• Nenhum resultado encontrado

Com a finalidade de estudar a correlação dos construtos: compromisso da gestão, retorno e avaliação, empoderamento, recompensas, gestão de conflitos e a eficácia do sistema de gestão ambiental, um surveyfoi aplicado. Previamente avaliado e validado tecnicamnete por 21 especialistas e semânticamente por 8 potenciais respondentes. Enviados a 6.379 endereços de

e-mails para organizações atuantes nos mais diversos mercados. Obtidas um total de 157

respostas, coletados no período de outubro de 2014 a dezembro de 2014.

Na primeira parte do survey constaram as variáveis categóricas da pesquisa e, foram definidas como sendo as principais características do respondente e da organização em que atua, através dos seguintes aspectos: departamento em que atua; origem do capital controlador da empresa (nacional ou internacional); a natureza do negócio da organização (indústria ou serviços); o setor de mercado em que a organização atua; o gênero do respondente; a sua idade; o tempo de experiência no atual cargo; o tempo de experiência na atual empresa; se a organização possui um sistema de gestão ambiental; se a empresa é certificada da ISO 14001; a quanto tempo possui esta certificação; o seu nível de instrução; o seu nível hierárquico e o porte da empresa conforme os critérios do IBGE, que se baseia na receita operacional bruta anual, definindo assim o seu porte: microempresa possui uma receita inferior a 1,4 milhões de reais, pequena com uma receita entre 1,5 e 16 milhões de reais, média com uma receita entre 16,1 e 90 milhões de reais, média-grande com receitas entre 90,1 e 300 milhões de reais e grande com uma receita superior a 300 milhões de reais.

Na segunda parte do survey, constaram as assertivas relativas aos vários construtos tratados nas pesquisas já validadas anteriormente (Kaur, 2011a, b), exceto pela gestão de conflitos, que

66

com base na fundamentação teórica, as assertivas foram criadas e selecionadas de forma a refletirem tal construto e o propósito do estudo. Conforme recomendado por Devillis (2003), a proposta das escalas que compõem o instrumento de pesquisa foi enviada para a análise de 21especialistas escolhidos por sua reputação e conhecimento do tema. Estes especialistas avaliaram as assertivas do instrumento de pesquisa e as validaram, conforme o critério: essencial = 3; útil, mas não essencial = 2 e não necessário =1.O aspecto semântico de cada uma das assertivas foram avaliados por 8 potenciais respondentes com o objetivo de se assegurar que o entendimento das mesmas refletia o seu conteúdo.

O instrumento final contemplou 35 assertivas cuja avaliação consistiu em uma escala do tipo Likert com onze pontos de concordância/discordância. A análise dos dados utilizou o

softwareSmartPLS 2.0 (Ringle, Wende e Will, 2005) para a avaliação da Modelagem das

Equações Estruturais (MEE).

A metodologia do estudo, sob o ponto de vista da sua natureza, édo tipo pesquisa aplicada, com caráter confirmatório de um estudo existente, e exploratório pela introdução de novo construto à pesquisa anterior, com uma abordagem quantitativa utilizando a metodologia da MEE - Modelagem de Equações Estruturais com análise dosmínimos quadrados parciais. A escolha deste método se deve ao fato de permitir ao pesquisador testar várias hipóteses de relacionamento entre variáveis com um número reduzido de observações, conforme Hair et al (2014).

Segundo Goldemberg (1999), um trabalho de pesquisa pode ser definido como a construção de conhecimento original de acordo com algumas exigências científicas. Para que este estudo seja considerado com valor científico o mesmo deve possuir e/ou seguir critérios de coerência, consistência, originalidade e objetivação. Segundo este autor uma pesquisa científica deveria preencher osseguintes requisitos: a) A existência de uma pergunta a ser respondida; b) Elaboração de roteiro que permita se chegar à resposta; c) A explicitação dograu de confiabilidade na resposta que se conseguiu construir. Prossegue este autor sobre o planejamento a ser feito para a realização de um trabalho científico, que deve contemplar três etapas, a saber: a) a fase decisória, refere-se à escolhado tema, a definição e a delimitação do problema de pesquisa; b) a fase construtiva refere-se à elaboração de um projeto de pesquisa e

67

à sua execução; c) a fase de redação refere-se à análise dos dados e informações obtidas na fase anterior.

Eisenhardt (1989), por sua vez, disse que o objetivo de se testar teorias tem por pré-requisito o uso de um referencial teórico robusto para o qual se deseja comprovar a sua validade prática. A aplicação práticado estudo deve ser planejada e concluída de forma a se criar um modelo capaz de dar subsídios e/ou argumentos para aceitar ou refutaras hipóteses iniciais criadas, em outras palavras, de aceitar ou rejeitar as teorias primariamente elaboradas.

Por seu lado Gabriel (2014) discutindo os aspectos técnicos e metodológicos, propos um roteiro que visa ajudar os pesquisadores na elaboração do relatório de pesquisa que apresenta como principal característica a abordagem quantitativa, enfatizando aspectos como um maior rigor no tratamento e análise dos dados. Como resultado apresentou uma sugestão para elaboração de relatórios de pesquisa, conforme explicitado na figura 4.

68

Figura 4: Roteiro para elaboração do relatório de pesquisa de abordagem quantitativa

Fonte: Gabriel, M.L.D. (2014).

Item O que verificar

Problema de pesquisa

Está em forma de pergunta?

Surgiu a partir da revisão da literatura?

Permite o estabelecimento de relação ou relações entre as variáveis?

Variáveis

Estão identificadas?

É possível atribuir uma relação de causalidade entre elas? Existe dependência ou interdependência entre as variáveis? Podem ser operacionalizadas?

A relação entre elas permite o estabelecimento de hipóteses? Hipóteses São frutos da revisão da literatura e do problema de pesquisa?

São passíveis de teste?

Tipo da pesquisa É experimental? Qual? É não experimental? Qual? Escalas Qual o tipo?

Como foi construída? Como foi validada?

População e amostra

A população está caracterizada? Como foi amostrada?

A amostragem foi probabilística ou não probabilística? Como foi calculada a amostra?

Plano de coleta de dado Como os dados foram coletados? Quando foram coletados?

Análise dos dados – I

Qual o pacote computacional estatístico utilizado e qual a versão usada? Como os dados foram analisados?

Os dados eram aderentes à curva normal? Que teste ou testes foram realizados? Como os dados faltantes foram tratados?

Foram realizados testes relativos ao tamanho do efeito, valor de alfa e tamanho da amostra?

Como foi feita e apresentada a estatística descritiva?

Análise dos dados – II

Que testes foram realizados?

Análise bivariada ou multivariada? Por quê?

Quais os valores de referência (exemplo: significância estatística, alfa de Cronbach, etc.) e por que foram utilizados?

Resultados

As tabelas, quadros, figuras e/ou ilustrações estão devidamente legendadas? Há uma breve explicação dos resultados após a apresentação?

Os resultados apresentados estão coerentes com as técnicas e métodos utilizados?

Discussão

As hipóteses de pesquisa foram todas testadas?

Os resultados obtidos permitem confirmar ou rejeitar as hipóteses? Há relação entre a literatura e os resultados encontrados?

Há limitações no estudo? Quais?

69

O desenvolvimento dopresente estudo podeser explicitado nas seguintes etapas:

a) A primeira etapa foia pesquisa da fundamentação teórica, realizada através de pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e internet, sobre os seguintes temas: osistema de gestão ambiental; o papel do gestor da área ambiental; implantação da gestão ambiental nas empresas; o papel do líder nos processos organizacionais; o conflito nas organizações.

b) A segunda etapa foi a construção do problema de pesquisa e as hipóteses a serem testadas e/ou validadas.

c) A terceira etapa caracterizou-se pela construção de um modelo de pesquisa que contemplasse os construtos (variáveis latentes) que se quer avaliar.

d) A quarta etapa constituiu-se da aplicação do instrumento de pesquisa, devidamente aprovado por especialistas e potenciais respondentes, através da internet.

e) A quinta etapa foi a escolha da metodologia se ser utilizada, em função da natureza dos dados coletados e analisados. E, que neste caso específico foi aModelagem de Equações Estruturais com análise dos mínimos quadrados parciais (PLS- SEM).Foram utilizados no presente trabalho os passos sugeridos por Hairet al (2014) e Ringle, da Silva e Bido (2014).

f) A sexta etapa contemplou o estudo dos dois modelos estruturais e utilizou o software

SmartPLS 2.0, aplicativo específico para a análise da PLS-SEM, com as análises das

relações entre as variáveis observáveis e latentes (construtos) nos modelos estruturais propostos, avalia como os construtos: compromisso da gerência, retorno e avaliação, empoderamento, recompensas, gestão de conflitos se correlacionam com o construto eficácia do sistema de gestão ambiental, como os modelos estruturais teorizados correlacionam as variáveis categóricas.E, procura identificar outras possíveis relações entre os dados apresentados nos cento e vinte survey validados e avaliados.

g) A sétima etapa abordou a discussão dos resultados obtidos, testando as hipóteses elaboradas.

h) A oitava etapa contemplou a conclusão e considerações finais do estudo.

O presente trabalho é caracterizado por uma pesquisa quantitativa com dois vieses, a saber: um confirmatório, que buscará confirmar as ralações explicitadas no estudo de Kaur (2011 a, b), com os construtos: compromisso da gerência, empoderamento, recompensas, retorno e avaliação e a eficácia do sistema de gestão ambiental. E a exploratória que buscará a relação

70

do construto de gestão de conflitos, incluido na pesquisa, com o construto eficácia do sistema de gestão ambiental.