• Nenhum resultado encontrado

6 O PERCURSO METODOLÓGICO DO ESTUDO

6.4 DESENVOLVENDO A PESQUISA: OS PROCEDIMENTOS

De forma geral, o nosso estudo intencionou primeiramente analisar as coreografias didáticas da formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o uso pedagógico das tecnologias digitais, para a partir de então avançar com nossa proposta de tese.

Nessa direção, a seleção dos procedimentos para apreensão dos dados caminhou no sentido de alcançar nosso intento, sem perder de vista os fundamentos teóricos e epistemológicos que guiaram nossa pesquisa.

Acerca dos procedimentos metodológico (ou etapas de estudo) na coleta dos dados evidenciamos os seguintes:

6.4.1 Análise Documental

Iniciamos o desenvolvimento do estudo, a partir da análise documental relativa à formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Recife-PE. Tratou-se de analisar como se expressavam os elementos relativos aos componentes das coreografias didáticas no contexto investigado. Nesse processo, buscamos compreender o conteúdo dos documentos que regulamentam e orientam as práticas da formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Essa atividade tornou-se imprescindível em nosso estudo, pois além de contribuir para o entendimento do contexto do fenômeno investigado, trouxe elementos para a construção da proposta de tese prevista para o estudo.

Os documentos selecionados articulavam-se com a Formação Continuada de Professores, à legislação para o Ensino Fundamental e as normativas municipais relacionadas com as tecnologias digitais. Assim, nossa análise envolveu tanto documentos no âmbito nacional, os quais constituem-se em referência para todo o

país, quanto àqueles documentos mais restritos e/u específicos da rede municipal investigada.

Com essa análise, nos propusemos a identificar os componentes das coreografias didáticas da formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino de Recife.

Vale ressaltar, de antemão, que em todos os documentos analisados, priorizamos nosso olhar nos elementos da formação continuada de professores e no uso pedagógico das tecnologias digitais, em detrimento e/ou secundarização de outras temáticas abordadas nos referidos documentos e também passíveis de análise. Essa atitude, justifica-se pela própria pertinência da análise em relação ao nosso objeto de estudo na tese.

Acerca da análise documental, Ludke e André (2015) admitem que esta pode representar uma técnica valiosa na abordagem de um dado fenômeno. Nessa direção,

os documentos constituem também uma fonte poderosa de onde podem ser retiradas evidências que fundamentam afirmações e declarações do pesquisador. Representam ainda uma fonte “natural” de informação. Não são apenas uma fonte de informação contextualizada, mas surgem num determinado contexto e fornecem informações sobre esse mesmo contexto (LUDKE; ANDRÉ, 2015, p. 45).

Em síntese, no que se refere aos documentos definidos para nossa análise, a partir dos quais buscamos acessar a organização interna e os pressupostos teóricos da formação continuada de professores do contexto investigado, estes estão assim definidos:

Quadro 11 - Documentos da pesquisa envolvidos na análise documental

DOCUMENTOS DA PESQUISA

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Lei nº 9.394/1996).

-Plano Nacional de Educação - Lei nº 13.005/2014.

- Plano Municipal de Educação do Recife - Lei nº 18.147/2015.

- Política de Ensino da Rede Municipal de Ensino do Recife - Fundamentos Teórico-metodológicos.

- Política de Ensino da Rede Municipal de Ensino do Recife – Ensino Fundamental.

- Política de Ensino da Rede Municipal de Ensino do Recife - Tecnologias na Educação.

- - Formação Continuada de Professores/as da Rede Municipal de Ensino de Recife - Planejamento das Ações / 2018.

- Política de Formação de professores e Demais Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Ensino do Recife - RMER. (VERSÃO IMPRESSA)

Fonte: Etiane Valentim da Silva Herculano (2018).

6.4.2 A aplicação de questionários e a realização de entrevistas semi- estruturadas

Em continuidade ao desenvolvimento da pesquisa realizamos a aplicação de questionários online (Formulário do Google), tanto com multiplicadores quanto com professores em regência em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A nossa intenção foi de entender o “discurso” de multiplicadores e de professores quanto à sua formação continuada para o uso das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Recife-PE, relacionando-o aos documentos oficiais e à legislação vigente analisada, bem como à perspectiva das coreografias didáticas.

Tais questionários foram acessados e respondidos pelos sujeitos a partir de link recebido por email ou por whatsapp e variaram (ao menos em alguns aspectos) conforme o perfil do respondente (multiplicador ou professor).

A escolha pela técnica de aplicação do questionário online relaciona-se tanto à sua capacidade de alcance23, quanto à agilidade nas respostas e sistematização de dados para análise, de forma rápida e segura, apresentada por esta ferramenta.

Ainda quanto aos procedimentos metodológicos, envolvendo os sujeitos da pesquisa, também realizamos entrevistas semi-estruturadas, a partir da seleção feita com os sujeitos respondentes dos questionários, buscando aprofundar questões pertinentes de maior esclarecimento e/ou que se mostraram latentes de respostas. Nessa etapa da pesquisa, também consideramos a distinção entre os diferentes perfis de sujeitos e também buscamos aprofundar questões que contribuíssem na apreensão de nosso objeto de estudo.

No que se refere à entrevista Ludke e André (2015) sinalizam que esta é uma das principais fontes de apreensão de dados nas ciências sociais, pois permite o enfrentamento à perspectiva dos sujeitos de uma dada situação investigativa.

Para as autoras,

A grande vantagem da entrevista sobre outras técnicas é que ela permite a captação imediata e corrente da informação desejada, praticamente com qualquer tipo de informante e sobre os mais variados tópicos (...) E pode também, o que a torna particularmente útil, atingir informantes que não poderiam ser atingidos por outros meios de investigação formal, para as quais a aplicação de um questionário escrito seria inviável (LUDKE; ANDRÉ, 2015, p. 39).

A partir da “escuta” desses sujeitos, considerando as expressões evocadas por ocasião da aplicação dos questionários e das entrevistas semi-estruturadas que realizamos, foi possível, entender o “discurso” de multiplicadores e de professores quanto à sua formação continuada para o uso das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Recife-PE, relacionando-o aos documentos oficiais e à legislação vigente analisada, bem como à perspectiva das coreografias didáticas (2º objetivo específico da pesquisa).

6.4.3 A análise das Propostas de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino de Recife-PE para o uso pedagógico das tecnologias digitais

Outro procedimento que realizamos no desenvolvimento da pesquisa, refere- se à análise das propostas de formação continuada para o uso pedagógico das tecnologias, oportunizadas na Rede Municipal de Ensino de Recife-PE, e direcionadas à multiplicadores e professores.

Essa atividade da pesquisa relacionou-se ao alcance de nosso terceiro objetivo de estudo e nela buscamos a identificação de elementos para uma construção de uma coreografia didática inovadora para a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Dentre os documentos que analisamos nessa etapa da pesquisa, destacamos as notas técnicas, os planos de cursos, os programas e projetos, as pautas de encontros e/ou reuniões pedagógicas com multiplicadores e professores dos anos iniciais, os planejamentos e/ou registros do desenvolvimento de formações, dentre outros relativos à formação continuada e às tecnologias digitais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da Rede Municipal de Ensino de Recife-PE.

Essa atividade, foi fundamental para o estudo, pois permitiu a aproximação mais efetiva da realidade de efetivação da formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para o uso pedagógico das tecnologias digitais, em evidência na rede municipal investigada, ainda que em termos de planificação de propostas da colocação em cena desse processo formativo.

Sobre esse aspecto, reconhecemos que a técnica de observação, não evidenciada neste estudo, em muito poderia contribuir com a apreensão do fenômeno investigado.