mês.

Anexar Anexa dados.

Substituir Substitui dados.

Controlado por programa O preenchimento é gerenciado pelo programa. Eliminar A tabela é eliminada, recriada e preenchida. Replicação O preenchimento é gerenciado pela replicação.

2. Na lista Local do Agente, selecione um local do agente no qual deseja que a etapa seja executada.As seleções dessa lista são locais de agentes comuns às tabelas de origem, às tabelas de destino e ao transformador ou

programa que você está definindo.

3. Se quiser a opção de executar a etapa a qualquer hora, selecione a caixa de seleção Executar a pedido. Se não selecionar essa caixa, você não poderá executar a etapa da janela Trabalho em Andamento.

4. Opcional: Selecione a caixa de seleção Preencher externamente se a etapa for preenchida externamente, o que significa que ela foi iniciada de um modo diferente do que pelo Centro de Data Warehouse. A etapa não requer nenhum outro meio de execução no Centro de Data Warehouse a fim de que você altere o modo para produção. Se a caixa de seleção

Preencher externamente não estiver selecionada, a etapa deverá ter uma programação, deverá estar ligada a uma tabela transitória que seja a entrada para uma outra etapa ou deverá ser iniciada por uma outra etapa a fim de que você altere o modo para produção.

5. Na área Repetir, especifique quantas vezes deseja que a etapa seja

O Centro de Data Warehouse repete a etapa quando um dos seguintes problemas ocorrer:

v Quando for feita uma alteração em uma etapa cuja etapa que falhou na execução for dependente.

v O Centro de Data Warehouse não conseguiu enviar uma mensagem para o daemon do agente. Isso pode ocorrer quando você tentar executar uma etapa que usa o agente que não está sendo executado. v O Centro de Data Warehouse não conseguiu enviar uma mensagem ao

agente. Isso pode ocorrer quando for especificado um nome de host errado para o agente, ou quando a conexão com o agente estiver desativada.

v Ocorre um erro enquanto o Centro de Data Warehouse está recebendo do agente a confirmação de iniciação.

v Ocorre um erro enquanto o Centro de Data Warehouse está recebendo uma mensagem do agente.

v Não há espaço de arquivo de página suficiente para o agente. v O local do agente está sobrecarregado.

O Centro de Data Warehouse também tenta novamente extrair dados quando recebe um destes códigos de retorno:

v DWC07902 v DWC07903 v DWC07904 v DWC07905 v DWC07906 v DWC07907

6. Em uma etapa do transformador, especifique uma tabela de log no campo

Tabela de log.

7. Em uma etapa do transformador, especifique um nível de rastreamento no campo Nível de rastreamento.