• Nenhum resultado encontrado

Depois de utilizar o cinto de segurança do banco traseiro central

No documento Manual do Proprietário. CT200h (páginas 42-47)

Para seguran

ça

1 ATENÇÃO

Observe as precauções abaixo para reduzir o risco de ferimentos em caso de frenagem súbita, manobra repentina ou acidente.

A não observação poderá resultar em ferimentos graves ou fatais.

nUso do cinto de segurança

lCertifique-se de que todos os passageiros usem o cinto de segurança. lSempre use um cinto de segurança corretamente.

lCada cinto deverá ser usado apenas por um ocupante. Não use um cinto em duas ou

mais pessoas, mesmo que sejam crianças.

lA Lexus recomenda que as crianças ocupem o banco traseiro e sempre usem um

cinto de segurança e/ou sistema de segurança apropriado para crianças.

lTransportar crianças menores de 10 anos no banco dianteiro é proibido por lei. lNão recline o banco além do necessário para obter a posição correta ao sentar-se.

O cinto de segurança será mais efetivo quando os ocupantes estiverem sentados de forma ereta, conforme informações do item “Postura Correta ao Dirigir” (P. 36).

lNão use o cinto diagonal sob o braço.

lSempre use o cinto de segurança em posição baixa e rente aos quadris. lCertifique-se de que não existem folgas no cinto de segurança.

lObserve o prazo de validade do cinto de segurança e o substitua quando vencido. nGestantes

nEnfermos

Procure orientação médica e use o cinto de forma correta. (P. 38) Procure orientação médica e use o cinto de

forma correta. (P. 38)

Gestantes devem posicionar o cinto abdomi- nal o mais baixo possível, sobre os quadris, como os outros passageiros, estendendo o cinto completamente sobre os ombros evi- tando contato com a barriga.

Se o cinto não for usado corretamente, não apenas a gestante, mas também o feto estará sujeito a ferimentos graves ou fatais como resultado de frenagem súbita ou colisão.

ATENÇÃO

nSe houver crianças no veículo

Não permita que as crianças brinquem com o cinto de segurança. Caso o cinto fique torcido ao redor do pescoço da criança, isto poderá causar estrangulamento ou outros ferimentos graves que podem ser fatais. Caso isto ocorra e a criança não possa ser liberada do cinto de segurança, corte-o com uma tesoura.

nPré-tensionadores do cinto de segurança

Se o pré-tensionador for ativado, a luz de advertência do sistema de airbag irá acen- der. Neste caso, o cinto de segurança não poderá ser usado novamente e deverá ser substituído em uma Concessionária Autorizada Lexus.

nAncoragem de ombro do cinto de segurança ajustável

Sempre certifique-se de que a ancoragem de ombro esteja posicionada cruzando o centro de seu ombro. O cinto de segurança deve ser mantido longe de seu pescoço, contudo, não deve sair do seu ombro. A não observação poderá reduzir a capacidade de proteção do cinto em caso de acidente e resultar em ferimentos graves ou morte, em situações de parada súbita, derrapagem ou acidente. (P. 39)

nDanos e desgaste do cinto de segurança lNão danifique os cintos de segurança.

lNão permita que o cinto, placa ou fecho sejam presos na porta.

lInspecione o sistema do cinto de segurança periodicamente. Verifique quanto a cor-

tes, partes desfiadas e soltas. Não use um cinto de segurança danificado. Os cintos de segurança danificados não poderão proteger os ocupantes contra ferimentos graves ou fatais.

lCertifique-se de que o cinto e a lingueta estejam travados e que o cinto não esteja

torcido.

Se o cinto não funcionar corretamente, contate imediatamente uma Concessionária Autorizada Lexus.

lSubstitua o conjunto do cinto, inclusive os cintos, se o veículo for envolvido em aci-

dente grave, mesmo que não haja danos evidentes.

lNão tente instalar, remover, modificar, desmontar ou inutilizar os cintos de segu-

rança. Procure uma Concessionária Autorizada Lexus para quaisquer reparos necessários. Manuseio inadequado pode levar ao acionamento incorreto.

1

Para seguran

ça

Airbags

O sistema de airbag foi desenvolvido para oferecer proteção adicional ao motorista e passageiro dianteiro, quando utilizado em conjunto com o sis- tema de proteção primária, oferecida pelos cintos de segurança.

Os cintos podem ser acionados em choques de média intensidade sem que as bolsas deflagrem.

Em resposta a um impacto frontal severo, os airbags dianteiros funcionam juntamente com os cintos de segurança, deflagrando, para evitar ou reduzir os ferimentos. Eles ajudam a reduzir, principalmente, ferimentos na cabeça e tórax do motorista e passageiro dianteiro causados pelo impacto direto con- tra o volante ou painel.

O airbag do passageiro poderá ser acionado mesmo que não haja um ocu- pante no banco.

Certifique-se de que todos os ocupantes usem corretamente os cintos de segurança.

Observe a legislação vigente para o transporte e segurança de crianças e adultos. Podem ocorrer alterações após a impressão deste manual.

ATENÇÃO

nSe o motorista ou passageiro dianteiro estiverem muito próximos do volante ou pai-

nel, durante o acionamento do airbag, poderão ocorrer ferimentos graves ou até mesmo fatais. A Lexus recomenda que:

lO motorista se sente o mais distante possível em relação ao volante, sem prejudicar

o controle do veículo;

lO passageiro dianteiro se sente o mais distante possível do painel;

lTodos os ocupantes do veículo estejam adequadamente protegidos pelos cintos de

ATENÇÃO

lO sistema de airbag é projetado somente como um suplemento à proteção básica do

sistema dos cintos de segurança no lado do motorista e do passageiro dianteiro. O motorista e o passageiro dianteiro podem ser gravemente feridos ou até mesmo mor- rerem com o disparo do airbag se não estiverem usando os cintos de segurança corre- tamente. Durante uma frenagem brusca antes de uma colisão, o motorista e o passageiro dianteiro desprotegidos podem ser arremessados para frente diretamente contra o airbag, que então deflagrará durante a colisão. Para garantir a proteção máxima em caso de acidente, o motorista e todos os passageiros no veículo deverão usar os seus cintos de segurança corretamente. Usar o cinto de segurança apropriada- mente durante um acidente fará reduzir as probabilidades de ferimentos graves ou fatais, ou arremesso para fora do veículo. Para instruções e precauções quanto ao sis- tema dos cintos de segurança, consulte “Cintos de Segurança” (P. 38).

lBebês ou crianças incorretamente sentadas e/ou protegidas poderão estar sujeitas a

ferimentos graves ou até mesmo fatais durante a deflagração do airbag. Um bebê ou criança muito pequena para usar o cinto de segurança deverá ser protegida correta- mente usando um sistema de segurança adequado. A Lexus recomenda enfatica- mente que todos os bebês e crianças sejam acomodados e protegidos no banco traseiro do veículo. O banco traseiro é o mais seguro para crianças e bebês. Para ins- truções referentes à instalação de um sistema de segurança para crianças, consulte “Sistemas de segurança para crianças” (P. 59).

ATENÇÃO

lDanos materiais nem sempre significam que houve desaceleração severa que

Para seguran

ça

1

u

Airbags dianteiros

Airbag do motorista/airbag do passageiro dianteiro

Podem ajudar a proteger a cabeça e tórax do motorista e do passageiro dianteiro contra o impacto aos componentes internos.

Airbag da posição do joelho

Podem ajuda a proteger o motorista e o passageiro dianteiro.

Airbags dianteiros

Os airbags dianteiros foram projetados para disparar após um impacto frontal severo dentro de uma área de mais ou menos 30° do deslocamento do veículo que causem uma desaceleração dianteira de grande magnitude. Esta desaceleração é de magni- tude comparável a um choque frontal na velocidade de 20~30 km/h contra uma bar- reira fixa indeformável.

Observa-se que acidentes contra elementos que penetrem no veículo como postes, choques contra elementos móveis, impactos em que o veículo segue em movimento, choque contra barreiras deformáveis causam pouca desaceleração, podendo não demandar o acionamento do sistema.

Choques entre veículos em cruzamentos tem a aceleração frontal reduzida, muitas vezes não demandando acionamento do sistema.

No documento Manual do Proprietário. CT200h (páginas 42-47)