• Nenhum resultado encontrado

2 A REVISÃO SISTEMÁTICA DA PESQUISA: FOCALIZANDO OS

2.2 DEFININDO OS CRITÉRIOS: A ORGANIZAÇÃO DO PROTOCOLO DE

Ainda no que se refere à sistematização do processo de busca e de seleção dos trabalhos envolvendo a temática de estudo, foi necessário a definição de critérios e indicadores de buscas, de modo a garantir a validade das evidências científicas emergentes a partir do acesso às bases de dados (passo 2 da revisão sistemática). Nesse sentido, é importante ressaltar que na elaboração do Protocolo

de Revisão Sistemática (PRS) também elegemos diferentes indicadores e critérios,

conforme apresentaremos nas linhas que se seguem.

A. Fontes8: Portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)9 e Plataforma Scopus10.

B. Idioma: além das pesquisas encontrados na língua portuguesa, preferencialmente selecionaremos também os trabalhos na língua inglesa e espanhola dada sua aceitação internacional nas produções científicas da área do trabalho (educação), bem como ao conhecimento de que nossa temática tem significativa “circulação” nesses idiomas.

C. Palavras-chave/descritores/strings11: “formação continuada de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental”; “formação continuada de professores e tecnologias digitais”; “formação continuada de professores e coreografias didáticas”; e, “formação continuada de professores e inovação”.

Tais strings também foram inseridos em sua versão no vocabulário espanhol e no vocabulário inglês, considerando-se como justificativa o objetivo geral previsto para a revisão sistemática do estudo.

D. Data de publicação12: trabalhos publicados entre 01 de janeiro de 2012 e 31 de setembro de 2018. Esse período foi estabelecido (1 ano a mais que os últimos cinco anos recomendados em revisões sistemáticas nas pesquisas), na intenção de aumentar o número de trabalhos em temas mais específicos (coreografias didáticas

8 A escolha das bases selecionadas, justifica-se pela aproximação com o nosso contexto

investigativo, bem como dada à pertinência e credibilidade que essas bases têm oferecido no âmbito da sistematização e/ou socialização de trabalhos acadêmicos.

9 A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) dispõe, sistematicamente, das teses e

dissertações resultantes de pesquisas desenvolvidas em instituições de Ensino Superior de todo o país, o que permite ao pesquisador complementar ou aprofundar as discussões sobre uma temática de forma integrada e atualizada. Além disso, essa base de dados representa uma ferramenta fundamental às atividades de ensino e pesquisa no Brasil, sendo de fácil acesso com conhecimento e informações confiáveis.

10 Trata-se do maior banco de dados de resumos e citações da literatura científica. Dispõe de

documentos de revistas científicas, livros, materiais de congressos, dentre outros. Apesar de seu conteúdo integral, não está acessível gratuitamente, é possível o acesso remoto por estudantes vinculados à instituições que tenham comprado sua licença via Plataforma Elsevier.

11 Entende-se por strings a combinação de palavras-chave a serem submetidas às bases de busca

selecionadas.

12 Num processo de revisão sistemática, a seleção de trabalhos nos últimos cinco anos, da pesquisa

em desenvolvimento, vêm sendo considerado bastante significativa por pesquisadores de todo o mundo, pois considera a velocidade dos estudos e das produções de conhecimentos, bem como a velocidade de sua socialização, especialmente pelas tecnologias e redes de aprendizagem, notadamente tão evidenciadas no contexto social atual. Em nosso estudo, particularmente, fizemos um recorte temporal dos últimos 6 anos, uma vez que consideramos ser este um período que oferece uma discussão mais atualizada da temática de estudo, bem como oportuniza a construção de um corpus teórico da discussão que envolve o processo de formação continuada de professores e as tecnologias digitais dentro de nosso universo de interesse.

por exemplo), o que nos obrigou a estabelecer o mesmo período para os demais strings definidos.

E. Critérios para seleção dos estudos:

- CRITÉRIO DE INCLUSÃO (CI): trabalhos publicados tendo a educação como área de pesquisa (CI1); estudos publicados entre 2012 e 2018 (CI2); estudos disponíveis online e/ou para download (CI3); pesquisas que focalizem a formação continuada de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental (CI4); trabalhos que apresentem metodologias do processo de formação continuada de docentes (CI5); considerados apenas uma vez (CI6); trabalhos publicados em português, inglês e/ou espanhol.

- CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO (CE): trabalhos não tendo a educação como área de pesquisa (CE1); estudos publicados fora do período estabelecido na data de publicação (CE2); estudos que não estejam disponíveis em sua versão completa (CE3); pesquisas que focalizem outros níveis de ensino, para além do Ensino Fundamental (CE4); estudos que não apresentam metodologias do processo formativo (CE5); trabalhos repetidos (CE6); estudos publicados em idioma diferente do português, inglês e/ou espanhol (CE7).

F. Procedimentos para seleção dos estudos: PROCESSO DE SELEÇÃO INICIAL:

a) primeiramente a partir do título;

b) considerando a leitura do resumo / abstract / resumen;

c) organização e/ou definição dos trabalhos a serem lidos por completo;

d) salvamento do trabalho no computador - documentação / armazenamento;

● Obras repetidas serão arquivadas uma única vez. PROCESSO DE SELEÇÃO FINAL:

a) leitura do trabalhos por completo;

b) síntese geral do estudo em observação à: - concepções apresentadas no trabalho; - principais métodos usados nos estudos; - resultados mais relevantes;

- busca de respostas às questões propostas para a revisão sistemática; - Possibilidades de novas investigações: lacunas na pesquisa.

c) agrupamento de trabalhos, organizando-os conforme concepções, métodos e/ou principais resultados encontrados;

d) escrita de texto, relacionando os estudos ao nosso objeto de tese. Ainda nesse processo, destacamos as possibilidades de avanço nos estudos, a partir da nossa proposta de tese.

A partir desse protocolo submetemo-nos à análise dos trabalhos relacionados à nossa pesquisa. Sobre o resultado dessas buscas nos deteremos nas próximas linhas.

2.3 O QUE DIZ A LITERATURA SOBRE A TEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS