• Nenhum resultado encontrado

Deli mit ação d o p rob lema

No documento DOUTORADO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO (páginas 36-40)

- poderá benefi ci ar o al uno e o professo r, permiti ndo acess o à i nformação con fi áv el e favorecendo a const ru ção do conheci mento.

Out ro b en efí ci o reside no fato d e propi ci ar aos p aíses em des en vol vi mento a p ossibi lid ad e d e acess o às informações científi cas para a con strução de no vos conheci ment os de modo a pot en ciali zar fut uras geraçõ es ao desenvol vi mento soci al, i nt el ectual e cult ural .

Dest e mod o, justi fi ca-se a reali zação d a pes quis a at ual e da prod ução de uma rev ist a el etrôni ca ci ent ífi ca no programa de Pós -gradu ação Educação: C urrí cul o, sendo que a fi nali dad e d est a é trazer a d es cri ção de como fo ra ideali zada e i mpl ement ada p or alun os do doutadorado de 2004 e pro fess ores do mes mo pro grama para a p romoção s ocial e da p rópri a formação do edu cador.

Dada a necessid ad e de conhecer as pes quis as reali zadas no próp ri o pro grama p or al uno s e pelo s p rofessores, dado o fat o de o p rograma t er um laborató ri o d e in formáti ca, co m um técnico em informáti ca e estudante, dois est agi ários, p or t er uma li nh a de pesq uis a - Novas Tecnolo gi as em Ed ucação - e, final ment e, pelo fato d e os dis cent es não conhecerem o q ue ocorri a em nível de pesquis a en tre o s parti ci pantes do programa, era necessári o que se fizes se u ma página de comuni cação do programa na Internet .

Teve-s e como respo s ta que:

al gumas t ent ati vas po r p art e d e profes sores de viabili zação de uma revi st a, n a própri a pági na do pro grama, foram fei tas. Po rém nenhu ma das tentati v as (...) foi reali zada concret amente (...). (P ro fess or Dr.

Antonio Ch izzot t i, dial ogo do p rofess or em aul a, em março de 2004).

Com a resp ost a dada, a d out oranda Hel oí sa Go mes, p ro nunciou-se levant ando a possi bilidade de s e aprov eit ar o corpo dis cente, que ti nha

“inti midade” co m as t ecnologi as, para pod er d es envolver uma p ágina adi cionada à pá gin a do programa qu e contiv ess e t rabalhos intern os dos alunos, grupos de pesquis a e profes so res.

Dest a forma, todos os alunos e profes s ores poderi am di spo nibili zar suas pesqui sas, manten do-se assi m um diál ogo p ermanent e daq uilo q ue o pro grama p ro du zi a, vi sto qu e os d iscent es, muit as v ezes , n ão ti nh am con heci mento nem mesmo da pro du ção e pes quisa int ernas ao pro grama.

A respos ta i medi at a do prof. Dr. Chi zzott i fo ra q ue des de 200 2 fazi a-se o Encon tro de P esquis adores, justament e para a-se mant er este di álo go intern o do pro grama. Nest e Encontro de Pesquisado res, egressos, grup os de pes quis a e dis cent es apres entavam seus trabalho s. O que propi ci ava t rocas impo rtant es de conheci mento , s egundo o p rof. C hi zzotti, em março d e 2 00 4.

Tent ous e most rar ao pro fessor e coord en ador do p ro grama de p ós -gradu ação, que som ent e es te “En co nt ro” não era o s ufi ci ente. Dava-s e a ent ender a ins at isfação dos jovens pesqui sadores de não possuir al go mai or que po ssibi lit ass e v i sibilid ad e e i mport ân ci a d o p ró pri o pro grama.

Com bas e n est a discus são ini ci ada, o profess or e co ordenado r do Pro grama Ant onio Chizzot ti disse à sala que est ava abert o a reali zações maio res, des de q ue fossem respons áv eis na fu nd amentação, necessidade e compro vação d aquilo qu e a s al a soli cit ava.

Qu estionou , naqu el a aula, quais alunos colaborari am com um proj et o de di vul gação científi ca do pro grama de pós -graduação Ed ucação:

Currículo .

Ini ci al ment e, 32 alunos, do s 40 mat ri cul ados na dis ci plin a, aceitaram compor u m grupo para produ zi r um p rojet o e l ev á-lo ao Cole giado para apresent ação . Na s emana em que ci rcul ou a lis ta para assin arem e info rmarem d ados pes soais para a composi ção do grupo, 23 alunos do Dout orado de 2004 mani fest aram int eress e em p arti cipar da equipe de reali zação do projet o da revi sta el etrôn ica, que se b ati zou, em votação onlin e16 como e-Cu rri culum.

A parti r d e abril de 2004, i niciou -se a real ização de um pré-pro jeto de revist a el et rônica, que foi lido em encontro presencial e envi ado a tod os os alunos e os membros da revist a, com a dispo nibi li zação de uma li sta de discuss ão cri ada n a plat aforma Yahoo grupos, em 21 d e mai o de 2004. Nesta lista adi cionaram-s e os 23 alunos e 4 pro fessores17.

A partir do aj ust e do grupo de reali zação da revista, i niciaram-se as pes quis as a cami nho de su a con creti zação e apres entação ao col egi ado p ara aprov ação fin al, feit a em 24 de maio de 2 004.

16 Como se descreverá no próximo capítulo, a pesquisadora criou duas listas de discussão, uma para os 40 alunos de doutorado e outra para aqueles que faziam parte da realização da revista e-Curriculum.

17 Toda a composição feita para a revista e-Curriculum será explicada no próximo capítulo que se insere a metodologia desta pesquisa.

Ao passo que se p ensava na d ivul gação das p ro du çõ es i nt ernas ao pro grama, to mava-s e cons ci ên ci a de q ue as publi caçõ es ci entí fi cas são ess enci ais p ara a pesquis a.

O i mperati vo Publ is h or Peri sh18 lev ou o gru po formador da revis ta à questão: co mo pro du zir u m p eri ódi co ci entífi co eletrô ni co para o pro grama?

To mando-se po r base a pesquis a reali zad a por doi s el ement os do Grupo Formador, observou-se qu e era possível a reali zação de um periódi co ci entí fi co n a área de Edu cação volt ado para formação de professores e currí culo. Iss o d ad a a falt a de peri ódi co s em educação online, no Brasi l, e, tendo co mo p ressup osto no rteador a constatação de Schwartzman (1 984 ), necessit a-s e pub licar p ara ex isti r e dar a oportunidade de leitura àquel es que mais precis am de noss o ol har: os professo res, licenci an dos e soci ed ad e.

P ara Schwart zman (1984, p. 25) " a pesquisa ori ent ada para o ensi no pode resul tar, s i mp lesment e, em boas aul as e na formação de bons pro fis sionais ". Est a afi rmação uni a-s e à premissa do grupo formador.

Disto su rgi a a n ecessi dade fu nd ad a em ent en der o que era u ma publi cação ci ent ífi ca, quais característ icas t êm uma publi cação científica, como d esenv olv er uma revist a ci entí fi ca em mei o di git al , ini ci avam-se assi m os cami nho s d est a i nv esti gação.

Na bus ca d e resp onder a questão maio r, ou s eja, como p rodu zi r u ma revist a el et rônica para o pro grama de Pós -graduação, baseand o-se n os prin cí pios e p ressupostos nort eado res, en caminharam-s e os estudos e anális es pel as ques t ões a se gui r, que s e fizeram p res ent es nas di scuss ões com o grupo fo rmador.

• O que é publi cação cientí fi ca hi stori camente?

18 Em março de 2004 Mohamed Gad-el-Hak publicava na phisjcs today, no artigo “Publish or Perish--An Ailing Enterprise?”, uma crítica contundente ao que ele chamava de “mantra” ao ‘publique ou pereça`, mostrando que medir impacto não é medir o número quantitativo de trabalhos publicados por um pesquisador, mas a quantidade de citações que o trabalho teve em dois anos de sua publicação. Denunciava a falta de ética,que alguns justificavam economicamente, do fato de publicar repetições com nomes e parágrafos diferentes em mais de uma revista, sem se mudar o conteúdo próprio do trabalho. Este “mantra” não pensado e discutido por pesquisadores dentro da própria academia geraria a falta de qualidade nas pesquisas.

http://www.physicstoday.org/vol-57/iss-3/p61.html

• Quais mudanças ocorreram desd e a pren sa de Gutenb erg at é a con strução d as p áginas Web de Ti m B erners Lee?

• Como pro duzi r uma revis ta acad êmi ca eletrônica?

• Que el ementos s ão necessários para su a produ ção e man utenção?

• O que é quali dade em revi stas acad êmi cas el et rô nicas?

• O que é acess o abert o (open access )?

• O que se s ab e sobre l eitu ras em mei os di gitais?

• Como u m grupo d e alunos d o dout o rado si gnifi ca es tas vi vências n a const ru ção da revi sta?

Diant e dest as quest ões, a inv es ti gação foi real izada no programa de Pó s-grad uação Edu cação: Cu rrículo, n a Po nti fíci a Un ivers idade C atól ica de São Paul o, em trabal ho de campo de ab ril de 2004 a agost o d e 2007.

No documento DOUTORADO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO (páginas 36-40)