• Nenhum resultado encontrado

Descrição e análise das fichas e dos relatórios dos bolsistas no período 2004-2008 e a

4.5. Na internet: Plataforma Lattes

5.1.1. Descrição e análise das fichas e dos relatórios dos bolsistas no período 2004-2008 e a

PBM/D

A primeira escolha para a realização da análise sobre o que foi registrado pelo bolsista na ficha de inscrição e nos relatórios semestrais, como proposta de pesquisa e para pleito da bolsa de estudos, diz respeito a não relação da Proposta de Pesquisa para com a área do cargo, ou com a educação, que é exigida como forma de obtenção do benefício pelo PBM/D.

Do total de bolsistas encontramos 62 registros sobre a problemática assinalada, logo, significa que alguns programas de Pós-Graduação escolhidos pelos professores fogem das exigências do PBM/D, ou que os bolsistas não souberam registrar o que foi solicitado. Dos registros encontrados, dois dos bolsistas não responderam. Assim, analisaremos 30 fichas e 30 relatórios, que ficam assim distribuídos conforme o gráfico abaixo, que por opção, apresentamos somente os dados quantitativos referentes as fichas.

GRÁFICO 10 – Relação das descrições do projeto com a área na pós-graduação.

Fonte: Organizada pelo autor.

acadêmico e não relaciona com a disciplina que ministra no espaço escolar, ou com a grande área de concentração que é a Educação. Abaixo relacionamos alguns desses trechos retirados das fichas de inscrições dos bolsistas:

“O presente ensaio reflete sobre a aplicação do conceito do palimpsesto como um procedimento capaz de auxiliar as análises dos romances, com o intuito de revelar narrativas camufladas. Ao efetuarmos a raspagem palimpséstica do romance Desmundo, de Ana Miranda, encontramos um segundo plano, uma outra camada, na qual comparecem contos de fadas, ritos de passagem, provas iniciatórias e, até mesmo, de um ideal de afeto, de amor traduzido pelo clichê do final feliz. A contribuição que estabelecemos com os palimpsestos, como ferramenta para a análise de romances, ao associá-los aos mecanismos da repcepção e às teorias semióticas, permitem ao leitor, a partir das marcas-tatuagens indiciadas no texto, percepcionar as camadas, que herméticas, convivem em uma mesma narrativa. Somente o leitor pode, ao seguir os rastros deixados no texto-palimpsesto, bifurcar e descobrir outros caminhos narrativos”.

“Estudo do gênero poema em prosa e suas linhas de força dentro da obra de Cruz e Sousa, responsáveis pela construção de um discurso auto-destrutivo, através da revolta contida na oz textual do poeta, bem como seu enquadramento no contexto brasileiro pós-abolição, ao final do século XIX. Literatura Portuguesa: José Saramago Explorar a dualidade existente na obra do autor (Levantado do chão,1980): discurso jornalístico e o discurso literário; onde se instaura a fusão destas duas vertentes num mesmo estilo: jornalista e romancista”.

“O projeto pretende abordar o período literário em que vivemos, situando socialmente e pesquisando os efeitos dessas características pós-modernas na formação do ser humano”.

Em seguida destacamos duas áreas: a História e Ciências que foram observadas nas fichas, citadas quatro vezes cada uma delas. Mesmo sabedores de que as duas áreas possuem estreita relação com a educação, nos registros abaixo ficam evidentes as divergências do escrito para com a realidade de sala de aula:

“O mestrado em Ensino de Ciências tem por objetivo a formação de pesquisadores na área do Ensino de Ciências (Química, Física e Biologia ) e também a contribuição para o desenvolvimento científico no Brasil”.

“Atuar com pesquisa junto a conhecimentos da geometria plana e espacial e a total aplicação destes conhecimentos na ciência. Despertar a curiosidade dos jovens e o entendimento das ciências através da argumentação cientifica”.

“Busca avaliar a influência das condições de moradia na qualidade de vida da população de favelas localizadas em áreas de mananciais da região da serra da Cantareira a partir de técnicas de geoprocessamento”.

“Este projeto tem como objetivo principal fazer uma leitura da presença do feminino na obra Novas Cartas Portuguesas, mapeando-se a transgressão e as relações dessa representação no contexto da ditadura salazarista na metade do século XX”.

Outro destaque fica com a área de Medicina e seus procedimentos de coleta de dados e exposição destes com determinados reagentes. Enfim, totalmente desarticulado da prática docente, como podemos perceber no trecho abaixo:

“A aterosclerose é uma doença que pode levar ao infarto agudo do miocárdio que é uma das principais causas de óbito nos ambulatórios do país. Estudos de Imunohistoquímica demonstram que em lesões ateroscleróticas há um repertório muito grande de Toll like Receptors e que um polimorfismo em um aminoácido do Toll likr 4, diminui o risco de aterosclerose. Assim, o objetivo desse projeto é verificar o papel desse receptor na gênese e progressão da lesão aterosclerótica. Para tanto, serão usados tres grupos experimentais: camundongos knockout para o receptor Toll Like 4, camundongos knockout para o receptor de LDL e camundongos duplo knockout para os receptores Toll like 4 e LDL. Essses três grupos serão alimentados com dieta rica em gordura e colesterol por 12 semanas. Após esse período serão sacificados e sua aorta ascendente e arco aórtico serão retirados. O coração e a aorta serão usados para analisar a composição e tamanho da placa de ateroma nos diferentes grupos e a por comparação entre esses grupos poderá ser evidenciada a influência desse receptor na aterogênese. Esse projeto está aprovado pela comissão de ética da Faculdade de Medicina da USP e será desenvolvido no laboratório de investigação médica 51 (LIM51) da referida faculdade”.

Na mesma linha do item anterior, percebemos que a Ciência da Religião se faz presente em duas pesquisas. Uma delas investiga (...) o modelo de mulher que as Irmãs de São José de Chambery, congregação religiosa francesa, almejavam formar em seus orfanatos, no recorte temporal de 1863 a 1969 e o segundo Procura mostrar como os missionarios franciscanos e jesuítas foram indispensáveis ao desenvolvimento na Província de São Paulo, em especial na cidade de Itu.(grifo do autor)

Outra pesquisa está relacionado à moda, no qual a bolsista realiza o mestrado no SENAC sobre o papel da roupa como formadora de opinião, como se expressa abaixo:

“O Projeto de Pesquisa visa mostrar plástica e esteticamente que a roupa tem características e carrega a função social de uma obra de arte, além de estar inserida em determinada época, pelo tema, pelos materiais, enfim pelos recursos que a tornou possível. Isto adicionado a uma pesquisa paralela sobre o trabalho do artista plástico e estilista Jun Nakao, que representa a moda dentro do contexto da arte contemporânea, permitirá uma leitura de mundo mais próxima e peculiar em nossa realidade social. Enquanto formadora de opinião, pretendo contribuir para o crescimento de grupos que

possam reconhecer a moda enquanto Arte, e usufruir da mesma com criticidade e convicção”.

Em síntese, os projetos aprovados no PBM/D no período citado, que soma 41% do total, que não possuem relação direta ou indireta, conforme os registros dos professores, se esses fossem analisados a partir da legislação que normatiza o Programa Bolsa Mestrado (2004/2008), não deveriam ser aceitos. Se considerarmos as mudanças ocorridas no PBM/D, a partir de 2008, que retirou certos equívocos e a flexibilidade da legislação, também não seriam aceitos, até porque, quem avalia os relatórios a partir de desta data é a FAPESP e não mais a Comissão Regional.

E mais, se tais projetos fossem considerados à luz de autores como NÓVOA (1995) e FELDMANN (2004), para avaliarem a pertinência do tema para a educação, uma vez que estes defendem que as propostas de pesquisa, estejam relacionadas ao espaço escolar, atreladas à sua vida pessoal e profissional, na sua valorização profissional, bem como para contribuir com os projetos da escola, muito menos seriam aprovados.

Uma questão fica no ar e que não temos intenção de respondê-la, que seria: por que eles foram aprovados? O PBM/D precisava de resultados numéricos para comprovar sua eficácia? Aconteceu somente na DE pesquisada?

A segunda parte das analises está relacionada com a área de atuação do cargo efetivo do professor em sala de aula, ou com a grande área de educação. São 38 relatos encontrados a partir das fichas de inscrições dos bolsistas, na qual a maioria refere-se a matemática (9), em segundo com a área de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, os demais registros não ultrapassam duas citações por área, os destaques ficam para com os projetos direcionados com a sala de leitura, pesquisa, educação indígena e inglês.

Entre as pesquisas desenvolvidas, as que mais aparecem como escolha de investigação são: o ensino e aprendizagem citados sete vezes; três vezes as tecnologias; leitura e formação de professores duas vezes cada; as demais são citadas uma única vez, pois há uma diversidade muito grande entre os projetos: analfabetismo funcional, EJA, saúde, relação professor e aluno, representações sociais, cotidiano escolar, PCN, cursinhos preparatórios, desenvolvimento de conceitos, trigonometria, escola cidadã, entre outros.

5.2. Análise das fichas e dos relatórios semestrais dos bolsistas: quanto à relação com o