• Nenhum resultado encontrado

3.3 Grupos de Interesse

3.3.3 Grupo de Interesse 3: Vinícolas

3.3.3.3 Delimitação do estudo

A partir deste levantamento, delimitou-se o trabalho ao estudo dos vinhos finos que possuem IGs e se localizam no Rio Grande do Sul. Assim sendo, retirou-se as 9 vinícolas pertencentes à IG do PROGOETHE. Este recorte foi feito pelo fato de não produzirem vinhos finos, pois trabalham a uva americana –Goethe – e concentram-se na produção de vinhos de mesa e suco de uva. Ademais, a localização geográfica é no estado de Santa Catarina na região do município de Urussanga e optou-se por concentrar a coleta de dados na região da Serra Gaúcha/RS pela facilidade, pois a maior parte das vinícolas estão nesta região, o que contribuiu em termos de apoio à pesquisa e a sua realização em termos financeiros e de disponibilidade para as entrevistas.

Em relação às Marcas Coletivas, delimitou-se o trabalho à CPEG e Vinhateiros do Vale, e retirou-se a ACAVITIS. Este recorte foi feito por entender que para o estudo seria suficiente realizar a pesquisa em duas marcas coletivas e optou-se pelo CPEG e Vinhateiros do Vale por estarem na região da Serra Gaúcha/RS, concentrando o esforço de pesquisa e deslocamentos. A ACAVITIS está no estado de Santa Catarina no município de São Joaquim e produz vinhos finos de altitude.

Assim, do total de 127 vinícolas o trabalho está delimitado ao estudo de um grupo de 86 vinícolas composto por 5 IGs de vinhos finos a saber: APROVALE, ASPROVINHO, APROMONTES, APROBELO e AFAVIN, duas marcas coletivas (CPEG e Vinhateiros do Vale) e uma marca setorial (Wines of Brasil) como pode ser visto no Quadro 20 a seguir. Quadro 20 - Listagem de vinícolas total geral e com delimitação

Categorias Marcas Geral Marcas com recorte

delimitado

Somente IGs 56 47

Somente Marca Coletiva 33 7

Somente Marca Setorial 11 11

IG e Marca Setorial 8 8

IG e Marca Coletiva 7 7

Marca Coletiva e Marca Setorial 9 3

IG e Marca Coletiva e Marca Setorial 3 3

Total 127 86

Fonte: Elaborado pela autora com base em (APROVALE, 2015; ASPROVINHO, 2015; APROMONTES, 2015;APROBELO, 2015; PROGOETHE, 2015; AFAVIN, 2015; ACAVITIS, 2015; CPEG, 2015;VALEDOSVINHEDOS, 2015; WINES OF BRASIL, 2015)

Nota-se que somente IGs reduziu de 56 para 47 vinícolas (retirou-se PROGOETHE). Marca Coletiva fica somente as vinícolas do CPEG e Vinhateiros do Vale, reduzindo de 33 para 7. Marca coletiva e Marca Setorial reduz de 9 para 3, retirando 6 vinícolas da ACAVITIS que pertenciam à esta categoria. O total de vinícolas delimitadas ao estudo e retiradas as intersecções é de 86. Isto pode ser visualizado na Figura 16 a seguir.

Figura 16 - Resumo das relações entre as marcas compartilhadas com delimitação

Fonte: Elaborado pela autora

A partir desta delimitação, os dados primários foram coletados mediante entrevistas em profundidade com os gestores das vinícolas. As entrevistas foram realizadas junto a produtores (cargos gerenciais) do setor vitivinicultor.

Realizou-se um planejamento inicial da coleta e entrou-se em contato com as Associações (APROVALE, ASPROVINHO, APROBELO, APROMONTES e AFAVIN), EMBRAPA Uva e Vinho, IBRAVIN e Prefeitura de Garibaldi via email e/ou contato telefônico. A partir disto, começou a clarificar o processo como um todo e com as informações obtidas foi possível realizar um plano de agendamentos das entrevistas previamente à visita. Algumas informações se confirmaram como estava disponível nos sites, obtiveram-se outras listagens e detalhamentos que possibilitaram a realização de um plano de coleta mais preciso.

Estes contatos foram fundamentais para o entendimento do cenário, o delineamento do plano de coleta e a divulgação e conscientização dos gestores das vinícolas da importância da realização desta pesquisa para o setor vitivinicultor.

Com o apoio e suporte das Associações e órgãos correlatos como a EMBRAPA Uva e Vinho, o IBRAVIN, a Prefeitura de Garibaldi por meio da Secretaria de Turismo e o SINDIVINHO RS o trabalho tornou-se claro aos produtores que disponibilizaram tempo e esforços para que as entrevistas ocorressem.

Para cumprir os objetivos propostos, têm-se a quantidade de vinícolas para cada uma das categorias de análise com o recorte delimitado. Deste total, determinaram-se as entrevistas realizadas.

Como o trabalho é de natureza qualitativa não se pretendia chegar a um número amostral com o cálculo de fórmulas, como seria para uma pesquisa quantitativa e posterior aplicação de testes estatísticos. Assim, para a realização das entrevistas,foi feito uma distribuição, buscando ter representantes das categorias individuais e nas intersecções para atender aos objetivos do trabalho. Isto pode ser visualizado no Quadro 21 a seguir.

Quadro 21 - Quantidade de entrevistas por categoria de análise

Categorias Marcas Marcas com

recorte delimitado Quantidade de Entrevistas Realizadas

Somente IGs APROVALE 15 1

ASPROVINHO 2 1

APROBELO 9 2

APROMONTES 10 0

AFAVIN 11 0

Total Somente IGs 47 4

Somente Marca Coletiva CPEG 7 3

Total Somente Marca

Coletiva 7 3

Somente Marca Setorial Wines of Brasil 11 0 Total Somente Marca

Setorial

11 0

IG e Marca Setorial APROVALE e Wines of

Brasil 2 2 ASPROVINHO e Wines of Brasil 2 0 APROMONTES e Wines of Brasil 1 1 AFAVIN e Wines of Brasil 3 0

Total IG e Marca Setorial 8 3

IG e Marca Coletiva APROVALE e CPEG 1 1 APROVALE e Vinhateiros do Vale 4 0 AFAVIN e CPEG 1 0 APROVALE, CPEG e Vinhateiros do Vale 1 1

Total IG e Marca Coletiva 7 2

Marca Coletiva e Marca

Setorial CPEG e Wines of Brasil 3 1

Total Marca Coletiva e Marca Setorial

3 1

IG e Marca Coletiva e

Marca Setorial APROVALE/ ASPROVINHO, Vinhateiros do Vale e Wines of Brasil

3 2

Total IG e Marca Coletiva e Marca Setorial

3 2

Total 86 16

Fonte: Elaborado pela autora com base em (APROVALE, 2015; ASPROVINHO, 2015; APROMONTES, 2015;APROBELO, 2015; AFAVIN, 2015; CPEG, 2015;VALEDOSVINHEDOS; WINES OF BRASIL, 2015)

As entrevistas foram realizadas mediante agendamento prévio via email e/ou telefônico. Na categoria somente IGs, foram visitadas 5 vinícolas, porém realizaram-se 4 entrevistas, sendo que em uma das visitas o profissional responsável não se encontrava para conceder mais informações e a funcionária explicou que, apesar de estarem na região de IG e serem membros APROVALE, ainda não desenvolvem ações para o uso da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. Não foi realizada nenhuma entrevista com as vinícolas ligadas à AFAVIN, visto que no momento das entrevistas Farroupilha ainda não tinha obtido o

reconhecimento da IG, que ocorreu em julho de 2015. Houve a entrevista com o presidente da AFAVIN conforme descrito no Grupo de Interesse 2.

Para somente Marca Coletiva realizou-se 3 entrevistas. Para a situação somente Marca Setorial não se conseguiu nenhuma entrevista. Isto se deve ao fato de que a maioria das vinícolas que estão nesta situação localizam-se nas regiões da Campanha Gaúcha e Campos de Cima da Serra (RS) ou no Nordeste. Por questões de disponibilidade financeira e de tempo não foi possível chegar até estas localidades, concentrando as entrevistas na região da Serra Gaúcha (RS). As possibilidades que restaram não puderam atender ao pedido para a realização das entrevistas.

Para a intersecção IG e Marca Setorial realizou-se 3 entrevistas. Na situação IG e Marca Coletiva foram realizadas 2 entrevistas. Em Marca Coletiva e Marca Setorial 1 entrevista e no cruzamento IG e Marca Coletiva e Marca Setorial foram realizadas 2 entrevistas.

A quantidade de entrevistas por associação pode ser vista no Quadro 22 a seguir, totalizando 15 entrevistas.

Quadro 22 - Quantidade de entrevistas por Associação

Associação Total de entrevistas

previsto por Associação Total de entrevistas realizado por Associação Municípios Estado

APROVALE 6 5 Bento Gonçalves RS

ASPROVINHO 2 2 Pinto Bandeira RS

APROBELO 2 2 Monte Belo do

Sul RS

APROMONTES 2 1 Flores da Cunha RS

AFAVIN 0 0 Farroupilha RS

CPEG/AVIGA 5 5 Garibaldi RS

Wines of Brasil 3 0 - -

Total 16 15

Fonte: Elaborado pela autora com base em (APROVALE, 2015; ASPROVINHO, 2015; APROMONTES, 2015;APROBELO, 2015; AFAVIN, 2015; CPEG, 2015; VALEDOSVINHEDOS; WINES OF BRASIL, 2015)

As informações obtidas junto às Associações mostram a opinião dos entrevistados em relação ao grupo total de vinícolas pertencentes a cada associação e não somente sobre as vinícolas entrevistadas. Para APROMONTES realizou-se somente uma entrevista e o previsto seriam duas, devido a um erro de agendamento incorrido pela secretária da Associação. Não se conseguiu corrigir o erro e foi possível visitar e realizar somente uma entrevista. A AFAVIN, conforme explicado anteriormente, ainda não era IG no momento das entrevistas e as

vinícolas ligadas ao Wines Brasil que não faziam intersecções com outras categorias localizavam-se fora da região da Serra Gaúcha/RS onde o estudo ficou concentrado.

Assim, do Grupo 3 foram realizadas 18 entrevistas com os proprietários e gestores das vinícolas, a saber: APROVALE - Don Laurindo, Lídio Carraro, Miolo, Peculiare e Pizzato; ASPROVINHO - Cooperativa Aurora e Valmarino; APROBELO - Faé e Fantín; APROMONTES – Mioranza; CPEG/AVIGA - Batistello, Cooperativa Garibaldi, Milantino, Pedrucci e Vaccaro. O Quadro 23 mostra a composição do grupo de interesse (vinícolas). Para a codificação dos sujeitos foi utilizada a seguinte terminologia padrão “V” para representar os

integrantes deste Grupo seguido pela numeração na ordem em que as entrevistas foram realizadas.

Quadro 23 - Grupos de Interesse – Vinícolas

Associações Vinícolas Entrevistadas Cargos Forma de identificação

dos entrevistados nos resultados

APROVALE Don Laurindo Diretor e Enólogo V1

Lídio Carraro Sócia Proprietária V2

Turismo e Atendimento ao Consumidor

V3

Miolo Gerente de Marca V4

Peculiare Sócio Proprietário e

Enólogo V5

Pizzato Sócio Proprietário e

Enólogo V6

ASPROVINHO Cooperativa Aurora Exportação V7

Marketing V8

Valmarino Sócio Proprietário e

Enólogo V9

APROBELO Faé Sócio Proprietário e

Enólogo V10

Fantin Sócio Proprietário e

Enólogo V11

APROMONTES Mioranza Sócio Proprietário V12

CPEG/AVIGA Batistello Sócio Proprietário e

Enólogo V13

Cooperativa Garibaldi Presidente da

cooperativa V14

Turismo V15

Milantino Sócio Proprietário e Enólogo

V16

Pedrucci Sócio Proprietário e

Enólogo V17

Vaccaro Sócio Proprietário e Sommelier V18 Fonte: Elaborado pela autora

As entrevistas tiveram duração média de aproximadamente quarenta minutos cada, sendo cerca de 12 horas de depoimentos. Para esta coleta foram visitados seis municípios vitivinicultores do Estado do Rio Grande do Sul, a saber: Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul, Flores da Cunha, Farroupilha, e Garibaldi. Todas as entrevistas foram realizadas pessoalmente. Com esta quantidade de entrevistas, obteve-se um momento de saturação, no qual o pesquisador, segundo Bauer e Gaskell (2005), avalia que não aparecerão novas surpresas, percepções, revelações, em entrevistas adicionais.

De acordo com Fontanella, Ricas e Turato (2008), o ponto de saturação depende indiretamente do referencial teórico usado pelo pesquisador e do recorte do objeto e diretamente dos objetivos definidos para a pesquisa, do nível de profundidade a ser explorado e da homogeneidade da população. Além dos conteúdos das conversas, prestou-se atenção ao processo do diálogo vivenciado em cada entrevista, incluindo a retórica, as contradições argumentativas usadas na conversação, como as justificativas, o refazer a opinião, entre outros aspectos, como visto no trabalho de Meneghel et al. (2011).

O roteiro de questões (APÊNDICE A e B) foi o guia para a condução das entrevistas e todas foram realizadas pela própria pesquisadora. As entrevistas foram gravadas com consentimento dos entrevistados e posteriormente foram transcritas.