• Nenhum resultado encontrado

Delineamento do processo de pesquisa

No documento 2009CristianeCarla (páginas 71-74)

3. METODOLOGIA

3.1 Delineamento do processo de pesquisa

Refletindo sobre o problema proposto, verificou-se que este se tratava de um estudo científico delineado como uma pesquisa social, exploratória, do tipo estudo de caso. Sendo assim, buscou-se o entendimento acerca de cada um desses aspectos metodológicos, referentes ao enquadramento adotado.

[...] processo que, utilizando a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social. Realidade social entendida aqui em sentido bastante amplo, envolvendo todos os aspectos relativos ao homem em seus múltiplos relacionamentos com outros homens e instituições sociais (GIL, 1999, p. 42).

Considerou-se este um estudo inovador e exploratório, principalmente pela constatação da existência de poucas obras sobre o uso das TICs para a inclusão social e digital do idoso. Para Gil, esse tipo de estudo busca:

esclarecer e modificar conceitos e idéias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. [...] Habitualmente envolvem levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas e estudos de caso. Procedimentos de amostragem e técnicas quantitativas de coletas de dados não são costumeiramente aplicados nestas pesquisas. [...] Este tipo de pesquisa é realizado especialmente quando o tema escolhido é pouco explorado e torna-se difícil sobre ele formular hipóteses precisas e operacionalizáveis (1999, p. 43).

Salienta-se que o estudo exploratório serve para a delimitação do tema a ser pesquisado com maior precisão em estudo complementar, que possa vir a ocorrer. Gil DFUHVFHQWD TXH ³QD PDLRULD GRV FDVRV HVVDV SHVTXLVDV HQYROYHP D  OHYDQWDPHQWR bibliográfico; (b) entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema SHVTXLVDGRH F DQiOLVHGHH[HPSORVTXHµHVWLPXOHPDFRPSUHHQVmR¶´ *,/ 2002, p. 41).

Neste estudo, o item (b) indicado pelo autor foi atingido, muitas vezes, através da transcrição do conhecimento empírico sobre o uso da informática para idosos, em virtude de o trabalho ser desenvolvido com o idoso pelo período de aproximadamente oito anos.

Triviños enfatiza que os estudos exploratórios:

permitem ao investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema. O pesquisador parte de uma hipótese e aprofunda seu estudo nos limites de uma realidade específica, buscando antecedentes, maior conhecimentos para, em seguida planejar uma pesquisa descritiva ou de tipo experimental (1987, p. 109).

Percebeu-se, por meio das noções de Yin (1981, p.23), que esta pesquisa tratava-se de um estudo de caso. Segundo ele, este coQVLVWH QR ³HVWXGR HPStULFR TXH LQYHVWLJD XP

fenômeno atual dentro do seu contexto de realidade, quando as fronteiras entre o fenômeno e RFRQWH[WRQmRVmRFODUDPHQWHGHILQLGDVHQRTXDOVmRXWLOL]DGDVYiULDVIRQWHVGHHYLGrQFLD´ (apud GIL, 1999, p. 73). Afinal, busca descrever o contexto da investigação e explicar as variáveis causais de determinado fenômeno.

Por se trata de uma pesquisa social envolvendo seres humanos, levou-se em consideração as diretrizes da resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, bem como da portaria 251/97, que regulamentam o consentimento, o sigilo e o anonimato, benefícios e propriedade intelectual de estudos científicos. Assim, algumas providências quanto aos aspectos legais foram tomadas.

Foi enviada, ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Passo Fundo (UPF), do município de Passo Fundo, uma proposta sobre o desenvolvimento deste estudo, a qual foi aprovada mediante documentação adenda (Anexo A). O Termo de Consentimento Informado foi elaborado para solicitar a participação dos idosos e explicá-los sobre o modo como tal participação voluntária ocorreria neste estudo. Nesse sentido, buscou-se assegurar-lhes o direito de retirada do consentimento em qualquer fase da pesquisa, sem nenhuma penalização ou prejuízo. A privacidade quanto aos dados confidenciais obtidos durante esta investigação também foi garantida.

Ao longo do texto, são indicadas apenas as iniciais dos nomes dos idosos que forneceram dados para o desenvolvimento desta pesquisa, de modo a atender às normativas. Tomou-se o cuidado de manter o sigilo acerca dos dados pessoais dos participantes deste estudo, para que este pudesse ser publicado. Isso se justifica por se entender que todo estudo científico produz um dado conhecimento que deve ser publicado em benefício da sociedade em geral, seja pela capacidade de promover outros estudos complementares, seja visando a melhorar a qualidade de vida dos sujeitos, ou, ainda, para proporcionar o entendimento sobre um determinado aspecto, situação ou contexto, por exemplo. O processo científico determina esses aspectos, como foi possível perceber durante o desenvolvimento desta pesquisa.

*LO FRPHQWD TXH ³D SHVTXLVD VRFLDO YLVD IRUQHFHU UHVSRVWDV WDQWR D SUREOHPDV determinados por interesse intelectual, quanto por interesse prático. Interessa, pois, na IRUPXODomRGRSUREOHPDGHWHUPLQDUTXDODVXDUHOHYkQFLDHPWHUPRVFLHQWtILFRVHSUiWLFRV´ (1999, p. 54). Para o desenvolvimento deste estudo foram utilizadas informações levantadas por uma pesquisa anterior, realizada internamente, que teve como objetivo principal reconhecer a situação socioeconômica da clientela atendida pelo CREATI. Este estudo, solicitado por dirigentes da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), foi agregado a

outros levantamentos visando a embasar o pedido de manutenção da filantropia desta instituição.

Percebeu-VH R FDUiWHU FRPSOHPHQWDU GHVWH HVWXGR HP UHODomR j WHVH ³&RPXQLFDomR WHFQRORJLDHHQYHOKHFLPHQWRVLJQLILFDGRGDLQWHUDomRQDHUDGDLQIRUPDomR´HODERUDGDSRU Adriano Pasqualotti e publicada no segundo semestre de 2008. Neste estudo, o autor analisou e confirmou a viabilidade da utilização de tecnologias para amenizar processos depressivos em idosos que sofrem com o isolamento e a exclusão social.

Assim, o presente estudo visa, por sua vez, a indicar o potencial do uso das TICs para o desenvolvimento do processo de interação social dos idosos que participam da Oficina de Informática vinculada ao CREATI de Passo Fundo. Depois de todo esse detalhamento sobre o processo de pesquisa desenvolvido, parte-se, então, para a exposição dos elementos metodológicos.

No documento 2009CristianeCarla (páginas 71-74)